Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Curiosidade sobre motor de Corsa 1.2

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Curiosidade sobre motor de Corsa 1.2

    Boa tarde a todos!

    Sou proprietário de um Opel Corsa B 1.2 a gasolina e gostaria que alguém entendido na matéria me tirasse uma dúvida.
    Neste motor (ecotec) há um espaço bem visível que parece que falta ali alguma peça, já falei com um amigo e ele disse que pensa que seria para pôr um filtro mas não tem a certeza.
    Tenho quase a certeza que já vi esta parte do motor preenchida por uma peça noutros Corsa, mas também posso estar a fazer confusão.
    Deixo a imagem para me poderem ajudar, é mais ou menos na área rodeada a vermelho:


    Obrigado desde já.

    #2
    Originalmente Colocado por RandomName Ver Post
    Boa tarde a todos!

    Sou proprietário de um Opel Corsa B 1.2 a gasolina e gostaria que alguém entendido na matéria me tirasse uma dúvida.
    Neste motor (ecotec) há um espaço bem visível que parece que falta ali alguma peça, já falei com um amigo e ele disse que pensa que seria para pôr um filtro mas não tem a certeza.
    Tenho quase a certeza que já vi esta parte do motor preenchida por uma peça noutros Corsa, mas também posso estar a fazer confusão.
    Deixo a imagem para me poderem ajudar, é mais ou menos na área rodeada a vermelho:


    Obrigado desde já.
    Nesse motor é assim mesmo:





    Lembra-te é que o Corsa teve vários motores e equipamentos e dependendo deles, tem de caber tudo no mesmo espaço.

    Comentário


      #3
      Mas é que do lado direito da cabeça do motor tem um espaço grande, e até um pouco fundo, pelo menos no meu, que dava para pôr lá uma peça à vontade.
      De certeza que não seria algum extra ou assim? Ah, o meu carro é de 2000 (último ano de produção dos B) e a foto do motor que pus não é do meu, é parecido.

      Comentário


        #4
        Se fores à Mealhada e comprares um leitão, podes meter ali e chegas a casa com ele ainda quentinho!

        Agora a sério, esse motor é relativamente compacto, imagina os motores maiores a terem de caber no mesmo espaço. É natural que esse esteja mais à vontade.

        Comentário


          #5
          Acho que já percebi a lógica. Então quer dizer que como supostamente os carros são iguais, em termos de espaço para o motor, e há motorização 1.4 a gasolina e 1.5 a gasóleo, esse espaço serve para outros componentes mas noutras motorizações.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RandomName Ver Post
            Acho que já percebi a lógica. Então quer dizer que como supostamente os carros são iguais, em termos de espaço para o motor, e há motorização 1.4 a gasolina e 1.5 a gasóleo, esse espaço serve para outros componentes mas noutras motorizações.
            Afirmativo.

            Esse Corsa das fotos também é do últimos e já tem direcção assistida eléctrica.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RandomName Ver Post
              Acho que já percebi a lógica. Então quer dizer que como supostamente os carros são iguais, em termos de espaço para o motor, e há motorização 1.4 a gasolina e 1.5 a gasóleo, esse espaço serve para outros componentes mas noutras motorizações.

              Sim, o compartimento do motor, tem o mesmo espaço em todos os Corsas B, sendo que depois alberga os vários motores existentes.

              Claro está, que as dimensões de certos motores serão superiores, daí ocupar mais espaço que o 1.2.

              No caso e nesse modelo houve:

              - gasolina - 1.0; 1.2; 1.4 e 1.6

              - gasóleo - 1.5 e 1.7

              Comentário


                #8
                No exemplo do Corsa C, chegou a existir um 1.8 (raro por cá) que já tem de ser grandito.

                E mesmo o 1.7d do Corsa B já é considerável para um carro das suas dimensões.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  No exemplo do Corsa C, chegou a existir um 1.8 (raro por cá) que já tem de ser grandito.

                  E mesmo o 1.7d do Corsa B já é considerável para um carro das suas dimensões.
                  E depois há aqueles que fazem milagres:

                  Comentário


                    #10
                    Muito obrigado a todos pelo esclarecimento! Assim já fico mais descansado

                    Já agora, e para não estar a abrir outro tópico:
                    Tenho um isqueiro daqueles que dá para transmitir MP3 do telemóvel etc., só que acontece que aquilo quando apanha alguma estação de rádio faz uma interferência ao ponto de não dar para ouvir a música em condições (uso cabo jack 3.5 do telemóvel para o isqueiro).

                    Já tentei as mais variadas frequências, sendo que as extremidades das estações FM são preferidas, 108.0 e 87.5 caso esteja certo. O meu isqueiro por acaso só apanha até 107.8 e a partir de 87.7 penso eu, logo isso é uma desvantagem.
                    Mesmo usando este método, a certa altura do percurso lá apanho a tal interferência e tenho de mudar para a frequência 107.4 ou assim, mas depois volta ao mesmo, o que não é solução.

                    Tenho uma amiga minha que tem destes isqueiros mas ela em vez de usar o telemóvel ligado directamente para transmitir a música usa uma PEN USB ligada ao isqueiro, ela não apanha interferência é certo mas chegámos a conclusão que o telemóvel por vezes também pode causa mais interferência do que uma PEN.
                    De qualquer das maneiras a PEN para mim não é viável pois apenas uso o Spotify para ouvir música. Pôr um rádio novo não é solução, quero deixar o original do carro.
                    O isqueiro que comprei custou cerca de 15€ e foi comprando numa grande superfície comercial.

                    Alguma ideia/solução para este problema? É que vejo-me limitado a ouvir música que passa na rádio. Obrigado desde já!
                    Editado pela última vez por RandomName; 27 September 2015, 18:53.

                    Comentário


                      #11
                      Olá a todos! Tenho novidades acerca disto, já sei porque está lá um espaço no motor não ocupado.

                      Esse espaço tenho 99% a certeza que é reservado para o módulo ABS, coisa que o meu carro não tem infelizmente.
                      Fica assim desvendado o "mistério"!

                      Cumps.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RandomName Ver Post
                        Olá a todos! Tenho novidades acerca disto, já sei porque está lá um espaço no motor não ocupado.

                        Esse espaço tenho 99% a certeza que é reservado para o módulo ABS, coisa que o meu carro não tem infelizmente.
                        Fica assim desvendado o "mistério"!

                        Cumps.
                        Será o componente visivel neste ?

                        http://www.standvirtual.com/carros/a...fort/P8523605/

                        Comentário


                          #13
                          Os corsa B apartir de 98/99 não trazem todos abs?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Exactamente! Esse módulo verde com fios ligados.
                            Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                            Os corsa B apartir de 98/99 não trazem todos abs?
                            Pelos vistos não, o meu não tem o módulo como no carro da foto de cima e tão pouco acende a luz do ABS no quadrante quando ligo a ignição.

                            Não consigo entender como é que um Corsa de 00 (dos últimos que sairam) versão Sportive não tem, mas pronto. Também não comprei o carro novo.

                            Comentário


                              #15
                              Olha que não é assim tão incomum.

                              Por exemplo existem Xsaras de 99 sem ABS ( pelo menos na versão 1.5D ) e tambem vi um Fiat Brava do ano 2000 também sem ABS, mas salvo erro estes foram os últimos anos em que o segmento A, B e C saíram sem ABS de série em todas as versões de equipamento.

                              Comentário


                                #16
                                Esse já é o Corsa C

                                Penso que o Corsa B tinha ABS como opcional. O Corsa C é que podia vir de série dependendo do ano.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Olha que não é assim tão incomum.

                                  Por exemplo existem Xsaras de 99 sem ABS ( pelo menos na versão 1.5D ) e tambem vi um Fiat Brava do ano 2000 também sem ABS, mas salvo erro estes foram os últimos anos em que o segmento A, B e C saíram sem ABS de série em todas as versões de equipamento.

                                  O meu punto de 2003 tambem nunca teve ABS.
                                  E já vi carros do mesmo ano sem esse sistema, parece ser normal em várias marcas,
                                  deve ser dos modelos serem os base, com minimo equipamento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quando comprei o meu Corsa B novo em 94 era possível adicionar alguns extras!
                                    Ao fazer a encomenda pedi o ABS!
                                    E esse espaço espaço que falas é da central do ABS.

                                    cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas o meu Corsa supostamente não devia de ser despido de equipamento, é a versão Sportive! Ou isso só serve para ter um símbolo de lado? Penso que não.

                                      @danielcosta pois demorei um pouco a descobrir, mas ainda bem que acertei! Se não for indiscrição e se ainda te lembrares, quanto custava esse extra na altura?

                                      Já agora, e se alguém tiver boa memória, sabem com que equipamento vinham os Corsa Sportive? (Não confundir com a versão Sport, usada em Corsas mais antigos). Todos do modelo B.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por norma as versões SPORT vêm mais dotadas de equipamento, à semelhança do que acontecia antigamente com as versões GT e GTI mas estes já eram os topos de cada modelo.

                                        Nos anos 80 é que havia algumas marcas como as da PSA que tinham versões SPORT e Rallye que eram despidas de equipamento para ter um espirito mais purista, e tambem vinham com motores potentes.

                                        Depois, a partir de meados da década de 2000 , passou a ser obrigatório o ABS em todos os veículos novos e na minha opinião, o ESP também já deveria ser obrigatório há muitos anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Em 94 o ABS rondava os 100 contos.
                                          As versões Sportive não eram tão equipadas como os Sport!
                                          Basta ver pelos bancos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os bancos dos sportive são em vermelho ou azul, e até parecem mais modernos do que os bancos dos outros Corsas mais antigos (os que têm o padrão às bolinhas).

                                            Mas concordo contigo, as versões Sport penso que sejam mais equipadas que as Sportive, pelo menos os espelhos eléctricos e aquecidos têm.

                                            Sou um apreciador destes "pequenos detalhes". Mas cada vez fica mais difícil encontrar certa informação na Internet, gosto de saber quais os extras que estavam disponíveis na altura por exemplo para este modelo. Lembro - me de ler aqui no fórum por acaso, no tópico dos corsa B, que um dos extra era um kit de mãos livres!

                                            Em relação ao modelo Sportive, que apenas foram produzidos em 99 e 00 penso eu, supostamente seria mais fácil encontrar informação sobre este carro, mas enganem - se que não o é.

                                            Fui eu comprar um Sportive de 00 porque pensava que seria melhor a todos os níveis que um de 98 Sport (por exemplo) e saiu - me o belo do tiro pela culatra, estou a ver
                                            Editado pela última vez por RandomName; 04 October 2015, 16:12.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Fala com o TubullarBells que é um expert em Opel

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado! Entretanto se alguém tiver informações acerca do equipamento de série que vinha na Versão Sportive e os extras que eram possíveis ter na altura digam algo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Corsa B tive três todos comprados novos.
                                                  Um Sport 1.4 ecotec 16v de 94, Sport 1.5 Td de 97 e um comercial Sport 1.5 Td de 2000!
                                                  O ar condicionado nos 1.5 Td de origem não era possivel a montagem.
                                                  No caso dos Sportive os bancos não são "desportivos" como os do Sport.
                                                  Editado pela última vez por danielcosta; 04 October 2015, 18:29.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Todos eles com mais equipamento que o meu Sportive certamente :p

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      De origem tinham:

                                                      Direcção assistida (1994>)
                                                      Vidros eléctricos
                                                      Tecto de abrir manual
                                                      Bancos desportivos
                                                      Espelhos retrovisores eléctricos e com desembaciamento
                                                      Volante desportivo
                                                      Jantes especiais 14"
                                                      Spoiler na mala

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se bem me lembro estava ligado a ter o símbolo amarelo de lado ligado às versões com equipamento irmscher.
                                                        Tinha aileron, saias e tenho ideia de ter também ponteira.
                                                        Prometia mas n foi das versões maia interessantes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por danielcosta Ver Post
                                                          Corsa B tive três todos comprados novos.
                                                          Um Sport 1.4 ecotec 16v de 94, Sport 1.5 Td de 97 e um comercial Sport 1.5 Td de 2000!
                                                          O ar condicionado nos 1.5 Td de origem não era possivel a montagem.
                                                          No caso dos Sportive os bancos não são "desportivos" como os do Sport.
                                                          Mas os 100 td tinham A/C e o comando era igual aos dos outros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É exatamente isso! Aileron, e saias, ponteira que eu saiba não, seria a normal, mas não tenho 100% a certeza.

                                                            Como seria o funcionamento do AC num corsa B? Será que é/era bom?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X