Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida: Mudar jantes de 17 para 16

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida: Mudar jantes de 17 para 16

    Carrinha Renault Laguna III 2.0 150cv. É possível mudar de jantes de 17 para 16 sem alterações ao livrete e/ou alterações significativas no comportamento do carro?

    Corrijam-me se estiver enganado: tenho ideia que as jantes de maiores dimensões quase só valem pela estética... de resto aumentam consumos, reduzem o conforto e os pneus gastam-se muito mais depressa.

    Obrigado

    #2
    deixa-te estar quieto que estás muito bem, antes fosse as 17 só pela estética, isso é em carros que nem podem com elas, tu tens um carro equilibrado para as jantes e pneus que tens, tanto em estabilidade e conforto, e consumos estáveis, reduzir não vais ter beneficio significativo que justifique a troca...

    a tua perspectiva não está errada. mas tambem não está totalmente certa, logo as coisas não são assim tão lineares como estás a pensar, dai a eu dizer para ficares como estás que estás muito bem, isso é tudo da tua cabeça agora...

    já ouve outro user na mesma situação era de 18' para 16' e com um carro como tu em que nada influenciava a troca, lá chegou a conclusão que as jantes não eram só para estética...

    Comentário


      #3
      No DUA não vêm lá as medidas homologadas?
      Permite 16?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por crash Ver Post
        No DUA não vêm lá as medidas homologadas?
        Permite 16?
        Ainda estou a negociar a compra do carro e o vendedor ficou de me dar essa informação amanhã.
        Este carro vai inevitavelmente ter custos de utilização superiores ao que tenho agora, queria perceber se compensa fazer esse downgrade nas jantes para reduzir custos a longo prazo.

        Comentário


          #5
          A diferença maior é mesmo nos preços dos pneus.
          De resto e sendo só 1 polegada não sentirás assim tanta diferença nos consumos e conforto, isto falando no caso da Megane e com esse motor.

          Se achas que encontrar algumas jantes 16 que caibam bem sem custos(troca ou venda de umas e dar para as outras) não era má troca, apesar de que na Laguna as 17 deverão assentar melhor, mas a não ser que andes muito(precisar de trocar mais de pneus) não sentirás grandes diferenças no geral.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por supermaxi Ver Post
            A diferença maior é mesmo nos preços dos pneus.
            De resto e sendo só 1 polegada não sentirás assim tanta diferença nos consumos e conforto, isto falando no caso da Megane e com esse motor.

            Se achas que encontrar algumas jantes 16 que caibam bem sem custos(troca ou venda de umas e dar para as outras) não era má troca, apesar de que na Laguna as 17 deverão assentar melhor, mas a não ser que andes muito(precisar de trocar mais de pneus) não sentirás grandes diferenças no geral.
            Ok obrigado. Fazes ideia quanto podem custar uns pneus para esta carrinha? Na minha 308 andam à volta 90€ e fazem facilmente 60.000kms

            Comentário


              #7
              depende da medida. podem ser uns 225/45R17 que arranjas de boas marcas a 100€ cada, como podem ser uns 225/50R17 e custarem mais uns 30€ por pneu. se estiver averbado no DUA melhor, se não estiver, vais ter que homologar. o meu carro pode levar de 15 a 17. havia de ficar giro com umas 15'...

              Comentário


                #8
                Quase de certeza que estão previstas no livrete, mas o vendedor já te confirma isso.

                Atendendo a que vais ter que encontrar umas de 16, vender as tuas (ou tratar de as guardar) e pouco vais ganhar em termos de custos e conforto... eu ficava quieto!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Quase de certeza que estão previstas no livrete, mas o vendedor já te confirma isso.

                  Atendendo a que vais ter que encontrar umas de 16, vender as tuas (ou tratar de as guardar) e pouco vais ganhar em termos de custos e conforto... eu ficava quieto!
                  Isto.

                  Qualquer diferença em consumos ou conforto, a existir, será negligenciável.
                  Mesmo considerando diferenças de preço entre os pneus das diferentes medidas, dificilmente compensará o preço de umas jantes novas. Afinal de contas, não se anda a mudar pneus todos os meses... :P

                  Comentário


                    #10
                    O que podes ganhar em conforto e consumos perdes em segurança e comportamento.

                    O desgaste dos pneus não tem a ver com o tamanho das jantes.

                    Comentário


                      #11
                      Algumas considerações:

                      - Como existem Lagunas com 16'', tenho 99,99% de certeza que a medida está averbada no livrete.
                      - A diferença de custos não é apenas no preço do pneu. Em 17'' normalmente só consegues pneus da gama sport, que têm maior desgaste em relação á gama touring, que é a principal em 16''.
                      - Em principio, não deve ser dificil encontrar sets de jantes 16'' até com pneus, e quem os queira trocar por 17''. No meu caso (Megane) foi assim que fiz a troca, ainda tive dois pneus para um ano e os outros dois ainda rolam.
                      - No entanto, o meu Megane é um 1.5 de 105cv. Se tivesse na tua situação, com um 2.0 de 150, não sei se trocava. Até porque penso que a Laguna 2.0 não traz 16 de origem.

                      Comentário


                        #12
                        Aqui vai uma grande ajuda uma vez que já tive uma laguna III (em boa hora me livrei dela pelos custos altos e ruidos parasitas impossiveis) com jantes 17 e tinha varias medidas averbadas no livrete.
                        As medidas 17 unicas possiveis são 215/50/17 ou 215/55/17. Se quiseres pneus de qualidade turismo conta com preços dos 125€ aos 150€ e isto em casas de pneus, sse fores ás marcas pedem mais de 200€ por pneu. A medida em 16 é 215/60/16, igualmente cara, se ficarem 5€ por pneu mais barato é muito.
                        Sempre achei a suspensão dura demais para jante 17 nesta carrinha, gostava de ter experimentado 16 para ver o nivel de conforto pois para mim 17 sentia-se tudo no chão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Algumas considerações:

                          - Como existem Lagunas com 16'', tenho 99,99% de certeza que a medida está averbada no livrete.
                          - A diferença de custos não é apenas no preço do pneu. Em 17'' normalmente só consegues pneus da gama sport, que têm maior desgaste em relação á gama touring, que é a principal em 16''.
                          - Em principio, não deve ser dificil encontrar sets de jantes 16'' até com pneus, e quem os queira trocar por 17''. No meu caso (Megane) foi assim que fiz a troca, ainda tive dois pneus para um ano e os outros dois ainda rolam.
                          - No entanto, o meu Megane é um 1.5 de 105cv. Se tivesse na tua situação, com um 2.0 de 150, não sei se trocava. Até porque penso que a Laguna 2.0 não traz 16 de origem.
                          no teu megane a jante de 17 teem alguma influencia sim, por ser o modelo de 105cv, no caso dele laguna de 150cv as de 17 são jantes que estão mais equilibradas para o tamanho e potencia da viatura, logo não não ter qualquer impacto na troca para 16' é insignificante, há lagunas que trazem é por norma 18' opcionais e 17 de serie... e não 16...

                          ele não teem que ter medo de preços de pneus há ai muitas boas marcas para jantes de 17 e 18' e que fazem muitos km's ao nivel das premium...

                          Comentário


                            #14
                            Mudar de 17 para 16 é racional, acima de tudo porque os pneus são normalmente muito mais baratos. Não há praticamente diferenças no conforto ou dinâmica.

                            Comentário


                              #15
                              Se acham que não há diferenças, é porque não as viveram...

                              Um jante mais pequena permite um pneu com maior perfil, logo mais conforto e maior previsibilidade do comportamento da viatura, sobretudo nos limites de aderência. O maior perfil também ajuda a preservar os elementos da suspoensão e direcção.

                              Permite também aceder a pneus mais baratos e de maior durabilidade. Há mais escolha até no tipo de gomas, podendo escolher-se entre pneus de turismo ou características mais desportivas.

                              E permite poupança de combustível, sobretudo em AE.

                              Comentário


                                #16
                                Confesso que estou confuso... tantas opiniões diferentes.
                                Acredito que jantes mais pequenas possam realmente permitir uma redução de custos. Na questão dos consumos será quase insignificante, ok, mas na duração e custo dos pneus não me parece. Se um pneu custar menos 20% e fizer mais 20% de quilómetros, já não é negligenciável...

                                Mas também me parece lógico que as jantes de origem sejam sempre as mais indicadas para cada carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  16 polegadas, com mesmo tipo de condução é sempre mais económico.

                                  As jantes de origem podem ser umas ou outras: é indiferente desde que esteja no livrete. convém apenas que seja jantes originais e apropriadas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                    já ouve outro user na mesma situação era de 18' para 16' e com um carro como tu em que nada influenciava a troca, lá chegou a conclusão que as jantes não eram só para estética...
                                    Fui eu... mas aí vai um Acórdão (extra judicial) cito um post colocado por mim no dia 05 Set 2015 no meu DB
                                    Há dias, andava disposto a meter Jantes e pneus 16" 205/55 neste S40 2.0 D 137 cv (+150 reais) e 370Nm, toda a gente me dizia para não o fazer e desisti mesmo.

                                    Ontem, pouco serviço e decidi ir a empresa pneus perto das minhas instalações, ver pressão dos pneus mas a frio dado que sempre (15 em 15 dias) vejo pressão mas foi sempre com pneus quentes. Ontem na conversa e aguardei na conversa que fizesse os 30 minutos para arrefecer.

                                    Estava lá uma V50, de um amigo para alinhar direcção, mas já lá está a 2 dias, quando o gerente e dono da empresa me diz "o melhor é tirares as rodas ficam aí arrefecer e vais experimentar as tais jante e pneus 16 do xxx, eu responsabilizo-me, é teu e meu amigo não há problemas!

                                    Foi imediato, carros levantados (parecia uma box formula 1) em segundos meteram os pneus de 16" e arranquei para EN, andei cerca de 15 kms e voltei para trás, até o coração aumentou a pressão de 2 ou 3 sustos a ver a traseira com tendências a sair fora da estrada e a frente não querer fazer a trajectória.

                                    Depois, já em marcha normal e ao passar por um cruzamento a A1 virei para a mesma e fui fazer 28 kms na AE e voltar para trás. O S40 era uma BANHEIRA autêntica e nem consegui chegar as 2800 rpm em 6ª. velocidade.

                                    Mas perguntava-me a mim próprio "como é que andam aí milhares carros S40, V50, C30 e até os novos V40 com jantes 16"?

                                    Parado ainda na portagem da BRISA, telefonei para o gerente da casa de pneus e comentei o caso perguntando se era pneus não calibrados em condições (burrice da minha parte), ele perguntou-me só isto, "o volante treme muito" respondi que não mas a direcção não era precisa e se podia ser do alinhamento recente ter sido feito com os 18"?
                                    Resposta imediata "vem embora para se meter as rodas que já estão frias e até foram calibradas novamente, mas não pagas nada por isso"

                                    Quando cheguei parece que tinha havido festa, estava tudo parado a ver-me chegar (são cerca de 20 pessoas naquela empresa) todos se riam e mudaram-me as rodas, o pessoal da oficina passavam por mim e a maioria dizia-me entre muitas mas esta ficou cá marcada "você é BURRO e teimoso" esse tem um S60 T5 já com muitos anos que comprou usado há muito tempo.

                                    De facto, e como diziam na concessão, se este carro e motor foi lançado com os 18", consta nas características e estão averbadas no Livrete é porque alguém entendeu que este carro e motor necessitava pneus e jantes de 17" ou 18" porque nem sequer tem averbadas 16" no DUA.

                                    Mais caro 50€ cada pneu, 16" vs 18" Michelin, certo que é dinheiro mas compensa? NÃO
                                    Danifica os sistemas do carro ? a concessão (já foram 2 a dizer) NÃO
                                    Menos durabilidade em km os pneus? é relativo conforme o tipo de condução que se faz, velocidade, a curvar, etc, para mim são -10.000 km
                                    Consome mais combustível? faço 7 lts no geral e velocidades...(legais) na V50-R com 17" faz 6,5 e 7 lts sem passar os 120 kms/h e é um motor 1.6 D2, com Star-Stop e afins. (faz muita cidade Lx também).

                                    Ontem, 4 Setembro foi para esquecer, como dia "São Tomé ver para crer" e vi, chegou...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                      no teu megane a jante de 17 teem alguma influencia sim, por ser o modelo de 105cv, no caso dele laguna de 150cv as de 17 são jantes que estão mais equilibradas para o tamanho e potencia da viatura, logo não não ter qualquer impacto na troca para 16' é insignificante, há lagunas que trazem é por norma 18' opcionais e 17 de serie... e não 16...

                                      ele não teem que ter medo de preços de pneus há ai muitas boas marcas para jantes de 17 e 18' e que fazem muitos km's ao nivel das premium...
                                      Precisamente o que disse, ou seja, no meu Megane 1.5 105 as diferenças que senti foram irrisórias porque falamos de um segmento C com 105cv em que a jante 17'' acaba por ser "empurrada" pela marca mais como apelo estético do que outra coisa.

                                      Já na Laguna, sendo um segmento D 2.0 com 150cv, a jante mais adequada e diria mínima será mesmo a 17''.

                                      No entanto, a esmagadora maioria das Lagunas 1.5 110cv traz de origem jantes 16''! Mas, lá está, falamos de um 1.5 com 110cv...

                                      Em relação ao autor do tópico, caso a jante 16'' calçasse 205/55R16 (~75€/pneu), as diferenças de preços seriam substanciais. No entanto, em 16 a laguna calça 215/55R16, cujo preço é substancialmente superior (~110€/pneu), pelo que não sei se, olhando meramente á questão financeira, seria uma alteração compensadora.


                                      No meu caso concreto, apenas perdi na estética e um pouquinho (pouco mesmo) em termos dinâmicos, o que atualmente já nem sinto...faço exatamente o mesmo que fazia,

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vitor307

                                        Só um reparo, já tive essa sensação de o mesmo carro não agarrar nadinha mantendo o mesmo tamanho de jante de 16''.
                                        Era um Mercedes C220 cdi, estava habituado a andar com Michelin Premacy, e depois andei nele com Michelin Energy e era do dia para a noite. Foi de tal maneira que até o carro fugiu de traseira numa rotunda sem ser provocado.

                                        Não referes no teu comparativo qual o pneu de 16'' que tinha. Faz tanto ou mais diferença o tipo de pneu que o tamanho.

                                        Só por curiosidade a V50 2.0D tem averbado jante de 16'.
                                        Para além disso a moda dos utilitários com jantes grandes não é porque precisam é porque vendem

                                        Neste caso deixaria estar a de 17'

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Precisamente o que disse, ou seja, no meu Megane 1.5 105 as diferenças que senti foram irrisórias porque falamos de um segmento C com 105cv em que a jante 17'' acaba por ser "empurrada" pela marca mais como apelo estético do que outra coisa.

                                          Já na Laguna, sendo um segmento D 2.0 com 150cv, a jante mais adequada e diria mínima será mesmo a 17''.

                                          No entanto, a esmagadora maioria das Lagunas 1.5 110cv traz de origem jantes 16''! Mas, lá está, falamos de um 1.5 com 110cv...

                                          Em relação ao autor do tópico, caso a jante 16'' calçasse 205/55R16 (~75€/pneu), as diferenças de preços seriam substanciais. No entanto, em 16 a laguna calça 215/55R16, cujo preço é substancialmente superior (~110€/pneu), pelo que não sei se, olhando meramente á questão financeira, seria uma alteração compensadora.


                                          No meu caso concreto, apenas perdi na estética e um pouquinho (pouco mesmo) em termos dinâmicos, o que atualmente já nem sinto...faço exatamente o mesmo que fazia,
                                          Obrigado Vanquish, agora sim estou mais esclarecido. Se chegar a acordo com o vendedor, quando tiver o carro logo tiro as minhas próprias conclusões mas de início vou certamente deixar estar como está.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                            Vitor307

                                            Só um reparo, já tive essa sensação de o mesmo carro não agarrar nadinha mantendo o mesmo tamanho de jante de 16''.
                                            Era um Mercedes C220 cdi, estava habituado a andar com Michelin Premacy, e depois andei nele com Michelin Energy e era do dia para a noite. Foi de tal maneira que até o carro fugiu de traseira numa rotunda sem ser provocado.

                                            Não referes no teu comparativo qual o pneu de 16'' que tinha. Faz tanto ou mais diferença o tipo de pneu que o tamanho.

                                            Só por curiosidade a V50 2.0D tem averbado jante de 16'.
                                            Para além disso a moda dos utilitários com jantes grandes não é porque precisam é porque vendem

                                            Neste caso deixaria estar a de 17'
                                            Só uso e sempre usei o Michelin, desde que veio os modelos Pilot Sport, série 1, 2 e 3. Os pneus em causa eram Michelin Energy Saver ou o Pilot 2, já não me recorda.

                                            Este 2.0d tem averbado de fábrica os 195/60 R16, 205/55 R16, 205/50 R17 e o 215/45 R18 e esta série S40 Sport (uma Edition Limited) quando o lançamento deste modelo, foi com estas jantes, motor e cor da carroçaria.

                                            Foram fabricados poucos modelos, a razão de nunca ter encontrado algum igual desde 2007 até esta data quando a minha mulher viu em casa os catálogos de 2004 se recordou do modelo. Por isso é que comprei este carro sem sequer o conduzir ou ouvir a trabalhar e só aconteceu após 2 dias na entrega. Sabia que tinha 15 dias de período de reflexão e se algum tivesse fora do normal o devolvia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                              Para além disso a moda dos utilitários com jantes grandes não é porque precisam é porque vendem
                                              Assiste-se hoje em dia a um exagero descomunal nas dimensões de jantes e pneus, motivado apenas pela estética.

                                              Aliás, se repararem, os automóveis são homologados com jantes e pneus de dimensões modestas, que serão talvez os mais adequados em termos de relação desempenho/consumos. Mas depois, são vendidos com jantes e pneus "com esteroides"...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Assiste-se hoje em dia a um exagero descomunal nas dimensões de jantes e pneus, motivado apenas pela estética.

                                                Aliás, se repararem, os automóveis são homologados com jantes e pneus de dimensões modestas, que serão talvez os mais adequados em termos de relação desempenho/consumos. Mas depois, são vendidos com jantes e pneus "com esteroides"...
                                                Sem qualquer dúvida, mas esse caso de serem homologados com jantes 16, deve-se ao facto da treta dos e-Eco e menor emissões CO2, além da carga fiscal que seria muito superior.

                                                Mas, também faço uma pergunta, porque é que uma simples V50 ou S40 D2 R-Design vem de fábrica com jantes e pneus de 17"?

                                                Um S40 1.6D 2010 sem sistema e-Eco veio com jantes 17" também que já recebi novo com as 17"? (aliás essa versão sempre veio assim)

                                                O actual V40 D2 R-Design (MY13, 14, 15 e MY16) mesmo com motor e-Eco 1.6 da Ford/PSA sempre veio e continua a vir com 17" 18"

                                                Embora que as pessoas não tem Volvo, não gostam de Volvo, jamais comprava, mas a todos atrai esse carro, teimam em afirmar que uma V50, S40 é segmento C? Na realidade é segmento D e com a vinda dos S/V60 tb D, continua a ser um bom carro factor principal "segurança" e a concorrência não consegue igualar, apesar de testes que aparecem diferentes ($).

                                                A Volvo desde algum tempo deixou de ser mito do carro dos "Velhinhos ricos" . Agora vê-se sim e já desde 2010/2011 a juventude adquirir Volvo, 2014 e 2015 foram centenas de mulheres jovens e outras menos jovens a comprar V50, depois V60 e agora vê-se o dia a dia os V40 D2 e inclusive D4. Algum se passou de anormal ou foi o preço que veio abaixo dos 20.000€?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RBS Ver Post
                                                  Obrigado Vanquish, agora sim estou mais esclarecido. Se chegar a acordo com o vendedor, quando tiver o carro logo tiro as minhas próprias conclusões mas de início vou certamente deixar estar como está.
                                                  Se são as jantes originais dessa versão, eu deixava estar as 17, a não ser que fosse uma medida rara, o que não é o caso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post

                                                    Embora que as pessoas não tem Volvo, não gostam de Volvo, jamais comprava, mas a todos atrai esse carro, teimam em afirmar que uma V50, S40 é segmento C? Na realidade é segmento D e com a vinda dos S/V60 tb D, continua a ser um bom carro factor principal "segurança" e a concorrência não consegue igualar, apesar de testes que aparecem diferentes ($).

                                                    A Volvo desde algum tempo deixou de ser mito do carro dos "Velhinhos ricos" . Agora vê-se sim e já desde 2010/2011 a juventude adquirir Volvo, 2014 e 2015 foram centenas de mulheres jovens e outras menos jovens a comprar V50, depois V60 e agora vê-se o dia a dia os V40 D2 e inclusive D4. Algum se passou de anormal ou foi o preço que veio abaixo dos 20.000€?
                                                    Não sou fã da Volvo mas até simpatizo com a marca, já tive oportunidade de conduzir V50 / S80 / XC90

                                                    Concordo em tudo excepto na questão dos segmentos...
                                                    Os irmão V50/S60 para mim são segmento C com melhores acabamentos interiores, pisar mais filtrado e talvez melhor segurança passiva só isso e o preço não chega para subir de segmento.
                                                    Motor, chassis, tamanho, espaço é segmento C, não interessa a volta que se dê.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                                      Mas, também faço uma pergunta, porque é que uma simples V50 ou S40 D2 R-Design vem de fábrica com jantes e pneus de 17"?
                                                      Será por motivos técnicos? Ou porque esteticamente é isso que a maior parte dos clientes quer ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        Será por motivos técnicos? Ou porque esteticamente é isso que a maior parte dos clientes quer ?
                                                        a maioria dos carros é por motivos técnicos e equilibrados como é caso aqui do volvo do victor e da laguna que o RBS está a espera, depois há os que é para a estética que vem como extra opcional ou seja maior, mas em carros como os aqui referidos com potencias consideráveis as diferenças serão insignificantes que não compensa alterar o que vem de origem, mas nem toda gente pensa da mesma forma, logo fica ao critério de cada um...

                                                        simplesmente deem uma oportunidade a viatura tal e qual como ela vem de origem durante uns tempos para se ajustarem ao modo de condução nas mais diversas situações e depois dai tiram as vossas conclusões...

                                                        eu considero meter uma jante maior num carro fraco um detalhe estético, pois vai ter mais contras que beneficios face a um carro que foi desenvolvido tecnicmente para vir logo de origem com jantes grandes e lidar com elas sem ter contras só prós...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Será por motivos técnicos? Ou porque esteticamente é isso que a maior parte dos clientes quer ?
                                                          Talvez as duas coisas, como o carro S40 ou V50 R-Design vinham com chassi rebaixado, volante, pedais e interiores desportivos fazia todo o sentido em vir com 17", digo eu...

                                                          A minha vinha assim e nem sequer sabia, só quando a vi no stand e como disse que não queria preto nem cinza, veio um bonito azul tipo camaleão muda cor conforme a luz.

                                                          Eu pedi e encomendei uma V50 versão básica ou seja, KINETIC sem extras para não ter problemas que tive com 2 antecedentes D2, veio uma R-Design cheia de brinquedos e desportiva ainda. Paguei o mesmo da versão base, nem mais um cêntimo e ainda colocaram ailerons traseiros e dianteiros, mais um sistema alarme completo que custa quase 1.000€. Deram-me uma roda suplente normal igual as do carro.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X