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    Mercedes-Benz IAA Concept - Salão de Frankfurt 2015

    Mercedes-Benz estreia “transformer” aerodinâmico IAA - Autohoje


    O Intelligent Aerodynamic Automobile é um coupé de quatro portas de design futurista, capaz de mudar de forma. Estreia no Salão de Frankfurt deste ano.

    A Mercedes-Benz apresentará na edição deste ano do Salão de Frankfurt o Concept IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile). Trata-se de um estudo com um coeficiente aerodinâmico invulgarmente baixo (0,19) sob a forma de um coupé de quatro portas. O estudo de design futurista tem capacidade de mudar de aspeto e de forma, automaticamente ou por via de um botão, para uma configuração mais aerodinâmica, quando atinge os 80 km/h. Por dentro, o protótipo perpetua o aspeto da atual gama Classe S, mas com novos comandos táteis (incluindo no volante, com a leitura ótica dos dedos), projetando como será a futura geração da berlina de luxo. Para se “transformar” o Concept IAA conta com oito segmentos extensíveis na traseira, que crescem em comprimento até 390 mm, alhetas nos para-choques que aumentam até 25 mm na dianteira e 20 mm na traseira – proporcionando melhor circulação do ar na dianteira e nos arcos da rodas da frente -, jantes ativas que alteram o seu raio de abertura entre 55 mm até fecharem completamente e uma grelha no para-choques dianteiro que se movimenta até 60 mm para trás, melhorando a circulação do ar na parte inferior da carroçaria.

    O estudo conta ainda com ainda com a tecnologia Car-to-X, que permite comunicar e trocar informação com outros carros na estrada. Segundo a Mercedes-Benz, esta ferramenta é particularmente útil para prevenir acidentes e evitar obstáculos, mesmo quando o carro está distante dos acontecimentos.

    O Concept IAA tem 5040 mm de comprimento (5430 mm em modo aerodinâmico), 1995 mm de largura e 1305 mm de altura, contando com uma distância entre eixos de 2975 mm. A via dianteira tem 1710 mm e a traseira 1770 mm. O sistema propulsor deste estudo é híbrido plug-in a gasolina com um débito total de 279 cv. Tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Em modo aerodinâmico é capaz de percorrer até 66 km só com recurso a energia elétrica e emite 28 g/km de CO2.


















    #2

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      #3

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        #4
        @Frankfurt










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          #5
          Simplesmente BRUTAL!

          Nos meus tempos de estudante tive um prof, apaixonado por aerodinâmica automóvel e afins, que dizia que para reduzir a resistência ao vento a parte traseira era tão importante como a frente e o formato "gota de água" era o mais aerodinâmico de todos!

          O cabr@o era chato como o raio, exigente até dizer chega, mas sabia do assunto!

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            #6
            Meanwhile...


            Homem destrói Mercedes de 200 mil euros com taco de golfe

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              #7
              Pode ser uma montra tecnológica fantástica, e aplaudo a busca por parte da Mercedes de melhorias aerodinâmicas que tem estudado pelos seus concepts nos últimos anos. Mas porra, o raio do carro está feio que dói. Espero que apenas sirva para tecnologia de eficiência aerodinâmica e nunca se lembrem de ir buscar qualquer inspiração estilística a este concept

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