Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Cordoba 6k 1.4GLX

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seat Cordoba 6k 1.4GLX

    Boas a todos. Vou adequirir em breve um Seat Cordoba 1.4 GLX de 1994 com aproximadamente 238.000km,modelo 6k1 e pretendo com este tópico falar o mais possivel sobre este carro,sobre este motor e que fique conhecimento sobre varios aspetos gerais.

    Como ainda nao sou dono do carro vou mesmo começar do zero,ou seja,a primeira ajuda que peço é sobre os cuidados a ter e o que devo ter em especial atençao a nivel de percauçoes e testes mecanicos que devo fazer antes da compra,na fase de experimentaçao e test drive,ainda que desde ja eu saiba que o carro tem faturas das ultimas revisoes,correia de distribuiçao mudada aos 160.000km,um único registo... Quero testar ao maximo o que puder,travagem,desgaste de armortecedores,casquilhos,ponteiras etc e todos os conselhos serão bem vindos.

    Numa fase posterior,quando ja for proprietario do carro (em condiçoes normais serei,a menos que algo de grave se revele,o que é pouco provavel) irei postar fotos,falar sobre o comportamento geral do carro,consumos,upgrades que pretendo fazer,etc.

    Aconselhem e opinem sobre o que acharem importante,obrigado desde já a todos
    Editado pela última vez por Bujinkan90; 15 September 2015, 21:05.

    #2
    Seat Cordoba 6K 1.4i Informação Técnica (Ultimate Specs)

    Motor : I 4
    Código de Motor : ?
    Combustível : Gasolina
    Alimentação : Singlepoint Injection - SPI
    Disposição : Transversal
    Cilindrada : 1391 cm3
    Diâmetro x Curso : 75.0 x 78.7 mm
    Válvulas : 8 Válvulas
    Sobrealimentação : N/A
    Taxa de Compressão : 9.5
    Potência : 60 PS or 59 bhp or 44 kW @ 5200 rpm
    Binário : 107 Nm or 78 lb.ft @ 2800 rpm
    Tracção : FWD
    Caixa de Velocidades : 5 velocidades Manual

    Seat Cordoba 6K 1.4i Consumos, Emissões e Autonomia
    Consumos - Misto: 7.2 L/100km
    Consumos - Extra Urban: ?
    Consumos - Highway: ?
    Consumos - Cidade: ?
    Autonomia : 652 Km
    Depósito : 47 L
    Emissões de CO2 : 167 g/Km (estimate)

    Seat Cordoba 6K 1.4i Prestações
    Velocidade Máxima : 157 km/h
    Aceleração 0 a 60 mph (0 a 96 Km/h) : s
    Aceleração 0 aos 100 km/h : 16.1 s

    Seat Cordoba 6K 1.4i Dimensões, Aerodinâmica e Peso
    Tipo de Carroceria :
    Num. de Portas : 4
    Distância entre Eixos : 244 cm
    Comprimento : 411 cm
    Largura : 164 cm
    Altura : 141 cm
    Travões da Frente : Discos (- mm)
    Travões de Trás : Tambores (- mm)
    Pneus da Frente : 175/70 R13
    Pneus de Trás : 175/70 R13
    Peso : 930kg
    Relação Peso/Potência : 15.5
    Mala : 455L

    Comentário


      #3
      Os meus pais tiveram um 1.4 GLX precisamente em 94.. ??-??-DL
      É basicamente um VW polo dos anos 90 mas com bagageira!
      Do que me lembro esse motor era bastante fiável, e até "puxava" bem.. mas gastava bem.... e não esquecer os 21 Anos que já tem!
      Problemas que o nosso deu, foi basicamente todos os cabos dos puxadores dos vidros (mecanismo interno), que com a agua enferrujavam e acabavam por partir... sim o vidro ficava aberto e não o conseguias fechar! Primeiro foi nos traseiros, que eram manuais, e depois foi nos eléctricos da frente..
      Levou ainda um centralina nova em 2001 por causa de problemas eléctricos.. que já não me lembro bem quais eram.
      Tirando isso.. tinha o problema dos barulhos parasitas característicos dos carros dessa época.

      PS: Velocidade Máxima : 157 km/h <- o nosso passava bem os 170 km/h!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
        Os meus pais tiveram um 1.4 GLX precisamente em 94.. ??-??-DL
        É basicamente um VW polo dos anos 90 mas com bagageira!
        Do que me lembro esse motor era bastante fiável, e até "puxava" bem.. mas gastava bem.... e não esquecer os 21 Anos que já tem!
        Problemas que o nosso deu, foi basicamente todos os cabos dos puxadores dos vidros (mecanismo interno), que com a agua enferrujavam e acabavam por partir... sim o vidro ficava aberto e não o conseguias fechar! Primeiro foi nos traseiros, que eram manuais, e depois foi nos eléctricos da frente..
        Levou ainda um centralina nova em 2001 por causa de problemas eléctricos.. que já não me lembro bem quais eram.
        Tirando isso.. tinha o problema dos barulhos parasitas característicos dos carros dessa época.

        PS: Velocidade Máxima : 157 km/h <- o nosso passava bem os 170 km/h!!
        Sim neste caso,é mais um ibiza com mala
        Acredito que seja ligeiramente mais confortavel por causa dos bancos serem diferentes dos modelos hatchback..
        Quanto aos barulhos parasitas deve ser normal nestes carros...
        Eu ja vou amanha busca-lo se tudo correr bem

        Comentário


          #5
          Aqui passou-se uma história semelhante à do TugaAzeiteiro. O daqui de casa tambem era um 1.4GLX e foi comprado novo em '95, tendo durado até ~2002, altura em que foi trocado pelo modelo seguinte, em versão SW - Córdoba Vario. Fez 90k Kms durante este período e não me lembro de alguma vez ter dado algum problema grave...

          Confirmo o relato do Tuga, em relação aos elevadores dos vidros. Não me lembro de alguma vez ter acontecido nesse Córdoba, mas no Vario já aconteceu uma ou duas vezes até hoje (ainda mantemos este último)...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MaximusDecimus Ver Post
            Aqui passou-se uma história semelhante à do TugaAzeiteiro. O daqui de casa tambem era um 1.4GLX e foi comprado novo em '95, tendo durado até ~2002, altura em que foi trocado pelo modelo seguinte, em versão SW - Córdoba Vario. Fez 90k Kms durante este período e não me lembro de alguma vez ter dado algum problema grave...

            Confirmo o relato do Tuga, em relação aos elevadores dos vidros. Não me lembro de alguma vez ter acontecido nesse Córdoba, mas no Vario já aconteceu uma ou duas vezes até hoje (ainda mantemos este último)...
            Pois os vidros...tive um polo que tambem deu chatice com os vidros deve ser cronico nestes modelos
            Amanha vou verificar se esta tudo bem com as tubagens,se ha material com desgaste e assim,testar ao maximo,pois quero que este carro me dure uns bons km,que circule certinho sem problemas e para isso tambem serei cuidadoso

            Comentário


              #7
              és tu aquele user que ia comprar um cordoba novo de pintura, com 1 dono e com as faturas, tal como descreves no post 1? tinhas ideia de comprar outro, entretanto apareceu-te este negócio baratinho, cerca de 700€?

              com esses kms todos eu teria algum receio, especialmente num carro dessa altura. 60cv num 1.4 o carro gasta um pedaço, mas também em princípio terás ainda motor para alguns milhares, uma vez que a cavalagem é baixa, permitindo ao motor não se esforçar muito se for em retas e subidas ligeiras.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                és tu aquele user que ia comprar um cordoba novo de pintura, com 1 dono e com as faturas, tal como descreves no post 1? tinhas ideia de comprar outro, entretanto apareceu-te este negócio baratinho, cerca de 700€?

                com esses kms todos eu teria algum receio, especialmente num carro dessa altura. 60cv num 1.4 o carro gasta um pedaço, mas também em princípio terás ainda motor para alguns milhares, uma vez que a cavalagem é baixa, permitindo ao motor não se esforçar muito se for em retas e subidas ligeiras.
                Sim exatamente,depois achei melhor abrir este tópico mesmo relacionado com o carro em questao
                Essencialmente é esse o tipo de trajetos que faço,com a excepçao da viagem de amanha para trazer o carro,farei Porto-Bragança que tem algumas subidas acentuadas,nomeadamente a serra do marão,será a prova de fogo para ver como esta o estado do carro. Depois aqui em Bragança os trajetos sao bastante acessiveis e o transito é pouco.
                Fui aconselhado a fazer uma boa limpeza ao circuito da agua e mudar velas quando tiver o carro,tambem acho bem,sempre é maneira de ter o carro mais direitinho e pela minha mao.

                Comentário


                  #9
                  Tive um carro exactamente como esse. Precisas de saber algo em particular?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post

                    PS: Velocidade Máxima : 157 km/h <- o nosso passava bem os 170 km/h!!
                    Com o erro confirma a velocidade max..

                    Há um Cordoba destes na familia e foi um carro fiável.
                    Apesar da potencia ser baixa a caixa curta disfarça bem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                      Tive um carro exactamente como esse. Precisas de saber algo em particular?
                      Basicamente,dicas,conselhos sobre o que devo ter mais em atençao e o que posso esperar do carro a nivel de fiabilidade e consumos numa conduçao calma sem acelaraçoes bruscas nem subidas infinitas.. Era mais ou menos isto

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Bujinkan90 Ver Post
                        Basicamente,dicas,conselhos sobre o que devo ter mais em atençao e o que posso esperar do carro a nivel de fiabilidade e consumos numa conduçao calma sem acelaraçoes bruscas nem subidas infinitas.. Era mais ou menos isto
                        Consumos: nunca fiz menos de 7 litros com aquele carro.
                        Velocidade máxima: uns 160 km/h. E o motor já vai a "berrar" bem.

                        Problemas que tive:

                        - Elevadores dos vidros, em ambas as portas da frente. Crónico nestes carros. Tentas subir o vidro e de repente ouves um "thump" e o vidro cai para dentro da porta.
                        - Uma pequena peça que liga o canhão da fechadura da porta ao fecho que lá está dentro também me partiu em ambas as portas. Notas isto quando queres abrir o carro e a chave fica a rodar em falso.
                        - Motor de vácuo do fecho central, queimou. Devo ter tido uma infiltração qualquer que chegou lá e me estragou o motor. Esse motor está atrás da forra da mala, de lado, no lado direito, dentro de uma embalagem de espuma.
                        - Conta-km's do quadrante basicamente deixou de funcionar. Resolvido com outro quadrante da sucata.
                        - Apodreceu a junta da cabeça. Vim a saber que dono o anterior andou a água del cano e depois a junta cedeu de vez nas minhas mãos. Sintoma: carro sem qualquer água e ponteiro da temperatura a subir para o vermelho. Se tentasse meter água esta escorria toda pelo bloco abaixo. Foi trocada a junta, limpo o circuito de refrigeração, atestado com G12 e fez uma data de km's sem dar quaisquer problemas.

                        De resto, foi a manutenção regular e troca de peças de desgaste, óleo 10w40 e filtros a cada 10 mil etc. Foi vendido com 200 e tal mil e aquele motor tinha mais saúde que muitos com metade dos km's.

                        O conselho que eu te dou para já: troca velas, distribuição (a menos que o dono anterior já o tenha feito e com factura a comprovar), óleo, filtros e G12. Nesse motor não é muito oneroso e ficas logo com carro para algum tempo.
                        Editado pela última vez por ravager; 16 September 2015, 15:39.

                        Comentário


                          #13
                          espero que tenhas sorte com a máquina. estima-o...

                          Comentário


                            #14
                            Boas...ja tenho o carro...superou a prova de fogo com sucesso,viagem do Porto a Bragança com muitas subidas acentuadas pelo caminho..nada de aquecidelas nem consumo de agua. Puxa certinho de acordo com o motor que tem e parece estar tudo em ordem.. Amanha vou leva-lo ao mecanico para dar uma vista de olhos e fazer umas afinaçoes que acho que sao precisas ao nivel da caixa de velocidades,por vezes em 4a,salta para ponto morto...o antigo dono meteu-lhe uma molinha que segundo ele era para a manete nao ter tanta folga em ponto morto. E eu quero tira-lhe isso e ver se os tirantes estao bons ou se o seletor de mudanças precisa de afinaçao...fazer limpeza ao circuito da agua tambem... De resto é so habituar-me tambem a embraiagem que é diferente da do polo (mais dura)..

                            Se alguem tiver alguma coisa a aconselhar...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                              Consumos: nunca fiz menos de 7 litros com aquele carro.
                              Velocidade máxima: uns 160 km/h. E o motor já vai a "berrar" bem.

                              Problemas que tive:

                              - Elevadores dos vidros, em ambas as portas da frente. Crónico nestes carros. Tentas subir o vidro e de repente ouves um "thump" e o vidro cai para dentro da porta.
                              - Uma pequena peça que liga o canhão da fechadura da porta ao fecho que lá está dentro também me partiu em ambas as portas. Notas isto quando queres abrir o carro e a chave fica a rodar em falso.
                              - Motor de vácuo do fecho central, queimou. Devo ter tido uma infiltração qualquer que chegou lá e me estragou o motor. Esse motor está atrás da forra da mala, de lado, no lado direito, dentro de uma embalagem de espuma.
                              - Conta-km's do quadrante basicamente deixou de funcionar. Resolvido com outro quadrante da sucata.
                              - Apodreceu a junta da cabeça. Vim a saber que dono o anterior andou a água del cano e depois a junta cedeu de vez nas minhas mãos. Sintoma: carro sem qualquer água e ponteiro da temperatura a subir para o vermelho. Se tentasse meter água esta escorria toda pelo bloco abaixo. Foi trocada a junta, limpo o circuito de refrigeração, atestado com G12 e fez uma data de km's sem dar quaisquer problemas.

                              De resto, foi a manutenção regular e troca de peças de desgaste, óleo 10w40 e filtros a cada 10 mil etc. Foi vendido com 200 e tal mil e aquele motor tinha mais saúde que muitos com metade dos km's.

                              O conselho que eu te dou para já: troca velas, distribuição (a menos que o dono anterior já o tenha feito e com factura a comprovar), óleo, filtros e G12. Nesse motor não é muito oneroso e ficas logo com carro para algum tempo.
                              Obrigado pelo testemunho
                              Como referi acima,quero fazer algumas dessas coisas de imediato,velas,limpar circuito de agua,dar uma revisao no material de desgaste e ver a situaçao da caixa...a distribuiçao foi troca aos 158.000 em 2005,ja me parece tempo a mais com a mesma correia e quando puder tambem irei substituir,mas de nomento so poderei fazer o que o meu baixo orçamento permitir

                              Comentário


                                #16
                                7836270359-seat-cordoba-1-4-glx-94.jpg 7869275793-seat-cordoba-1-4-glx-94.jpg 7895933592-seat-cordoba-1-4-glx-94.jpg
                                Aqui esta ele. Hoje ja veio do mecanico com cabo de embraiagem novo,limpeza de circuito da agua e anticongelante e com afinaçao no seletor de mudanças...o proximo passo é a distribuiçao
                                Que acham da maquina?

                                Comentário


                                  #17
                                  Parece estar em bom estado, sem difusores partidos ou rachadelas na consola central que era típico nesses modelos. Uma pequena mariquice, faltam-te as tampinhas que isso tem atrás do travão de mão, na consola, a esconder os parafusos. Mas isso é barato e arranja-se bem.

                                  Uma mod que faria nesse carro e que não cheguei a fazer no meu: trocar o volante pelo do facelift



                                  E agora deixaste-me com saudades do meu é como dizem, o primeiro carro não se esquece..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                    Parece estar em bom estado, sem difusores partidos ou rachadelas na consola central que era típico nesses modelos. Uma pequena mariquice, faltam-te as tampinhas que isso tem atrás do travão de mão, na consola, a esconder os parafusos. Mas isso é barato e arranja-se bem.

                                    Uma mod que faria nesse carro e que não cheguei a fazer no meu: trocar o volante pelo do facelift



                                    E agora deixaste-me com saudades do meu é como dizem, o primeiro carro não se esquece..
                                    Sim realmente nao tem nada partido nem estalado no interior..esse pormenor das tampinhas resolve-se facil
                                    Quanto ao volante,sinceramente ate gosto deste. Talvez lhe pinte o simbolo para dar um ar mais composto

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não pintes o símbolo, fica bem pior (na minha opinião que já vi ao vivo)

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X