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Montagem sistema VTEC? What??

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    Montagem sistema VTEC? What??

    Boas tardes!

    Na conversa com um colega meu sobre o meu carro (Honda Concerto 1.6i 16v 150cv), ele perguntou-me se era VTEC, ao que lhe respondi que não. Então ele perguntou-me: "Porque não metes então?".
    Pensava que o sistema VTEC era um sistema que já vem com o carro (ou neste caso com o motor?).
    A minha questão é: Sistema VTEC já vem com o carro e é algo já de origem OU dá para montar? Se der para montar, entre que valores ficará?

    Peço desde já desculpa acerca da minha ignorância :P

    Cumprimentos!
    Wraathz

    #2
    Eu acho que o que ele queria dizer era: "Por que não metes um motor com sistema VTEC?", ou seja trocar de motor, colocando um com o dito sistema.

    Comentário


      #3
      Poder até podes, não sei se a despesa compensa. Talvez vender esse carro e ir buscar um com sistema já montado........................ou na melhor das hipoteses trocar o motor

      Comentário


        #4
        compras a tampa do motor a dizer vtec montas no teu motor e chegas ao pé do teu amigo, e dizes-lhe que já tens um VTEC no carro, só para fazer inveja...

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          #5
          Bem me parecia que era algo que já vinha de origem e que não era montado
          Muito obrigado pessoal!

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            #6
            Ainda bem que o mês de Agosto já está a terminar...vem ai as aulas.

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              #7
              Mudas a cabeça.

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                #8
                Antes de mais esse motor tem 130 cv e não 150 cv...montar o sistema v-tec é possivel mas não sei se por si só de obtém a potencia das versões com esse sistema...se calhar também terás que alterar a centralina, não deve ficar barato de fazer tendo em conta os ganhos...esse concerto 1.6 16v já se mexe muito bem...

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                  #9
                  O Sistema VTEC nem é para aumentar a potência mas sim para diminuir o consumo....

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                    #10
                    Mas será realmente possível adaptar o D16a9 para Vtec? O bloco tem os oil channels necessarios?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      O Sistema VTEC nem é para aumentar a potência mas sim para diminuir o consumo....
                      Sim, até porque o VTEC nasceu na formula 1 e visava realmente que o Senna gastasse menos combustível.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        O Sistema VTEC nem é para aumentar a potência mas sim para diminuir o consumo....
                        correcto, mas a malta nova é tão experiente no assunto que pensa que ter um motor vtec num honda significa potência abismal...

                        até andam doidos quando procuram um honda tem de ter um vtec debaixo do capô snão não presta... e depois é o normal, arrebentar com o carro, rebaixar, jantes maiores, linha de escape directa e andar fazer cagaçal por todo lado onde passam... e volta e meia estoira tudo e ficam a pé e não há dinheiro para reparar... enfim esta juventude de hoje...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                          correcto, mas a malta nova é tão experiente no assunto que pensa que ter um motor vtec num honda significa potência abismal...

                          até andam doidos quando procuram um honda tem de ter um vtec debaixo do capô snão não presta... e depois é o normal, arrebentar com o carro, rebaixar, jantes maiores, linha de escape directa e andar fazer cagaçal por todo lado onde passam... e volta e meia estoira tudo e ficam a pé e não há dinheiro para reparar... enfim esta juventude de hoje...
                          Já há muitos anos que é assim, não me parece que seja só com a juventude de hoje... Diria mais que é comum entre os azeiteiros... Tanto os de há 20 anos atrás, como os de agora.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                            Já há muitos anos que é assim, não me parece que seja só com a juventude de hoje... Diria mais que é comum entre os azeiteiros... Tanto os de há 20 anos atrás, como os de agora.
                            sim tens toda a razão, e se te recordas a 20 anos eram apelidados como os caixões com rodas, era cada acidente que até metia dó de ver naquela epoca, enfim é mesmo isso mudam-se as gerações mas a azeiteisse continua a ser transmitida e as mesmas asneiras a ser cometidas, não aprendem...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                              correcto, mas a malta nova é tão experiente no assunto que pensa que ter um motor vtec num honda significa potência abismal...

                              até andam doidos quando procuram um honda tem de ter um vtec debaixo do capô snão não presta... e depois é o normal, arrebentar com o carro, rebaixar, jantes maiores, linha de escape directa e andar fazer cagaçal por todo lado onde passam... e volta e meia estoira tudo e ficam a pé e não há dinheiro para reparar... enfim esta juventude de hoje...
                              O V-TEC quando foi inventado visava combinar boas performances tanto a baixa rotação, como a altas rotações.

                              Um motor não V-TEC pode ter a mesma potência máxima do que um V-TEC. Não é o V-TEC que diretamente proporciona mais potência.
                              Mas sem o V-TEC esse motor iria ter um comportamento a baixas rotações praticamente impossível de circular no dia a dia.
                              O V-TEC combina precisamente essa associação. Ou seja, permite-te ter um motor de elevada potência e com uma disponibilidade a baixas rotações, suficiente para uma utilização quotidiana. Foi para isso que o V-TEC foi inventado.

                              A questão dos consumos foi uma consequência. A primeira era precisamente obter um compromisso entre elevada potência específica e facilidade de utilização a baixas rotações.

                              A Honda podia, da mesma forma que o fez, produzir um motor 1.6 de 160 CV sem V-TEC. Ia era ter um comportamento deficiente a baixas rotações. Foi para isso sim, que o V-TEC foi criado. Tendo melhor resposta a baixas rotações é natural que seja mais gastador até do que se não tivesse V-TEC. Agora com o sistema podes andar a baixas rotações. Mas nada podes aferir sobre os consumos.

                              Sistemas de variação de do tempo de abertura de válvulas para permitirem melhor eficiência energética foram desenvolvidos mais tarde do que o sistema original. O propósito original era apenas e só um: combinar as elevadas performances de potências específicas elevadas, com um bom comportamento a baixas rotações. Nessa equação nunca entrou o consumo, só mais tarde.

                              Comentário


                                #16
                                Entrar no VTEC é entrar na twilight zone...

                                Comentário


                                  #17
                                  Atenção existe vtec e vtec-e , este ultimo criado para os consumos !

                                  O vtec normal funciona em altas rotações
                                  O vtec-e funciona em baixas rpm ate as 3000rpm
                                  O vtec 3 stage tem então os 2 modos aliando força e economia a baixas rotações a uma boa performance em altas rpm.
                                  Editado pela última vez por Miguelspc; 30 August 2015, 03:05.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    O Sistema VTEC nem é para aumentar a potência mas sim para diminuir o consumo....
                                    como é que uma coisa que entra as 5,500 rpm serve para diminuir o consumo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                      como é que uma coisa que entra as 5,500 rpm serve para diminuir o consumo?
                                      Pois!!! É para diminuir o consumo a essa rotação: enquanto um carro normal consome 10 l às 5500 rpm, este só gasta 9!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                        como é que uma coisa que entra as 5,500 rpm serve para diminuir o consumo?
                                        Fácil... pensa ao contrário... as cames de altas rotações são as "normais" e as de baixas rotações são optimizadas para consumos.

                                        É só não partir do princípio que são as cames de altas rotações que são as especiais e já tens um sistema que permite em teoria reduzir consumos mantendo a potência máxima. Claro que nem todos os vtecs são assim mas como já referiram, alguns deles são.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          O Sistema VTEC nem é para aumentar a potência mas sim para diminuir o consumo....
                                          O principio em que o amigo se baseia para dizer isto esta de certa forma correcto, mas de facto o VTEC, assim como praticamente todos os sistemas de abertura variavel de valvulas (que nem è da autoria da Honda), foi sim desenvolvido com o proposito de atingir uma potencia mais elevada tornando a mistura mais rica, menos eficiente mas capaz de compensar a perda de potencia na faixa em que um motor, obrigadoriamente "afinado" para baixas rpms e consumos/emissoes, comecaria a entrar em perda. Esta perda de potencia acaba por ser "adiada" para uma faixa de rotacao superior, traduzindo-se num aumento de potencia.

                                          Nenhuma marca produz um motor para um carro de producao optimizado para altas rpms, e depois, porque ficaria "desafinado" para baixas rpms, introduz-lhe um sistema que adapta o motor para as baixas rpms a pensar nos consumos. Trata-se sim do inverso

                                          Esse Honda concerto, como ja foi aqui dito, tem sim 130cv que, para o peso, torna-o uma maquina que anda bastante bem, capaz de fazer consumos comedidos.

                                          O meu pai ainda hoje tem um Rover 416 GTI, originalmente equipado com o mesmo motor mas catalizado, dispondo por isso originalmente de 122cv. Tem hoje quase 400.000km e nunca foi aberto. Levou uma embraiagem, o interior e pintura estao nas couves, mas o motor ainda goza de boa saude, sendo o consumo de oleo minimo Grandes maquinas, de certa forma desactualizadas para os padroes actuais, mas representantes dignos de uma altura em que a industria automovel era entusiasmante.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                            como é que uma coisa que entra as 5,500 rpm serve para diminuir o consumo?
                                            Dizer que o Vtec é para para consumos... a heresia

                                            Basicamente como já foi explicado, o Vtec permite ter um motor pontudo em altas (fazendo bastante potência) mas com baixas utilizáveis.

                                            Assim consegue-se circular no dia a dia (abaixo do Vtec) bastante bem.
                                            Sem Vtec (assumindo que se mantinha a potência) iamos ter um motor que só desenvolvia em altas, aumentando efectivamente o consumo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                              Mudas a cabeça.
                                              qual, a dele ou a do motor? ou as duas?


                                              Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                                              Já há muitos anos que é assim, não me parece que seja só com a juventude de hoje... Diria mais que é comum entre os azeiteiros... Tanto os de há 20 anos atrás, como os de agora.
                                              é isto, simplesmente. os de ontem e hoje, nas suas pretensões acabam por ser equivalentes.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                Fácil... pensa ao contrário... as cames de altas rotações são as "normais" e as de baixas rotações são optimizadas para consumos.

                                                É só não partir do princípio que são as cames de altas rotações que são as especiais e já tens um sistema que permite em teoria reduzir consumos mantendo a potência máxima. Claro que nem todos os vtecs são assim mas como já referiram, alguns deles são.
                                                O vtec-e usa 12v em baixas e depois das 3000 rpm usa as 16v normais sem mais nenhuma alteraçao , o Vtec 3 stage usa este modo e acrescenta ainda as 5000 rpm outro stage para aumentar a potencia especifica .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Da para colocar vtec num Honda non-vtec, isso acontece muito nos 1.4 IS em que o pessoal faz ao que se chama "mini me", coloca a cabeça do 1.5 + ECU + admissão de ar e puf tens o carro com vtec, existem montes de DIY sobre isso na net, contudo arranjar as peças é que é a parte difícil e cara... :S

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                    Ainda bem que o mês de Agosto já está a terminar...vem ai as aulas.
                                                    pensei o mesmo... mas vamos dar um desconto ao rapaz pois todos temos que começar de alguma forma e se não aceitássemos putos obcecados um dia ia deixar de haver fórum. pergunta o que quiseres rapaz.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                      O V-TEC quando foi inventado visava combinar boas performances tanto a baixa rotação, como a altas rotações.

                                                      Um motor não V-TEC pode ter a mesma potência máxima do que um V-TEC. Não é o V-TEC que diretamente proporciona mais potência.
                                                      Mas sem o V-TEC esse motor iria ter um comportamento a baixas rotações praticamente impossível de circular no dia a dia.
                                                      O V-TEC combina precisamente essa associação. Ou seja, permite-te ter um motor de elevada potência e com uma disponibilidade a baixas rotações, suficiente para uma utilização quotidiana. Foi para isso que o V-TEC foi inventado.

                                                      A questão dos consumos foi uma consequência. A primeira era precisamente obter um compromisso entre elevada potência específica e facilidade de utilização a baixas rotações.

                                                      A Honda podia, da mesma forma que o fez, produzir um motor 1.6 de 160 CV sem V-TEC. Ia era ter um comportamento deficiente a baixas rotações. Foi para isso sim, que o V-TEC foi criado. Tendo melhor resposta a baixas rotações é natural que seja mais gastador até do que se não tivesse V-TEC. Agora com o sistema podes andar a baixas rotações. Mas nada podes aferir sobre os consumos.

                                                      Sistemas de variação de do tempo de abertura de válvulas para permitirem melhor eficiência energética foram desenvolvidos mais tarde do que o sistema original. O propósito original era apenas e só um: combinar as elevadas performances de potências específicas elevadas, com um bom comportamento a baixas rotações. Nessa equação nunca entrou o consumo, só mais tarde.

                                                      ai ai ai, primeiramente, quem criou o topico, 16i16, tens um d16a9 ou a8 se for catalizado, depois nao sao de 150 mas sim de 130, isso ja foi aqui dito, quanto a quem fiz citacao, o motor vtec nao tem baixas nenhumas, o d16a9 nao tem vtec, e em baixas, venha qualquer vtec 1.6, alias, dentro da serie d, venha qualquer um, o motor d16a9 e d16a8, sao os unicos series d com dual cams, o que faz logo toda a diferença, foram motores para combater os motores 4ge da toyota! Portanto o vtec é bom sim senhor mas a partir das series B

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por templario Ver Post
                                                        ai ai ai, primeiramente, quem criou o topico, 16i16, tens um d16a9 ou a8 se for catalizado, depois nao sao de 150 mas sim de 130, isso ja foi aqui dito, quanto a quem fiz citacao, o motor vtec nao tem baixas nenhumas, o d16a9 nao tem vtec, e em baixas, venha qualquer vtec 1.6, alias, dentro da serie d, venha qualquer um, o motor d16a9 e d16a8, sao os unicos series d com dual cams, o que faz logo toda a diferença, foram motores para combater os motores 4ge da toyota! Portanto o vtec é bom sim senhor mas a partir das series B
                                                        O motor Honda 1.6 16 válvulas de 160 cv não era vtec?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                          O motor Honda 1.6 16 válvulas de 160 cv não era vtec?
                                                          Acho que não. Esse 1.6i16 era o mesmo dos rovers 416i com 122cv catalisador e sem o mesmo, com 130.

                                                          Havia tambem o 1.5 ou 1.6 não sei bem, que era iVT de 150cv, esse tinha vtec?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Acho que não. Esse 1.6i16 era o mesmo dos rovers 416i com 122cv catalisador e sem o mesmo, com 130.

                                                            Havia tambem o 1.5 ou 1.6 não sei bem, que era iVT de 150cv, esse tinha vtec?

                                                            Sim...o B16A1 equipava os CRX e Civics Vtec (ou iVT), um 1.6cc Vtec com 150cv.

                                                            Depois saiu o B16A2, nos CRX Del Sol VTI e Civics VTI, um 1.6cc Vtec com 160cv.

                                                            Ainda dentro dos 1.6cc, saiu o B16B (apenas no Japao) que equipava o primeiro Civic Type R (Ek9, mesma carrocaria do Ek4 VTI que se vendeu por ca), um 1.6cc Vtec com 185cv.

                                                            Ainda dentro da serie B, sairam os B18, C4, C5 e C6...1.8cc Vtec com 169cv, 192cv e 195cv respectivamente (talvez estes ultimos dois nao esteja 100% correcto quanto ao exacto valor de potencia). Estes motores equiparam os Civics 1.8 VTI e Integra Type R.

                                                            Ainda houveram os 2.2VTI nos Prelude tambem.

                                                            Informacao correcta relativamente ao 16i16

                                                            Comentário

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