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    Somos especiais!

    Meti-lhe um nome pomposo para chamar mais à atenção!
    Este tópico será para apresentar e comentar (se o quiserem!) edições especiais, motores que só se tenham vendido em Portugal.
    Será igualmente para competições monomarca ou competições de um tipo que só exista no nosso retângulo, ou nas ilhas, pois porque tambem são portuguesas e que muita gente não se lembra delas.

    #2
    Se não estou enganado houve no BMW Serie 3 na serie E30, uma motorização especial que só era vendida cá no burgo.

    Comentário


      #3
      Lembro-me de um Peugeot 106 Rallye edição exclusiva para cá.

      De igual forma existiram motores que tentaram contornar a questão dos impostos sobre a cilindrada: um Mercedes 190E 1.7 e um C200K

      Comentário


        #4
        Suzuki Swift Bi-Tone


        Era uma versão especial, vendida unicamente em solo português, esta versão destacava-se por ser personalisável, podia-se alterar a cor do tejadilho e a cor da carroçaria.Estava disponivel em 3 e 5 portas e em todas as motorizações .

        Comentário


          #5
          Talvez o E30 20is, que tinha quase a potencia do M3.
          Outros foram Alfa 164 V6 TB, Alfa 166V6 TB e Alfa GTV V6 TB, que apenas foram vendidos em Italia e Portugal derivado de nestes dois paises os impostos serem sobre a cilindrada e não sobre a potencia, estes motores conseguiam ter o nivel de potencia de por exemplo um BMW 530i com motor 3000cc, com apenas 2000cc e ter vantagem nisso pois pagavam bastante menos de imposto.
          Já no resto da Europa os impostos eram sobre a potencia e nesses mercados batalhavam os Alfas 2.5 V6 NA e 3.0 V6 NA.

          Comentário


            #6
            Hyundai Getz G1 (1.6 110cv). Edição limitada do Entreposto apenas em PT.

            http://www.autohoje.com/index.php/no...-g1-com-110-cv

            E não é preciso sair do forum para encontrar um:

            http://forum.autohoje.com/diario-de-...g1-2007-a.html

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
              Se não estou enganado houve no BMW Serie 3 na serie E30, uma motorização especial que só era vendida cá no burgo.
              Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
              Talvez o E30 20is, que tinha quase a potencia do M3.
              Outros foram Alfa 164 V6 TB, Alfa 166V6 TB e Alfa GTV V6 TB, que apenas foram vendidos em Italia e Portugal derivado de nestes dois paises os impostos serem sobre a cilindrada e não sobre a potencia, estes motores conseguiam ter o nivel de potencia de por exemplo um BMW 530i com motor 3000cc, com apenas 2000cc e ter vantagem nisso pois pagavam bastante menos de imposto.
              Já no resto da Europa os impostos eram sobre a potencia e nesses mercados batalhavam os Alfas 2.5 V6 NA e 3.0 V6 NA.


              De facto o 320is, era somente comercializado em Portugal e Itália.

              Comentário


                #8
                Se me recordo, o ALFA 75 Trofeo (1.6), também foi para o mercado português...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  Lembro-me de um Peugeot 106 Rallye edição exclusiva para cá.

                  De igual forma existiram motores que tentaram contornar a questão dos impostos sobre a cilindrada: um Mercedes 190E 1.7 e um C200K
                  Aqui está ele
                  Peugeot 106 Rallye R2


                  Foi uma edição/motor especial para Portugal, foram feitos apenas 50 unidades.
                  Tinha material da equipa da divisão Peugeot-Talbot, possuia ainda alterações na suspensão , travões , jantes 14 polegadas speedline mistra, cintos Sabelt e o motor tinha 106cv.

                  Comentário


                    #10
                    Lembrei-me logo desta bela competição


                    Troféu YARIS CUP
                    Este ano tem o nome de "Zoom Dmack Yaris Cup 2015"

















                    Mais fotos aqui: https://www.facebook.com/trofeuyaris/photos_stream

                    Comentário


                      #11
                      Ou ainda, o Mercedes Classe C (W202) com o 200D multiválvulas, somente para o mercado Português... em que este motor tinha 88cv versus a sua versão normal e comercializada em outros países, que tinha 75cv.

                      Comentário


                        #12
                        O Saxo Cup não era só nacional também?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                          O Saxo Cup não era só nacional também?


                          Não...


                          O que era chamado de SXO CUP em Portugal, em outros mercados era o SAXO VTS.
                          Editado pela última vez por nto; 03 September 2015, 11:06.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                            O Saxo Cup não era só nacional também?
                            A designação acho que sim. O "nosso" cup tinha a designação VTS nos outros mercados. Cá a VTS era o 1.4...

                            Penso não estar enganado.

                            Comentário


                              #15
                              Entao nao existia o vts 1.4 lá fora ?

                              Comentário


                                #16
                                Saxo cup, versão comercial é que acho que só ouve cá em PT

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post
                                  Saxo cup, versão comercial é que acho que só ouve cá em PT
                                  Eu conheço um cup van

                                  Comentário


                                    #18
                                    Recordo-me do Bravo JTD R130 (acho que era assim que se chamava). Tinhas umas backets, rebaixado, jantes diferentes e 130 cavalos e chapa numerada da F3 auto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                      Aqui está ele
                                      Peugeot 106 Rallye R2


                                      Foi uma edição/motor especial para Portugal, foram feitos apenas 50 unidades.
                                      Tinha material da equipa da divisão Peugeot-Talbot, possuia ainda alterações na suspensão , travões , jantes 14 polegadas speedline mistra, cintos Sabelt e o motor tinha 106cv.
                                      Uma raridade!

                                      Mas ao ler a descrição lembrei-me de um primo ainda mais raro e valioso: Citroen Visa Bi-Campeão!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aqui está o Benf...Bi-Campeão!
                                        Citroen Visa Bi-Campeão

                                        Comentário


                                          #21
                                          Lembrei agora de uma competeção monomarca que pelo carro utilizado era bastante interessante para o nosso pais!
                                          Ford Trophy Transit


                                          Penso que tinha o motor das versões normais mas a potencia era aumentada para os 140cv.
                                          Corrijam-me se tiver enganados e se quiserem, podem dar mais informação porque não me lembro de muito mais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                            A designação acho que sim. O "nosso" cup tinha a designação VTS nos outros mercados. Cá a VTS era o 1.4...

                                            Penso não estar enganado.
                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                            Entao nao existia o vts 1.4 lá fora ?
                                            VTR 1.4, VTS 1.6 e VTS 1.6 16v.

                                            Confuso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                              Se não estou enganado houve no BMW Serie 3 na serie E30, uma motorização especial que só era vendida cá no burgo.
                                              Cá e em Itália devido aos impostos. Aliás penso que foi a Baviera que encomendou cerca de 20 E30 especiais, isto é, com o motor 2.0 e sem tecto de abrir para o troféu mono marca que existiu no inicio dos anos 90.

                                              http://bmw320is.weebly.com/trofeacuteu.html
                                              O troféu BMW 320is / Mobil 1

                                              Na década de 90, mais concretamente, em 1990, a Baviera com o apoio da BMW, decidiu criar um troféu monomarca, utilizando o 320is, naquele que viria a ser considerado, inclusivé pela BMW, como um dos mais bem sucedidos e competitivos troféus monomarca. Para isso, a Baviera, conseguiu reunir um leque atractivo de apoios, contando-se entre eles a AC Schnitzer, Yokohama, Bilstein, Eibach, Matter e Mobil 1. O troféu decorreu durante as épocas de 1990, 1991 e 1992, sendo em 1993, substituído pelo M3 e36, mas sem a emoção que caracterizava os 4 cilindros em linha do 320is. Para o efeito, a Baviera encomendou à BMW , 26 BMW 320is, de cor branca, sem tecto de abrir e com o mínimo de extras, sendo que 3 deles nunca chegaram a correr, e serviam de safety car nas provas. A nível de especificações, os carros eram todos iguais, e entre as alterações efectuadas, encontrava-se: suspensão coil-overs AC Schnitzer, chip motor AC Schnitzer para uma potência +/- 200cvs, jantes 15" AC Schnitzer, linha de escape AC Schnitzer, barra anti-aproximação AC Schnitzer, roll-bar Matter. Todas as centralinas, eram sorteadas aleatoriamente, antes de cada prova, para que não houvesse risco de adulteração dos "chips" contidos nas centralinas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                De entre os jipes e se calhar automóveis o TerranoII R20 2.7 TDI foi concerteza o modelo com mais edições especiais exclusivamente portuguesas baseadas nas competições e expedições organizadas pelo entreposto e Clube aventura pela égide do falecido José Megre.
                                                O trofeu Nissan TerranoII de 1997 onde ainda perduram algumas viaturas até hoje animou durante alguns anos tempos o panorama da competição do TT em Portugal




                                                Dando origem a uma versãoespecial do TerranoII a Baja que entre outros possuía interiores em couro preto, jantes especiais Braid (as mesmas utilizadas no trofeu), estribos e grade de proteção frontal.

                                                ....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Antes já tinha existido uma versão Nissan TerranoII Andes que incluía alguns equipamentos específicos para todo terreno sendo de destacar um terra trip que permite fazer cálculos parciais tanto em competição como no seguimento do road-book.
                                                  Foi uma versão comemorativa de uma expedição à América do Sul.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Existiu ainda outra série especial também comemorativa da expedição TerranoII Tibete que deu origem a este modelo. Com interiores específicos assim como combinações de cores e padrões sendo uma vez mais reforçada com equipamento de TT

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Foram ainda lançadas versões low cost dos Terranos II denominadas TD e TDR que apesar de carroçarias de 1999/2000 usavam ainda o motor TD de 100 cv da 1º geração, para combater os Hyundai Galloper que entretanto tinham saído.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pela mão do entretposto saiu ainda no ínício dos anos 90 uma versão do Patrol 260 chamada de Teneré alusiva a mais uma expedição.

                                                        Sobre o equipamento não sei ao certo só sei que apenas tinha uma fixa lateral a desenhar dunas e a palavra Teneré.

                                                        Sem Título.jpg

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda com o entreposto e pegando agora nas pick ups foram várias também as versões especiais.
                                                          Desde a Nissan Pick up Country, passando pelas Forest I, II e III
                                                          Isto nos anos 90, sendo que tinham autoradio de série, jantes especiais, conta rotações entre outras coisas que estavam muito longe do equipamento standard de um carro de trabalho

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O entreposto continuou a lançar imensas versões especiais baseadas em equipamentos específicos nas mais atuais Nissan pick ups ou Navaras (só com 1 "R" não é Navarra como muitos insistem em dizer), desde a Azimute, Extreme, Pilot, Eastpack e isso ainda continua nos dias de hoje, mas entretanto já perdi o fio à meada.

                                                            Comentário

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