Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta Mota

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carta Mota

    Boas pessoal tudo bem?

    Tirei a carta de mota de 250cc (na minha carta de condução só não esta preenchido a ultima figura das motas, a 3º).

    Agora com mais de 24 anos, o que tenho que fazer para ficar com a carta completa no que toca a motas?

    Disseram me que era so pagar 30€ no IMTT e assinanar umas papeladas e ficava com tudo.

    Outros disseram me que se quero ficar com a carta completa tenho que voltar a tirar tudo, codigo e condução numa mota de maior CC.

    Outros já me disseram que codigo não é preciso fazer, mas tenho que fazer novo exame de condução.

    Alguem sabe em concreto como é?

    Cumprimentos a todos.

    #2
    A carta que tens é A2? Se é então não é 250cc, é 999cc ou 36kw.. De resto, para completares a tua carta, quando tirei a minha ( tem 1 ano ) o meu instrutor de código disse-me que bastava pagar no imtt, outros disseram-me que tinha que fazer novo exame com qualquer mota, desde que legal, com piscas e todo o resto. O melhor que tens a fazer é dirigires-te a uma escola de condução ou até mesmo ao imtt, não te custa nada

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por illesttrap Ver Post
      A carta que tens é A2? Se é então não é 250cc, é 999cc ou 36kw.. De resto, para completares a tua carta, quando tirei a minha ( tem 1 ano ) o meu instrutor de código disse-me que bastava pagar no imtt, outros disseram-me que tinha que fazer novo exame com qualquer mota, desde que legal, com piscas e todo o resto. O melhor que tens a fazer é dirigires-te a uma escola de condução ou até mesmo ao imtt, não te custa nada
      Opa sinceramente não sei, tenho os dois primeiros espaços preenchidos no que toca a mota so o 3 é que não está. Isso quer dizer então que tenho até que cc?

      Comentário


        #4
        999cc ou 36kw, para te pôr em perspectiva, o máximo que podes conduzir em potência será uma hornet de 36kw, os CC depois será contigo, teres uma cruiser de 900cc não te trará 36kw, talvez menos.. Tu deves perceber o que estou aqui a tentar explicar. Segundo a Honda:
        • Os titulares da Carta A2 desde os 18 anos, podem aos 20 anos (2 anos após possuírem a Carta A2), auto-propôr-se para efectuar o exame prático para a Carta A, ficando isentos da componente teórica.
        • Carta A2 pode conduzir uma moto sem limite de cilindrada, mas com limite de potência de 35kw e a uma relação peso/potência de 0,2 kw/kg.

        Comentário


          #5
          Tens carta A2, para ter a A não sei...

          Pesquisando um pouco e também no site da honda:

          20 anos de idade


          Categoria A – Motos sem limites de cilindrada e potência

          • Os titulares da Carta A2 desde os 18 anos, podem aos 20 anos (2 anos após possuírem a Carta A2), auto-propôr-se para efectuar o exame prático para a Carta A, ficando isentos da componente teórica.


          Comentário


            #6
            Neumon, acho que escrevemos o mesmo, vê-lá

            Comentário


              #7
              Obrigado pelas dicas pessoal, mas mesmo assim nada melhor que passar por uma escola de condução.

              Bons quilometros , abraço

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por illesttrap Ver Post
                Neumon, acho que escrevemos o mesmo, vê-lá
                Li o teu post na diagonal, nem me apercebi que já tinhas referido isso

                Comentário


                  #9
                  Onde é que foram buscar os 36kw? Isso nem existe. E já agora também não existe limitação de cilindrada (os tais 999cc que falam), existe outras limitações que refiro abaixo.

                  Vamos por partes, quando é que tiraste mesmo essa categoria de mota? Se foi há mais de 2 anos, tiraste a antiga categoria AL, limitada a 25kw de potência durante 2 anos. Após 2 anos supostamente deverias ter pedido averbamento da categoria A.

                  Nos tempos que correm, ou seja, se foi há menos de 2 anos, ficaste habilitado à categoria A2 que limita a condução de motociclos até 35kw, cuja relação peso/potência não seja superior a 0.2kw/kg e ainda não podendo derivar de versão com mais do dobro de potência máxima (sendo uma moto limitada, poderá ter no máximo 70kw na versão deslimitada).

                  Ainda assim, respondendo concretamente à tua questão, se for o primeiro caso (categoria AL), aconselho-te a ires ao IMTT informar-te, pois poderás apenas ter que pedir uma segunda via da carta ou ainda conseguir o averbamento.

                  Se o caso for o segundo, ou seja, tenhas a categoria há menos de 2 anos e sejas portador da categoria A2, tendo a carta A2 há mais de 2 anos ou tendo 24 anos inclusive, tens 2 opções:

                  1. Fazes exame de auto-proposição no IMTT onde terás que pagar taxa de exame, levar motociclo compativel com a carta pretendida (ou seja, terá que ser um motociclo com pelo menos 600cc), levar veiculo automóvel (carro) para o examinador e respectivo condutor e ainda levar o sistema de walkie talkies. A taxa salvo erro serão 75€.

                  2. Fazes tudo o que está anteriormente descrito através de uma escola de condução, preço deverá variar de escola para escola e dependerá se fazes aulas de condução ou não.

                  Em todo o caso, estás dispensado de exame de código.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                    1. Fazes exame de auto-proposição no IMTT onde terás que pagar taxa de exame, levar motociclo compativel com a carta pretendida (ou seja, terá que ser um motociclo com pelo menos 600cc), levar veiculo automóvel (carro) para o examinador e respectivo condutor e ainda levar o sistema de walkie talkies. A taxa salvo erro serão 75€.
                    OFFICER neste caso a moto não terá de ter mais de 35kw?

                    Exemplo, posso ir a exame com um MT-07 limitada a 35kw??

                    Comentário


                      #11
                      Boas malta, foi à mais de 4 anos que tirei a carta, como disse, so não tenho preenchido a 3 figura das motas.

                      Portanto segundo o OFFICER, basta ir ao IMTT pedir uma segunda via e fica tudo preenchido?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                        OFFICER neste caso a moto não terá de ter mais de 35kw?

                        Exemplo, posso ir a exame com um MT-07 limitada a 35kw??
                        Sim, dai ter indicado os 600cc uma vez que é a cilindrada minima para a categoria A, actualmente, apesar de no caso das escolas, terem até ao fim deste ano para renovar a frota. Tem que ter mais que 35kw.

                        Originalmente Colocado por sublime21 Ver Post
                        Boas malta, foi à mais de 4 anos que tirei a carta, como disse, so não tenho preenchido a 3 figura das motas.

                        Portanto segundo o OFFICER, basta ir ao IMTT pedir uma segunda via e fica tudo preenchido?
                        Poderás experimentar dessa forma, ou pedir o averbamento que devias ter feito em tempo útil, podendo pagar agora a fava...

                        Na altura que tiraste, devias após 2 anos pedir logo o averbamento e nessa altura não havia a nova lei ainda. Ao que sei, estes casos têm sido complicados e ao que parece a lei não tem retroactivos, pelo que, poderás ter que fazer novo exame de qualquer forma.

                        No teu lugar iria sempre ao IMTT expor a situação, nem que seja via email primeiro e depois vais ao IMTT se necessário.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X