Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolha de carro - vantagens e desvantagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Escolha de carro - vantagens e desvantagens

    Ora boas tardes. Já por cá tinha aberto um tópico acerca de que carro comprar e estava (e ainda estou) inclinado para um Volvo S80 T5, no entanto, como a compra do carro irá demorar mais do que aquilo que eu contava, entretanto fui vendo outros carros.

    Para resumir um pouco aquilo que procuro, aqui vai: tenho preferência por carros grandes (sedan) e com isso importa-me mais os interiores que os exteriores; procuro um carro a gasolina e, embora a performance não seja factor decisivo, se tiver mais cv pelo mesmo preço, melhor; pretendo mais tarde converter o carro para GPL (não sei se todos os motores se dão bem com isso ou não); os preços vão até, sensivelmente, 4000€, sendo que procuro carros de meados de 2000.

    Em termos de marcas/modelos, neste momento tenho 3 em mente e não sei se algum terá vantagem/desvantagem sobre outro e seria aqui que precisava de mais umas opiniões, se possível. Para já as minhas escolhas são:
    Volvo S80 T5, Bmw E39 523i, Saab 9-3/9-5.

    1 - No que toca ao Bmw, existe o 525 a gasolina? Pergunto pois o que pesquisei no olx e custojusto, apenas me apareceram os 525tds, ou seja, nada de gasolina e a cilindrada acima (528) já paga 250€ de iuc, portanto, ficaria-me pelo 523 com 170cv. O que têm a dizer sobre o mesmo?

    2 - Quanto ao Saab, sinceramente não consegui perceber a diferença entre o 9-3 e o 9-5 . Nota-se algumas diferenças visuais, mas algum modelo é superior ao outro? Ou um é evolução do outro?

    3 - Para mim o ponto de referência seria o Volvo S80, este tem bom conforto e segurança, tem um sistema de som premium e mais outras mariquices que até dou valor. Nestes aspectos, o Bmw e o Saab ficam onde? Será que o sistema de som destes será semelhante? E em termos de conforto?

    4 - No que toca a revisões e manutenções, suponho que as marcas dos 3 sejam para esquecer devido aos elevados custos, correcto? Mas fora das marcas, existe algo contra ou a favor de algum? Algum problema crónico?

    Se me puderem ajudar, nestas ou outras questões, fico agradecido.

    #2
    Ninguém?

    Comentário


      #3
      epá vais ter de esperar que apareça alguem aqui que tenha uma ideia dos bmw e dos saab, dos volvos, sei eu do pouco que conheço mesmo convertidos a gas os consumos não são nada meigos comparados com a gasolina, o que ajuda a safar a coisa é o preço do gpl, mais não consigo ajudar, tens de esperar por alguem que tenha ideia disso, mas para essas celindradas a gasolina, não sei não, ai acredito que mais para as versões diesel...

      as manutenções dessas gamas de viaturas é bom que tenhas a carteira bem recheada, pois quer seja na marca quer seja na o oficina do manel vão te sair bem despendiosas, carros com preços acessiveis, por serem a gasolina, mas km's com fartura em cima do pelo, o que significa que mais tarde ou mais cedo, vais ter de começar a largar as notas em reparações...
      Editado pela última vez por carbookk; 18 September 2015, 14:04.

      Comentário


        #4
        Em relação ao gás, tenho boa noção disso. Prefiro fazer médias de 10L aos 100 e pagar 0.50€ por litro de combustível, do que ir fazer 6/7/8L aos 100 e ir pagar o preço actual de gásoleo. Além disso, não farei km que me compensasse um motor a gasóleo (aponto para 15.000-20.000km ao ano). Daí que a melhor opção é gasolina e caso me pese na carteira (coisa que gasolina e >2000cc irá fazer), converto a gpl e recupero o investimento em cerca de 1 ano. A não ser que haja alguma contrapartida nos motores a trabalhar a gás (e perder algum espaço de bagageira e talvez uns 5cv), acho que só terei vantagens nisso. No entanto se estiver errado na minha lógica, estou aberto para aprender.

        Quanto às reparações, entendo, acho que isso com qualquer carro com uns valentes km irá ficar caro. Mas sinceramente não sei muito bem que tipo de gastos é que poderão ser. Dou um exemplo: se após 2 meses da compra tiver que gastar 800€, vai-me custar, mas se durante 1 ano não tiver que gastar mais nesses valores, então conformo-me bem. Agora se a cada meio ano tiver que gastar 1/4 do valor que pago pelo carro, então isso é que não me agrada. Agora se for algo do género de 2 em 2 anos, por exemplo, não me incomodaria tanto.

        De qualquer das formas, neste aspecto acho que não tenho como "fugir", ou teria que ir para um carro citadino, que é coisa que não quero mesmo, ou então tenho que me sujeitar. E nem conheço ninguém com nenhum dos carros que mencionei, ou seja, não posso ter noção de como as coisas realmente são com esses carros, resta-me apenas tentar ler pela net e ir percebendo aos poucos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post

          Quanto às reparações, entendo, acho que isso com qualquer carro com uns valentes km irá ficar caro. Mas sinceramente não sei muito bem que tipo de gastos é que poderão ser. Dou um exemplo: se após 2 meses da compra tiver que gastar 800€, vai-me custar, mas se durante 1 ano não tiver que gastar mais nesses valores, então conformo-me bem. Agora se a cada meio ano tiver que gastar 1/4 do valor que pago pelo carro, então isso é que não me agrada. Agora se for algo do género de 2 em 2 anos, por exemplo, não me incomodaria tanto.
          digamos que para a gama de carros que é estás muito optimista quanto as manutenções e avarias...

          mas tambem não é preciso ir ao 8 nem ao 80, tens carro mais modestos e mais recentes, tamanho intermedio na gama de utilitários\ grandes familiares a gasolina , não sei que orçamento tens, mas mensionares que só tendo como alternativa entre um citadiono ou as banheiras com motores de cilindradas abismais é um bocado, numa de quer tudo ou nada, há carros de seguento c que servem muito bem a gasolina, celindradas mais modestas e podes converter a gpl...

          agora secalhar se queres ajuda convinha dar o orçamento que tens para gastar...
          Editado pela última vez por carbookk; 18 September 2015, 17:48.

          Comentário


            #6
            volvo s80 de 1999 foi um carro que me marcou um vizinho meu tinha um t6 e aquilo era um canhão é um topo de gama tem tudo do bom e do melhor esse t5 ve se por ai muitos em s60 v70 e s80 a gpl é um carro que vale a pena converter a gpl pois de consumos ele é agressivo menos de 10l/100km é para esquecer só em auto estrada o bmw e39 é um bom carro bastante confortável também mas o volvo ganha em tudo ao e39 perde na tração traseira o saab desconheço mas o 9-5 penso ser rival do s80 na altura eu optava pelo volvo

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
              digamos que para a gama de carros que é estás muito optimista quanto as manutenções e avarias...

              mas tambem não é preciso ir ao 8 nem ao 80, tens carro mais modestos e mais recentes, tamanho intermedio na gama de utilitários\ grandes familiares a gasolina , não sei que orçamento tens, mas mensionares que só tendo como alternativa entre um citadiono ou as banheiras com motores de cilindradas abismais é um bocado, numa de quer tudo ou nada, há carros de seguento c que servem muito bem a gasolina, celindradas mais modestas e podes converter a gpl...

              agora secalhar se queres ajuda convinha dar o orçamento que tens para gastar...
              O meu orçamento está limitado a 4000€. Obviamente que se valesse a pena, poderia subir, mas prefiro que seja esse o limite e explorar opções abaixo disso.

              Quanto a tamanho dos carros... Lá está, procuro algo que seja grande e espaçoso, ou seja, um Volvo S40 não me serviria as medidas, já um S60/S80 encaixava-se melhor (ou exemplo de A3/Golf/Focus que não é bem o que quero, mas já um A4-A6/Passat/Mondeo encaixariam melhor).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                volvo s80 de 1999 foi um carro que me marcou um vizinho meu tinha um t6 e aquilo era um canhão é um topo de gama tem tudo do bom e do melhor esse t5 ve se por ai muitos em s60 v70 e s80 a gpl é um carro que vale a pena converter a gpl pois de consumos ele é agressivo menos de 10l/100km é para esquecer só em auto estrada o bmw e39 é um bom carro bastante confortável também mas o volvo ganha em tudo ao e39 perde na tração traseira o saab desconheço mas o 9-5 penso ser rival do s80 na altura eu optava pelo volvo
                Exacto, também tenho essa ideia de que consumos abaixo dos 10l/100 não existem, daí a minha ideia inicial ser colocar GPL (e nos S80 já li quem já lhes fez 250.000km a gpl sem problemas). Isto tudo tendo feito as contas, acabo sempre por obter o retorno em cerca de um ano.

                Quanto a comparar o S80 ao E39 e ao Saab 95, é aí que residem as minhas duvidas pois não sei as reais diferenças. Sei que o Volvo é bom (há melhores, mas o que o Volvo tem, preenche-me as medidas), no entanto, se houver outros semelhantes... Mas sendo que o E39 poderá não ser tão bom, então aí não me inclino tanto para o mesmo. Quanto ao Saab, sim, pelo que percebi era o rival do S80.
                Pelo que apurei, em termos de andamento são idênticos (analisando um Saab 95 Aero 230cv vs S80 T5 226cv), embora o Saab se desenrasque melhor devido a não ser tão pesado (mas isto são migalhas, não me faz diferença). De resto, li que o Saab é confortável e espaçoso como o S80, tem também um sistema de som muito bom (que é coisa que dou valor) e depois li opiniões sobre o tipo de condução, mas diria que aqui é mais questão de opinião/gosto.

                Não sei se em questão de manutenções poderá um priviligiar sob o outro, acredito que sejam ambos carotes e não sei qual será a facilidade em arranjar peças (o Saab devido a ser mais raro talvez haja mais dificuldade). Mas se alguém tiver uma leve ideia do que poderá custar manter qualquer um destes carros e puder elucidar, agradeço.

                Ou seja, assim do que apurei em relação ao que procuro e dentro do orçamento, diria que estes dois estão no mesmo patamar, no entanto se houver outros que se igualem ou compensem face a estes, estou aberto a sugestões.
                Editado pela última vez por Mmp88; 18 September 2015, 20:16.

                Comentário


                  #9
                  o problema é que tens de ponderar que não é só comprar um carro já com alguma idade cheio de extras e km's de marcas premium, o que torna altamente despendiosos de manter, qualquer intervenção em caso de peças de desgaste ou avaria será tudo valores abismais face a outros carros de gama media, logo tens de ter isso em mente não é só comprar o carro é mantelo, pois não o estás a comprar novo, portanto como te disse estás muito optmista e raramente vir ter problemas...

                  não digo que não podesse equacionar fazer algo como tu, mas simplesmente só a ideia de um momento para o outro ter uma avaria e ter de deslargar 1000 ou mais euros na reparação, teem muito que se lhe diga, para isso ando com um carro a medida do meu bolso, e não algo que de um momento para o outro me pode dar rombos na carteira, mesmo que tenha a mais valia de converter a GPL e ganhar enconomia apartir desse ponto, mas em caso de avarias lá se vai o factor poupança pó galheiro...

                  mas pronto cada um ca sua, se é isso que pretendes força avança e compra apostaria num volvo, até porque sei que se dão muito bem com gpl, não sou muito de fan de saab e bmw...

                  Comentário


                    #10
                    Mas então em questão de alternativas, o que aconselharias?

                    Cheguei há uns tempos a ir ver um Ford Mondeo (versões a partir de 2001), será que a diferença em manutenções seria tanta assim? Em termos de valor do carro, pagaria o mesmo por um Mondeo face a um Volvo, em termos de consumo o Mondeo não faz abaixo de 8L/100 (gpl ajudaria novamente), em termos de motor tem algo como 130cv e em interiores não deve ter o mesmo conforto/espaço, som e outros pormenores.

                    Claro que digo isto apenas como termo comparativo, não sei se não haverão opções mais viáveis.

                    Comentário


                      #11
                      Saudades desse T5 😍

                      Comentário


                        #12
                        sim os volvo a gpl aguentam bastantes km por acaso ainda são dos velhos motores de guerra old school gastadores mas duradores

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
                          Mas então em questão de alternativas, o que aconselharias?

                          Cheguei há uns tempos a ir ver um Ford Mondeo (versões a partir de 2001), será que a diferença em manutenções seria tanta assim? Em termos de valor do carro, pagaria o mesmo por um Mondeo face a um Volvo, em termos de consumo o Mondeo não faz abaixo de 8L/100 (gpl ajudaria novamente), em termos de motor tem algo como 130cv e em interiores não deve ter o mesmo conforto/espaço, som e outros pormenores.

                          Claro que digo isto apenas como termo comparativo, não sei se não haverão opções mais viáveis.


                          deixando o factor gpl de fora da equação e vendo só o restante...

                          alternativas que eu poderia dar já as descartas-te, e claro que por esse orçamento não vais encontrar nada equivalente nem perto nem de longe ao nivel desses carro de luxo noutras gamas, o melhor será antes de te meteres em cargas de trabalhos, pesquizar sobre os modelos em questão, se calhar nos foruns da marca seja o local mais indicado para procurares informação mais detalhada para ficares logo precavido no que te podes vir a meter, e não te mandares de cabeça...

                          a uns anos atras tive quase a comprar o audi A8 de 95 de uma embaixada 5000€ é que alem de ser um brutal maquinão carregado de extras luxo no seu melhor, o snão é que já estava com 500.000 km's, fiz uma pesquiza e peças de desgaste dava para comprar um carro novo, desisti da ideia...
                          portanto faz o que te estou a dizer faz o trabalhinho de casa antes de meteres em aventuras...

                          Comentário


                            #14
                            Porque não um Volvo S60 T5 ou o 2.0T os preços devem andar muito proximo do S80. Temos cá em casa um a diesel o D5 e em termos de conforto é bom . Na versão a gasolina será igual neste aspecto .

                            Comentário


                              #15
                              Estás te a esquecer da Mercedes, manutenção mais barata, material e peças da concorrência com fartura, motores a gasolina para todos os gostos, maior fiabilidade e durabilidade nos modelos menos recentes, para quê complicar?

                              Comentário


                                #16
                                Biba
                                Identifico-me com os teus gostos, particularmente são também carros que aprecio.
                                E curiosamente, há uns meses passei exactamente pelo desejo de compra de um desses, precisamente os mesmos modelos.

                                Na altura, como conhecia melhor o S80, seria a minha escolha. Carro distinto, com um ambiente interior ainda hoje digno de registo, e com actuais segmentos D a não lhe serem equivalentes sequer ainda.

                                Ainda no que toca ao combustível, o cálculo para apurar se compensa ou nao diesel, nao pode ser feito com base nessas quilometragens. é muito mais baixo. de qualquer forma, pessoalmente preferiria sempre a gasolina, também porque com essa idade é muito mais provável conseguires um em bom estado a gasolina que um a diesel.

                                ;)

                                vai-nos mantendo a par

                                Comentário


                                  #17
                                  S80 a gasolina é bom para GPL.

                                  os SAAB 9-3 são da gama do A4, Séri 3, Passat, por ái fora... e servem-se do chassis e motores 8diesel) do Opel Vectra contemporâneo.
                                  os modelos 9-5 já são da gama do S80 e Série 5.

                                  Pessoalmente gosto muito dos SAAB 9-3 dos anos 2000 e picos.
                                  Os motores a gasolina existem os 1.8, 2.0 e 2.3 (será?) todos Turbo, prtanto, qualquer um será bom para andar.
                                  Mas... não deve haver muitas oficinas para eles...

                                  Em termos de interiores, o 9-3 será o mais acanhado de todos os que referes.

                                  No entnato, de todas as tuas escolhas, apesar de achar mais racional o BMW 523, acho que iria para um Saab 9-3, que pessoalmente, como disse, gosto muito do carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                    deixando o factor gpl de fora da equação e vendo só o restante...

                                    alternativas que eu poderia dar já as descartas-te, e claro que por esse orçamento não vais encontrar nada equivalente nem perto nem de longe ao nivel desses carro de luxo noutras gamas, o melhor será antes de te meteres em cargas de trabalhos, pesquizar sobre os modelos em questão, se calhar nos foruns da marca seja o local mais indicado para procurares informação mais detalhada para ficares logo precavido no que te podes vir a meter, e não te mandares de cabeça...

                                    a uns anos atras tive quase a comprar o audi A8 de 95 de uma embaixada 5000€ é que alem de ser um brutal maquinão carregado de extras luxo no seu melhor, o snão é que já estava com 500.000 km's, fiz uma pesquiza e peças de desgaste dava para comprar um carro novo, desisti da ideia...
                                    portanto faz o que te estou a dizer faz o trabalhinho de casa antes de meteres em aventuras...
                                    Entendo o que dizes. A minha dúvida simples é: por ano, qual seria a estimativa de gasto num S80, por exemplo? Se for algo do género 1000€/ano, não iria falecer por isso, mas certamente que um carro desses não requer 1000€ a cada 15.000km, digo eu. De qualquer das formas, esse valor ao ano seria algo que eu estaria disposto por um carro destes.
                                    Já agora, aproveito e coloco aqui um link dum orçamento dum S80 já nos 311.000km dum anúncio que vi com os gastos que este teve: http://static3.custojusto.pt/mi/play...-extras-98.jpg
                                    Ou seja, pelo que se pode ver na foto, aquelas peças mais caras (kit de distribuição e afins) certamente que irão durar mais uns tempos/km. Basicamente metade do orçamento é em mão de obra, porque de resto, diria eu, são preços algo acessíveis. Mas pronto, tudo isto é apenas para eu ter uma ideia.


                                    Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                                    Porque não um Volvo S60 T5 ou o 2.0T os preços devem andar muito proximo do S80. Temos cá em casa um a diesel o D5 e em termos de conforto é bom . Na versão a gasolina será igual neste aspecto .
                                    Normalmente os preços dos S60 são mais caros que os S80. Pelo que apurei, é devido ao ano destes, basta o S60 ser um modelo mais recente 2 anos que não se encontra S60 abaixo dos 4000€. Depois os pormenores das diferenças do S60 e S80 ajudam a balança a inclinar mais para o S80 segundo os meus gostos, daí eu até preferir um S80 face ao S60. No entanto se encontrasse um S60 que me preenchesse as medidas, não lhe torcia o nariz.


                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                    Estás te a esquecer da Mercedes, manutenção mais barata, material e peças da concorrência com fartura, motores a gasolina para todos os gostos, maior fiabilidade e durabilidade nos modelos menos recentes, para quê complicar?
                                    Por acaso nunca me debrucei sobre os Mercedes, tinha na ideia que a manutenção até era mais cara face aos restantes. No entanto, um Mercedes Class E do ano de 2000 não fica a preços bem acima dos 4000€? De qualquer das formas, irei dar uma olhada com mais tempo e calma.


                                    Originalmente Colocado por costaverde111 Ver Post
                                    Biba (...) vai-nos mantendo a par
                                    Obrigado pela opinião, assim farei.


                                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                    S80 a gasolina é bom para GPL.

                                    os SAAB 9-3 são da gama do A4, Séri 3, Passat, por ái fora... e servem-se do chassis e motores 8diesel) do Opel Vectra contemporâneo.
                                    os modelos 9-5 já são da gama do S80 e Série 5.

                                    Pessoalmente gosto muito dos SAAB 9-3 dos anos 2000 e picos.
                                    Os motores a gasolina existem os 1.8, 2.0 e 2.3 (será?) todos Turbo, prtanto, qualquer um será bom para andar.
                                    Mas... não deve haver muitas oficinas para eles...

                                    Em termos de interiores, o 9-3 será o mais acanhado de todos os que referes.

                                    No entnato, de todas as tuas escolhas, apesar de achar mais racional o BMW 523, acho que iria para um Saab 9-3, que pessoalmente, como disse, gosto muito do carro.
                                    Pois, após pesquisar mais nos Saab, a ideia com que fiquei é que um 9-3 é como um S60 e um 9-5 mais como um S80, ou seja, são até idênticos sendo o 9-3 ligeiramente mais compacto, agora no resto não sei se estará ou não ao nível dum 9-5 (em questão de extras, qualidade de som, etc). Pela lógica, eu preferia um 9-5 devido a encaixar-se mais no que procuro, no entanto, não sei as reais diferenças para o 9-3.

                                    Comentário


                                      #19
                                      andei em 3 S40 e num 850 T5-R uma vez já há uns 10 anos (maquinão) e em termos de segurança são o que são e o meu pai conseguiu provar isso, mandando o dele para a sucata sem culpa e saindo apenas com uma pisadura num dos dedos. em termos de espaço também, mas em altura os primeiros S40 parecia que eram feitos para espanhóis ou portugueses, mas como tenho sangue viking (ou germânico) e meço 1.83mt, andei a conduzir um S40 há quase 12 anos na altura com uns 2, 3 anos e fazia os 60kms de via rápida com a cabeça quase de lado, pois o meu cabelo raspava no teto.

                                      da tua lista ou ia para o 23i ou para o S60, pois acho o S80 demasiadamente grande. depois as diferenças de comportamento e aproveitamento de um 2.0T para um T5 só tu é que podes dizer, mas se calhar será mais lógico se não andares sempre a correr, tentares encontrar um 2.0T.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois, eu também sou ainda mais alto que tu, portanto, o problema da cabeça de lado, os joelhos nem passarem debaixo do volante (há uns assim) e outros, estão bem presentes. Quando penso nisto, questiono-me como é que pessoas altas assim andavam nos carros mais antigos (pelo menos em carros mais básicos), dá que pensar...

                                        Quanto ao 2.0T vs T5, é sempre a questão que me faz comichão, pois eu sempre digo que a performance não é o que mais me importa nem sou de andar sempre a abrir, mas a verdade é que é sempre agradável pisar o acelerador e sentir o carro a acelerar ao invés de se ir movimentando.

                                        Mas sinceramente até estava assim mais indeciso entre o S80 e o Saab 95, acho que ambos se encaixam no que quero. Vou tentar obter mais informação, o maior receio passa apenas pela manutenção pois não sei bem o que me espera, mas como também tenho tempo para me decidir, logo se verá.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Recentemente vi um S80 2.0T gasolina de 2001 com 152.000 Km à venda. O carro aparenta estar em muito bom estado, mas penso que o dono não tem anúncio. Em todo o caso, vou procurar saber e depois dou um feedback.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Zizzurry Ver Post
                                            Recentemente vi um S80 2.0T gasolina de 2001 com 152.000 Km à venda. O carro aparenta estar em muito bom estado, mas penso que o dono não tem anúncio. Em todo o caso, vou procurar saber e depois dou um feedback.
                                            Eu até hoje só vi um S80 abaixo dos 200.00km (128.000km, para ser mais específico) mas não sei até que ponto é que poderão ser reais. Claro que 150.000km num carro com 15 anos, dá uma média de 10.000km ao ano o que não é algo tão impossível assim (principalmente se apontarmos um público alvo mais idoso nestes carros), no entanto, uma pessoa fica sempre desconfiada. Mas acho que nisto não há muito mais a fazer, é uma questão de sorte (ou azar).

                                            E fico desde já agradecido.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X