Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra Stand enganada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra Stand enganada

    Boa tarde,

    Após visualizar varias carrinhas, eu e o meu marido(usuario deste forum), optamos por uma carrinha que estava num Stand em Alverca. Negociamos a carrinha, sem nunca se falar em garantias. A mesma esteve a trabalhar uma hora enquanto estavamos na conversa com o sr do stand e sem apresentar qualquer anomalia. Decidimos então ficar com a mesma e solicitei ao sr que preparasse tudo pois dia 14 deste mês iria fazer uma viagem de longo curso(Portugal-Paris), ao que o sr me respondeu que estaria tudo pronto faltando so fazer a inspecção pois a mesma teria acabado dia 10 deste mês. Sem problema para mim pois dia 11 iria concluir o negocio e como tal daria tempo de fazer a inspeção e de o meu marido trocar o oleo, filtros e carregar o AC. Assim conforme combinado fui dia 11 a hora marcada finalizar o negocio, coloquei a carrinha em meu nome e quando arranquei com ela da porta do stand a mesma avariou ao fim de 5kms. Telefonei de imediato para o sr do stand para me vir desenrascar pois supostamente tinha ficado sem gasoleo, o sr prontamente veio e rebocou a minha carrinha com uma dele ate a oficina mais proxima em Vialonga, pois era onde estava a carrinha. Fomos buscar gasoleo e os miseros 5ltos que colocámos fez disparar o ponteiro do gasoleo, o que garantiu nos que afinal o problema seria outro. Na quarta dia 12 nao mexeram na carrinha pk o electricista estaria previsto chegar as 9h30 e so chegou as 17h, perdi um mais um dia e a data da minha viagem estava a aproximar. Na quarta as 19h descobrem que a avaria dela era a bomba injectora. Hoje dia 15 continuam sem conseguir resolver me o assunto pois a chave que tranca a corrente de distribuição só existe na marca e a mesma nao fornece a chave. Ando nisto sem resultados. Solicitei o valor pago pela carrinha de forma a comprar outra e conseguir ir de viagem no dia 14 como previsto, o que me foi negado e as minhas ferias estão em vias de ficar totalmente estragadas. Com comprimissos em França. Pensei fazer queixa no livro de reclamações do stand mas o sr agarrou no dinheiro e foi de ferias e anda a engonhar me via telefone.

    O que puderei fazer para resolver este assunto. Creio que so para o fim da proxima semana a minha carrinha estara pronta e perco 1 semana de ferias, pois a minha estadia em França é de 15 a 25 de Agosto.

    Agradeço ajuda pois estamos de cabeça perdida e com vontade de partir tudo.

    #2
    Advogado e quando for ao stand peça a presença da GNR ou PSP e participe além de fazer a reclamação! Dê trabalho aos senhores agentes que eles precisam de trabalho além da multas que passam!

    Comentário


      #3
      Qual a marca da carrinha? Ano e modelo? A carrinha tem que ter garantia! Exija a garantia por escrito!

      Comentário


        #4
        A carrinha é uma Chrysler Voyager de 99 a diesel. qto a GNR ou stand esta sempre fechado nao sei como fazer. Obg pelas respostas

        Comentário


          #5
          Fala com um amigo teu, ele que ligue para o stand a mostrar interesse num carro que la esteja, quando dono do stand la chegar, chamam a gnr ;)

          Comentário


            #6
            Bom, essas carrinhas são conhecidas por serem cancros, mas isso não vem ao caso agora.

            Não têm forma alternativa de ir a França? Ir de avião e alugar um carro lá? Ou então pedir uma carrinha emprestada a alguém? Em última análise, alugar uma e exigir os custos ao stand, mas isso talvez um advogado deva dizer se é viável...

            Boa sorte com isso, pois esse stand parece ser daqueles de vão de escada...


            P. S. - Já agora, de quem foi a ideia peregrina de deixar a carrinha a trabalhar durante 1 hora em vão enquanto vocês ficaram na conversa...?? E é assim que se avalia o estado de um carro?? Nem fizeram test-drives nem nada??

            Comentário


              #7
              " foixi " uma Chrysler Voyager de 99 , aquela bomba injectora deve custar " uma pipa de massa " se ja para um vulgar renault ou citroem , são caras quanto mais para um importado Americano Chysler , eu não me metia nissso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                " foixi " uma Chrysler Voyager de 99 , aquela bomba injectora deve custar " uma pipa de massa " se ja para um vulgar renault ou citroem , são caras quanto mais para um importado Americano Chysler , eu não me metia nissso.


                Que para o caso, terá sido produzido na Austria e tem o motor VM.

                Comentário


                  #9
                  Uma destas 3 coisas vai ter de acontecer obrigatoriamente: 1) reparação gratuita da avaria 2) redução do valor pago na compra (para ires por exemplo ao representante da chrysler e reparar lá a avaria) 3) anulação do negócio com a entrega do monovolume e devolução do dinheiro que pagaste.





                  A garantia resulta da lei não sendo preciso qualquer documento escrito para dela fazer prova ou usufruto.





                  O teu maior problema não parece ser esse. Apesar de engonhar o senhor não se recusou a reparar. Apenas não o fez em tempo útil. Exige resposta escrita. Para tal envia carta registada com aviso de recepção a dar conta da avaria.





                  Consulta Centro de Arbitragem Automóvel. São a tua melhor ajuda nesta situação e vão dar-te s ferramentas. e o apoio necessário.





                  Se o stand se fizer esquisito, vais informa-los que não há problema. Vais prosseguir viagem (confirmar com o Centro Arbitragem se podes imputar ao stand o custo do aluguer de uma viatura para fazer a viagem a França) e que eles não se preocupem que após pagarem esse valor, quando dono regressar de férias, vais accionar resolução do contrato e devolver o carro e ele vai pagar-te de volta todo o dinheiro que lhe deste.

                  Vais ver como ele melhora... Até vai a tua casa ter com vocês...
                  Editado pela última vez por dtv; 15 August 2015, 17:59.

                  Comentário


                    #10
                    Ja pensei fazer isso. Creio que sera o proximo passo !!! obg

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                      Fala com um amigo teu, ele que ligue para o stand a mostrar interesse num carro que la esteja, quando dono do stand la chegar, chamam a gnr ;)
                      Já pensei fazer, creio que sera o proximo passo. Obg

                      Comentário


                        #12
                        [QUOTE=LinoMarques;1068634214]Bom, essas carrinhas são conhecidas por serem cancros, mas isso não vem ao caso agora.

                        Não têm forma alternativa de ir a França? Ir de avião e alugar um carro lá? Ou então pedir uma carrinha emprestada a alguém? Em última análise, alugar uma e exigir os custos ao stand, mas isso talvez um advogado deva dizer se é viável...

                        Boa sorte com isso, pois esse stand parece ser daqueles de vão de escada...


                        P. S. - Já agora, de quem foi a ideia peregrina de deixar a carrinha a trabalhar durante 1 hora em vão enquanto vocês ficaram na conversa...?? E é assim que se avalia o estado de um carro?? Nem fizeram test-drives nem nada?? [/QUOTE

                        A alternativa sera ir alugar uma carrinha, mas que garantia tenho que o stand paga depois este aluguer? Esse é o meu receio ate pk ja estou a perder mto dinheiro com tudo isto. Este stand tem mtos anos em Alverca. A carrinha esteve uma hora a trabalhar para carregar a bateria que era nova, mas foi optimo pois não ouvi ruidos nem nada de errado. A minha advogada esta fora! Qto ao ser um cancro, apesar dessa tua opinião tenho outra opinião sobre as mesmas. A avaria de uma bomba injectora, nao me parece extraordinario, afinal mtos TDIs tem o mesmo prob. Mas obg pela tua resposta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                          " foixi " uma Chrysler Voyager de 99 , aquela bomba injectora deve custar " uma pipa de massa " se ja para um vulgar renault ou citroem , são caras quanto mais para um importado Americano Chysler , eu não me metia nissso.
                          Obg pela resposta! O objectivo é a bomba ser reparada

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                            Uma destas 3 coisas vai ter de acontecer obrigatoriamente: 1) reparação gratuita da avaria 2) redução do valor pago na compra (para ires por exemplo ao representante da chrysler e reparar lá a avaria) 3) anulação do negócio com a entrega do monovolume e devolução do dinheiro que pagaste.





                            A garantia resulta da lei não sendo preciso qualquer documento escrito para dela fazer prova ou usufruto.





                            O teu maior problema não parece ser esse. Apesar de engonhar o senhor não se recusou a reparar. Apenas não o fez em tempo útil. Exige resposta escrita. Para tal envia carta registada com aviso de recepção a dar conta da avaria.





                            Consulta Centro de Arbitragem Automóvel. São a tua melhor ajuda nesta situação e vão dar-te s ferramentas. e o apoio necessário.





                            Se o stand se fizer esquisito, vais informa-los que não há problema. Vais prosseguir viagem (confirmar com o Centro Arbitragem se podes imputar ao stand o custo do aluguer de uma viatura para fazer a viagem a França) e que eles não se preocupem que após pagarem esse valor, quando dono regressar de férias, vais accionar resolução do contrato e devolver o carro e ele vai pagar-te de volta todo o dinheiro que lhe deste.

                            Vais ver como ele melhora... Até vai a tua casa ter com vocês...
                            A reparação tera mesmo que ser gratuita. Não tenciono pagar nada, mas neste momento não me resolve o transtorno que me esta a causar. Eu vou segunda feira ao Centro de Arbitragem Automóvel. Ele poderia ter entregue em tempo util sim, recordo que a carrinha esta desde terça avariada. Se ele fosse cumpridor a esta altura estaria o carro pronto e a bomba injectora reparada. Primeiro o electricista dele estava combinado estar la quarta pelas 9h30 e so apareceu as 17H, foi logo um dia perdido, depois quinta nao tinham a ferramenta para retirar a bomba injectora, ferramenta essa que ele tem que providenciar . resumindo, se ele fosse correcto ou me devolvia o dinheiro ou resolvia a avaria. Tenho a carrinha parada a fazer nada. Como empresaria que sou não deixava um cliente neste embroglio assim. Obg pela resposta
                            Editado pela última vez por Misterpicking; 15 August 2015, 21:15.

                            Comentário


                              #15
                              Existe aqui alguma confusão. O stand tem 30 dias para efectuar qualquer reparação. Ao que parece ainda não se recuso a fazê-lo. O facto da nova dona querer ir de férias nada tem a ver. É um problema dela. Se quisesse fazer a volta ao mundo de carro, o stand iria pagar lhe o aluguer de um carro? Ridículo. Exigir sim a reparação em tempo útil ou a anulação do negócio. Nada mais tem direito.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Misterpicking Ver Post
                                A carrinha é uma Chrysler Voyager de 99 a diesel. qto a GNR ou stand esta sempre fechado nao sei como fazer. Obg pelas respostas
                                o que tu foste comprar... isso sempre foi um cancro sobre rodas. passando essa fase à frente, acho que a melhor hipótese será mesmo a devolução do dinheiro. no entanto não esperes que o homem faça isso de livre vontade. irás ter muitas chatices e acho que não vais ter solução antes de as tuas férias acabarem.

                                quanto ao estar 1h com a carrinha ligada a gastar gasóleo para "supostamente" carregar uma bateria nova e que já traz carga completa, é a primeira vez que ouço tal coisa. mete-se a bateria e segue-se viagem, seja para casa ou para paris...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Existe aqui alguma confusão. O stand tem 30 dias para efectuar qualquer reparação. Ao que parece ainda não se recuso a fazê-lo. O facto da nova dona querer ir de férias nada tem a ver. É um problema dela. Se quisesse fazer a volta ao mundo de carro, o stand iria pagar lhe o aluguer de um carro? Ridículo. Exigir sim a reparação em tempo útil ou a anulação do negócio. Nada mais tem direito.
                                  És capaz de ter razão.

                                  Já agora, seria incapaz de comprar um carro hoje e metê-lo amanhã numa viagem Portugal - Paris. Mas nem que fosse novo. Um carro que está parado, seja novo ou usado, necessita sempre ser experimentado por algum tempo antes de uma viagem dessas. Isto para evitar dissabores, claro, porque reboques há muitos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A questao de ser um cancro, ja foi aqui discutida, e ate podera ser, foi uma escolha nossa por simpatia, por gostarmos, ou porque simplesmente decidimos ter este "cancro", que acima de tudo, tem e deve de estar em condicoes de funcionamento suficientes para nao ficar apeados ao fim de uns 15 min de passeio. A questao principal e esta. A oficina tem a obrigação moral e profissional de providenciar os meios necessarios para resolver avaria em menor espaço de tempo possivel, assim como o stand tem de restituir o valor pago pelo bem, no prazo maximo de 15 dias a contar da data de compra ,se alguma situacao lesar ou comprometer o bem estar dos intervenientes. Neste caso especifico, parecve me a mim que existe aqui uma intençao de deixar "arrastar" a situaçao para que findo reste prazo nada haja a fazer. A partir do momento que comprometa as minhas ferias, o normal funcionamento do dia a dia ou me lesar de qualquer forma, tenho o direito de resolver ou rescindir o contrato ou negocio. Nem que quisesse dar a volta ao mundo, o stand deve garantir que serei o menos lesada possivel,e vender me uma viatura que nao avarie em tao curto espaço de tempo.Algo estava mal, e nao digo que a culpa seja do dito Sr, mas eu tambem nao tenho culpa, e o tal Sr esta feliz e contente de ferias, com o numerario em sua posse , e eu sem carro.E como se costuma dizer e neste caso aplica-se , "com o mal dos outros posso eu bem"pensará este artista. Obg pelas respostas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Compra Stand enganada

                                      Bem, se o fulano vende os carros em nome do proprio, vamos la esquecer garantias.

                                      Agr se vender os carros em nome do stand, aí sim, facilmente da para entalar o fulano à conta da garantia.


                                      No entanto, quem é que compra um carro usado sem o testar? É que so o ouvir em relantim nao chega.
                                      Editado pela última vez por Robie; 15 August 2015, 22:38.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O fulano tem um stand aberto, não pode se esquivar da garantia.

                                        Mas pronto, isto é mais uma história de enganados em stands de beira de estrada, por mim fechavam todos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O carro em questao foi testado, aquecimentos, barulhos, chiadeiras etc, e tudo pareceu impecavel, e por mais incrivel que pareca ela sempre se comportou exemplarmente. Em momento algum digo que o senhor agiu de ma fe ou sabia que me estaria a "enganar", mas o proprio tem que garantir que as viaturas estao em normal estado de funcionamento, ou quando tal nao acontece, resolver da melhor forma. E entendo eu e a maioria que a melhor forma seria a devoluçao do dinheiro contra entrega da viatura, e ele depois que a arranjasse e voltasse a vender. A esta hora estaria resolvido, eu estaria de ferias, o senhor com tempo resolveria o problema etc.

                                          "Bem, se o fulano vende os carros em nome do proprio, vamos la esquecer garantias.

                                          Agr se vender os carros em nome do stand, aí sim, facilmente da para entalar o fulano à conta da garantia."


                                          Estamos a falar de um stand aberto com nome e parque aberto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Apartir do momento que se está a proceder à reparação nada mais podes exigir, ainda menos quando o ocorrido se deu antes dos planos marcados. Se fosse em viagem, a coisa piava de outra forma mas também de forma limitada.

                                            Portanto, ou te desenrrascas ou "ardeu".

                                            Boa sorte com a reparação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Misterpicking Ver Post
                                              A questao de ser um cancro, ja foi aqui discutida, e ate podera ser, foi uma escolha nossa por simpatia, por gostarmos, ou porque simplesmente decidimos ter este "cancro", que acima de tudo, tem e deve de estar em condicoes de funcionamento suficientes para nao ficar apeados ao fim de uns 15 min de passeio. A questao principal e esta. A oficina tem a obrigação moral e profissional de providenciar os meios necessarios para resolver avaria em menor espaço de tempo possivel, assim como o stand tem de restituir o valor pago pelo bem, no prazo maximo de 15 dias a contar da data de compra ,se alguma situacao lesar ou comprometer o bem estar dos intervenientes. Neste caso especifico, parecve me a mim que existe aqui uma intençao de deixar "arrastar" a situaçao para que findo reste prazo nada haja a fazer. A partir do momento que comprometa as minhas ferias, o normal funcionamento do dia a dia ou me lesar de qualquer forma, tenho o direito de resolver ou rescindir o contrato ou negocio. Nem que quisesse dar a volta ao mundo, o stand deve garantir que serei o menos lesada possivel,e vender me uma viatura que nao avarie em tao curto espaço de tempo.Algo estava mal, e nao digo que a culpa seja do dito Sr, mas eu tambem nao tenho culpa, e o tal Sr esta feliz e contente de ferias, com o numerario em sua posse , e eu sem carro.E como se costuma dizer e neste caso aplica-se , "com o mal dos outros posso eu bem"pensará este artista. Obg pelas respostas
                                              Há aí algumas confusões. O pessoal vê os 15 para devolução no continente e pensa que é de lei e se aplica a tudo. Vamos ser pragmáticos, quando mete dinheiro e grandes valores o que interessa é a legalidade. Esqueçam as modalidades. Um contrato só pode ser rescindido no prazo de 15 dias, quando é celebrado fora da sede da empresa e quando ainda não há uso do bem ou serviço. Tudo o que seja fora disto é pura cortesia da empresa. E não acredito que exista cortesia na venda de viaturas. O negócio está feito, há que assumir, e jogar com a legalidade. Prazo de 30 dias para resolução dos problemas detectados ou depois sim, a devolução do dinheiro. Aqui os 15 dias a seguir à compra não servem para anulação do negócio, porque o carro já está em uso pelos compradores. Era bonito isto da anulação do negócio em 15 dias, com devolução do dinheiro, nem precisava comprar carro e todos os meses andava com 2 diferentes...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Misterpicking Ver Post
                                                O carro em questao foi testado, aquecimentos, barulhos, chiadeiras etc, e tudo pareceu impecavel, e por mais incrivel que pareca ela sempre se comportou exemplarmente. Em momento algum digo que o senhor agiu de ma fe ou sabia que me estaria a "enganar", mas o proprio tem que garantir que as viaturas estao em normal estado de funcionamento, ou quando tal nao acontece, resolver da melhor forma. E entendo eu e a maioria que a melhor forma seria a devoluçao do dinheiro contra entrega da viatura, e ele depois que a arranjasse e voltasse a vender. A esta hora estaria resolvido, eu estaria de ferias, o senhor com tempo resolveria o problema etc.

                                                "Bem, se o fulano vende os carros em nome do proprio, vamos la esquecer garantias.

                                                Agr se vender os carros em nome do stand, aí sim, facilmente da para entalar o fulano à conta da garantia."


                                                Estamos a falar de um stand aberto com nome e parque aberto.

                                                Então voce nao comprovou que estava em normal estado de funcionamento ?!
                                                Alem do mais afirma isso e afirma ainda que o dono do stand nao agiu de ma fe ... Ninguém pode garantir que nao avarie passados 10000 kms ou em 10kms ! Porque isso nao da para adivinhar como é obvio .
                                                Simplesmente tiveram azar de avariar nessa altura , o dono do stand nao sabia que ia avariar nessa altura !
                                                Agora o stand vai arranjar a carrinha e tem tempo para o fazer .
                                                As ferias ha porta é um acréscimo pessoal neste azar .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  à porta...

                                                  do mal o menos, espero que a situação se resolva toda. no entanto tiveram, dentro do azar, alguma sorte. poderia ter avariado em bragança ou em espanha. assim sempre avariou perto do stand, o que ajuda ao facto de que algo já poderia estar com problemas antes de a comprarem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Primeiro de tudo ir comprar um carro usado com 16 anos para fazer uma grande viagem mesmo antes de a realizar é uma ingenuidade tremenda, tiveste sorte em não ter ficado apiada na viagem e ai sim era bem pior. Se o carro que tinhas não estava em condições a troca devia de ter sido feita uns meses antes, para teres tempo de realizar algumas km e veres se pelo menos os viveis de óleo e agua não baixavam e se não tinhas barulhos estranhos no carro.
                                                    Cosias feitas em cima do joelho dá nisto...

                                                    Agora pelo que vejo tens de aguarda pela reparação e ver o desenvolvimento, pelo que vejo o vendedor ainda não fugio a qualquer responsabilidade, foi te ajudar e estamos em Agosto é normal que tenha ido de ferias.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Existe aqui alguma confusão. O stand tem 30 dias para efectuar qualquer reparação. Ao que parece ainda não se recuso a fazê-lo. O facto da nova dona querer ir de férias nada tem a ver. É um problema dela. Se quisesse fazer a volta ao mundo de carro, o stand iria pagar lhe o aluguer de um carro? Ridículo. Exigir sim a reparação em tempo útil ou a anulação do negócio. Nada mais tem direito.


                                                      30 dias é um prazo meramente indicativo mas razoável para a reparação. Legalmente, perante uma avaria, o cliente deve no prazo de 60 dias notificar formalmente o stand adquirindo assim o direito à reparação nos 2 anos seguintes (prazo máximo). Os 30 dias devem ser indicados nessa notificação por escrito (carta registada com aviso de recepção) como prazo desejado para a reparação... Mas também podem ser 20. Ou 15... Ou 10 dias.... Também depende da avaria/problema. Por exemplo uma bateria que se descobre estar sem carregar no próprio dia após levantamento do carro, porque chegou ao fim do seu ciclo de vida, conta como uma não conformidade no momento da compra (e não conta como peça de desgaste) e não faz sentido que não seja trocada em menos de 10 dias.. Aliás, de um dia pro outro. Mas é só um exemplo.

                                                      A situação descrita e avaria ao fim de 5 kms é para mim e do ponto de vista legal uma não conformidade no momento da compra "óbvia". A lei define que do carro o cliente deve esperar o desempenho "razoavelmente esperado" para uma viatura ou peça daquele tipo...

                                                      Assim sendo, avariar ao fim de 5 kms é uma não conformidade. Tanto faz se ela vai pra França ou ia usar carro no dia a dia. Não teve o desempenho razoavelmente esperado e como tal faz para mim sentido, apelar ao bom senso do vendedor para oferecer uma alternativa enquanto carro é reparado. Não defendo necessariamente que ele adduma custos de um aluguer de viatura equivalente para fazer a "vez" da Chrysler enquanto esta aguarda reparação, mas por exemplo, ele poderia ceder uma viatura...

                                                      Parece lícito que em tribunal, uma compra com avaria após 5 kms e recusando-se à resolução do contrato (como recusou, como cliente tem direito ainda que não deva ser a primeira opção para a solução do problema) se trata da venda de uma viatura avariada e que possa fazer o cliente imputar os custos de deslocação alternativos (transportes públicos, aluguer de carro). Portanto, a razão está à partida e pelo que foi descrito do lado de quem comprou e pouca ou nenhuma de quem vendeu
                                                      Editado pela última vez por dtv; 16 August 2015, 10:57.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E metam na cabeça que o cliente não é nem precisa de ser o perito em viaturas. Se nada lhe é dito do mau estado da viatura, ele pode e deve assumir que a mesma está em condições e pode (e deve) razoavelmente esperar que a mesma se comporte adequadamente e funcione sem qualquer problema em nenhum dos seus órgãos. Seja o cliente capaz de o comprovar (por ter conhecimentos ou levar quem tenha) ou não.







                                                        Isto está explicito e claro preto no branco na Lei.







                                                        Uma venda por stand não é uma venda por particular. Tempos das aldrabices e das chulices acabou. Quem não quer cumprir e quem não quer assumir esses compromissos não vende. Fecha portas e muda de atividade. Nenhum cliente vai de arma apontada ao stand e obriga o vendedor a vender o carro.







                                                        Não quer dizer que vendedores não apanhem por tabela e não sejam também eles enganados por alguns clientes. É a vida. A lei protege o mais fraco. Em condições de boa fé de ambas as partes, o mais fraco é sempre o comprador. Portanto aquele que deve ser protegido.







                                                        Vendedor tem os conhecimentos, tem o acesso (ou ele próprio a oficina) a reparações facilitadas e porque tem o carro mais tempo, um conhecimento privilegiado do mesmo que nenhum comprador, nem num test drive de 3 dias consegue.







                                                        Portanto, sim ando meio farto de tanta defesa do indefensável. Defender stands não é a minha praia...



                                                        Os que são honestos e prestam bom serviço têm ainda margem para melhorias e em vez de se queixarem de pagar o justo pelo pecador, podem fazer mais e melhor e deixar que sejam os clientes e que seja o mercado a dar-lhes razão porque os compradores vãoinevitavelmente e gradualmente deixar de escolher os stands de cariz duvidoso...
                                                        Editado pela última vez por dtv; 16 August 2015, 11:06.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Misterpicking Ver Post
                                                          A questao de ser um cancro, ja foi aqui discutida, e ate podera ser, foi uma escolha nossa por simpatia, por gostarmos, ou porque simplesmente decidimos ter este "cancro", que acima de tudo, tem e deve de estar em condicoes de funcionamento suficientes para nao ficar apeados ao fim de uns 15 min de passeio. A questao principal e esta. A oficina tem a obrigação moral e profissional de providenciar os meios necessarios para resolver avaria em menor espaço de tempo possivel, assim como o stand tem de restituir o valor pago pelo bem, no prazo maximo de 15 dias a contar da data de compra ,se alguma situacao lesar ou comprometer o bem estar dos intervenientes. Neste caso especifico, parecve me a mim que existe aqui uma intençao de deixar "arrastar" a situaçao para que findo reste prazo nada haja a fazer. A partir do momento que comprometa as minhas ferias, o normal funcionamento do dia a dia ou me lesar de qualquer forma, tenho o direito de resolver ou rescindir o contrato ou negocio. Nem que quisesse dar a volta ao mundo, o stand deve garantir que serei o menos lesada possivel,e vender me uma viatura que nao avarie em tao curto espaço de tempo.Algo estava mal, e nao digo que a culpa seja do dito Sr, mas eu tambem nao tenho culpa, e o tal Sr esta feliz e contente de ferias, com o numerario em sua posse , e eu sem carro.E como se costuma dizer e neste caso aplica-se , "com o mal dos outros posso eu bem"pensará este artista. Obg pelas respostas

                                                          Não se fizeres a notificação por correio em carta registada com aviso de recepção. Aí conta a data da notificação recebida pelo stand. Mesmo que tudo fique resolvido meses depois.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                            30 dias é um prazo meramente indicativo mas razoável para a reparação. Legalmente, perante uma avaria, o cliente deve no prazo de 60 dias notificar formalmente o stand adquirindo assim o direito à reparação nos 2 anos seguintes (prazo máximo). Os 30 dias devem ser indicados nessa notificação por escrito (carta registada com aviso de recepção) como prazo desejado para a reparação... Mas também podem ser 20. Ou 15... Ou 10 dias.... Também depende da avaria/problema. Por exemplo uma bateria que se descobre estar sem carregar no próprio dia após levantamento do carro, porque chegou ao fim do seu ciclo de vida, conta como uma não conformidade no momento da compra (e não conta como peça de desgaste) e não faz sentido que não seja trocada em menos de 10 dias.. Aliás, de um dia pro outro. Mas é só um exemplo.

                                                            A situação descrita e avaria ao fim de 5 kms é para mim e do ponto de vista legal uma não conformidade no momento da compra "óbvia". A lei define que do carro o cliente deve esperar o desempenho "razoavelmente esperado" para uma viatura ou peça daquele tipo...

                                                            Assim sendo, avariar ao fim de 5 kms é uma não conformidade. Tanto faz se ela vai pra França ou ia usar carro no dia a dia. Não teve o desempenho razoavelmente esperado e como tal faz para mim sentido, apelar ao bom senso do vendedor para oferecer uma alternativa enquanto carro é reparado. Não defendo necessariamente que ele adduma custos de um aluguer de viatura equivalente para fazer a "vez" da Chrysler enquanto esta aguarda reparação, mas por exemplo, ele poderia ceder uma viatura...

                                                            Parece lícito que em tribunal, uma compra com avaria após 5 kms e recusando-se à resolução do contrato (como recusou, como cliente tem direito ainda que não deva ser a primeira opção para a solução do problema) se trata da venda de uma viatura avariada e que possa fazer o cliente imputar os custos de deslocação alternativos (transportes públicos, aluguer de carro). Portanto, a razão está à partida e pelo que foi descrito do lado de quem comprou e pouca ou nenhuma de quem vendeu
                                                            Penso que não vai ter sorte. Os 30 dias é realmente o prazo máximo, e claro que a reparação deve ser realizada em prazo razoável com o menor prejuízo para o comprador até 30 dias.

                                                            Por outro lado, isso das conformidades tem um momento para ser feito. Não se faz um relatório de conformidades no stand e depois a cada 5 kms de uso. Aliás, pelo relato, a viatura foi testada e sem problemas, logo, tudo o que venha a surgir depois deve entrar a garantia ou material de desgaste, que já deve estar previsto em não conformidades.

                                                            A questão de serem apenas 5 kms é irrelevante. Seria o mesmo que anular um golo marcado no primeiro minuto porque o os jogadores ainda estavam a aquecer para o jogo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X