Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exame de Condução APEC (Dúvidas)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exame de Condução APEC (Dúvidas)

    Bom dia pessoal,
    Sou novo por aqui, e antes de colocar as minhas dúvidas vou me apresentar. Sou o João tenho 19 anos e sou da beira baixa.
    Bem eu vim passar umas férias a Lisboa, mais na zona de Odivelas, então eu decidi começar a tirar a carta por aqui devido ao tempo livre que tinha, inscrevi-me na escola em Junho e passei no código à primeira, fui fazê-lo dia 20 de Julho à APEC em Chelas.
    Depois disso, tive as minhas aulas de condução, tinha em média quase duas por dia seguidas, e no passado dia 10 de Setembro terminei as 32 aulas obrigatórias, mas antes disso, alguns dias atrás já tinha marcado exame de condução que será no próximo dia 21 de Setembro também na APEC por volta do meio dia.
    Como qualquer pessoa o nervosismo surge e as dúvidas também, de momento tenho algumas dúvidas e também estou com um bocado de receio do exame devido ás armadilhas que há naquela zona.
    Bem o meu instrutor dizia-me que até conduzia bem e fazia a maior parte das coisas corretamente, pronto na maioria das vezes cometia alguns erros mas isso é normal visto que ninguém aprende a conduzir numa escola de condução, mas ele dizia-me que eu não prestava muita atenção ás passadeiras e o que acontecia na maior parte das vezes é que passava numa passadeira e por vezes haviam peões a querer passar e eu não lhes cedia a passagem porque não os via logo, só os via quando já estava a passar a passadeira por completo. Mas agora nas últimas aulas já estava a prestar muito mais atenção a isso e até reagia logo mas por vezes mesmo que o peão se volte para a passadeira é impossível de parar o carro e isso é um chumbo certo no exame.
    Gostaria de saber a vossa opinião sobre isto o que devo fazer para prestar mais atenção ás passadeiras para depois no dia do exame não me lixar.
    Também tenho algumas dúvidas em estacionar de frente junto ás bermas do passeio, não tenho bem noção de quando vou bater com as rodas, porque eu penso que ainda tenho muito espaço lateral mas na verdade não tenho e gostaria de perceber melhor isso.
    De resto, queria que me dessem uns conselhos sobre aquela zona, eu sei que por aqui há bastante pessoal que fez exame de condução na APEC e que têm as suas experiências positivas e negativas daquela zona.
    Falem-me das rotas, do que tenho de estar mais atento. entre outras coisas que achem importantes.
    Agradeço imenso a vossa ajuda, cumprimentos a todos e um resto de um bom dia.
    Obrigado.

    #2
    Fiz lá exame à pouco tempo... Correu a 100%

    Como já disseste tens de estar com a atenção redobrada nomeadamente cruzamentos/entroncamentos, semáforos, limites de velocidade, passadeiras também é muito importante. Mas só tu podes estar atento mais ninguém até porque é bastante fácil, se fores "devagar" qualquer que seja a situação consegues interpretá-la e resolve-la a tempo.

    Quanto ao estacionamento podes adaptar o espelho de modo a que consigas ver o passeio (penso que seja permitido, mas pergunta primeiro ao instrutor), e só com o treino é que podes melhorar isso... aproveita que ainda tens algum tempo.

    Fiz o percurso da marina, marina>APEC, que por coincidência fi-lo pouco antes do exame (nas aulas lá).

    Tudo vai depender do examinador, há uns melhores outros piores... uns tentam te dificultar bem a vida!! Tens de manter a calma e tudo correrá bem.

    A única coisa que correu menos mal no meu exame foi ter deixado o carro ir abaixo enquanto subia o passeio (estacionamento em espinha), mas isso foi nabice e falta de acelerador.

    P.S - Muito cuidado com as curvas, fazer sempre a perpendicular, senão é chumbo directo

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por neumon Ver Post
      Fiz lá exame à pouco tempo... Correu a 100%

      Como já disseste tens de estar com a atenção redobrada nomeadamente cruzamentos/entroncamentos, semáforos, limites de velocidade, passadeiras também é muito importante. Mas só tu podes estar atento mais ninguém até porque é bastante fácil, se fores "devagar" qualquer que seja a situação consegues interpretá-la e resolve-la a tempo.

      Quanto ao estacionamento podes adaptar o espelho de modo a que consigas ver o passeio (penso que seja permitido, mas pergunta primeiro ao instrutor), e só com o treino é que podes melhorar isso... aproveita que ainda tens algum tempo.

      Fiz o percurso da marina, marina>APEC, que por coincidência fi-lo pouco antes do exame (nas aulas lá).

      Tudo vai depender do examinador, há uns melhores outros piores... uns tentam te dificultar bem a vida!! Tens de manter a calma e tudo correrá bem.

      A única coisa que correu menos mal no meu exame foi ter deixado o carro ir abaixo enquanto subia o passeio (estacionamento em espinha), mas isso foi nabice e falta de acelerador.

      P.S - Muito cuidado com as curvas, fazer sempre a perpendicular, senão é chumbo directo

      Sim eu estou a pensar em ir bastante devagar no dia do exame assim tenho tempo para agir de forma adequada.
      Em relação em estacionar na berma do passeio não sei como fazer tenho de ir lá com o treino depois de ter a carta.
      Por acaso também fiz esse percurso umas duas vezes enquanto tinha as aulas e até me parece fácil e calmo.
      O que queres dizer quanto aos examinadores me poderão dificultar a vida?
      Pois isso já me aconteceu mas não deixei ir o carro abaixo o que me preocupa mais são as inversões de marcha onde tens de virar o volante com o carro em andamento e não podes subir passeios.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JMGV96 Ver Post
        Sim eu estou a pensar em ir bastante devagar no dia do exame assim tenho tempo para agir de forma adequada.
        Em relação em estacionar na berma do passeio não sei como fazer tenho de ir lá com o treino depois de ter a carta.
        Por acaso também fiz esse percurso umas duas vezes enquanto tinha as aulas e até me parece fácil e calmo.
        O que queres dizer quanto aos examinadores me poderão dificultar a vida?
        Pois isso já me aconteceu mas não deixei ir o carro abaixo o que me preocupa mais são as inversões de marcha onde tens de virar o volante com o carro em andamento e não podes subir passeios.
        A minha namorada chumbou porque, segundo a examinadora, entrou em sentido contrário numa rua... Nessa rua não passavam dois carros lado a lado, mas como não tem sinais nenhuns é considerada como tendo dois sentidos, não fez bem a perpendicular ficou ali... São as pequenas coisas que não estamos à espera que nos lixam!!!

        Inversões de marcha também é relativamente fácil, para já não tenhas pressa, depois não precisas de a fazer toda seguida podes sempre fazer aos poucos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por neumon Ver Post
          A minha namorada chumbou porque, segundo a examinadora, entrou em sentido contrário numa rua... Nessa rua não passavam dois carros lado a lado, mas como não tem sinais nenhuns é considerada como tendo dois sentidos, não fez bem a perpendicular ficou ali... São as pequenas coisas que não estamos à espera que nos lixam!!!

          Inversões de marcha também é relativamente fácil, para já não tenhas pressa, depois não precisas de a fazer toda seguida podes sempre fazer aos poucos.

          Pois isso é complicado mas uma pessoa tem de circular o mais a direita possível nessas situações.
          Normalmente costumo fazer o mínimo de manobras quando efectuo a inversão de marcha, mas por vezes toco no passeio ou subo um pouco. Eu já vi pessoas a virarem o volante com o carro parado mas o meu instrutor diz-me que não o posso fazer com o carro parado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JMGV96 Ver Post
            Pois isso é complicado mas uma pessoa tem de circular o mais a direita possível nessas situações.
            Normalmente costumo fazer o mínimo de manobras quando efectuo a inversão de marcha, mas por vezes toco no passeio ou subo um pouco. Eu já vi pessoas a virarem o volante com o carro parado mas o meu instrutor diz-me que não o posso fazer com o carro parado.

            Tenho também a carta á pouco tempo , cerca de meio ano e também fiz na APEC , fiz o percurso da APEC-IKEA de loures , o que é relativamente fácil . Uma outra dica é assim que entrares num túnel , não te esqueças de ligar as luzes !!

            Passei nos 2 exames á primeira mas confesso que no de condução pensei mesmo que ia chumbando ! O examinador avisou-me 2 vezes por causa das mãos no volante , a primeira vez com toda a razão , a segunda já com algo de mesquice pelo meio e sem razão nenhuma mas pronto. Ainda me disse que se avisasse uma 3º vez chumbava na hora , ora , isto integrado com o nervosismo que uma pessoa já leva, enfim , mas tenho quase a certeza que era para deixar as pessoas ainda mais nervosas , o que nao aconteceu comigo pois inspirei fundo e siga a marinha ! Depois vim a saber que o examinador era dos que mais implicava com tudo , sorte ou não , passei , aliás a única coisa que podia implicar foi a 1º posição das mãos , a 2º não teve nexo e fiz um exame perfeito ( estacionamento á primeira , perpendiculares , sinais , prioridades , passadeiras , manobras , etc etc )

            Por isso lembra-te , se vires o examinador a tentar levantar a voz e destabilizar-te com coisas minimas não reajas de cabeça quente , mantém a calma , respira fundo e pede desculpa ou nem sequer lhe respondas xD , naquela altura por mais que ele esteja errado ele é que tem razão e desde que não diga que estás chumbado é sempre a andar !

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MonteiroTheMan Ver Post
              Tenho também a carta á pouco tempo , cerca de meio ano e também fiz na APEC , fiz o percurso da APEC-IKEA de loures , o que é relativamente fácil . Uma outra dica é assim que entrares num túnel , não te esqueças de ligar as luzes !!

              Passei nos 2 exames á primeira mas confesso que no de condução pensei mesmo que ia chumbando ! O examinador avisou-me 2 vezes por causa das mãos no volante , a primeira vez com toda a razão , a segunda já com algo de mesquice pelo meio e sem razão nenhuma mas pronto. Ainda me disse que se avisasse uma 3º vez chumbava na hora , ora , isto integrado com o nervosismo que uma pessoa já leva, enfim , mas tenho quase a certeza que era para deixar as pessoas ainda mais nervosas , o que nao aconteceu comigo pois inspirei fundo e siga a marinha ! Depois vim a saber que o examinador era dos que mais implicava com tudo , sorte ou não , passei , aliás a única coisa que podia implicar foi a 1º posição das mãos , a 2º não teve nexo e fiz um exame perfeito ( estacionamento á primeira , perpendiculares , sinais , prioridades , passadeiras , manobras , etc etc )

              Por isso lembra-te , se vires o examinador a tentar levantar a voz e destabilizar-te com coisas minimas não reajas de cabeça quente , mantém a calma , respira fundo e pede desculpa ou nem sequer lhe respondas xD , naquela altura por mais que ele esteja errado ele é que tem razão e desde que não diga que estás chumbado é sempre a andar !

              Por acaso essa rota que fizeste em exame que me lembre não a fiz em aulas.
              O ligar das luzes à entrada dos túneis por acaso é uma coisa que nunca me esqueço.
              Os examinadores se calhar a maioria deles gosta d aumentar o nervosismo dos examinandos para ver como eles reagem e na maioria delas comete um erro a pala do nervosismo.
              Espero mesmo que não me calhe um examinador que implique muito porque quando por vezes ia para as aulas a pensar no exame ficava nervoso e só fazia porcaria.
              Em relação ao estacionamento á primeiro penso que eles dão umas 3 tentativas para estacionar o carro decentemente.

              Comentário


                #8
                Quanto mais devagar fores, mais tempo tens para te aperceber o que os peões vão fazer. E não é só no exame de condução.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JMGV96 Ver Post
                  Por acaso essa rota que fizeste em exame que me lembre não a fiz em aulas.
                  O ligar das luzes à entrada dos túneis por acaso é uma coisa que nunca me esqueço.
                  Os examinadores se calhar a maioria deles gosta d aumentar o nervosismo dos examinandos para ver como eles reagem e na maioria delas comete um erro a pala do nervosismo.
                  Espero mesmo que não me calhe um examinador que implique muito porque quando por vezes ia para as aulas a pensar no exame ficava nervoso e só fazia porcaria.
                  Em relação ao estacionamento á primeiro penso que eles dão umas 3 tentativas para estacionar o carro decentemente.
                  Exato , tens 3 tentativas , cuidado com os pneus no passeio , tocar tudo bem ( isto a estacionar ) mas caso subas ( quer seja em manobras ou estacionamento e inversão de marcha) chumbas logo na hora.

                  E já agora , assim que te sentares perde algum tempo a meter os espelhos adequados para ti , posição do banco , etc e sempre as 2 mãos no volante xD

                  Basicamente , não penses muito nestas coisas , confia naquilo que sabes e aprendeste durante as aulas e vai o máximo descontraído para lá , já é meio caminho andado para passar

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                    Quanto mais devagar fores, mais tempo tens para te aperceber o que os peões vão fazer. E não é só no exame de condução.

                    Sim tens toda a razão amigo, pelo que já tive a ver em outros tópicos a maioria do pessoal costuma ir devagar para uma pessoa ter mais tempo para reagir e como referiste deve-se ir devagar no exame e no geral (atuais encartados).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MonteiroTheMan Ver Post
                      Exato , tens 3 tentativas , cuidado com os pneus no passeio , tocar tudo bem ( isto a estacionar ) mas caso subas ( quer seja em manobras ou estacionamento e inversão de marcha) chumbas logo na hora.

                      E já agora , assim que te sentares perde algum tempo a meter os espelhos adequados para ti , posição do banco , etc e sempre as 2 mãos no volante xD

                      Basicamente , não penses muito nestas coisas , confia naquilo que sabes e aprendeste durante as aulas e vai o máximo descontraído para lá , já é meio caminho andado para passar

                      A primeira coisa que faço é ajustar logo o banco e depois o retrovisor interior mas por vezes esqueço-me de ajudar os espelhos laterais.

                      Comentário


                        #12
                        Gostaria era de saber se os examinadores por vezes não criam armadilhas aos alunos do género o examinador mandar-me para um local onde o sentido é proibido só para ver o que eu faço... entre outras.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JMGV96 Ver Post
                          Gostaria era de saber se os examinadores por vezes não criam armadilhas aos alunos do género o examinador mandar-me para um local onde o sentido é proibido só para ver o que eu faço... entre outras.
                          Fazem. Dizem-te para virar na próxima à direita, mas como a próxima é sentido proibido, só deves virar na segunda "próxima".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                            Fazem. Dizem-te para virar na próxima à direita, mas como a próxima é sentido proibido, só deves virar na segunda "próxima".

                            Só fazem desse tipo?

                            Comentário


                              #15
                              E em média quanto tempo demora o exame na APEC?

                              Comentário


                                #16
                                Quando vires uma passadeira, trava a fundo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JMGV96 Ver Post
                                  E em média quanto tempo demora o exame na APEC?
                                  Diria entre 20min e pouco mais de meia hora. Já lá fiz dois (carro e mota). Mas acredita que passa muito rápido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                    Quando vires uma passadeira, trava a fundo.
                                    Isso é que não pode acontecer né, senão é chumbo certo...
                                    http://www.apec.pt/?item=2


                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                    Diria entre 20min e pouco mais de meia hora. Já lá fiz dois (carro e mota). Mas acredita que passa muito rápido.
                                    Pois quando vi que era esse tempo nem quis acreditar também já ouvi falar em 15 minutos... eu penso que não se faça muito nesse tempo mas na altura espero bem que passe depressa!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que me recomendam mais que ainda não tenham falado aqui?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Recomendo te dois princípios que sigo desde sempre X respeito e humildade, e o que te faz ir longe em tudo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Volkom Ver Post
                                          Recomendo te dois princípios que sigo desde sempre X respeito e humildade, e o que te faz ir longe em tudo

                                          Isso sem dúvida que é muito importante senão o examinador se vê que o examinando é arrogante ou ignorante penso que poderá ficar mais exigente e ao mínimo erro chumbar o examinando.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X