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Trocar ou colocar Jantes 16" pelas 18" que tenho no meu S40 2.0 D
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se estás bem como estás com 18' porquê ir mudar para 16' e já sabes que vais ficar pior, eu não fazia a troca, e sim estando tu habituado ao comportamento do carro com 18' passando passando para 16' tinhas de ter voltar a adaptar pois ias estranhar e muito...
isso não apenas, se fosse o inverso passar de 16 para 18 era uma coisa agora de grande para pequeno... não conpensa...
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Acho uma boa ideia.
Ganhas melhor progressividade de reacções quando estás perto dos limites, não estás tão vulnerável a situações de hidroplanagem, o conforto de rolamento será superior, terás melhorias nas performances do carro, deverás consumir um pouco menos e os preços dos pneus serão menos pornográficos.
As únicas vantagens das jantes de 18 serão um melhor comportamento em curva, no piso seco, contrabalançado com reacções mais bruscas em situações limite e - a relativa - "vantagem" estética das mesmas.
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o do meu pai tem 205/55R16, mas lá está, é o do meu pai. não gasta muito pneu, são bem mais baratos, piso mais alto, menos combustível gasto, no entanto são jantes normais. ele tem usado firestone, acho eu, nos últimos 2 jogos. são já mais de 300 mil naquele carro. o 1.9d que teve anteriormente não sei se trazia 15 ou também 16'.
agora tens que ver, conforto ou estética. se for para andar na miséria das estradas de lisboa escolheria 16'.
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é pá o vitor como já te tinha dito atras isso é dinheiro mandado fora, as dimenções não fogem muito entre ambos pneus das jantes de 18 e 16, eu tambem tenho baixo perfil como tu dá outro look ao carro, e muito mais estabilidade, não vais andar em estradas de caminhos de cabras, logo não vejo qualquer razão para ires denegirir a imagem que tens do carro agora para por uma jantes que depois apenas vais benificiar um pouco ou quase nada no conforto em piso irregular, guarda mas é o dinheiro e investe noutra coisa e deixa-te estar que estás muito bem...
quanto a custos seja em 16 ou 18 os preços não fogem muito e tens bastante por onde escolher, se bem que não andas a mudar de set a cada 15 dias...
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Originalmente Colocado por vitor307 Ver PostNão existem mais opiniões válidas?
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Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Posté pá o vitor como já te tinha dito atras isso é dinheiro mandado fora, as dimenções não fogem muito entre ambos pneus das jantes de 18 e 16, eu tambem tenho baixo perfil como tu dá outro look ao carro, e muito mais estabilidade, não vais andar em estradas de caminhos de cabras, logo não vejo qualquer razão para ires denegirir a imagem que tens do carro agora para por uma jantes que depois apenas vais benificiar um pouco ou quase nada no conforto em piso irregular, guarda mas é o dinheiro e investe noutra coisa e deixa-te estar que estás muito bem...
quanto a custos seja em 16 ou 18 os preços não fogem muito e tens bastante por onde escolher, se bem que não andas a mudar de set a cada 15 dias...
Mas 16 é uma medida bem equilibrada para um pequeno familiar desta gama e potência.
Bons pneus de 18'' são muito mais caros que o seu equivalente de 16''.
Eu trocava - preço dos pneus, consumos, performance, conforto, menor desgaste na suspensão.
As perdas de grip absoluto e estética julgo serem bem inferiores aos ganhos.
Vendendo as jantes de 18 então ainda compensaria mais.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostDenegrir com jante de 16'' ?! Se fossem tampões de 14' até percebia.
Mas 16 é uma medida bem equilibrada para um pequeno familiar desta gama e potência.
Bons pneus de 18'' são muito mais caros que o seu equivalente de 16''.
Eu trocava - preço dos pneus, consumos, performance, conforto, menor desgaste na suspensão.
As perdas de grip absoluto e estética julgo serem bem inferiores aos ganhos.
Vendendo as jantes de 18 então ainda compensaria mais.
eu tambem tenho 18 no meu audi e ando em Lisboa carradas de vezes e não me ando aqui a queixar, e passei de 16' para 18' o inverso do que ele quer fazer, e nada haver o carro ficou logo outra coisa...
então aqueles que teem 19' e 20' tambem vão meter jantes mais pequenas e pneus mais pequenos só para ganhar um pouco de conforto nos buracos, economia de combustivel isso é descutivel...
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Pastis
Lisboa está um autêntico um campo de guerra. 16 polegadas e mesmo assim...
O trajecto que escolhes é que está errado mas isso sou eu que digo...
Eu escolheria
Alcantra -> Av Eua -> Expo
Alcantra -> 2circular -> expo
Leva menos tempo de que andar a inventar. E olha que conheço bem os atalhos todos.
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Originalmente Colocado por vitor307 Ver PostO meu problema não é fazer mais 0,5 ou 1 lt aos 100kms, nem danificar ou partir jantes em caminhos menos bons, eu só faço EN, IC e AE em bom estado e nem sequer é andar menos, este carro com os 137cv especificados (no real + 150cv) não deixa nada a desejar ao D4 do XC60 (que por acaso também tem jante 17")
Os preços pneus andam mais caros 70€ cada unidade e se for Michelin o Pilot Sport 3 (70x4= 280,00€ mas pelo menos ainda duram 30.000 kms?)
Agora coloco a pergunta, dado que este conjunto jante/roda pesa muito mais, o que poderá acontecer aos sistema do conjunto roda, transmissão, travões, suspensão, etc. ?
digamos que para trabalho um sedan tambem não é a melhor opção, mas sim uma VAN(comercial)...
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Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Posteu tambem tenho esses michelin pilot sport 3 18' já levam mais de 30k feitos e ainda teem muito rasto portanto na boa ainda fazem mais outros 30k, logo 60k km's que foi o que fiz com o set de michelins anterior, quanto ao resto jantes de liga leve não pesam nada, sobretudo em transmição travões suspenção etc, isso é um carro e não um todo terreno, ainda por cima só fazes EN, IC e AE ainda mais me ajudas, basicamente só fazes estrada, se tivesses de andar por ai por locais fora do alcatrão ai sim isso com jantes e pneus de baixo perfil a curto prazo viria a trazer problemas , jantes empenadas e suspenção desgaste prematuro....
Mas o motor e caixa com as 18" não entra em esforço?
(pesa cada grupo jante 11,90 kgs + pneu, este que não consigo saber o peso mas deve rondar 7 kgs+-)
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Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post60,000 kms? Os Michelin da V50-R estão a fazer 45.000, também fazem muita cidade Lisboa, além disso dia 3 ou 4 dias por semana Lisboa - Leiria e vs, mas nunca passa dos 130, quem anda com ele, também em 3 anos feitos em 1 Julho, 110k.
Mas o motor e caixa com as 18" não entra em esforço?
(pesa cada grupo jante 11,90 kgs + pneu, este que não consigo saber o peso mas deve rondar 7 kgs+-)
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Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Postisso és tu , mas eu não, logo isto fica ao critério de cada um, quanto a custos cada um sabe de si na altura que compra o carro e as despesas que ele acarrecta atras...
eu tambem tenho 18 no meu audi e ando em Lisboa carradas de vezes e não me ando aqui a queixar, e passei de 16' para 18' o inverso do que ele quer fazer, e nada haver o carro ficou logo outra coisa...
então aqueles que teem 19' e 20' tambem vão meter jantes mais pequenas e pneus mais pequenos só para ganhar um pouco de conforto nos buracos, economia de combustivel isso é descutivel...
Todos os restantes critérios mensuráveis pioraram à excepção do grip puro.
Que, quando de facto aproveitado face a uma jante de 16' vai sim colocar mais esforço sobre os elementos da suspensão (casquilhos, apoios e companhia)
É um pequeno familiar, que também vem de origem com jante de 16, não tem pretensões desportivas nem fica particularmente mal com jante mais pequenas, dado que não é anafado como muitos dos carros modernos.
PS. Conheço bem o carro em questão já conduzi várias vezes uma V40 com esse motor, e jante de 16 ou 17 não me recordo.
Os que têm 19 ou 20' é bom que tenham carros que o justifiquem senão é um desperdício.
Jantes grandes só para o cenário dizem me pouco, quando estão em causa perdas noutros aspectos do carro, é preciso haver equilíbrio.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostO carro ficou outra coisa esteticamente só, ponto.
Todos os restantes critérios mensuráveis pioraram à excepção do grip puro.
Que, quando de facto aproveitado face a uma jante de 16' vai sim colocar mais esforço sobre os elementos da suspensão (casquilhos, apoios e companhia)
É um pequeno familiar, que também vem de origem com jante de 16, não tem pretensões desportivas nem fica particularmente mal com jante mais pequenas, dado que não é anafado como muitos dos carros modernos.
PS. Conheço bem o carro em questão já conduzi várias vezes uma V40 com esse motor, e jante de 16 ou 17 não me recordo.
1. O S40 foi apresentado no mercado mundial em 2004, veio com o T4 e com o Diesel 2000cc 137 cv 320 Nm descritos, mas na realidade são 150cv, 350Nm sempre mencionado e medido em bancos. Mas isso é um assunto de fiscalidade segundo o argumento da Volvo cars.
2. O S40 2.0d está no segmento D, e que serviu na sua apresentação foi mesmo em diesel 2.0d, com a mesma cor "Verde Safira" e estas JLL Atreus 7,5 x 18", daí a paixão da minha mulher quando viu este carro, dado que ela esteve também presente na Suécia a convite da AS Porto e muito raro se ver esta cor em Portugal. (ela ver o seu carro do seu sonho com 90.000 kms!)
3. Tenho uma V50 D2 R-Design de Julho 2012 MY13, 115 cv e 270 Nm, que vem de origem com JLL 17" e como tem o chassi rebaixado, nota-se ser menos confortável que a sua irmã V50 D2 Momentum com JLL 16", mas devido ao também ao chassi. (tive uma de Jan 2011)
A V50-R com o seu 1.6 115 cv, não é nem parecido com o 2.0D ou com o D3, mas mesmo assim após passar as 2000 rpm ele chega ao limite para qual está limitado de fábrica e nem necessita de muito esforço. Isso com JLL 17"
Este 2.0D com estas JLL 18" ainda não senti nada de anormal, nem sequer o acho que seja pouco confortável, nunc asenti algum diferente da V50 ou XC60 (também este JLL 17"), mas de facto acho uma aderência muito superior aos outros que tenho e já tive.
Com isto não pretendo me auto convencer que JLL 18" são formidáveis além da estética, mas apenas estou preocupado com que possa danificar os sistemas/conjunto de rodas.
Em todo o caso já tenho 2 ofertas, uma de venda (baratos cerca de 10% do valor real) de 4 JLL da V60 16" e tenho ainda a oferta troca por troca de 4 JLL e 4 Pneus Michelin 16" de um V40 MY15, com 5.000 kms +-.
(aqui em baixo a foto do conjunto do JJL 7 x 16" + Michelin de um V40 MY15 5.000 kms)
Editado pela última vez por vitor307; 27 August 2015, 22:11.
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Originalmente Colocado por vitor307 Ver PostA comentar:
Este 2.0D com estas JJL 18" ainda não senti nada de anormal, nem sequer o acho que seja pouco confortável, nunc asenti algum diferente da V50 ou XC60 (também este JJL 17"), mas de facto acho uma aderência muito superior aos outros que tenho e já tive.
Com isto não pretendo me auto convencer que JLL 18" são formidáveis além da estética, mas apenas estou preocupado com que possa danificar os sistemas/conjunto de rodas.
(aqui em baixo a foto do conjunto do JJL 7 x 16" + Michelin de um V40 MY15 5.000 kms)
como te disse isso está muito bem como está, simplesmente deu-te para ai... geralmente a troca é sempre para maior e não para menor, e tu tens carro mais que capaz para o equipamento que teem... não há qualquer razão para preocupações...
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