Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro tornou-se ‘bem obsoleto’ para portugueses...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Carro tornou-se ‘bem obsoleto’ para portugueses...

    Carro tornou-se ‘bem obsoleto’ para portugueses, diz estudo

    [COLOR=rgba(0, 0, 0, 0.8)]A maioria dos portugueses – 74% – vê o carro como um meio de transporte como outro qualquer. A conclusão, divulgada hoje em comunicado, é do Observador Cetelem, e resulta de uma análise ao futuro do mercado automóvel em Portugal a propósito do próximo Dia Europeu Sem Carros, 22 de setembro.
    [/COLOR][COLOR=rgba(0, 0, 0, 0.8)]“Considerado durante décadas como símbolo de status social e marca de modernidade, o carro é agora encarado como um bem obsoleto por 11% dos portugueses”, conclui o mesmo estudo, realizado pelo Cetelem em colaboração com a empresa de estudos e consultoria Bipe e que utilizou amostras representativas de 14 países, com 7.550 pessoas questionadas pela internet.[/COLOR]
    [COLOR=rgba(0, 0, 0, 0.8)]As despesas relacionadas com o automóvel são outro dado relevado pelos inquéritos realizados em julho de 2014: “Atualmente, 86% associa ao carro um custo muito elevado”, nota-se. E quase metade dos portugueses – 47% – associa ao automóvel uma série de outros incómodos, como a poluição, o ruído e o stress.[/COLOR]
    [COLOR=rgba(0, 0, 0, 0.8)]“Nos últimos anos tem-se vindo a verificar uma maior consciencialização por parte dos automobilistas que se mostram mais cientes das desvantagens do carro e do seu impacto no meio ambiente. Esta mudança na perceção que os portugueses têm do automóvel vai levando, pouco a pouco, a alterações de comportamentos e ao aparecimento de formas de mobilidade alternativas, como a partilha de boleias”, referiu o diretor de marketing do Cetelem, Diogo Lopes Pereira, na mesma nota.

    http://sol.pt/noticia/412932/Carro-t...ses-diz-estudo

    [/COLOR]

    #2
    Por aqui também se encara o carro como electrodoméstico. Quanto menos gastar e menos chatices der, melhor!

    A amostra do estudo não é representativa da sociedade portuguesa. Mais de 50 % dos portugueses nunca mexeram num computador. Mas ao apanhar uma amostra com população mais jovem, podemos concluir a tendência para o futuro:

    Finalmente os Dacia vão vender bem!

    Comentário


      #3
      Se neste fórum já muita vez se nota isso... imagino na população em geral

      Comentário


        #4
        Parece-me uma tendência global.

        Mas mesmo não ligando peva, conheço quem tenha um carro de 150 mil .....

        Comentário


          #5
          Dupla fiscalidade (IVA a par de ISV)?, talvez.

          Comentário


            #6
            É a logística a fazer mossa no preço de combustível apresentado ao consumidor, dêem possibilidade ao consumidor que este opta por V8 atmosférico.

            Comentário


              #7
              O carro sempre foi a galinha dos ovos de ouro do estado. Os custos de ter e utilizar carro cada vez pesam mais.

              Comentário


                #8
                começa tudo a andar de bicicleta e pronto, fiquem com os carros que só dão é despesas...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                  Por aqui também se encara o carro como electrodoméstico. Quanto menos gastar e menos chatices der, melhor!

                  A amostra do estudo não é representativa da sociedade portuguesa. Mais de 50 % dos portugueses nunca mexeram num computador. Mas ao apanhar uma amostra com população mais jovem, podemos concluir a tendência para o futuro:

                  Finalmente os Dacia vão vender bem!
                  Mais um aqui. O carro serve para ir de ponto X a Y.

                  Que nao dê despesa é o que quero.

                  Comentário


                    #10
                    Eu próprio se pudesse andava de triciclo. Aliás, já experimentei mas a verdade é que cheguei atrasadíssimo ao trabalho.

                    ---

                    Falando mais a sério:

                    Há uma nova geração que não vê o "automóvel" como uma peça de arte como dantes se via. Aliás, em tempos o carro de cada um chegou a fazer parte da família e trocava-se quando já estava nas últimas.

                    Hoje vê-se com uma perspectiva muito mais funcional, serve para ir de A para B e todo esse entusiasmo pela máquina foi transferido para aparelhos como tablets, pc's, smartphones e afins.

                    São os tempos meus senhores.

                    Comentário


                      #11
                      Existem melhores transportes etc etc.
                      Aqui na minha terra não serve para quase nada. É pequeno isto...
                      Se bem que tem pessoas que fazem 1.5klm de carro, mas está bem... acho desnecesário.

                      Comentário


                        #12
                        Depois vai-se daqui para a AE e paga-se logo 7€ de portagem em 80klm ou assim, volta-se 14€, mais a gasolina...
                        E tem se autocarro por 8€ a todas as horas do dia...
                        Tenho colegas com bons carros e estao até ok na vida e voltam de comboio... tipo 10x mais barato.

                        Comentário


                          #13
                          Estudos da treta...
                          Eu sei que para nós que gostamos de automóveis, por isso aqui andamos, não nos diz nada, mas se assim fosse carros novos só víamos os mais baratos a circular.
                          E é precisamente o contrário do que se vê.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho ideia que esse estudo bem impresso em papel suave tinha bom uso...

                            O que vejo é trânsito que não acaba mais e inclusivamente, nota se já um efeito "pôs-crise", nos dias de hoje vejo mais trânsito na grande Lisboa do que há 2/3 anos atrás.

                            Os jovens, coitados, não tem dinheiro para nada... Portanto, não é bem uma questão de opção... Ou melhor, é uma "opção condicionada".

                            Comentário


                              #15
                              O uso do carro está muito caro.

                              Uma conhecida minha e o marido moravam a 30 Km dos empregos em casa própria e tinham/têm horários diferentes (turnos). Começaram a fazer contas e alugaram uma casa na cidade onde trabalham. Gastam o mesmo, mas poupam tempo e qualidade de vida.

                              Combustível, manutenção e impostos pesam cada vez mais. Dá que pensar neste tipo de sociedade em que se vive a quilómetros dos empregos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                O carro sempre foi a galinha dos ovos de ouro do estado. Os custos de ter e utilizar carro cada vez pesam mais.
                                Pois, e como tal, muitos preferem um Clio DCI do que um Laguna 3.0i V6 !

                                E eu incluo-me nos que preferem o clio devido aos custos. É que gosto de conduzir seja que carro for. E portanto, e como a vida não é só carros, gosto de equilibrar as coisas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Esse estudo está perto da realidade muita gente olha hoje para um carro como algo banal mas util tal como um telemóvel. Ter carro hoje para muita gente já mais uma despesa que um beneficio e status nem sei bem onde isso vai ter ....... Nas grandes cidades vê-se como é normal onde estão os melhores parques automoveis mas isso não é a realidade de outras cidades do país , comparar Lisboa ou Porto com o resto do país não existe comparação possivel . Os jovens hoje olham para um carro como um electrodomestico lá de casa poucos os podem adquirir um carro novo devido á situação economica e á falta de emprego , sorte de alguns é o pai ou mãe emprestarem . Acho que a febre de ter carro novo já passou muita gente prefere poupar na compra de um carro e ter outras coisas materiais em casa e melhor qualidade de vida , tal como eu penso , prefiro uma casa onde realmente preciso dela nem que seja mais cara do que andar de carro para trás e para frente . Agum dia trocaria a minha casa na cidade que quero viver que fica tudo pertinho a pé e inclusivé a praia ? não existe dinheiro que pague isto.......

                                  Comentário


                                    #18
                                    falta saber se o observador cofidis é da mesma opinião

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                      Tenho ideia que esse estudo bem impresso em papel suave tinha bom uso...

                                      O que vejo é trânsito que não acaba mais e inclusivamente, nota se já um efeito "pôs-crise", nos dias de hoje vejo mais trânsito na grande Lisboa do que há 2/3 anos atrás.

                                      Os jovens, coitados, não tem dinheiro para nada... Portanto, não é bem uma questão de opção... Ou melhor, é uma "opção condicionada".
                                      Exactamente!

                                      Esse estudo da treta reflecte (no máximo) é a incapacidade financeira que tem sido criada, e que afasta os Portugueses de ter e usar carro com algum conforto financeiro.

                                      Ter um carro tem vindo a tornar-se cada vez mais caro (em mantê-lo, mais do que a compra-lo), e é evidente que se um carro (por mais modesto que seja) começar a colocar em risco alguns confortos mais básicos, têm de ser tomadas opções.

                                      Os mais apaixonados vão lutar mais até ao limite da sua carteira antes de o encostarem de vez (ou o venderem), mas falamos sempre de decisões forçadas.

                                      Não me parece que existam muitas pessoas a pensar "eu podia ir para o trabalho no meu Mercedes S, mas acho muito mais tranquilizante apanhar um comboio seguido de um metro, saboreando melhor o calor, chuva e vento", ou "apanhar um autocarro para apanhar o comboio que vai levar até ao barco que atravessa o Tejo..."...

                                      Não sejamos ingénuos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu já nem percebo nem nunca percebi como tanta gente tem carro (mesmo charutos)... com os ordenados que têm.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                          Eu já nem percebo nem nunca percebi como tanta gente tem carro (mesmo charutos)... com os ordenados que têm.
                                          Se fosse só os carros.....é telemoveis de 500 euros, tablets, bimbys, yammis, etc. Por um lado é bom porque mexe com a economia, por outro, é ver tantas e tantas pessoas a chegar a meio do mês com a conta a zeros ou muito perto disso. Eu pelo menos conheço pessoas que estão nesta situação.

                                          Um casal que ganhe 600 / 700 ou mesmo 800 liquidos cada, e com uma renda por exemplo de 400 euros por mês, mais as restantes despesas , férias 1 ou 2 vezes por ano, 1 ou outro fim de semana fora, despesas correntes, um ou outro imprevisto, e, se querem amealhar algum ao fim do ano, ter uma prestação automovel de 200 euros/mês fica muito complicado mesmo.

                                          Acho que hoje em dia se perdeu um pouco do conceito " poupar ". Parece que quanto se ganha, quanto se tem que gastar forçosamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A crise, quer se queira quer não mudou os hábitos dos Portugueses, e muita gente que pode mudou de hábitos também.

                                            É no carro, é no levar o almoço para o trabalho, é no ir de bicicleta ou a pé, muita coisa mudou.
                                            Mas voltando directamente ao tema automóvel, até a poucos anos atrás era comum as pessoas trocarem facil e rapidamente de carro, algo que a crise também obrigou a rever. Depois apareceram os volantes bimassa, os FAP etc e os custos de manutenção começam também a pesar. Penso que tudo junto faz com que o carro seja um bem que embora seja indispensável é menos apreciado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois, porque convenhamos, comprar um MB ou Audi do segmento D fica quase ao mesmo preço de uma casa na periferia de Lisboa, a uns 10 ou 20 KM do centro, o que é francamente perto.

                                              È fácil perceber por qual as pessoas preferem optar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já tou farto de falar disso aqui no Fórum, especialmente entre as camadas mais jovens e mais urbanas.

                                                Eu que moro em duas cidades diferentes (bem diferentes), no interior está muito incutido o uso do carro, o ter carro, aqui em Lx nem por isso. É tudo uma questão de necessidades... Quanto mais se multiplicarem as opções de transportes públicos e quanto mais se multiplicarem os custos com os carros, menos atraente fica ter um carro. Veja-se o caso de cidades como Amsterdão... Onde o que rula é a bike!

                                                Até tenho um amigo meu, e ex-colega de trabalho, que tem 28 anos e não tem carta... Mas é Alfacinha de gema, no Alentejo já tinha cortado os pulsos.

                                                Eu confesso que até ter que suportar eu os custos do automóvel, tava-me a lixar para os custos, do nada apareciam as revisões feitas, os pneus novos, o gasóleo no depósito (sabe-se lá como ), desde que comecei a trabalhar e a inventar com trocas de carro que comecei a acartar com as bombocas e não são custos propriamente baixos, mas deixar de ter carro para mim não é opção, de todo, porque vejo o carro como algo mais que um meio de transporte, dá-me muito gosto conduzir e andar por aí, mas desde que vim viver pra Lx centro, que do ponto de vista racional, o carro tem feito muito pouco sentido. Tanto que até fica no Alentejo às vezes.

                                                Ainda assim, de vez em qdo vem-me o desvaneio de ter um Civic Type-R à cabeça...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Se fosse só os carros.....é telemoveis de 500 euros, tablets, bimbys, yammis, etc. Por um lado é bom porque mexe com a economia, por outro, é ver tantas e tantas pessoas a chegar a meio do mês com a conta a zeros ou muito perto disso. Eu pelo menos conheço pessoas que estão nesta situação.

                                                  Um casal que ganhe 600 / 700 ou mesmo 800 liquidos cada, e com uma renda por exemplo de 400 euros por mês, mais as restantes despesas , férias 1 ou 2 vezes por ano, 1 ou outro fim de semana fora, despesas correntes, um ou outro imprevisto, e, se querem amealhar algum ao fim do ano, ter uma prestação automovel de 200 euros/mês fica muito complicado mesmo.

                                                  Acho que hoje em dia se perdeu um pouco do conceito " poupar ". Parece que quanto se ganha, quanto se tem que gastar forçosamente.
                                                  Sim. Eu não percebo. É pessoal que não tem medo de se meter em empréstimos e afins.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu ando de comboio e metro mas já pensei muitas vezes em trocar o metro pela bicicleta! São só 2 estações de metro e o passe (metro) não compensa... Até andava a pé mas de manha 20min fazem muita diferença.

                                                    Quanto ao carro, ir para Lisboa é ser masoquista! Só muito de vez em quando e nunca em horas de ponta

                                                    Gosto muito de carros mas para deslocações casa-"trabalho" irá vir primeiro uma mota, tudo por causa da economia

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                      Já tou farto de falar disso aqui no Fórum, especialmente entre as camadas mais jovens e mais urbanas.

                                                      Eu que moro em duas cidades diferentes (bem diferentes), no interior está muito incutido o uso do carro, o ter carro, aqui em Lx nem por isso. É tudo uma questão de necessidades... Quanto mais se multiplicarem as opções de transportes públicos e quanto mais se multiplicarem os custos com os carros, menos atraente fica ter um carro. Veja-se o caso de cidades como Amsterdão... Onde o que rula é a bike!

                                                      Até tenho um amigo meu, e ex-colega de trabalho, que tem 28 anos e não tem carta... Mas é Alfacinha de gema, no Alentejo já tinha cortado os pulsos.

                                                      Eu confesso que até ter que suportar eu os custos do automóvel, tava-me a lixar para os custos, do nada apareciam as revisões feitas, os pneus novos, o gasóleo no depósito (sabe-se lá como ), desde que comecei a trabalhar e a inventar com trocas de carro que comecei a acartar com as bombocas e não são custos propriamente baixos, mas deixar de ter carro para mim não é opção, de todo, porque vejo o carro como algo mais que um meio de transporte, dá-me muito gosto conduzir e andar por aí, mas desde que vim viver pra Lx centro, que do ponto de vista racional, o carro tem feito muito pouco sentido. Tanto que até fica no Alentejo às vezes.

                                                      Ainda assim, de vez em qdo vem-me o desvaneio de ter um Civic Type-R à cabeça...
                                                      Sim, tem sítios no interior que é obrigatório ter carro... no interior em aldeias, por ex. onde vivia a minha avó. Todo o mundo anda de carro, mesmo os putos já com 15 anos. É que não dá para sair daquele buraco sem carro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                        Sim, tem sítios no interior que é obrigatório ter carro... no interior em aldeias, por ex. onde vivia a minha avó. Todo o mundo anda de carro, mesmo os putos já com 15 anos. É que não dá para sair daquele buraco sem carro.
                                                        Não é necessário ir para aldeias do interior.

                                                        No distrito de Lisboa verificamos que existem algumas zonas cobertas pelas linhas (Sintra, Cascais), mas entre elas (ou afastando-se poucos km delas) as opções reduzem-se drasticamente.

                                                        Ainda que na maior parte dos casos existam autocarros, os seus horários facilmente são demasiado espaçados, especialmente para quem tenha de deixar crianças na escola/ATL, ir ao supermercado às compras, etc.

                                                        O exemplo do "alfacinha de gema" mencionado atrás é similar a outro que conheço, com uns poucos anos a mais, mas é uma realidade de quem cresceu dentro de Lisboa, onde como capital que é, acaba por ter possivelmente a maior cobertura de transportes públicos de Portugal.

                                                        Mas o que mais se vê por este país fora é uma descentralização das terras.
                                                        O comércio tradicional foi asfixiado com a abertura de grandes centros comerciais e hipermercados - muitos deles colocados em localizações de mau acesso a pé (especialmente considerando que a ideia será voltar com o peso das compras).

                                                        O único real problema dos automóveis hoje não está neles, mas sim na falta de condições que o pais está a deixar para os ter e manter, e aí os jovens são logo os primeiros prejudicados, pois arranjar qualquer emprego é difícil, quanto mais com um vencimento que permita pensar com seriedade num automóvel.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu adoro carros e adoro conduzir, mas se pudesse dispensar a posse de dois automóveis era perfeito. Assim poderia ter apenas um melhor em vez de dois razoáveis.

                                                          Viver sem carro isso ainda não. Mas vivendo no interior, onde eu trabalho por turnos, a minha mulher trabalha a 50 km e os transportes públicos são um anedota, viver sem carro era um suplício.

                                                          Contudo, circulo a pé o máximo possível.

                                                          Os encargos de manter dois carros a circular em boas condições são consideráveis. Apesar de estarem os dois pagos e um deles pagar IUC antigo, o facto de terem de estar sempre 100% operacionais, com bons pneus e revisões a tempo e horas, implica uma despesa importante no orçamento familiar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            ha nao muito tempo, tive uma conversa com uns amigos sobre exctamente este tema. Cresci numa altura que aos14/15 anos queria e chorava por uma dt ou acelera! gastava o que recebia dos trabalhos de verao a kitar aquilo...

                                                            Hoje ve se a miudagem com os telemoveis xpto, voltando ao exemplo das motas, quando as teem, querem é que gaste pouco... AEstamos a assistir ao que existe ja a algum tempo no norte da Europa. Um jovem pouco ou nada gosta de carros, gasta mais em roupa e viagens. Noite e copos. De alguma forma ate percebo e faz todo o sentido.

                                                            Alguem que arrisque ou se atreva a comprar um desportivo, é abordado com questoes de consumo em vez de um "quanto é que dá"!
                                                            Nao se poe em questao gastar 800 num telemovel, mas comprar um carro a gasolina com mais de 100cv, é estupido e inconccebivel.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X