Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Venda de carro- Como proceder método, pagamento e segurança!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Venda de carro- Como proceder método, pagamento e segurança!?

    Boas

    Tenho uma dúvida que talvez já esteja aqui no fórum explicado mas não encontrei.

    Qual a melhor maneira de proceder uma venda de um carro usado, a um particular.

    Ou seja não ser burlado, primeiro paga e só depois devemos passar o carro para o nome do comprador?

    Pagamento em mãos ou transferência bancária?

    Obrigado

    #2
    O pagamento é subjectivo. Dinheiro é sempre melhor, transferência bancária também tens logo prova que o pagamento foi feito.

    Normalmente depois de receber o pagamento (dinheiro) ou o comprovativo de transferência vou logo com a pessoa a um solicitador e mudo logo o carro de nome à frente do mesmo para evitar futuras surpresas.

    Se por algum motivo a pessoa, ou na altura, não terem possibilidade de ir a um solicitador/conservatória não te esqueças de ficar com fotocópia de tudo e meter data na folha.

    Comentário


      #3
      Encontram-se a porta do registo ... ele faz a transferencia no multibanco e vão os 2 mudar o carro de nome.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AutoEnigma Ver Post
        O pagamento é subjectivo. Dinheiro é sempre melhor, transferência bancária também tens logo prova que o pagamento foi feito.

        Normalmente depois de receber o pagamento (dinheiro) ou o comprovativo de transferência vou logo com a pessoa a um solicitador e mudo logo o carro de nome à frente do mesmo para evitar futuras surpresas.

        Se por algum motivo a pessoa, ou na altura, não terem possibilidade de ir a um solicitador/conservatória não te esqueças de ficar com fotocópia de tudo e meter data na folha.

        Apenas com o comprovativo de transferência??? Só se fosse doido.

        Minha opinião: Apenas com dinheiro na mão ou na conta (cheque só depois de boa cobrança) e mudar logo no registo. Nada de "agora não posso, depois eu mudo".

        Comentário


          #5
          Com o comprovativo após transferência feita à tua frente óbvio. Se forem bancos diferentes demora 2/3 dias a ficar disponível e nada contra ti mas não ficava 3 dias à espera que o dinheiro estivesse na tua conta para levar o "meu" carro! ;)

          Comentário


            #6
            Um dos 700 tópicos sobre isso é capaz de te ajudar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
              Encontram-se a porta do registo ... ele faz a transferencia no multibanco e vão os 2 mudar o carro de nome.
              Quando efectuei a compra, foi isto que fiz. Fomos os 2 a uma loja do cidadão, fiz a transferência à frente dele (fiquei com o recibo e mais tarde tirei cópia e enviei por e-mail) e logo após a transferência, fomos mudar de nome. Creio que será o mais seguro para ambos os lados.

              Comentário


                #8
                Cuidado com as transferências, pois já me disseram que dá para anular passado algumas horas, para mim o ideal chegue bancário/visado custa cerca de 30€ aqui não falha ;)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                  Cuidado com as transferências, pois já me disseram que dá para anular passado algumas horas, para mim o ideal chegue bancário/visado custa cerca de 30€ aqui não falha ;)
                  E a alteração de nome não dá para anular? Se o artista anula a tranferência, é anular a mudança de nome... Ficavam quites e ninguém enganava ninguém. Isto se tal for possível logo no início, não sei se o é.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                    Cuidado com as transferências, pois já me disseram que dá para anular passado algumas horas, para mim o ideal chegue bancário/visado custa cerca de 30€ aqui não falha ;)
                    Isso é mito. Para anular uma transferência é necessário pagar e ter autorização dos dois intervenientes. O único esquema que existe e se usa em Portugal com transferência é as "Transferências Agendadas". Com isso é que têm que ter muito cuidado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AutoEnigma Ver Post
                      Isso é mito. Para anular uma transferência é necessário pagar e ter autorização dos dois intervenientes. O único esquema que existe e se usa em Portugal com transferência é as "Transferências Agendadas". Com isso é que têm que ter muito cuidado.
                      É mito? Pergunto sinceramente, pois tenho a ideia que dá para cancelar..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ponto Ver Post
                        É mito? Pergunto sinceramente, pois tenho a ideia que dá para cancelar..
                        feito por multibanco não dá para cancelar. As únicas que dão são as de Homebanking ou as ATM internas do "teu" banco que considera uma transferência agendada quando fazes num dia útil depois das 18h30 ou 19H, não sei precisar a hora, ou ao fim de semana. No comprovativo que o cliente te irá dar consegues ver se a transferência foi "efectuada" ou "agendada". As efectuadas para cancelar só com mutuo acordo as Agendadas até 12h depois da mesma. Até à data este é o conhecimento que tenho. Poderei eventualmente Terça-Feira confirmar com o meu gestor de conta para vos deixar mais descansados.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                          Encontram-se a porta do registo ... ele faz a transferencia no multibanco e vão os 2 mudar o carro de nome.
                          Isso é "fácil" se o valor for pequeno, até 2500.00, mas se for um carro de maior valor, 5000 ou 10000, não te "safas" dessa forma.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por elsilva Ver Post
                            Isso é "fácil" se o valor for pequeno, até 2500.00, mas se for um carro de maior valor, 5000 ou 10000, não te "safas" dessa forma.
                            Porque não?

                            Comentário


                              #15
                              Boas,

                              Vendi um carro em fevº e pedi ao comprador um cheque bancário, encontrei-me num notário e assinamos a declaração de
                              denda/compra.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
                                Porque não?
                                No Multibanco só consegues transferir até 2500 aerios por dia

                                Comentário


                                  #17
                                  Se correu bem sorte a tua. Cheques para mim, nesses negócios só visados

                                  Comentário


                                    #18
                                    E possivel reverter uma transferencia ate 60 dias...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JMSPT Ver Post
                                      E possivel reverter uma transferencia ate 60 dias...
                                      A transferência do carro?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por elsilva Ver Post
                                        No Multibanco só consegues transferir até 2500 aerios por dia
                                        No multibanco transferi 4000€ aquando efectuei uma compra em 2011. A não ser que esse limite tenha sido criado pós-2011, é garantido que comigo deu.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
                                          No multibanco transferi 4000€ aquando efectuei uma compra em 2011. A não ser que esse limite tenha sido criado pós-2011, é garantido que comigo deu.
                                          Há um mês atrás eu tentei mas não deu mesmo...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por elsilva Ver Post
                                            A transferência do carro?
                                            A transferencia bancaria de pagamento...

                                            Sem me alongar muito no assunto, para quem quer liquidar um credito de um automovel, por exemplo, telefona para a credora e pede a nota de liquidação (valor em divida), de seguida vai ao multibanco e liquida o valor que tem em divida com a credora.
                                            O processo por parte da credora para devolver a documentacao necessaria para que o proprietario possa passar o carro para o seu nome (ou seja retirar a reserva do registo e propriedade), demora normalmente 60 dias, e a razao ja sabem qual é (podem reverter a transferencia durante esse periodo de tempo)...
                                            Para muitas instituicoes de credito que ja foram "queimadas" com esses esquemas, aranjam "desculpas" de forma a forcar o cliente a esperar os 60 dias antes de receber a documentacao sob pena de serem defraudadas com estes e muitos outros esquemas que nem sao do dominio publico...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por elsilva Ver Post
                                              Há um mês atrás eu tentei mas não deu mesmo...
                                              Não fazia ideia. Mas então se uma pessoa quiser comprar um bem cujo valor seja superior a 2500€, um multibanco está fora de questão?

                                              O multibanco que usei encontra-se dentro duma loja do cidadão, não sei se por aí poderá haver diferenças.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por elsilva Ver Post
                                                Há um mês atrás eu tentei mas não deu mesmo...
                                                Depende de banco para banco bem como o tipo de conta/movimentos associados. Possivelmente deves ter conta na CGD. Quando isso acontece basta ligar para o gestor de conta, ou suporte fora do horário de expediente, e eles dão autorização para transferências/pagamentos de maior valor.

                                                Esta autorização é dada no momento ficando logo possibilitado a fazer a mesma.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Peço desculpa pelo longo texto!

                                                  PRAZOS



                                                  Os prazos para a execução de transferências são contabilizados em dias úteis bancários. Os prazos contam-se a partir do momento em que a ordem é recebida pelo prestador de serviço de pagamento, ou seja, pela instituição do ordenante da ordem de transferência.





                                                  RECEÇÃO DA ORDEM


                                                  Se a ordem de transferência for feita pelo cliente num dia não útil, ou após a hora limite definida pela instituição para considerar as ordens como recebidas naquele dia útil (em regra, 15 horas), a ordem considera-se recebida no dia útil seguinte.

                                                  São considerados dias não úteis: os sábados, os domingos, os feriados nacionais e os feriados bancários previstos no Acordo Coletivo de Trabalho do Sector Bancário. Isto é, são feriados os dias:


                                                  • 1 de janeiro;
                                                  • Terça-feira de Carnaval;
                                                  • Sexta-feira Santa;
                                                  • 25 de abril;
                                                  • 1 de maio,
                                                  • 10 de junho;
                                                  • 15 de agosto;
                                                  • 8, 24 e 25 de dezembro;
                                                  • Feriado municipal de cada localidade.

                                                  Uma ordem de transferência considera-se não recebida quando a execução tenha sido recusada pela instituição que recebeu a ordem de transferência do cliente que a ordenou, por não reunir todas as condições previamente acordadas.


                                                  PRAZOS DE EXECUÇÃO



                                                  Nas transferências em euros entre contas da mesma instituição (transferências intrabancárias), a conta do beneficiário da transferência deve ser creditada no próprio dia da receção da ordem de transferência emitida e os fundos devem ser disponibilizados nesse mesmo dia.


                                                  Nas transferências em euros entre contas de diferentes instituições (transferências interbancárias), a instituição do ordenante deve creditar os fundos na conta da instituição onde está sediada a conta do beneficiário da transferência até ao final do dia útil seguinte ao da receção da ordem de transferência emitida pelo ordenante. Existem duas exceções à regra de disponibilização dos fundos no primeiro dia útil seguinte: a segunda-feira de Páscoa e o dia 26 de dezembro. Nesses dias, a disponibilização dos fundos apenas se pode efetivar no dia útil seguinte. Uma vez recebidos esses fundos pela instituição do beneficiário, esta deve creditar os fundos de imediato na conta do beneficiário.


                                                  Este prazo é aplicável quer a transferências interbancárias nacionais (em que ambas as instituições estão estabelecidas em Portugal), quer a transferências transfronteiriças intracomunitárias (entre instituições localizadas em diferentes países da União Europeia).


                                                  Nas transferências intracomunitárias em moedas de Estados-Membros não pertencentes à zona euro, aplicam-se geralmente os mesmos prazos das transferências interbancárias em euros. Em qualquer caso, a conta do beneficiário tem de ser creditada no prazo máximo de quatro dias úteis após a ordem de transferência do ordenante.


                                                  Para as restantes transferências não se encontram definidas regras quanto aos prazos de execução. A informação sobre os prazos praticados por cada instituição pode ser consultada no preçário da instituição que recebe a ordem de transferência do ordenante.


                                                  O cliente não pode anular ou modificar a ordem de transferência após esta ter sido recebida pelo seu prestador de serviços de pagamento, ou seja, pela instituição onde se encontra a conta do ordenante.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se a paranóia é tanta vende com reserva de propriedade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Paranóia não, preucação há muito intruja por aí.



                                                      Enviado do meu COOLPAD 8297W através de Tapatalk

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por elsilva Ver Post
                                                        Se correu bem sorte a tua. Cheques para mim, nesses negócios só visados
                                                        Das maneiras mais seguras para o vendedor, ao emitir o cheque bancário o banco do comprador retira logo o dinheiro da conta. Claro que convém ir depositar no banco pois pode ser falso agora careca é que não.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por elsilva Ver Post
                                                          No Multibanco só consegues transferir até 2500 aerios por dia

                                                          O TEU cartão não permite transferências acima de 2500 dia, isso é variável e varia de banco para banco, cartão para cartão, ainda este mes transferi bem mais que isso e deu sem qualquer problema

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por elsilva Ver Post
                                                            No Multibanco só consegues transferir até 2500 aerios por dia
                                                            Já transferi 35 mil € ! Sem problemas.


                                                            Originalmente Colocado por JMSPT Ver Post
                                                            E possivel reverter uma transferencia ate 60 dias...

                                                            Se fizeres uma transferencia para mim ... não a podes reverter sem a minha autorização.

                                                            De resto não é possivel anular uma transferência bancaria entre particulares.
                                                            Editado pela última vez por SPV; 26 September 2015, 13:02.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X