Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conselhos para consumir menos gasolina/gasóleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conselhos para consumir menos gasolina/gasóleo

    Boa noite malta !

    Para além de não puxar muito pelo carro e abastecer com uma boa gasolina, que outros métodos aconselham para consumir menos combustível?

    Cumprimentos.

    #2
    andar mais a pé, sair de casa mais cedo, tirar peso desnecessário, para já é o que me lembro

    Comentário


      #3
      Evitar travagens bruscas.
      Quando nos estamos a aproximar de jm semaforo vermelho ou STOP em vez de travar muito ja em cima do acontecimento, largar o acelerador cedo e ir deslizando, podem ate nem ter que parar no semaforo pois quando la chegam ja esta verde.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
        andar mais a pé


        Eu não percebo muito de mecânica, estou aqui para aprender, mas talvez ter um óleo apropriado para o nosso carro, filtros limpinho, válvula EGR sem defeito, calibração/pressão dos pneus reguladas...etc.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
          Evitar travagens bruscas.
          Quando nos estamos a aproximar de jm semaforo vermelho ou STOP em vez de travar muito ja em cima do acontecimento, largar o acelerador cedo e ir deslizando, podem ate nem ter que parar no semaforo pois quando la chegam ja esta verde.
          Bem visto, é o que eu faço sempre.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
            andar mais a pé, sair de casa mais cedo, tirar peso desnecessário, para já é o que me lembro
            Usar transportes públicos...

            Comentário


              #7


              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                Usar transportes públicos...
                A pergunta não foi como evitar de andar de viatura própria, foi como consumir menos combustível durante a condução.
                Talvez a pergunta tenha sido mal feita, mas se perceberam o que quis perguntar/dizer, não tentem ser engraçados.

                Cumprimentos.

                Comentário


                  #9
                  Queres melhor poupança que o não uso de um carro permite?

                  Comentário


                    #10
                    Não passar dos 60

                    Comentário


                      #11
                      Isto infelizmente parece que poucos conseguem fazer....aprender a olhar a 100-200m ou mais de onde estás e reagir consoante isso...ao invés de olhar para os 10m a frente do carro.

                      Andar em torno de 90kmh: a esta velocidade a maioria dos carros consegue fazer a maioria das curvas sem necessidade de travar e depois acelerar. O que importa é travar o minimo possível.

                      Colocar o ar adequado nos pneus.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pedro10pt Ver Post
                        A pergunta não foi como evitar de andar de viatura própria, foi como consumir menos combustível durante a condução.
                        Talvez a pergunta tenha sido mal feita, mas se perceberam o que quis perguntar/dizer, não tentem ser engraçados.

                        Cumprimentos.
                        então estás no fórum errado. aqui quase toda a gente tenta ser engraçada...

                        Comentário


                          #13
                          Convém ter o carro em bom estado e manutenção feita.
                          Há algumas dicas que ajudam embora também haja outras que devem ser utilizadas apenas com bom senso.

                          Conduzir de forma suave e em antecipação é a mais eficaz, o ideal é evitar perder a velocidade para não ter que acelerar novamente. Utilizar o motor para travar também reduz o consumo (CB marca 0 nesses momentos) e circular na mudança mais alta possível também ajuda. Abusar disto poupa combustível mas causa desgaste noutros componentes.

                          Tens aqui algumas dicas:
                          https://en.wikipedia.org/wiki/Energy-efficient_driving

                          Comentário


                            #14
                            Ninguém falou aqui, mas um pormenor e já antigo, é saber usar as mudanças da Cx Veloc. em conformidade com a velocidade que se circula e com as rpm. Não andar com uma 4ª. quando devia ser em 3ª. ou 5ª., assim como usar a 5ª, carros e 6 usar apenas a 6ª. acima dos 100 kms/h e em percursos sem curvas.
                            Pneus largos e baixo perfil mais consumo.
                            Pneus com pouca pressão ou incorrecta
                            Alinhamento direcção deve ser feita periódicamente
                            Vidros abertos mais consumos
                            A/C ligado mais consumo (gerir o A/C ligar e desligar durante alguns kms percorridos)
                            As barras tejadilho que eu tenho na V50-R, consome mais de 25% dito na altura por um eng. da marca.

                            E muito mais, que se vai aprendendo com a prática, com o que lemos sobre a matéria em causa e acima de tudo uma condução dentro dos limites.

                            Se eu quero que um carro baixe a média, basta entregar a minha mulher, pelo menos 1 lt consigo baixar a cada 100 kms.
                            Editado pela última vez por vitor307; 22 August 2015, 23:08.

                            Comentário


                              #15
                              para além de ter as manutenções em dia, pressão dos pneus um pouco acima do recomendado ( fica mais duro mas resulta ), respeitar sempre os limites de velocidade e fazer uma condução calma e sem grandes acelerações já ajuda.

                              o que referiram sobre as travagens é também uma boa técnica, planear sempre que possível as paragens e arranques desnecessários.

                              a frio mais cuidado ainda porque o consumo e sempre mais elevado na fase de arranque.

                              evitar o uso de AC, luzes ligadas sem necessidade, peso desnecessário entre muitas outras coisas.

                              já agora que carro tens e quais as médias de consumo que registas neste momento ?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                então estás no fórum errado. aqui quase toda a gente tenta ser engraçada...
                                Uma coisa é ser engraçado respondendo ao tópico, outra coisa é gozar. Todos sabemos que andar a pé e/ou usar transportes públicos poupa combustível, isso é óbvio, mas dizer isso e não dizer mais nada nem é ser engraçado é gozar com o grupo/fórum. Como disse anteriormente, apesar de a pergunta ter sido mal feita, conseguem perceber o que quis dizer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                  para além de ter as manutenções em dia, pressão dos pneus um pouco acima do recomendado ( fica mais duro mas resulta ), respeitar sempre os limites de velocidade e fazer uma condução calma e sem grandes acelerações já ajuda.

                                  o que referiram sobre as travagens é também uma boa técnica, planear sempre que possível as paragens e arranques desnecessários.

                                  a frio mais cuidado ainda porque o consumo e sempre mais elevado na fase de arranque.

                                  evitar o uso de AC, luzes ligadas sem necessidade, peso desnecessário entre muitas outras coisas.

                                  já agora que carro tens e quais as médias de consumo que registas neste momento ?
                                  Obrigado pela resposta.

                                  Eu tenho o carro há pouco tempo e como não tem o medidor de consumo é um pouco difícil saber os consumos do carro.
                                  É um Opel Corsa 1.2, 2004, 125.000 KM.
                                  Mas pelo que já ouvi deve rondar entre os 5,5L e os 7L aos 100km.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu apontava para os 6/7 litros

                                    Enviado do meu UMI EMAX através de Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                      Convém ter o carro em bom estado e manutenção feita.
                                      Há algumas dicas que ajudam embora também haja outras que devem ser utilizadas apenas com bom senso.

                                      Conduzir de forma suave e em antecipação é a mais eficaz, o ideal é evitar perder a velocidade para não ter que acelerar novamente. Utilizar o motor para travar também reduz o consumo (CB marca 0 nesses momentos) e circular na mudança mais alta possível também ajuda. Abusar disto poupa combustível mas causa desgaste noutros componentes.

                                      Tens aqui algumas dicas:
                                      https://en.wikipedia.org/wiki/Energy-efficient_driving
                                      Obrigado pela dica !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                        Ninguém falou aqui, mas um pormenor e já antigo, é saber usar as mudanças da Cx Veloc. em conformidade com a velocidade que se circula e com as rpm. Não andar com uma 4ª. quando devia ser em 3ª. ou 5ª., assim como usar a 5ª, carros e 6 usar apenas a 6ª. acima dos 100 kms/h e em percursos sem curvas.
                                        Pneus largos e baixo perfil mais consumo.
                                        Pneus com pouca pressão ou incorrecta
                                        Alinhamento direcção deve ser feita periódicamente
                                        Vidros abertos mais consumos
                                        A/C ligado mais consumo (gerir o A/C ligar e desligar durante alguns kms percorridos)
                                        As barras tejadilho que eu tenho na V50-R, consome mais de 25% dito na altura por um eng. da marca.

                                        E muito mais, que se vai aprendendo com a prática, com o que lemos sobre a matéria em causa e acima de tudo uma condução dentro dos limites.

                                        Se eu quero que um carro baixe a média, basta entregar a minha mulher, pelo menos 1 lt consigo baixar a cada 100 kms.
                                        Eu é precisamente ao contrário. A minha mulher não está nem aí. Desde que lhe peguei no carro já lhe baixei 0,6 lts na média.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Condução preventiva e evitar acelerações bruscas e boa manutenção do automóvel...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não desengatar o carro nas descidas!

                                            Comentário


                                              #23
                                              eu nem sequer me preocupo com isso, é andar conforme calha, sem quaiquer preocupações as medias numca variam muito, por isso não estou para ralar com isso...

                                              se bem que este topico só faria sentido se tivesse-mos todos o mesmo carro de caractristicas iguais, logo como não temos tudo o que se pode considerar como poupança pode ser beneficio para uns prejudicial para outros, e claro no final resume-se ao estio de condução de cada um, por isso é que eu já nem penso nisso...

                                              mais litro, menos litro em média de x km's não vou morrer por causa disso...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Manutenção e preditividade. Andar mais a pé/bicla em percursos curtos também ajuda.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acima de tudo evitar travar. Mantém uma boa distância do carro da frente e desacelera com antecedência. Aprende a fazer curvas e rotundas sem perder demasiada velocidade.

                                                  Usa mudanças altas, desde que isso não implique carregar demasiado no acelerador.

                                                  Por exemplo, numa descida ou num momento de abrandamento podes ter uma mudança mais alta do que numa subida ou do que num momento em que estejas a ganhar velocidade.

                                                  Quanto às acelerações, tratam-se de breves momentos em que o consumo dispara, não é por aí que vais gastar muito. Mais vale acelerar normalmente, sem esticar demasiado as mudanças, do que andar a pastar em mudanças baixas e menos eficientes. Convém ter noção de quando é que vai ser necessário abrandar novamente, se for em breve não vale a pena atingir uma velocidade muito elevada, apenas a suficiente para a certo ponto ir a deslizar quase sem acelerador já a preparar o abrandamento.


                                                  E volto a reforçar: a travagem é o momento de maior desperdício de combustível. Estás a desperdiçar todo o combustível que utilizaste para ganhar aquela energia cinéticda.
                                                  Editado pela última vez por rppm; 23 August 2015, 16:48.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                    Não passar dos 60
                                                    Isso não é bem assim... O regime ótimo de uma viatura anda entre os 70 e 90 km/h. Abaixo disso o motor tem pouca eficiência na queima de combustível e acima a resistência do ar começa a ser grande. Há papers científicos a confirmar isto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      se não sabes quanto gasta fica complicado saber se estás a poupar.

                                                      1º deves abastecer o carro e fazer cerca de 200 kms e voltar a abastecer novamente para ver quantos litros colocaste e fazes as contas.

                                                      depois vais ajustado a tua condução em função de algumas recomendações já feitas e verificas se baixou ou está igual.

                                                      num carro como o teu é complicado fazer médias abaixo dos 6, e também depende do tipo de percurso que fazes e quantidade de pessoas e cargas que transportas.

                                                      boa sorte.

                                                      Originalmente Colocado por pedro10pt Ver Post
                                                      Obrigado pela resposta.

                                                      Eu tenho o carro há pouco tempo e como não tem o medidor de consumo é um pouco difícil saber os consumos do carro.
                                                      É um Opel Corsa 1.2, 2004, 125.000 KM.
                                                      Mas pelo que já ouvi deve rondar entre os 5,5L e os 7L aos 100km.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                        se não sabes quanto gasta fica complicado saber se estás a poupar.

                                                        1º deves abastecer o carro e fazer cerca de 200 kms e voltar a abastecer novamente para ver quantos litros colocaste e fazes as contas.
                                                        depois vais ajustado a tua condução em função de algumas recomendações já feitas e verificas se baixou ou está igual.
                                                        num carro como o teu é complicado fazer médias abaixo dos 6, e também depende do tipo de percurso que fazes e quantidade de pessoas e cargas que transportas.
                                                        Eu e desde há muitos anos, mais 20 anos, que tenho um livro de bordo que é mencionado todas as intervenções (50% do livro para cada destas) e abastecimentos, mês/dia/hora litros que levou, quanto se pagou e o preço lt do dia.

                                                        Posteriormente vai para o programa de gestão e mesmo assim dois dos carros não entram no programa e são lançados num mapa em Excel de onde se sabe a média e tudo o mais que tenha interesse.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não sei se já alguém referiu, nas o método mais eficaz para poupar gasolina ou gasóleo é mesmo não fazer kms. Garantido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Não sei se já alguém referiu, nas o método mais eficaz para poupar gasolina ou gasóleo é mesmo não fazer kms. Garantido.
                                                            Verdade.. E de preferência estar guardado na garagem e nem lhe tocar... Nas melhor mesmo é bem ter o carro... N paga gasolina, revisões, seguros, etc...

                                                            Enviado do meu UMI EMAX através de Tapatalk

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X