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GPL, que futuro?

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    [Antevisão] GPL, que futuro?

    Bom, a questão do nome do tópico tem a ver com a fraca existência de veículos a gasolina recentes e "interessantes", acrescentando ao facto dos poucos que existem serem de injecção directa, o que obriga à existência de kits de GPL específicos, diminuindo ainda mais as opções de escolha.

    O propósito do tópico é reunir os modelos/motores mais "interessantes" e "equilibrados" a gasolina, mas que ainda sejam de injecção multiponto, para facilitar uma possível instalação GPL, para realização de bons kms. Diria, talvez entre os 2.000 e 3500cc, com 150cvs para cima, 6/8 cilindros, 4/5 lugares, com preferência para coupé.

    Deixo algumas opções, com preferência na BMW, mas peço ajuda para completar com mais modelos/marcas e mais recentes.

    BMW E63 630i 258hp (2004-?)
    BMW E92 330i 272hp (2006-?) O 335i seria opção interessante, mas penso só existir com injecção directa.
    BMW E92 325i 218hp (2006-?)
    Mercedes Benz CLK W209 350 272hp (2005-?)

    Mais ideias?

    #2
    Não leves a mal mas não percebi o objectivo do tópico.

    Queres comprar um para por a GPL, ou estás simplesmente a pedir opiniões de motores potentes que sejam passiveis de levar GPL?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
      Não leves a mal mas não percebi o objectivo do tópico.

      Queres comprar um para por a GPL, ou estás simplesmente a pedir opiniões de motores potentes que sejam passiveis de levar GPL?
      Basicamente é isso. ;)

      A questão é mesmo a dificuldade de encontrar motores potentes e recentes passíveis de converter.

      Comentário


        #4
        Mercedes c180. Bmw e36.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
          Mercedes c180. Bmw e36.
          Estamos a falar de que anos? A ideia é serem carros o mais recentes possível.

          Do século passado tudo dá para meter a GPL.

          Comentário


            #6
            Tem presente que o preço do kit para motores 6 cilindros também é mais caro.

            A titulo de exemplo um 3.0 V6 ficou por 2000 euros, mas com os consumos que esses carros têm, rapidamente compensa o investimento

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Tem presente que o preço do kit para motores 6 cilindros também é mais caro.

              A titulo de exemplo um 3.0 V6 ficou por 2000 euros, mas com os consumos que esses carros têm, rapidamente compensa o investimento [[emoji14]]
              Sim, disso há noção. Até porque nem há orçamento estipulado. A questão é mesmo ser obrigatoriamente otto e minimamente interessante. A questão GPL é só para tornar a coisa um pouco mais racional em termos financeiros.

              Comentário


                #8
                Atingiu o ponto de saturação na escala de investimento industrial e aperfeiçoar tecnológico, na curva de procura económica.

                Mantém quota de mercado com tendência para forte declinio a médio prazo, um dado até 2020 toda a frota de táxi de Madrid tem (há esse objectivo politico), de estar convertida a CNG (Gás natural).

                Vai haver forte investimento, está a haver comparticipação financeira estatal e de marca automóvel, no país Basco a autonomia dá directamente salvo erro um incentivo directo de 3.000,00€ para a compra de um Seat Leon TGI.

                Disparou a venda de unidades de TGI em fábrica espanhola para fornecer mercado europeu e interno, o Golf TGI já lidera tabela de venda nba Europa em CNG.

                Nos EUA a Ford coloca a motorização Ecoboost/CNG na mítica, popular e moderna Pick-Up F150.

                A questão é o acesso que há ou não para o consumidor no mercado português...

                Comentário


                  #9
                  E nota que somente agora começa a haver um malha significativa de apoio de GPL no território para abastecimento, quando fora já há corrida para o apoio logístico para particular e industria em CNG rodoviário e inclusive em hidrogénio em diverso projecto de transporte público.

                  Há aqui um claro desfasamento de real e moderna opção para o mercado interno, daí não haver oferta de carro novo em CNG ou GPL quando é oposto que ocorre na Europa.

                  Comentário


                    #10

                    Comentário


                      #11
                      Turbo, é sempre bom saber de novas modelos a GPL e nem conhecia essa versão do golf, mas falamos de um 1.4 com 108hp, o que nem se fala encaixa no tópico. Basicamente é mais um simples electrodoméstico a juntar a outros que já existem como o Punto e corsa a GPL, por exemplo.

                      Um mustang ecoboost seria interessante.

                      Comentário


                        #12

                        Comentário


                          #13

                          Comentário


                            #14
                            TGI é sigla da VW que associa moderno bloco de injecção directa a gasolina associado a gás natural (CNG) de fábrica, não é GPL mero derivado petrolífero.

                            A autonomia é maior em CNG vs Diesel e tem menor impacto poluente vs Gasolina, coisa muito diferente do já ultrapassado GPL.

                            Obtuso.






                            Comentário


                              #15
                              Tudo giro e tal, mas onde estão os cvs?

                              Quanto ao GPL ultrapassado, não tem problema. Também como iogurtes fora de validade.

                              Comentário


                                #16
                                No Ford Mustang Ecoboost/CNG, é questão logística, melhor como no inicio do tópico foi referido não há oferta aqui em qualquer regime de cv ou cc a CNG de fábrica de qualquer marca automóvel que os produza (VW, BMW, MB, Audi, FIAT, Ford, Volvo para pequeno arranque de coisa).

                                Em GPL resume-se a pequeno utilitário e 2/3 compactos a oferta.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não estou preocupado com o avanço da tecnologia do CNG. Aliás acho que há espaço de mercado para estes e para o GPL. Este último tem a vantagem de ser um desperdício. Ou seja, ou é usado nos carros e serve para alguma coisa, ou é queimado na refinaria e não é usado para mais nada. E está longe de estar ultrapassado como dizes TURBO. Aliás começam-se a dar passos na injeção líquida de GPL que permite que independentemente qual seja a temperatura o arranque será sempre a gasolina.

                                  Em 2018 irá ser o ano da negociação sobre a questão dos imposto no GPL. Tudo aponta que mantenha como está.

                                  Por fim, o abastecimento do CNG parece-me mais simples que o do GPL.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A questão de fundo e deduzo que tenhas acesso a informação interna now via produção e leitura de mercado internacional no sector é a fortíssima aposta de diverso construtor em produzir carro novo de diverso segmento movido a moderna injecção directa a gasolina associada a CNG em detrimento do GPL.

                                    Veja-se o exemplo recente da Audi avançou inicialmente com o compacto familiar A3 avança para o novíssimo A4 a CNG, no A1 coloca o mil de TFSI disponível para mercado novo europeu, há aqui um padrão de investimento industrial, há que ter retorno (venda).

                                    Em termo tecnológico e/ou de impacto poluente e acesso a matéria-prima não há muito a acrescentar tal é a diferença.

                                    No preço final do GPL aqui é fortemente influenciado por tecto europeu fiscal, daí não haver subida substancial no preço final como há na gasolina ou gasóleo rodoviário.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obtuso, segundo informações "oficiosas" de quem trabalha no ramo estão prestes a sair no mercado kits para motores de injecção directa que não necessitam ser dedicados.

                                      A ser (ou quando for) verdade, democratizará o acesso ao GPL de virtualmente todos os motores a gasolina.

                                      Pelo que vi, têm até algumas simplificações, na medida em que usarão os injectores do próprio carro e não trarão um acréscimo substancial de preço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                        No Ford Mustang Ecoboost/CNG, é questão logística, melhor como no inicio do tópico foi referido não há oferta aqui em qualquer regime de cv ou cc a CNG de fábrica de qualquer marca automóvel que os produza (VW, BMW, MB, Audi, FIAT, Ford, Volvo para pequeno arranque de coisa).

                                        Em GPL resume-se a pequeno utilitário e 2/3 compactos a oferta.
                                        O cng penso só existir abastecimento em Lisboa e Porto. E quanto à oferta de GPL em novos realmente é como dizes, resume se a poucos utilitários. Posto isto as direcções apontam para usados recentes bons para meter a GPL.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Obtuso, segundo informações "oficiosas" de quem trabalha no ramo estão prestes a sair no mercado kits para motores de injecção directa que não necessitam ser dedicados.

                                          A ser (ou quando for) verdade, democratizará o acesso ao GPL de virtualmente todos os motores a gasolina.

                                          Pelo que vi, têm até algumas simplificações, na medida em que usarão os injectores do próprio carro e não trarão um acréscimo substancial de preço.
                                          Bom isso seria uma boa notícia, mas ainda é só uma previsão e levará ainda os seus anos a comprovar a sua fiabilidade na vida real. Poderá ser e espero que sim, uma alternativa para daqui a meia dúzia de anos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Bom, a questão do nome do tópico tem a ver com a fraca existência de veículos a gasolina recentes e "interessantes", acrescentando ao facto dos poucos que existem serem de injecção directa, o que obriga à existência de kits de GPL específicos, diminuindo ainda mais as opções de escolha.

                                            O propósito do tópico é reunir os modelos/motores mais "interessantes" e "equilibrados" a gasolina, mas que ainda sejam de injecção multiponto, para facilitar uma possível instalação GPL, para realização de bons kms. Diria, talvez entre os 2.000 e 3500cc, com 150cvs para cima, 6/8 cilindros, 4/5 lugares, com preferência para coupé.

                                            Deixo algumas opções, com preferência na BMW, mas peço ajuda para completar com mais modelos/marcas e mais recentes.

                                            BMW E63 630i 258hp (2004-?)
                                            BMW E92 330i 272hp (2006-?) O 335i seria opção interessante, mas penso só existir com injecção directa.
                                            BMW E92 325i 218hp (2006-?)
                                            Mercedes Benz CLK W209 350 272hp (2005-?)

                                            Mais ideias?

                                            Fala com um instalador antes de escolheres o modelo. Não é teres a batata quente na mão e só depois é que vais procurar respostas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parece-me que a pergunta do tópico é diferente do título do mesmo, já que julgo que toda a questão está vocacionada para os carros com motores mais encorpados, à semelhança do que se fazia com alguns BMW de 6 cilindros ou Volvo turbinados que agora têm idade para ser clássicos (se estiverem num estado digno disso, coisa difícil se tiverem sido daily cars durante esse tempo).

                                              Eu colocaria a questão ao contrário, e perguntaria se vão existir assim tantos carros com motores grandes a gasolina no mercado de usados, e a que preços.

                                              A isso junto questões como os restantes custos associados que esses carros têm, desde o IUC (valores acima dos 600€ são comuns), a utilização de medidas de pneus que dificilmente não serão mais caras, e toda a tecnologia extra que têm difícil de mexer fora da marca (os ajustes de suspensão, direcção e afins através de um menu num ecrã controlado por teclas ou touch são giros até avariarem).


                                              Resumindo, embora estas questões não sejam relevantes quando comparadas com os diesel equivalentes (um 335d será similar a um 335i em muitas coisas ao nível de custos excepto combustível), passamos a ter é um diferencial grande para o tal "328i" dos anos 90, não podendo ser encarado como uma opção directa a um 2.0 diesel ou um 1.6 a gasolina como o foi no passado (a nível de custos, entenda-se).

                                              Se a ideia for ter uma máquina com um motor a gasolina grande como 2º carro, resta saber se justifica a conversão, atendendo ao que isso implica e à poupança nos custos totais do carro.

                                              Se a ideia for ter um carro para fazer km, a comparação de custos deve ser feita com o diesel equivalente, ou seja, custos de acordo com o preço dos carros em novo.


                                              Mas isto parece-me estar muito mais ligado à evolução dos automóveis (e respectivos custos nas gamas altas) do que ao GPL.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Bom isso seria uma boa notícia, mas ainda é só uma previsão e levará ainda os seus anos a comprovar a sua fiabilidade na vida real. Poderá ser e espero que sim, uma alternativa para daqui a meia dúzia de anos.
                                                Não é bem o caso. A tecnologia existe e só não está no mercado por andar em testes e "comprovar a fiabilidade na vida real" há algum tempo.

                                                E pelo que percebi a sua saída no mercado será para "ontem".

                                                De qualquer forma o eblase tem toda a razão, se queres mesmo comprar um carro para converter fala primeiro com quem sabe.

                                                Há muitos motores bastante modestos e simples e que eu nunca converteria a GPL, não é apenas a questão da injecção, há muitos outros factores a ter em conta, em especial os materiais da cabeça do motor.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                  A questão de fundo e deduzo que tenhas acesso a informação interna now via produção e leitura de mercado internacional no sector é a fortíssima aposta de diverso construtor em produzir carro novo de diverso segmento movido a moderna injecção directa a gasolina associada a CNG em detrimento do GPL.

                                                  Veja-se o exemplo recente da Audi avançou inicialmente com o compacto familiar A3 avança para o novíssimo A4 a CNG, no A1 coloca o mil de TFSI disponível para mercado novo europeu, há aqui um padrão de investimento industrial, há que ter retorno (venda).

                                                  Em termo tecnológico e/ou de impacto poluente e acesso a matéria-prima não há muito a acrescentar tal é a diferença.

                                                  No preço final do GPL aqui é fortemente influenciado por tecto europeu fiscal, daí não haver subida substancial no preço final como há na gasolina ou gasóleo rodoviário.
                                                  Estã bem, então mas que motor é que anda co CNG? É o 1.4tsi/tfsi, certo? Isto é um bocado como os carros vendidos a GPL de fábrica. Porque é que se quisermos comprar um carro com GPL/CNG tem de ser sempre um motor pequeno? Será que não temos direito a sonhar com motores à homem também?

                                                  É aqui que o GPL tem vantagem(alguma), que é de poderes pegar num carro a gasolina e meteres a GPL. Já a conversão para CNG não sei se é tão fácil...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                    Obtuso, segundo informações "oficiosas" de quem trabalha no ramo estão prestes a sair no mercado kits para motores de injecção directa que não necessitam ser dedicados.

                                                    A ser (ou quando for) verdade, democratizará o acesso ao GPL de virtualmente todos os motores a gasolina.

                                                    Pelo que vi, têm até algumas simplificações, na medida em que usarão os injectores do próprio carro e não trarão um acréscimo substancial de preço.
                                                    Então tens uma info dessas e não dizes nada? [emoji16][emoji16] se puderes partilha aí um link.

                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    O cng penso só existir abastecimento em Lisboa e Porto. E quanto à oferta de GPL em novos realmente é como dizes, resume se a poucos utilitários. Posto isto as direcções apontam para usados recentes bons para meter a GPL.
                                                    No Carregado há um posto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                      Há muitos motores bastante modestos e simples e que eu nunca converteria a GPL, não é apenas a questão da injecção, há muitos outros factores a ter em conta, em especial os materiais da cabeça do motor.
                                                      Vou converter a cabeça do Hyundai especialmente para GPL (http://www.wessel-gaehrken-ag.de/lpg-cng.html). Se correr bem e vir que vale a pena, talvez(a médio prazo) pondere um Subaru ou qualquer coisa assim...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                        Então tens uma info dessas e não dizes nada? [emoji16][emoji16] se puderes partilha aí um link.
                                                        Injecção líquida da BRC. Segundo me disse um técnico (numa conversa informal...) demorou algum tempo e passou por umas licenças adquiridas à Vialle.

                                                        De qualquer forma a novidade parece ser o facto do kit não ser dedicado.

                                                        Não garanto nada disto porque não aprofundei o tema, mas tens aqui o esquema (usa os injectores do carro!!):

                                                        http://www.brc.it/pdf/TA01Z160-1_LDI_IT_EN.pdf

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                                                          #29
                                                          Ora aí está uma novidade para mim. O que sei é que os kits da Vialle é mesmos Prins para injeção directa usavam os mesmos injectores do carros e também a bomba de alta pressão. No entanto o kit tinha de ser dedicado a cada carro.

                                                          No entanto é uma grande novidade e, espero que outros construtores de kits sigam os mesmo caminho. Porque assim o preço poderá ficar mais acessível.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                            Estã bem, então mas que motor é que anda co CNG? É o 1.4tsi/tfsi, certo? Isto é um bocado como os carros vendidos a GPL de fábrica. Porque é que se quisermos comprar um carro com GPL/CNG tem de ser sempre um motor pequeno? Será que não temos direito a sonhar com motores à homem também?

                                                            É aqui que o GPL tem vantagem(alguma), que é de poderes pegar num carro a gasolina e meteres a GPL. Já a conversão para CNG não sei se é tão fácil...
                                                            Há uma diferença abismal em termo de investimento industrial é que não observo no mercado novo um Audi, Mercedes-Benz, de segmento D de fábrica com sistema GPL, a CNG vejo-os no novo A4, C como mero exemplo.

                                                            Havendo este investimento, terá que haver procura para as mecânicas.

                                                            A Ford e demais concorrência norte-americana coloca-os em V6, V8 a gasolina novos na América do Norte.

                                                            A questão é ter novo, de raiz de fábrica com garantia, a questão do GPL nunca ter impacto no mercado foi esta, a sua adaptação posterior que condicionou a procura e sua quota de mercado em Portugal.

                                                            Este continua sempre a ser um exercício, na Alemanha e resto da Europa consegues utilizar CNG e pontualmente hidrogénio em carro de fábrica aqui, não.


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