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Trocar ou colocar Jantes 16" pelas 18" que tenho no meu S40 2.0 D

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    Trocar ou colocar Jantes 16" pelas 18" que tenho no meu S40 2.0 D

    ...///...
    Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:04.

    #2
    se estás bem como estás com 18' porquê ir mudar para 16' e já sabes que vais ficar pior, eu não fazia a troca, e sim estando tu habituado ao comportamento do carro com 18' passando passando para 16' tinhas de ter voltar a adaptar pois ias estranhar e muito...

    isso não apenas, se fosse o inverso passar de 16 para 18 era uma coisa agora de grande para pequeno... não conpensa...

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      #3
      Acho uma boa ideia.
      Ganhas melhor progressividade de reacções quando estás perto dos limites, não estás tão vulnerável a situações de hidroplanagem, o conforto de rolamento será superior, terás melhorias nas performances do carro, deverás consumir um pouco menos e os preços dos pneus serão menos pornográficos.

      As únicas vantagens das jantes de 18 serão um melhor comportamento em curva, no piso seco, contrabalançado com reacções mais bruscas em situações limite e - a relativa - "vantagem" estética das mesmas.

      Comentário


        #4
        ...///...
        Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:05.

        Comentário


          #5
          ...///...
          Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:05.

          Comentário


            #6
            o do meu pai tem 205/55R16, mas lá está, é o do meu pai. não gasta muito pneu, são bem mais baratos, piso mais alto, menos combustível gasto, no entanto são jantes normais. ele tem usado firestone, acho eu, nos últimos 2 jogos. são já mais de 300 mil naquele carro. o 1.9d que teve anteriormente não sei se trazia 15 ou também 16'.

            agora tens que ver, conforto ou estética. se for para andar na miséria das estradas de lisboa escolheria 16'.

            Comentário


              #7
              ...///...
              Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:06.

              Comentário


                #8
                ...///...
                Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:06.

                Comentário


                  #9
                  é pá o vitor como já te tinha dito atras isso é dinheiro mandado fora, as dimenções não fogem muito entre ambos pneus das jantes de 18 e 16, eu tambem tenho baixo perfil como tu dá outro look ao carro, e muito mais estabilidade, não vais andar em estradas de caminhos de cabras, logo não vejo qualquer razão para ires denegirir a imagem que tens do carro agora para por uma jantes que depois apenas vais benificiar um pouco ou quase nada no conforto em piso irregular, guarda mas é o dinheiro e investe noutra coisa e deixa-te estar que estás muito bem...

                  quanto a custos seja em 16 ou 18 os preços não fogem muito e tens bastante por onde escolher, se bem que não andas a mudar de set a cada 15 dias...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                    Não existem mais opiniões válidas?
                    Toma lá um um tópico interessante: http://forum.autohoje.com/forum-gera...smo-carro.html

                    Comentário


                      #11
                      Além da questão estética, não perdes nada em passar para jantes de 16". O que ganhas em aderência com as de 18" é tão residual, que duvido que notes.

                      Com 16", o carro fica mais confortável, gasta menos e anda mais.

                      Comentário


                        #12
                        ...///...
                        Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:06.

                        Comentário


                          #13
                          não, duram a mesma coisa, o desgaste é perante a tua condução, e percursos por onde andas, e ainda por cima michelins, se fosse outra marca rasca ai talvez...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                            é pá o vitor como já te tinha dito atras isso é dinheiro mandado fora, as dimenções não fogem muito entre ambos pneus das jantes de 18 e 16, eu tambem tenho baixo perfil como tu dá outro look ao carro, e muito mais estabilidade, não vais andar em estradas de caminhos de cabras, logo não vejo qualquer razão para ires denegirir a imagem que tens do carro agora para por uma jantes que depois apenas vais benificiar um pouco ou quase nada no conforto em piso irregular, guarda mas é o dinheiro e investe noutra coisa e deixa-te estar que estás muito bem...

                            quanto a custos seja em 16 ou 18 os preços não fogem muito e tens bastante por onde escolher, se bem que não andas a mudar de set a cada 15 dias...
                            Denegrir com jante de 16'' ?! Se fossem tampões de 14' até percebia.
                            Mas 16 é uma medida bem equilibrada para um pequeno familiar desta gama e potência.
                            Bons pneus de 18'' são muito mais caros que o seu equivalente de 16''.

                            Eu trocava - preço dos pneus, consumos, performance, conforto, menor desgaste na suspensão.
                            As perdas de grip absoluto e estética julgo serem bem inferiores aos ganhos.

                            Vendendo as jantes de 18 então ainda compensaria mais.

                            Comentário


                              #15
                              para andar em lisboa eu ia para 16 até mesmo para poupar a jante que aquilo é com cada buraco que até assusta e o Inverno esta ja ai á porta

                              Comentário


                                #16
                                para andar em lisboa eu ia para 16 até mesmo para poupar a jante que aquilo é com cada buraco que até assusta e o Inverno esta ja ai á porta

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                  Denegrir com jante de 16'' ?! Se fossem tampões de 14' até percebia.
                                  Mas 16 é uma medida bem equilibrada para um pequeno familiar desta gama e potência.
                                  Bons pneus de 18'' são muito mais caros que o seu equivalente de 16''.

                                  Eu trocava - preço dos pneus, consumos, performance, conforto, menor desgaste na suspensão.
                                  As perdas de grip absoluto e estética julgo serem bem inferiores aos ganhos.

                                  Vendendo as jantes de 18 então ainda compensaria mais.
                                  isso és tu , mas eu não, logo isto fica ao critério de cada um, quanto a custos cada um sabe de si na altura que compra o carro e as despesas que ele acarrecta atras...
                                  eu tambem tenho 18 no meu audi e ando em Lisboa carradas de vezes e não me ando aqui a queixar, e passei de 16' para 18' o inverso do que ele quer fazer, e nada haver o carro ficou logo outra coisa...

                                  então aqueles que teem 19' e 20' tambem vão meter jantes mais pequenas e pneus mais pequenos só para ganhar um pouco de conforto nos buracos, economia de combustivel isso é descutivel...

                                  Comentário


                                    #18
                                    ...///...
                                    Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:06.

                                    Comentário


                                      #19
                                      pronto o homem já tem tem a situação resolvida e sem gastos... e lá fica o carro ao seu gosto sem alterações...

                                      Comentário


                                        #20
                                        ...///...
                                        Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:12.

                                        Comentário


                                          #21
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                                          Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:07.

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                                            #22
                                            Lisboa está um autêntico um campo de guerra. 16 polegadas e mesmo assim...
                                            O trajecto que escolhes é que está errado mas isso sou eu que digo...

                                            Eu escolheria

                                            Alcantra -> Av Eua -> Expo
                                            Alcantra -> 2circular -> expo

                                            Leva menos tempo de que andar a inventar. E olha que conheço bem os atalhos todos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                              O meu problema não é fazer mais 0,5 ou 1 lt aos 100kms, nem danificar ou partir jantes em caminhos menos bons, eu só faço EN, IC e AE em bom estado e nem sequer é andar menos, este carro com os 137cv especificados (no real + 150cv) não deixa nada a desejar ao D4 do XC60 (que por acaso também tem jante 17")

                                              Os preços pneus andam mais caros 70€ cada unidade e se for Michelin o Pilot Sport 3 (70x4= 280,00€ mas pelo menos ainda duram 30.000 kms?)

                                              Agora coloco a pergunta, dado que este conjunto jante/roda pesa muito mais, o que poderá acontecer aos sistema do conjunto roda, transmissão, travões, suspensão, etc. ?
                                              eu tambem tenho esses michelin pilot sport 3 18' já levam mais de 30k feitos e ainda teem muito rasto portanto na boa ainda fazem mais outros 30k, logo 60k km's que foi o que fiz com o set de michelins anterior, quanto ao resto jantes de liga leve não pesam nada, sobretudo em transmição travões suspenção etc, isso é um carro e não um todo terreno, ainda por cima só fazes EN, IC e AE ainda mais me ajudas, basicamente só fazes estrada, se tivesses de andar por ai por locais fora do alcatrão ai sim isso com jantes e pneus de baixo perfil a curto prazo viria a trazer problemas , jantes empenadas e suspenção desgaste prematuro....

                                              digamos que para trabalho um sedan tambem não é a melhor opção, mas sim uma VAN(comercial)...

                                              Comentário


                                                #24
                                                ...///...
                                                Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:07.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                                  eu tambem tenho esses michelin pilot sport 3 18' já levam mais de 30k feitos e ainda teem muito rasto portanto na boa ainda fazem mais outros 30k, logo 60k km's que foi o que fiz com o set de michelins anterior, quanto ao resto jantes de liga leve não pesam nada, sobretudo em transmição travões suspenção etc, isso é um carro e não um todo terreno, ainda por cima só fazes EN, IC e AE ainda mais me ajudas, basicamente só fazes estrada, se tivesses de andar por ai por locais fora do alcatrão ai sim isso com jantes e pneus de baixo perfil a curto prazo viria a trazer problemas , jantes empenadas e suspenção desgaste prematuro....
                                                  60,000 kms? Os Michelin da V50-R estão a fazer 45.000, também fazem muita cidade Lisboa, além disso dia 3 ou 4 dias por semana Lisboa - Leiria e vs, mas nunca passa dos 130, quem anda com ele, também em 3 anos feitos em 1 Julho, 110k.

                                                  Mas o motor e caixa com as 18" não entra em esforço?

                                                  (pesa cada grupo jante 11,90 kgs + pneu, este que não consigo saber o peso mas deve rondar 7 kgs+-)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ...//...






















                                                    Editado pela última vez por vitor307; 23 April 2016, 12:11.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                                      60,000 kms? Os Michelin da V50-R estão a fazer 45.000, também fazem muita cidade Lisboa, além disso dia 3 ou 4 dias por semana Lisboa - Leiria e vs, mas nunca passa dos 130, quem anda com ele, também em 3 anos feitos em 1 Julho, 110k.

                                                      Mas o motor e caixa com as 18" não entra em esforço?

                                                      (pesa cada grupo jante 11,90 kgs + pneu, este que não consigo saber o peso mas deve rondar 7 kgs+-)
                                                      a velocidades estáveis e condução moderada e com o motor que tens no volvo isso não influencia nada, logo o desgate é pouco, nem o motor tem qualquer esforço, não estamos a falar de um carro de 50cv, mas de 137cv, jantes de 18 liga leve não é nada para ele... não há qualquer razão para preocupações

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                                        isso és tu , mas eu não, logo isto fica ao critério de cada um, quanto a custos cada um sabe de si na altura que compra o carro e as despesas que ele acarrecta atras...
                                                        eu tambem tenho 18 no meu audi e ando em Lisboa carradas de vezes e não me ando aqui a queixar, e passei de 16' para 18' o inverso do que ele quer fazer, e nada haver o carro ficou logo outra coisa...

                                                        então aqueles que teem 19' e 20' tambem vão meter jantes mais pequenas e pneus mais pequenos só para ganhar um pouco de conforto nos buracos, economia de combustivel isso é descutivel...
                                                        O carro ficou outra coisa esteticamente só, ponto.
                                                        Todos os restantes critérios mensuráveis pioraram à excepção do grip puro.
                                                        Que, quando de facto aproveitado face a uma jante de 16' vai sim colocar mais esforço sobre os elementos da suspensão (casquilhos, apoios e companhia)

                                                        É um pequeno familiar, que também vem de origem com jante de 16, não tem pretensões desportivas nem fica particularmente mal com jante mais pequenas, dado que não é anafado como muitos dos carros modernos.

                                                        PS. Conheço bem o carro em questão já conduzi várias vezes uma V40 com esse motor, e jante de 16 ou 17 não me recordo.

                                                        Os que têm 19 ou 20' é bom que tenham carros que o justifiquem senão é um desperdício.
                                                        Jantes grandes só para o cenário dizem me pouco, quando estão em causa perdas noutros aspectos do carro, é preciso haver equilíbrio.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                          O carro ficou outra coisa esteticamente só, ponto.
                                                          Todos os restantes critérios mensuráveis pioraram à excepção do grip puro.
                                                          Que, quando de facto aproveitado face a uma jante de 16' vai sim colocar mais esforço sobre os elementos da suspensão (casquilhos, apoios e companhia)

                                                          É um pequeno familiar, que também vem de origem com jante de 16, não tem pretensões desportivas nem fica particularmente mal com jante mais pequenas, dado que não é anafado como muitos dos carros modernos.
                                                          PS. Conheço bem o carro em questão já conduzi várias vezes uma V40 com esse motor, e jante de 16 ou 17 não me recordo.
                                                          A comentar:

                                                          1. O S40 foi apresentado no mercado mundial em 2004, veio com o T4 e com o Diesel 2000cc 137 cv 320 Nm descritos, mas na realidade são 150cv, 350Nm sempre mencionado e medido em bancos. Mas isso é um assunto de fiscalidade segundo o argumento da Volvo cars.

                                                          2. O S40 2.0d está no segmento D, e que serviu na sua apresentação foi mesmo em diesel 2.0d, com a mesma cor "Verde Safira" e estas JLL Atreus 7,5 x 18", daí a paixão da minha mulher quando viu este carro, dado que ela esteve também presente na Suécia a convite da AS Porto e muito raro se ver esta cor em Portugal. (ela ver o seu carro do seu sonho com 90.000 kms!)

                                                          3. Tenho uma V50 D2 R-Design de Julho 2012 MY13, 115 cv e 270 Nm, que vem de origem com JLL 17" e como tem o chassi rebaixado, nota-se ser menos confortável que a sua irmã V50 D2 Momentum com JLL 16", mas devido ao também ao chassi. (tive uma de Jan 2011)

                                                          A V50-R com o seu 1.6 115 cv, não é nem parecido com o 2.0D ou com o D3, mas mesmo assim após passar as 2000 rpm ele chega ao limite para qual está limitado de fábrica e nem necessita de muito esforço. Isso com JLL 17"

                                                          Este 2.0D com estas JLL 18" ainda não senti nada de anormal, nem sequer o acho que seja pouco confortável, nunc asenti algum diferente da V50 ou XC60 (também este JLL 17"), mas de facto acho uma aderência muito superior aos outros que tenho e já tive.

                                                          Com isto não pretendo me auto convencer que JLL 18" são formidáveis além da estética, mas apenas estou preocupado com que possa danificar os sistemas/conjunto de rodas.

                                                          Em todo o caso já tenho 2 ofertas, uma de venda (baratos cerca de 10% do valor real) de 4 JLL da V60 16" e tenho ainda a oferta troca por troca de 4 JLL e 4 Pneus Michelin 16" de um V40 MY15, com 5.000 kms +-.

                                                          (aqui em baixo a foto do conjunto do JJL 7 x 16" + Michelin de um V40 MY15 5.000 kms)








                                                          Editado pela última vez por vitor307; 27 August 2015, 22:11.

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                                                            Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
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                                                            Este 2.0D com estas JJL 18" ainda não senti nada de anormal, nem sequer o acho que seja pouco confortável, nunc asenti algum diferente da V50 ou XC60 (também este JJL 17"), mas de facto acho uma aderência muito superior aos outros que tenho e já tive.

                                                            Com isto não pretendo me auto convencer que JLL 18" são formidáveis além da estética, mas apenas estou preocupado com que possa danificar os sistemas/conjunto de rodas.



                                                            (aqui em baixo a foto do conjunto do JJL 7 x 16" + Michelin de um V40 MY15 5.000 kms)








                                                            se estás satifeito dito por ti próprio, quanto a danos não tens que ter quaisquer receios, isso são tudo preconceitos que criaste na cabeça, e bloqueas-te nesse ponto e pronto não passas dai, esquece isso estás bem como estás, e olha bem a estética das jantes que te levou a comprar o dito , agora a olhar para umas 16 não vais ficar melhor nem pior com a troca, apenas na estética...

                                                            como te disse isso está muito bem como está, simplesmente deu-te para ai... geralmente a troca é sempre para maior e não para menor, e tu tens carro mais que capaz para o equipamento que teem... não há qualquer razão para preocupações...

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