Boas pessoal, sou recruta ainda por aqui e precisava de uns conselhos de quem percebe da matéria mais do que eu ;) Estava a pensar adquirir uma Ibiza 1.6 SR, mas que me dizem de consumos, fiabilidade, durabilidade. É uma boa aquisição?O carro em questão é o seguinte : http://www.custojusto.pt/porto/ligei...12591Obrigados ! Obrigados ;)
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Ao menos fizeste pesquisa no forum? o que não faltam são tópicos a falar deste carro....
Btw, o anuncio nao está disponivel
Ps.: tirei o Obrigados e deu:
http://www.custojusto.pt/porto/ligei...-6-sr-17412591
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Originalmente Colocado por tiaGo93 Ver PostOu seja, fazendo uma condução defensiva por assim dizer consigo umas médias de 7L certo?
Em termos de manutenção, é caro?
Aconselham a fazer uma revisão geral? Filtros e assim.. Ficará caro?
Isso tem uma manutenção super simples e acessível.
No teu lugar não sabendo o histórico faria logo uma revisão geral. Pede para baixar o preço e assim ja ficas com uns trocos para a revisão.
Comentário
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Vou falar por experiencia e digo-te ja os problema que esses carros costumam dar:
Rubber touch, como em qualquer carro da altura, nos puxadores das portas e controlos dos vidros que se descasca, facil de resolver.
O tecido dos bancos nao é do melhor do mundo, e por isso, começa a rasgar no apoio lombar do entrar e sair. Resolve-se novamente, de forma facil e barata.
O ecra monocromatico do Computador de bordo tem tendencia, natural, de a luz em certas zonas começar a ficar fraca e zonas do ecra a apagarem-se. Nao é o caso desse carro, mas nao é invulgar.
Motor de guerra, isso desde que tenha oleo decente, e filtros limpos, fazes km que nunca mais acabam com isso. Suspensao, travagem, tudo o resto é bastante duravel. É um carro realmente fiavel, principalmente a parte mecanica.
Consumos, é a parte pior, 7L diria que é bastante dificil, 7.5 a pastar... o normal desses motores é acima dos 8 principalmente em percursos curtos. Por outro lado, nesses carros leves, isso anda bem, o facto de ser 8v tem uma linearidade bastante boa.
Conforto é algo para o duro, seja suspensao seja bancos.
Tens carro para bons anos, se os consumos pesarem, GPL com ele, que esses motores aguentam tudo. Pelo preço, dificilmente arranjas melhor, nao que seja barato, porque é o preço deles, mas um segmento B com 100cv, os extras desse (pensando que nao, tens o CB, AC Auto... na altura nao era frequente nesse segmento) por menos de 2000€ nao esta nada mau.
Comentário
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Praticamente o preço desse carro...... se consumos é preocupação mais vale um carro menos gastador, esse 1.6 anda menos que um 1.4 e gasta mais ou o mesmoEditado pela última vez por Italiaspeed; 15 September 2015, 21:30.
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Vou deixar aqui o meu testemunho, já que tenho uma Cordoba Vario "igualzinha" a essE (é masculino o nome do carro) Ibiza: versão Sport 1.6sr 101cv.
Comprei-a em 2009 com 130.000 e hoje está a bater nos 180.000 kms.
Pontos maus:
- plásticos interiores à volta dos puxadores e dos botões que descascam. Os meus vinham com péssimo aspecto mas há uns meses deu-me e lixei, aquilo tudo e pintei com tinta preta mate. Ficou com bom aspecto e mudou logo o aspecto daquela zona. Resolução barata.
Quem falou dos botões acima deve estar a confundir com outros modelos do grupo VAG. Neste são em plástico e basicamente ficam sempre na mesma.
- centralina colocada numa posição péssima para levar com humidade e queimar (fica debaixo das grelhas da base do vidro frontal, no lado do condutor). A minha teve de ser substituída numa casa de reparação de centralinas. Foram 200€.
- conforto: a suspensão é seca e os bancos frontais desta versão Sport são também duros. Num carro desportivo faziam melhor figura, pelo apoio lateral que dão, mas num carro destes não acho que se justifique. Gosto deles esteticamente, mas podiam ter o assento semelhante aos traseiros.
(Só não andei no meu carro a conduzir 2 vezes, e numa delas fui atrás e fiquei a invejar quem lá vai. É 10x melhor, parece logo outro carro, muito mais confortável! )
- chassis/diversão: mesmo sendo duro, não é carro bom para curvas. Brincadeiras é só para ficar frustrado com a sob-viragem e queimar os pneus frontais.
- medidas de pneus nesta versão: os 185/55 r15 são caros e há pouca oferta. Aconselho a legalizar a medida 195/50 r15 que é completamente compatível com as jantes originais e tem uma melhor oferta e preço por pneu.
- Radio: é um módulo que engloba o Radio, Comp. Bordo e AC Auto, pelo ue não dá para substituir. Há quem faça umas invenções a adicionar um radio, com "corta e cose", mas fica sempre algo de gosto duvidoso... A potência do rádio é fraquinha, mas há quem o abra e lhe faça um upgrade.
Pontos positivos:
- andamento: estamos a falar de um carro com pouco mais de 1000kg (1100 no caso da minha Vario), com 101cv e uma caixa relativamente curta, pelo que o resultado é um veículo despachado. O facto deste motor de 8V ter boa resposta a baixos/médios regimes torna-o bastante agradável de usar e é fácil andar "despachado" sem ter de passar as 3000RPM.
Nuns comparativos amigáveis com carros de amigos, posso dizer que ficou taco a taco com um e36 318 is até aos 140/150 (a partir daí o bimmer lá começou a ganhar distancia) e o mesmo se passou com o Toyota AE86. (valeu-se de não ter só força lá em cima como os restantes, o valor de potência máxima não é tudo)
Já quando se metem estes em estradas de serra nem vale a pena pedir nada do lado da Seat
- fiabilidade: mecânica simples e com pouco para avariar. Fora o problema da centralina, pouco tive a queixar-me. É revisões, gasolina e siga.
- manutenção simples: mais uma vez, mecânica simples e as suas vantagens. Esta carrinha foi o meu primeiro carro e foi também o primeiro carro onde comecei a mexer em tudo. Faço praticamente tudo nela, e para a prender foi uma boa base, já que é tudo mais ou menos simples e fácil de entender. Revisões, troca de dois elevadores de vidros eléctricos, desmontar interior para limpar e reparar pequenas coisas estragadas,... Soube bem aprender para agora a manter de forma super barata (sem descorar bom material).
- equipamento: AC Auto, Computador de bordo, Radio com caixa de 6CD (na mala), 4 Vidros e Retrovisores eléctricos (com desembaciamento), Faróis de Nevoeiro, ABS, Direção Assistida, Airbag Conductor/Passageiro/Bancos frontais, Fecho central e Alarme com Comando na chave, Jantes de liga leve 15',... hoje em dia pode parecer básico, mas não esquecer que se está a falar de um segmento B de +/- 2000
De uma forma geral estou satisfeito com o carro. Vai ser posto agora à venda, porque não lhe vou dar uso que justifique tê-la, mas vão ficar saudades, quer por ser o 1º, quer por ter sido um carro pouco comuns para um recém encartado, mas que deu uma liberdade brutal (nunca faltou espaço para malta e tralhas, o que para um rapaz nos 18/19 que quer é andar com amigos de um lado para o outro, férias, etc, soube muito bem ).
Por outro lado, acho que pelo orçamento que tinha, não encontrava um conjunto melhor, para a utilização que lhe ia dar. E a disponibilidade do motor não vai ser esquecida, até porque é o carro de cá de casa que mais gosto da resposta, mesmo não sendo o mais potente.
De manutenção posso-me considerar bastante cuidadoso. Faço nela cerca de 10.000/ano, o que me faz fazer as revisões por ano. Troco todos os anos o óleo (5L certinhos de um bom 5w30. Sim 5w30 e o consumo de óleo entre mudas não chega a meio litro. Com 5w40 nunca gastou ponta de óleo) a par com os filtros de óleo, Ar e Habitáculo. As velas e o filtro de combustível troco a cada 30 ou 40.000.
Costumo fazer uma limpeza anual à borboleta de admissão com spray descarbonizante (tirei-a no 1º ano porque vinha muito má, mas após uma limpeza a fundo, o spray todos os anos chega para ficar impec outra vez).
De médias, DEPENDE E MUITO da utilização! Já fiz viagens por Nacional ali pelos 70/80 onde no fim gastei pouco mais que 5L, como já tive meses com utilização citadina e condução despachada onde a média chega praticamente aos 9 litros.
Mas para teres um ponto de referência, AE a 120/130 fazes 6.5 se conseguires manter um ritmo constante. Acima disso os consumos disparam um bocado.
Com utilização de percurso misto e condução mais suave estou com 6.9 no CB destes últimos depósitos.
Posto isso acho que uns 7.5 é um valor realista para um condutor em adaptação ao motor, com percurso misto e sem saber se o motor está com toda a manutenção em dia.
Espero que este relato te sirva de algo. Não digo que não hajam outros carros que ofereçam semelhante pelo mesmo preço, mas sei que este não é de todo um mau conjunto.
Só interessa saber se estás à procura de um carro bom nos campos em que este o é ou procuras outras qualidades.
Comentário
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Só acrescento um pormenor, o relantin destes 1-6 não é muito certinho. Por norma têm uma pequena oscilação, nada que se note muito, mas quando se vai comprar dá-se por conta.
A mecânica é mesmo muito simples e robusta (nada a ver com o 1.4...). A maior dificuldade é trocar as velas, mas nada de mais.
Confrmo os consumos de 6 a 9 consoante o pé. Eu num carro mais pesado gastava em média 6 e picos.
Cump.
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Originalmente Colocado por ice Ver PostSó acrescento um pormenor, o relantin destes 1-6 não é muito certinho. Por norma têm uma pequena oscilação, nada que se note muito, mas quando se vai comprar dá-se por conta.
A mecânica é mesmo muito simples e robusta (nada a ver com o 1.4...). A maior dificuldade é trocar as velas, mas nada de mais.
Confrmo os consumos de 6 a 9 consoante o pé. Eu num carro mais pesado gastava em média 6 e picos.
Cump.
Mas carros a precisar de manutenção este factor agrava-se.
As velas é mesmo a única coisa menos amiga da manutenção fácil. O colector de admissão passa por cima e deixa muito pouco espaço para se fazer algo.
Há quem o tire, mas no meu caso troco-as sem tirar nada. Tenho é de usar um "joelho"/articulação na extensão da chave.
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Originalmente Colocado por bernardoR Ver PostEspero que este relato te sirva de algo. Não digo que não hajam outros carros que ofereçam semelhante pelo mesmo preço, mas sei que este não é de todo um mau conjunto.
Só interessa saber se estás à procura de um carro bom nos campos em que este o é ou procuras outras qualidades.
Como todos os carros, tem os seus pontos positivos como os negativos, nada é perfeito mas pela avaliação são mais os positivos que os maus
Amanhã uma pessoa amiga, que é mecânico, vai ver o carro para me dar um feed de como está, se estiver como espero sábado irei eu para falar de números (Espero que muitas notas de 5€ dêem uma grande tentação ao proprietário de aceitar uma proposta mais baixa )
Em relação ao que procuro, não é bem certo, andei a ver um Golf IV 1.4 mas depois de ver vários tópicos aqui no fórum vi não ser uma boa aposta.
Tenho pouco mais de 2000€ e não o queria gastar todo. Este irá ser o meu segundo carro, primeiro foi um Punto 6speed de 95. Sucata xd
Quero um carro "bom", subir uns degraus depois do meu "velhinho". Gosto desta Ibiza, vamos ver como corre.
O que procuro num carro é simples, fecho central, direcção assistida e vidros eléctricos. De preferência Preto, tudo menos vermelho, verde e branco. E como é lógico, gostar do carro. Ibizas, Golfs, Astras.. po aí, mas o dinheiro não estica também daí a oferta não ser a maior, mas tudo se arranja
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Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver PostSim anda menos e não é tão "vivo" como um 1.4 16v p.ex, mas talvez tenhas mais probabilidades de arranjar um 1.6 mais capaz, eram regra geral motores mais fiáveis que os 1.4 16v....
Embora motores com mais de 150k seja sempre aquela lotaria....
Na altura, que me lembre, 1.4 de 100cv havia nos Clio e os Rover 200, nenhum deles andava mais, 100cv são 100cv seja qual for o motor, logo performance era a mesma e a caixa do Seat nem era longa como nos Golf que cortava o andamento do motor. E não vamos falar de fiabilidade, os 1.4 da Renault nem era os piores já que bobines nem são enormemente caras, mas as juntas dos Rover? Muito bons apesar de cancros.
Depois, venha lá esses 1.4 de 16v com melhores baixas que estes 1.6 de 8v, só em sonhos.
Motores mais capazes que este? Clio II 1.6 conta-se pelos dedos e a maioria caíram nas mãos dos amigos do tuning, de resto... Havia o Polo GTI 1.6 de 125cv, mas também, raro e mais caro que este Seat.
Para o preço não há melhor, e não é certamente um 1.4 de 16v e 75cv como também montava estes Seat a serem mais rápidos.
No dia-a-dia, estes motores serão mais despachados que a maioria se não todos os 1.4 de 16v do segmento.
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E qual era esse japuna segmento B que fazia isso? Yaris 1.3 conta-se pelos dedos, de resto...
E comparar a usabilidade de um 1.3 com um 1.6...
O 1.4 da Rover dificilmente anda muito mais, se é que anda mais, tendo em conta que tem mais 1cv, mas menos binário e mais tarde, na vida real vai ser um motor menos usável e bem menos fiável.
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Originalmente Colocado por SmashingCars Ver PostMotor menos capaz que um 1.4? Enfim...
Na altura, que me lembre, 1.4 de 100cv havia nos Clio e os Rover 200, nenhum deles andava mais, 100cv são 100cv seja qual for o motor, logo performance era a mesma e a caixa do Seat nem era longa como nos Golf que cortava o andamento do motor. E não vamos falar de fiabilidade, os 1.4 da Renault nem era os piores já que bobines nem são enormemente caras, mas as juntas dos Rover? Muito bons apesar de cancros.
Depois, venha lá esses 1.4 de 16v com melhores baixas que estes 1.6 de 8v, só em sonhos.
Motores mais capazes que este? Clio II 1.6 conta-se pelos dedos e a maioria caíram nas mãos dos amigos do tuning, de resto... Havia o Polo GTI 1.6 de 125cv, mas também, raro e mais caro que este Seat.
Para o preço não há melhor, e não é certamente um 1.4 de 16v e 75cv como também montava estes Seat a serem mais rápidos.
No dia-a-dia, estes motores serão mais despachados que a maioria se não todos os 1.4 de 16v do segmento.
Falando meramente em performance, até dentro da VAG havia um segmento B dessa época(polo 6n) com um 1.4 16v com uma caixa bem curta e mais rápido que esse Ibiza 1.6 8v.....
Do que toca a fiabilidade e falando unicamente dos carros que tive em casa, sim ainda hoje em dia tenho na garagem um Polo 6N 16v e já tive um Ibiza desses, ambos tiveram problemas de centralina, foi a única coisa a assinalar fora do habitual....
Nos interiores o Polo tem um problema clássico de a consola central rachar, o Ibiza por sua vez começou a ficar com os puxadores das portas em mau estado de conservação.....
A usabilidade, os consumos é tudo a mesma treta entre um 6n 16v e o Ibiza em questão......São ambos charutos desconfortáveis do segmento B com uma plataforma com mais de 20 anos ..........
Ao user do tópico, se como dizes os consumos não são questão, se gostas do ibiza e se não procuras o segmento b mais performante ou confortável da época, ao comprares um Ibiza desses em bom estado de manutenção ficas bem servido com o carro.
Se a performance for importante, tens franceses mto mais capazes e muito parecidos em fiabilidade/consumos e preço actual.Editado pela última vez por Italiaspeed; 17 September 2015, 14:19.
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Originalmente Colocado por bernardoR Ver PostVou deixar aqui o meu testemunho, já que tenho uma Cordoba Vario "igualzinha" a essE (é masculino o nome do carro) Ibiza: versão Sport 1.6sr 101cv.
Comprei-a em 2009 com 130.000 e hoje está a bater nos 180.000 kms.
Pontos maus:
- plásticos interiores à volta dos puxadores e dos botões que descascam. Os meus vinham com péssimo aspecto mas há uns meses deu-me e lixei, aquilo tudo e pintei com tinta preta mate. Ficou com bom aspecto e mudou logo o aspecto daquela zona. Resolução barata.
Quem falou dos botões acima deve estar a confundir com outros modelos do grupo VAG. Neste são em plástico e basicamente ficam sempre na mesma.
- centralina colocada numa posição péssima para levar com humidade e queimar (fica debaixo das grelhas da base do vidro frontal, no lado do condutor). A minha teve de ser substituída numa casa de reparação de centralinas. Foram 200€.
- conforto: a suspensão é seca e os bancos frontais desta versão Sport são também duros. Num carro desportivo faziam melhor figura, pelo apoio lateral que dão, mas num carro destes não acho que se justifique. Gosto deles esteticamente, mas podiam ter o assento semelhante aos traseiros.
(Só não andei no meu carro a conduzir 2 vezes, e numa delas fui atrás e fiquei a invejar quem lá vai. É 10x melhor, parece logo outro carro, muito mais confortável! )
- chassis/diversão: mesmo sendo duro, não é carro bom para curvas. Brincadeiras é só para ficar frustrado com a sob-viragem e queimar os pneus frontais.
- medidas de pneus nesta versão: os 185/55 r15 são caros e há pouca oferta. Aconselho a legalizar a medida 195/50 r15 que é completamente compatível com as jantes originais e tem uma melhor oferta e preço por pneu.
- Radio: é um módulo que engloba o Radio, Comp. Bordo e AC Auto, pelo ue não dá para substituir. Há quem faça umas invenções a adicionar um radio, com "corta e cose", mas fica sempre algo de gosto duvidoso... A potência do rádio é fraquinha, mas há quem o abra e lhe faça um upgrade.
Pontos positivos:
- andamento: estamos a falar de um carro com pouco mais de 1000kg (1100 no caso da minha Vario), com 101cv e uma caixa relativamente curta, pelo que o resultado é um veículo despachado. O facto deste motor de 8V ter boa resposta a baixos/médios regimes torna-o bastante agradável de usar e é fácil andar "despachado" sem ter de passar as 3000RPM.
Nuns comparativos amigáveis com carros de amigos, posso dizer que ficou taco a taco com um e36 318 is até aos 140/150 (a partir daí o bimmer lá começou a ganhar distancia) e o mesmo se passou com o Toyota AE86. (valeu-se de não ter só força lá em cima como os restantes, o valor de potência máxima não é tudo)
Já quando se metem estes em estradas de serra nem vale a pena pedir nada do lado da Seat
- fiabilidade: mecânica simples e com pouco para avariar. Fora o problema da centralina, pouco tive a queixar-me. É revisões, gasolina e siga.
- manutenção simples: mais uma vez, mecânica simples e as suas vantagens. Esta carrinha foi o meu primeiro carro e foi também o primeiro carro onde comecei a mexer em tudo. Faço praticamente tudo nela, e para a prender foi uma boa base, já que é tudo mais ou menos simples e fácil de entender. Revisões, troca de dois elevadores de vidros eléctricos, desmontar interior para limpar e reparar pequenas coisas estragadas,... Soube bem aprender para agora a manter de forma super barata (sem descorar bom material).
- equipamento: AC Auto, Computador de bordo, Radio com caixa de 6CD (na mala), 4 Vidros e Retrovisores eléctricos (com desembaciamento), Faróis de Nevoeiro, ABS, Direção Assistida, Airbag Conductor/Passageiro/Bancos frontais, Fecho central e Alarme com Comando na chave, Jantes de liga leve 15',... hoje em dia pode parecer básico, mas não esquecer que se está a falar de um segmento B de +/- 2000
De uma forma geral estou satisfeito com o carro. Vai ser posto agora à venda, porque não lhe vou dar uso que justifique tê-la, mas vão ficar saudades, quer por ser o 1º, quer por ter sido um carro pouco comuns para um recém encartado, mas que deu uma liberdade brutal (nunca faltou espaço para malta e tralhas, o que para um rapaz nos 18/19 que quer é andar com amigos de um lado para o outro, férias, etc, soube muito bem ).
Por outro lado, acho que pelo orçamento que tinha, não encontrava um conjunto melhor, para a utilização que lhe ia dar. E a disponibilidade do motor não vai ser esquecida, até porque é o carro de cá de casa que mais gosto da resposta, mesmo não sendo o mais potente.
De manutenção posso-me considerar bastante cuidadoso. Faço nela cerca de 10.000/ano, o que me faz fazer as revisões por ano. Troco todos os anos o óleo (5L certinhos de um bom 5w30. Sim 5w30 e o consumo de óleo entre mudas não chega a meio litro. Com 5w40 nunca gastou ponta de óleo) a par com os filtros de óleo, Ar e Habitáculo. As velas e o filtro de combustível troco a cada 30 ou 40.000.
Costumo fazer uma limpeza anual à borboleta de admissão com spray descarbonizante (tirei-a no 1º ano porque vinha muito má, mas após uma limpeza a fundo, o spray todos os anos chega para ficar impec outra vez).
De médias, DEPENDE E MUITO da utilização! Já fiz viagens por Nacional ali pelos 70/80 onde no fim gastei pouco mais que 5L, como já tive meses com utilização citadina e condução despachada onde a média chega praticamente aos 9 litros.
Mas para teres um ponto de referência, AE a 120/130 fazes 6.5 se conseguires manter um ritmo constante. Acima disso os consumos disparam um bocado.
Com utilização de percurso misto e condução mais suave estou com 6.9 no CB destes últimos depósitos.
Posto isso acho que uns 7.5 é um valor realista para um condutor em adaptação ao motor, com percurso misto e sem saber se o motor está com toda a manutenção em dia.
Espero que este relato te sirva de algo. Não digo que não hajam outros carros que ofereçam semelhante pelo mesmo preço, mas sei que este não é de todo um mau conjunto.
Só interessa saber se estás à procura de um carro bom nos campos em que este o é ou procuras outras qualidades.
De resto, gostei do relato.
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Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver PostFalando meramente em performance, até dentro da VAG havia um segmento B dessa época(polo 6n) com um 1.4 16v com uma caixa bem curta e mais rápido que esse Ibiza 1.6 8v.....
Do que toca a fiabilidade e falando unicamente dos carros que tive em casa, sim ainda hoje em dia tenho na garagem um Polo 6N 16v e já tive um Ibiza desses, ambos tiveram problemas de centralina, foi a única coisa a assinalar fora do habitual....
Nos interiores o Polo tem um problema clássico de a consola central rachar, o Ibiza por sua vez começou a ficar com os puxadores das portas em mau estado de conservação.....
A usabilidade, os consumos é tudo a mesma treta entre um 6n 16v e o Ibiza em questão......São ambos charutos desconfortáveis do segmento B com uma plataforma com mais de 20 anos ..........
Ao user do tópico, se como dizes os consumos não são questão, se gostas do ibiza e se não procuras o segmento b mais performante ou confortável da época, ao comprares um Ibiza desses em bom estado de manutenção ficas bem servido com o carro.
Se a performance for importante, tens franceses mto mais capazes e muito parecidos em fiabilidade/consumos e preço actual.
O 1.4 16v de 100cv não montava este Ibiza.
Este motor tem mais binário que os 1.4 com 100cv concorrentes, logo será um motor mais usável no dia-a-dia.
E nem se compara em fiabilidade, este motor é tanque. Portanto, esta história não tem qualquer ponta por onde se pegue, mesmo que consuma exageradamente para o que anda, nunca justifica falar de 1.4 com menos usabilidade e pior fiabilidade...
Comentário
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Originalmente Colocado por SmashingCars Ver PostE qual era esse japuna segmento B que fazia isso? Yaris 1.3 conta-se pelos dedos, de resto...
E comparar a usabilidade de um 1.3 com um 1.6...
O 1.4 da Rover dificilmente anda muito mais, se é que anda mais, tendo em conta que tem mais 1cv, mas menos binário e mais tarde, na vida real vai ser um motor menos usável e bem menos fiável.
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Um polo 6n 1.416v é desta altura...aliás esse ibiza é um polo com imagem diferente...
Qto a fiabilidade carros com 150.000 KM ou mais precisam de ser analisados caso a caso e não generalizar.....o meu Polo 1.4 16v teve os mesmos problemas mais graves que o meu Ibiza 1.6 8v (Ambos tiveram que trocar centralina).....
No que toca a usabilidade no dia a dia, sempre me diverti mais no Polo, os consumos eram idênticos nos dois......
Agora que ouvi muita gente a queixar-se dos motores 1.4 16v, principalmente montados em marcas secundárias da VAG (Seat ou Skoda), isso ouvi......
Se começarmos a falar de carros Franceses +/- da mesma época e com o mesmo preço actual, com motores 1.6 ou até 1.3, este Ibiza não tem predicados suficientes no que toca a velocidade/divertimento/consumos......Mas tem outros argumentos válidos que pelos vistos interessam ao autor do tópico....
Mas não nos podemos esquecer que estamos a falar de um carro nada confortável com ambições "desportivas" mas que perde para muitos concorrentes nesse aspecto.....
É a minha opinião sobre carros com que lidei diariamente....
Ao Smashing se incomoda a minha opinião sobre um carro que teve ou tem não posso fazer nadaEditado pela última vez por Italiaspeed; 17 September 2015, 16:18.
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um 1.6 com mais 10 anos que o ibiza e melhor em todos os aspectos!!!
http://olx.pt/anuncio/honda-civic-16...tml#01c2c96fc5
(so aquela panela e que ia fora)
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