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Gasolina 95 vs 98 Octanas - Vantagens - Desvantagens

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    Gasolina 95 vs 98 Octanas - Vantagens - Desvantagens

    Comprei recentemente um Mini R57 JCW 2012
    Dizem que devo utilizar no mínimo 95 octanas mas em alguns sites recomendam 98 octanas.
    Vantagens? Desvantagens? O que devo utilizar?
    Posso alternar entre 95 e 98? Só 95, só 98?
    Obg.

    #2
    Não sei se ajuda, mas estive recentemente num país que tinha além de 95 e 98, também 91.

    Ou seja para mecânicas menos "puxadas" o combustível mais económico era a gasolina 91, isto põe um pouco perspectiva a 95. Não é a mais "fraca".

    Comentário


      #3
      Pelo que percebi no site Mini Za o combustível recomendado para o JCW é a 95. Que é o maximo que têm lá. Têm 91 e 95. Agr o motor pode é ter ligeiras alterações para o mercado.

      Comentário


        #4
        95 serve perfeitamente, agora podes colocar 98 se preferires algo mais/melhor

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
          95 serve perfeitamente, agora podes colocar 98 se preferires algo mais/melhor
          Melhor porquê? O fabricante recomenda 98? Se não, então não vejo porque será melhor ou mais

          Comentário


            #6
            numca percebi bem haver 95 e 98 quando a esmagadora maioria é 95 , não querendo dizer que não sirva 98 tambem, mas é mais cara, e nem tão pouco sei que teem algum beneficio significativo ao usar uma ou outra no desempenho da viatura, na epoca em que foram postas no mercado, recordo-me de haver um ou outro modelo que tinha de ser 98 octanas, não podia ser 95, isto falando de carros de grande celindrada, mas já não me recordo quais eram, visto ser tudo 95 só mete 98 quem pensa que isso lhe traz algum beneficio, porque de resto só lhe tira é mais euros da carteira em relação a 95...

            Comentário


              #7
              É melhor para a carteira vazia, melhor para a economia também e é mais...caro pois está claro!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                numca percebi bem haver 95 e 98 quando a esmagadora maioria é 95 , não querendo dizer que não sirva 98 tambem, mas é mais cara, e nem tão pouco sei que teem algum beneficio significativo ao usar uma ou outra no desempenho da viatura, na epoca em que foram postas no mercado, recordo-me de haver um ou outro modelo que tinha de ser 98 octanas, não podia ser 95, isto falando de carros de grande celindrada, mas já não me recordo quais eram, visto ser tudo 95 só mete 98 quem pensa que isso lhe traz algum beneficio, porque de resto só lhe tira é mais euros da carteira em relação a 95...
                A cilindrada não tem a ver, a gasolina 91 é recomendada (nos sitios onde há) para carros do género americano com motores grandes mas alguma simplicidade mecânica.

                A vantagem da gasolina 98 é o maior rendimento, em principio faz com que um carro ande mais e consuma menos e nalguns carros mais "sofisticados" como ferraris é mesmo recomendável.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                  Pelo que percebi no site Mini Za o combustível recomendado para o JCW é a 95. Que é o maximo que têm lá. Têm 91 e 95. Agr o motor pode é ter ligeiras alterações para o mercado.
                  o que diz o manual de instruções?

                  Comentário


                    #10
                    tudo bem alex, eu na realidade numa explorei muito este assunto a fundo, se bem que tambem a esta altura do campeonato a coisa fique ao critério de cada um, dai que já ouvi de tudo um pouco, e conclusão que cheguei foi a nenhuma e pelos vistos muitos outros a mesma história...

                    isto é um bom tema de para se debater, mas teem de se arranjar material mais esclarecedor das vantagem e desvantagens...

                    Comentário


                      #11
                      Não tenho certezas, nem fiz realmente o teste correto, mas no outro dia meti 50 euros de 98, e realmente pareceu-me ter durado mais do que a 95, isto fazendo os mesmos kilometros... será possível? o motor é 1.4 105 cv atmosferico

                      Comentário


                        #12
                        Estás a contradizer-te, então se durou mais como dizes que faz os mesmos km's?

                        Comentário


                          #13
                          confirmo, o motor do meu civic, antigo, 1.6 da-se melhor com 98 do que com 95, a gasolina rende mais, para o mesmo numero de kms, e quando se carrrega a resposta e melhor, alias o proprio trabalhar do carro soa melhor! Claro que leva 95 se nao houver 98. mas quer seja gasolina "premium" ou "low cost" meto sempre 98

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                            A cilindrada não tem a ver, a gasolina 91 é recomendada (nos sitios onde há) para carros do género americano com motores grandes mas alguma simplicidade mecânica.

                            A vantagem da gasolina 98 é o maior rendimento, em principio faz com que um carro ande mais e consuma menos e nalguns carros mais "sofisticados" como ferraris é mesmo recomendável.
                            Quanto à primeira frase, não sei o que são os carros do género "americano"... se estiveres a falar de carros actuais, a grande maioria dos que conheço recomenda 95 octanas RON inclusivé os americanos. Se forem carros mais antigos, então é possível que sim mas só vendo caso a caso

                            Quanto à segunda frase, é absolutamente falso. A gasolina com 98 ocatanas não cria maior rendimento nem baixa o consumo a não ser que os carros esteja especificamente afinados para a usar. Mesmo a Ferrari apenas recomenda 98 RON nalguns carros em particular. Por exemplo um Ferrari 458 recomenda 95 octanas RON enquando que o F12 recomenda 98, podendo usar 95 com alguma penalização de performance. A grande maioria dos carros não necessita nem beneficia com mais octanas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por templario Ver Post
                              confirmo, o motor do meu civic, antigo, 1.6 da-se melhor com 98 do que com 95, a gasolina rende mais, para o mesmo numero de kms, e quando se carrrega a resposta e melhor, alias o proprio trabalhar do carro soa melhor! Claro que leva 95 se nao houver 98. mas quer seja gasolina "premium" ou "low cost" meto sempre 98
                              Curiosamente costumo fazer médias de consumo ligeiramente piores quando meto gasolina 98. Em termos de sons ou potência, não noto nada

                              Comentário


                                #16
                                Continuo a não perceber, a gasolina 98 rende mais mas faz os mesmos km's? Não estou a perceber...

                                Comentário


                                  #17
                                  Toda a gente sabe que os combustíveis low-cost são os melhores em tudo, isso dos 9x e dos Rones não interessa nada...é tudo uma cabala.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isto é muito simples:

                                    1º: As octanas são a capacidade da gasolina resistir à compressão sem explodir. Quando mais alto o valor, mais aguenta a pressão - Gasolina 98 aguenta mais pressão sem explodir do que a Gasolina 95.
                                    2º: Há carros que têm taxas de compressão mais altas (carros com motores mais potentes) e como tal necessitam de um combustível que aguente essa pressão extra para que não expluda durante a compressão. (a gasolina só deve explodir quando for inflamada pelas velas e Não durante a compressão.)

                                    Portanto, leiam os manuais dos vossos carros e apliquem a gasolina recomendada. Se aplicarem uma melhor (mais octanas) não vai ter consequências nenhumas negativas no motor e há quem diga que pode melhorar o consumo (não está provado mas se for verdade as diferenças serão insignificantes.)
                                    Se aplicarem uma gasolina com menos octanas do que o recomendado pelo fabricante, arriscam-se a danificar o motor, porque a explosão vai ocorrer durante a "compressão" e Não na "explosão".

                                    Comentário


                                      #19
                                      "rende mais mas faz os mesmos km's?" passo a explicar: fazendo os mesmo klm, e com a mesma condução o ponteiro da gasolina não desceu tanto

                                      Comentário


                                        #20
                                        As octanas podem ser medidas como a capacidade de resistência à detonação, normalmente é apenas importante em carros de compressão iguais ou superiores a 10:1, os Ferrari costumam ser, normalmente, de 14:1 para cima, o motor VVTL-i Toyota (de um Lotus Elise 111R ou de um Celica/Corolla T-Sport) tem 11.5:1, nestes deve-se usar sempre 98 e o fabricante recomenda 98 também, normalmente devemos guiar-nos pelo fabricante na recomendação do tipo de gasolina.

                                        Onde se pode notar a diferença de 95 para 98 em motores de compressão inferior a 10:1 poderá ser na qualidade ou no estado do motor, o facto de não se dever usar 95 num motor de compressão superior a 10:1 tem a ver com a detonação expontânea antes do fim do ciclo de compressão dos pistões, um motor pode ficar desafinado ou danificado se a gasolina detonar muitas vezes antes do fim do ciclo que é suposto fazer.

                                        Basicamente, se um motor que normalmente deve levar 95 tiver melhor comportamento com 98, pode ter um problema no motor ao nível (da zona) de detonação (podem ser folgas, pode ser do pistão, étc...) mas se isso acontecer com vários modelos com o mesmo motor, pode também acontecer que o motor não foi bem desenvolvido (ou fabricado) para um dado lote ou arquitectura (isto no meu ponto de vista).
                                        Algumas gasolineiras, como a BP, adicionam aditivos nas gasolinas que ajudam a combater a detonação precoce ( ) e outras coisas (?eliminar impurezas, diminiuir desgaste, ...?), é por isso que se recomenda que carros de alto rendimento e compressão do motor superior a 10:1 levem 98 e não menos, a contra perda de performance/rendimento e desgaste acentuado do motor.

                                        Procurem no manual pela taxa de compressão do motor e pela recomendação do fabricante.
                                        Editado pela última vez por OrDoS; 03 September 2015, 15:22.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PMMCosta Ver Post
                                          "rende mais mas faz os mesmos km's?" passo a explicar: fazendo os mesmo klm, e com a mesma condução o ponteiro da gasolina não desceu tanto
                                          Ver consumos através do ponteiro vale zero.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                            Ver consumos através do ponteiro vale zero.
                                            O que fazer para calcular os consumos em carros antigos sem computador de bordo, a não ser pelo ponteiro?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                              Comprei recentemente um Mini R57 JCW 2012
                                              Dizem que devo utilizar no mínimo 95 octanas mas em alguns sites recomendam 98 octanas.
                                              Vantagens? Desvantagens? O que devo utilizar?
                                              Posso alternar entre 95 e 98? Só 95, só 98?
                                              Obg.
                                              Nice! o cooper D já foi então?

                                              E fotos?

                                              Estás contente?

                                              Comentário


                                                #24
                                                lá está... sendo assim tirem os ponteiros dos carros (pelos vistos vale zero)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Voltando ao assunto, alguém me sabe explicar também a diferença a nível de performance ou consumos da gasolina 95 simples (sem aditivos) para a gasolina 95 normal (com aditivos)?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por subLiminar Ver Post
                                                    O que fazer para calcular os consumos em carros antigos sem computador de bordo, a não ser pelo ponteiro?
                                                    A maneira correcta de fazer uma média, sempre foi e ainda continua a ser a seguinte:

                                                    1. Atestar e zerar o contador parcial
                                                    2. Circular
                                                    3. Anotar os km's percorridos que constam no contador parcial
                                                    4. Atestar de novo

                                                    Calcula-se usando os litros que se colocou no segundo abastecimento face aos km's percorridos.

                                                    Y litros x 100 / Z km's percorridos (ex: 40 litros x 100 / 500 km = 8 litros aos 100.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por subLiminar Ver Post
                                                      O que fazer para calcular os consumos em carros antigos sem computador de bordo, a não ser pelo ponteiro?
                                                      Atestas o deposito até ficar cheio. Metes o contador de Kms a zero. Rodas por exemplo 300 kms. Voltas a atestar até à tona. Apontas o número de litros que levou. Calculas os Kms com os litros gastos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PMMCosta Ver Post
                                                        Voltando ao assunto, alguém me sabe explicar também a diferença a nível de performance ou consumos da gasolina 95 simples (sem aditivos) para a gasolina 95 normal (com aditivos)?
                                                        A DECO (a tal que defende os consumidores, desde que paguem as cotas da associação) já fez um estudo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Existem certos modelos que só funcionam bem com 98.

                                                          O Honda S2000 acho que é assim.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                                            A DECO (a tal que defende os consumidores, desde que paguem as cotas da associação) já fez um estudo...
                                                            Eu também já fiz um estudo intensivo de milhares de km's e digo-te com toda a certeza, é igual ao litro.

                                                            Comentário

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