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Ajuda num Corolla e12

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    Ajuda num Corolla e12

    Boas pessoal.
    Tenho um Corolla e12 de 2002 a gasolina. O carro conta com cerca de 87 mil kms.
    Comprei-o em Abril e a fiz cerca de 10 mil kms com ele e até agora foi so trocar oleo e gasolina.
    Bem, indo ao cerne da questão. Em julho fiz uma viagem com ele e reparei nas rotações que fazia a 3 diferente velocidades:

    100 km/h - 3000 rpm

    120 km/h - 3500 rpm

    140 km/h - 4000 rpm

    Tudo muito certinho, parece-me.
    Mas na semana passada reparei que, por exemplo, a 100 km/h ele marca 3100 rpm e a 120 km/h marca 3600(e qualquer coisa).

    O que poderá ser?
    Neste momento vou aumentar os kms que vou fazer semanalmente (quase o triplo), pelo que este aumento de esforço do motor poderá ser mais caro a nível de combustível.
    Aguardo conselhos,
    Abreijos.

    #2
    Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
    Boas pessoal.
    Tenho um Corolla e12 de 2002 a gasolina. O carro conta com cerca de 87 mil kms.
    Comprei-o em Abril e a fiz cerca de 10 mil kms com ele e até agora foi so trocar oleo e gasolina.
    Bem, indo ao cerne da questão. Em julho fiz uma viagem com ele e reparei nas rotações que fazia a 3 diferente velocidades:

    100 km/h - 3000 rpm

    120 km/h - 3500 rpm

    140 km/h - 4000 rpm

    Tudo muito certinho, parece-me.
    Mas na semana passada reparei que, por exemplo, a 100 km/h ele marca 3100 rpm e a 120 km/h marca 3600(e qualquer coisa).

    O que poderá ser?
    Neste momento vou aumentar os kms que vou fazer semanalmente (quase o triplo), pelo que este aumento de esforço do motor poderá ser mais caro a nível de combustível.
    Aguardo conselhos,
    Abreijos.
    A menos que tenhas trocado a caixa de velocidades, numa das vezes viste mal.

    Tenho um e11 com esse motor e há ainda um e12 com esse motor na família.

    Comentário


      #3
      Não troquei nada.
      Tenho a certeza dos valores. Alias, durante esta semana atingi diversas vezes os 100km/h e os 120km/h para ter a certeza..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
        Não troquei nada.
        Tenho a certeza dos valores. Alias, durante esta semana atingi diversas vezes os 100km/h e os 120km/h para ter a certeza..
        Sem alteração da relação de caixa é impossível haver uma alteração da relação entre as rotações e a velocidade (apresentadas no quadrante). Excepto se a embraiagem estiver a patinar, mas aí a alteração é muito superior a 100 rpm/min e não acontece de forma contínua.

        Comentário


          #5
          Esses dados foram verificados com a mesma temperatura de motor?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
            Não troquei nada.
            Tenho a certeza dos valores. Alias, durante esta semana atingi diversas vezes os 100km/h e os 120km/h para ter a certeza..
            A relação entre as rotações do motor e velocidade não podem variar numa caixa convencional por só há duas hipóteses:
            1 - Erro humano - viste mal os valores
            2 - Erro de instrumentação - a medição de velocidade ou de rpm não está totalmente correcta e variou por alguma razão... atenção que é a medição que variou e não a velocidade em si.


            Já agora acrescento outra coisa... é impossível que isto seja correcto:
            100 km/h - 3000 rpm
            120 km/h - 3500 rpm
            140 km/h - 4000 rpm


            Se a 100km/h ele está a 3000 rpm então tem de estar a 3600 a 120 e 4200 a 140... não há forma de dar a volta...


            Dúvida: estás a ler as rpms e a velocidade num mostrador digital ou analogico?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
              A relação entre as rotações do motor e velocidade não podem variar numa caixa convencional por só há duas hipóteses:
              1 - Erro humano - viste mal os valores
              2 - Erro de instrumentação - a medição de velocidade ou de rpm não está totalmente correcta e variou por alguma razão... atenção que é a medição que variou e não a velocidade em si.


              Já agora acrescento outra coisa... é impossível que isto seja correcto:
              100 km/h - 3000 rpm
              120 km/h - 3500 rpm
              140 km/h - 4000 rpm


              Se a 100km/h ele está a 3000 rpm então tem de estar a 3600 a 120 e 4200 a 140... não há forma de dar a volta...


              Dúvida: estás a ler as rpms e a velocidade num mostrador digital ou analogico?
              velocimetro analógico

              já agora esse corolla é o 1.4 ou 1.6 vvti? se for o 1.4 essas rotações que estás a falar estão correctas seja a 100 120 ou 140km/h

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                Esses dados foram verificados com a mesma temperatura de motor?
                sim foram.

                Comentário


                  #9
                  sim, é analógico.

                  é o 1.4 vvt-i de 97 cvs

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                    sim, é analógico.

                    é o 1.4 vvt-i de 97 cvs
                    E consegues distinguir diferenças de 100 ou 200 rpm? Eu diria que a única explicação para isso é a instrumentação não ter precisão suficiente para medires com o grau de precisão que estás a tentar fazer. Como te comentava é impossível o carro ir a 3000 rpm a 100 e 4000 a 140. Deviam ser 4200. Como tal tens pequenos erros de medição que te afectam o que estás a tentar fazer.

                    Comentário


                      #11
                      O mais certo é algum dos ponteiros por alguma razão estar errado, se viste bem só pode ser isso, caso contrário envolveria mudanças no carro como já foi referido antes.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                        E consegues distinguir diferenças de 100 ou 200 rpm? Eu diria que a única explicação para isso é a instrumentação não ter precisão suficiente para medires com o grau de precisão que estás a tentar fazer. Como te comentava é impossível o carro ir a 3000 rpm a 100 e 4000 a 140. Deviam ser 4200. Como tal tens pequenos erros de medição que te afectam o que estás a tentar fazer.
                        distinguir ao detalhe não consigo. mas quando está mais visível, isto é, 100 km/h 3000 rpm e por ai adiante, consigo.

                        Basicamente vejo, através do ponteiro das rotações, que o carro está a fazer mais esforço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                          distinguir ao detalhe não consigo. mas quando está mais visível, isto é, 100 km/h 3000 rpm e por ai adiante, consigo.

                          Basicamente vejo, através do ponteiro das rotações, que o carro está a fazer mais esforço.
                          Como assim mais esforço? As rotações não têm a ver com o esforço do carro.... as rotações apenas têm a ver com a velocidade a que circulas e com a relação de caixa/transmissão. Estes três factores estão ligados matematicamente e é impossível que se alterem. Daí eu dizer que o problema é outro!

                          Comentário


                            #14
                            então poderá ser de um eventual problema do próprio manómetro ?

                            não poderá ser velas ou assim?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                              então poderá ser de um eventual problema do próprio manómetro ?

                              não poderá ser velas ou assim?
                              Estas a ver problemas, onde não existem, e que não existem. Esquece isso.

                              Mecanicamente, é impossível esses valores alterarem assim de qualquer maneira, sem modificações.

                              O carro passou a gastar mais gasolina, para andar o mesmo? Se sim, isso já poderá ser um problema.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                Estas a ver problemas, onde não existem, e que não existem. Esquece isso.

                                Mecanicamente, é impossível esses valores alterarem assim de qualquer maneira, sem modificações.

                                O carro passou a gastar mais gasolina, para andar o mesmo? Se sim, isso já poderá ser um problema.
                                Estou a analisar o consumo outra vez, vou ter de esperar chegar a reserva para comparar.

                                É que eu estive a ler um tópico sobre um corolla e12 e la diziam que tinha que se trocar de velas aos 80 mil. Por isso é que perguntei.

                                Comentário


                                  #17
                                  vou no meu carro e vejo o ponteiro a indicar 100kmh constante, liguei o gps e a velocidade que ia era 90 e picos. os ponteiros analógicos nunca podem estar 100% correctos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                    vou no meu carro e vejo o ponteiro a indicar 100kmh constante, liguei o gps e a velocidade que ia era 90 e picos. os ponteiros analógicos nunca podem estar 100% correctos.
                                    A velocidade de ponteiro ser inferior à velocidade real, é perfeitamente normal, e praticamente todos os veículos apresentam esse desfasamento.

                                    Mas o problema é que ele indica que o carro 'indica mais rotações que o que indicava à uns tempos atrás'.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                      vou no meu carro e vejo o ponteiro a indicar 100kmh constante, liguei o gps e a velocidade que ia era 90 e picos. os ponteiros analógicos nunca podem estar 100% correctos.

                                      Não é bem assim. Tanto pode haver erro num mostrador analógico como digital. O que descreves é que os velocímetros dos carros são sempre ajustados de forma a garantir que a velocidade real nunca é superior à indicada, por uma questão de precaução. Há carros com velocímetros digitais e não são mais precisos por causa disso. Pode é ser mais fácil ver uma determinada velocidade.

                                      Aqui a questão é que isso não pode/deve mudar ao longo do tempo. Não pode ser 100 a 3000rpms num dia e 100 a 3100rpms noutro. Isso é impossível a não ser por erro de medição seja ele do instrumento em si seja de quem faz a leitura dele.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                                        Não troquei nada.
                                        Tenho a certeza dos valores. Alias, durante esta semana atingi diversas vezes os 100km/h e os 120km/h para ter a certeza..
                                        Trocaste de pneus ou alteraste significativamente a pressão?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                          Trocaste de pneus ou alteraste significativamente a pressão?
                                          Isso não altera o que é mostrado no quadrante. apenas altera a relação entre a Vreal e a Vapresentada. Sendo que a alteração ocorre na real e não na apresentada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Isso não altera o que é mostrado no quadrante. apenas altera a relação entre a Vreal e a Vapresentada. Sendo que a alteração ocorre na real e não na apresentada.
                                            Não, o PDCouto tem razão. Alterar a pressão dos pneus vai alterar a medição de velocidade no quadrante para a mesma rotação do motor. Não me lembrei dessa possibilodade. Na prática está a alterar a relação da transmissão. Não te esqueças que a velocidade real é irrelevante neste caso. Estamos apenas a ver os valores apresentados no quadrante. Em todo o caso tem de ser uma alteração radical de pressão, daquelas que fazem o pneu andar mesmo cheio ou mesmo em baixo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                              Não, o PDCouto tem razão. Alterar a pressão dos pneus vai alterar a medição de velocidade no quadrante para a mesma rotação do motor. Não me lembrei dessa possibilodade. Na prática está a alterar a relação da transmissão. Não te esqueças que a velocidade real é irrelevante neste caso. Estamos apenas a ver os valores apresentados no quadrante. Em todo o caso tem de ser uma alteração radical de pressão, daquelas que fazem o pneu andar mesmo cheio ou mesmo em baixo
                                              Como é que altera se a velocidade não é medida na roda? É medida antes, logo imune a essa alteração.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Correcto.
                                                Alterar o tamanho da roda não altera o que é visto no velocímetro.
                                                Podes colocar uma roda com o dobro do tamanho que às 3000 rpms continuaria a mostrar 100 kms/h no velocímetro.
                                                A velocidade real, essa sim passaria de 90 e tal para 180 e tal.
                                                O que é mostrado era mantido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Outra coisa, actualmente todos os velocímetros são electrónicos / digitais. A forma de apresentação é que pode ser analógica (ponteiros) ou digital (LCD ou similar).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Isso não altera o que é mostrado no quadrante. apenas altera a relação entre a Vreal e a Vapresentada. Sendo que a alteração ocorre na real e não na apresentada.
                                                    Depende da medição, onde é feita. Na mota por exemplo noto isso entre pneu gasto e novo à frente, onde a velocidade é medida: são 4mm de altura são uns cms de diferença no diâmetro. De facto, sendo a última "parte" (motor > caixa > volante do motor e embraiagem > transmissão > rodas), é possível que seja até o método mais correcto. Nos carros não é possivel porque... têm 2 rodas que se deslocam a velocidades diferentes.

                                                    Agora, se forem medições em sensores ao nível mecânico, acho que realmente não pode variar. O sensor não sabe se o carro tem rodas pequenas ou grandes. Há um cálculo que diz que para a velocidade X no local do sensor (sempre depois da caixa, o sensor mede as rotações por um periodo de tempo o que dá a velocidade), é igual às rotações Y correspondentes a cada mudança. Mas essa velocidade é no local do sensor, não é necessariamente a da deslocação do veículo.

                                                    Já agora no E12 o sensor é no topo da transmissão: http://www.toyotaownersclub.com/foru...-speed-sensor/

                                                    Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                                    vou no meu carro e vejo o ponteiro a indicar 100kmh constante, liguei o gps e a velocidade que ia era 90 e picos. os ponteiros analógicos nunca podem estar 100% correctos.
                                                    Há sempre uma margem inferior da velocidade real para a indicada e que normalmente é directamente proporcional à maior velocidade.
                                                    Editado pela última vez por PDCouto; 22 September 2015, 16:32.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                      Depende da medição, onde é feita. Na mota por exemplo noto isso entre pneu gasto e novo à frente, onde a velocidade é medida: são 4mm de altura são uns cms de diferença no diâmetro. De facto, sendo a última "parte" (motor > caixa > volante do motor e embraiagem > transmissão > rodas), é possível que seja até o método mais correcto. Nos carros não é possivel porque... têm 2 rodas que se deslocam a velocidades diferentes.

                                                      Agora, se forem medições em sensores ao nível mecânico, acho que realmente não pode variar. O sensor não sabe se o carro tem rodas pequenas ou grandes. Há um cálculo que diz que para a velocidade X no local do sensor (sempre depois da caixa), é igual às rotações Y correspondentes a cada mudança. Mas essa velocidade é no local do sensor, não é necessariamente a da deslocação do veículo.

                                                      Já agora no E12 o sensor é no topo da transmissão: http://www.toyotaownersclub.com/foru...-speed-sensor/
                                                      É impossível o que dizes, a menos que a velocidade de ponteiro seja medida através de um sistema GPS.

                                                      Na mota, pelo menos nas minhas 5 motas e motorizadas, é medida no eixo da roda da frente. Logo é impossível a medição, e a sua relação com a rotação do motor, ser afectada pela altura do pneu.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                        Trocaste de pneus ou alteraste significativamente a pressão?
                                                        só o desgaste normal. de 2 em 2 semanas vou ajustar a medida.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Anyway, em relação ao tópico em questão a conclusão mantém-se... a relação entre rpms e velocidade não pode alterar-se a não ser que (a) a embraiagem esteja a patinas mas aí são alterações bruscas e bastante grandes e com sintomas totalmente distintos; (b) haja um problema na medição em si

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ppais, obrigado. já agora, a situação das velas. sabes quando é que convém mudar? se não me engano, são velas iridium.

                                                            Comentário

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