Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Questão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Questão

    Boa noite,
    Há aqui alguém que já tivesse tido problemas com a pessoa a quem vendeu o carro?
    Estou a falar de ameças e afins...quando não se enganou nínguem?? A pessoa pretende o dinheiro de volta?
    Mas anda tudo doido?

    #2
    Talvez se desenvolvesses um pouco mais, talvez também pudesses receber mais umas opiniões - não sei, digo eu...

    Comentário


      #3
      A história é comprida...mas em todo o caso aqui vai...
      Vi-me obrigada a vender o meu carro, tendo em conta que não quis gastar mais dinheiro com ele, tratava-se de um carro velho e este ano só me deu despesas...fiz por opção uma última revisão ao carro, da qual paguei e disseram-me que a junta da cabeça estava queimada...como não quis arranjar decidi vender...e liguei para um número, cuja publicidade é daquelas que nos metem nos para-brisas dos carros...A pessoa veio logo ver o carro, eu transmiti exactamente o que os mecânicos me disseram, e a pessoa para além de se ter apresentado como mecânico, testou o carro, inclusive com um tapete no escape e tal e até me disse que o carro estava com problemas no turbo, ou seja, até arranjou mais avarias...por isso não o enganei absolutamente em nada. Fizemos negócio cujo valor foi aceitável para ambos e no dia a seguir por insistência minha fomos ao notário, porque a pessoa não queria passar logo o carro para nome dele...acontece que a pessoa passado uma semana liga-me com ameaças a dizer que pretende metade do dinheiro, dizendo que eu o enganei...disse-me que não conseguia fazer nenhum seguro com aquela matrícula porque estava "interdita" ou que raio ele quis dizer com isso...falei com quatro seguradoras e soube que a minha matrícula nunca foi cancelada nem nada que se pareça, ou seja, não havia problema nenhum, a pessoa podia fazer o seguro em qualquer companhia. Posto isto liguei-lhe cordialmente não querendo chatices e muito menos ser ameaçada...e disse-lhe que não havia problema nenhum...durante uma semana não me voltou a chatear, até que me voltou a ligar outra vez com ameaças e desta vez o discurso nada teve a ver com seguros mas sim com o motor... disse me que tem de arranjar o motor, e que não tinha sido essa a avaria quando me comprou o carro...enfim...foi primeira vez que vendi um carro a alguém, não enganei ninguém, quando a pessoa foi ver o carro eu não estava sozinha e isso abona a meu favor, porque não lhe menti em nada. A história do motor não sei onde a foi buscar...a única coisa que sei, é que vendi um carro com a maior transparência possível e agora recebo ameaças de uma pessoa que pretende o dinheiro de volta e afins...a questão é que sabe onde eu vivo...isto é só surreal...e eu pergunto-me é normal???

      Comentário


        #4
        Por isso que se deve vender fazendo um contrato também, que fica a valer para isso.

        Comentário


          #5
          Manda-o dar uma volta, esta a tentar aproveitar-se. Ele legalmente não pode fazer nada, se te ameaçar apresentas queixa pelas ameaças.

          Comentário


            #6
            Bem, caso complexo esse.
            Acima de tudo quando vendeste o carro sabias de antemão que poderia dar bronca, e eu vou explicar, quando vendes um carro com algum problema deves de explicar no anuncio ou no dia em que a pessoas te vai ver o carro que o problema que ele tem é aquele (deves de explicar detalhadamente e de forma séria), logo já deves de saber que irás receber um valor bem abaixo daquele que pedires por isso. Até aqui tudo normal, quando a outra pessoa pretende fazer o negócio pode tomar 2 atitudes, ou negoceia baixar o preço sobre o valor que irá gastar com o arranjo (e isto não impede que venha a aparecer outro tipo de problemas provenientes daquele) ou diz que só aceita comprar se tu arranjares o problema. Depois também há aquele tipo de comprador que já vai com o "planeamento" ao saber do problema do carro de tentar enganar quem o vende, ou melhor tanto existe "vendedores" que enganam quem compra ocultando problemas, como existe compradores que tentam enganar o vendedor comprando um carro com problemas e depois tentando tirar partido dessa situação. Aqui poderá estar as 2 situações. Isto porque... primeiro que tudo apesar de saber que é chato mas podias ter arranjado primeiro tu o carro e depois vendido, a meu ver agora se calhar não havia complicações. Mas como não pretendestes gastar dinheiro assumiste esse risco (que na verdade é mesmo um risco), numa situação destas podias ( e era o que devias de ter feito) passar e uma declaração de como o comprador aceitou o estado em que o carro se apresentava assim como o valor vinculado. Outra coisa é quando estamos a vender o carro com o passar da conversa compreendemos qual o objectivo do comprador (sim não é só o comprador que deve de estar atento, quem vende tem de estar muito atento a quem vai vender). Assim que percebeste a dificuldade de ele querer ir tratar do registo de imediato podias ter cancelado o negócio (porque é uma verdade, o dinheiro não compra tudo). Mas como foi o primeiro negócio que fizeste, é com os erros que se aprende, mas também não devias de ter sido tão a "anjinha" e quem vende qualquer coisa deve de estar atento, hoje em dia não se deve de confiar em ninguém. Agora sem qualquer tipo de prova e sem papeis assinados é difícil poder dizer neste caso quem tem razão, se calhar a razão está de parte a parte. deves de te encontrar com ele e se for preciso dirijam-se ao mecânico que te viu o problema ele neste momento é a tua principal testemunha. Se ele te molestar verbalmente ou fisicamente faz queixa na Policia.

            Comentário


              #7
              Pode-se vender com defeitos declarados e analisados a qualquer preço.
              Ele se quiser que vá para tribunal.
              Mal o contrato foi celebrado a propriedade transmitiu-se.
              O que se pode fazer é fazer um contrato de compra e venda em que fica escrito que vendedor assume determinados defeitos que conhece e o resto é vendido tal e qual, devidamente inspeccionado por mecânico no momento , no qual o fez e as partes assinaram. Ou simplesmente que é vendido como está e inspeccionado pelo comprador , que aceitou nos termos em que estava.

              Assim não acontece nada disto.

              A comprar também convém fazer o mesmo ( fazer com que o vendedor assuma só determinados defeitos e que o resto está tudo bem, para podermos salvaguardarmo-nos)
              Editado pela última vez por jktfah; 07 October 2015, 00:49.

              Comentário


                #8
                Vender e só preencher as cruzes na aquela minuta oficial do registo dá nisso...

                Comentário


                  #9
                  Ultima posta. Quando se vende uma "sucata", não que seja o caso ( mas algo com muitos defeitos e por um valor razoável - ou mesmo algo usado qualquer) deve-se reduzir a venda a escrito - assumindo expressamente o comprador que, sendo capaz e estando no pleno exercício das mesmas sabe o que está a comprar, tem conhecimento de ónus e defeitos actuais e possivelmente futuros (devido ao estado\antiguidade da coisa,etc) e o fim que dela e ao que lhe vai dar. E o vendedor afirmar que não garante nenhuma qualidade e tal é vendido tal e qual.

                  Quando não se mete nada por escrito, por ex. vende-se uma sucata qualquer, o comprador diz que comprou claro para andar de carro ( é normal que se comprem carros para isso) - e claro que a coisa não serve o seu fim se está toda podre!. Por isso que se for muito podre a coisa, até convém referir que é vendida para os fins que o comprador lhes quer dar, na forma que a viu.

                  É verdade que não existe "garantia", mas existe protecção para o comprador nos termos do código civil ( venda de bens onerados e defeituosos), podendo-se aplicar também o regime do dolo ou esses especificios.

                  Claro que é no tribunal e custa a fazer prova e é chato, mas existe proteção sim, na venda entre particulares, se bem que menor do que quando é feita por profissionais - é mais difícil ao comprador realizar os seus direitos (a ter) pelo regime geral do ccv.

                  edit,

                  Normal que uma pessoa compra um carro para andar e ela refere isso, e o vendedor diz é na boa dá para andar e é só meter galoleo, e o carro tem sempre problemas que nunca anda em termos - normal que o comprador queira anular o negócio e até se possível se houver dolo, queira ser indm. pelo interesse contratual negativo.

                  (---------------------------)

                  Mas não me preocupava muito com isso.
                  Editado pela última vez por jktfah; 07 October 2015, 01:37.

                  Comentário


                    #10
                    São apenas tácticas de intimidação.

                    Se passar dos limites faz queixa para ficar registado.

                    Comentário


                      #11
                      Exacto. A justiça faz-se nos tribunais. Se andar a ameaçar com matéria criminalmente relevante é fazer logo queixa.
                      Se ele julga que tem algum direito tem bom remédio. Advogado e siga para tribunal.

                      Comentário


                        #12
                        Para mim e quando vejo esses anúncios nos vidros dos carros, é ligar para a pessoa, esperar a mesma com um ferro na mão e dar lhe com força, nojo de gente.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho o registo de transferência de propriedade...apenas...as chamadas se forem alguma vez ouvidas caso sejam pedidas ás operadoras ele contradiz-se primeiro chateou-me com o seguro alegou que a matrícula estava interdita, e isso não é verdade porque eu confirmei com várias companhias...e nessa primeira chamada disse-me inclusive que eu não o tinha enganado com o carro, mas sim em relação ao seguro disse vezes sem fim que eu sabia que a matrícula estava interdita, e eu não fazia a mínima ideia do que ele estava a falar...quando esclareci as coisas, ele ficou sem argumentos...agora o motivo é o motor, chamou me novamente mentirosa porque o problema era no motor...mas não bate certo porque o sujeito apresentou-se como mecânico, disse-me que que trabalhava com oficinas convencionadas e que os arranjos eram mais baratos, e em último lugar o mecânico não me falou no motor sequer, disse me que a junta estava queimada e foi exactamente o que eu lhe disse.
                          Leva-me a crer que todas as semanas é um motivo novo, só porque quer recuperar o dinheiro, mas a questão é que o sujeito não foi enganado em nada, possivelmente não irá lucrar com o carro quanto gostaria e anda a fazer esta figura...o meu receio é saber os meus dados e a minha residência, algumas das ameaças referiam isso...como deixar-me o carro à porta e que eu não sei com que me meti...enfim...
                          As duas oficinas por onde o carro passou, são pessoas que me conhecem...quando ele foi ver o carro eu não estava sozinha por isso o argumento dele é só um...da minha parte são dois...fora as chamadas que ficam gravadas...é lamentável esta situação.
                          Tendo em conta a avaria vendi o carro por um valor baixo, e abaixo do que o mecânico me tinha dito a título pessoal...pensei que tivesse feito as coisas bem...a sério...
                          Editado pela última vez por Vannyah; 07 October 2015, 08:33.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vannyah Ver Post
                            ...o mecânico não me falou no motor sequer, disse me que a junta estava queimada e foi exactamente o que eu lhe disse...
                            a junta queimada é uma avaria do motor
                            desculpa a curiosidade, podes dizer qual o carro e o valor pelo qual o vendeste?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vannyah Ver Post
                              Eu tenho o registo de transferência de propriedade...apenas...as chamadas se forem alguma vez ouvidas caso sejam pedidas ás operadoras ele contradiz-se primeiro chateou-me com o seguro alegou que a matrícula estava interdita, e isso não é verdade porque eu confirmei com várias companhias...e nessa primeira chamada disse-me inclusive que eu não o tinha enganado com o carro, mas sim em relação ao seguro disse vezes sem fim que eu sabia que a matrícula estava interdita, e eu não fazia a mínima ideia do que ele estava a falar...quando esclareci as coisas, ele ficou sem argumentos...agora o motivo é o motor, chamou me novamente mentirosa porque o problema era no motor...mas não bate certo porque o sujeito apresentou-se como mecânico, disse-me que que trabalhava com oficinas convencionadas e que os arranjos eram mais baratos, e em último lugar o mecânico não me falou no motor sequer, disse me que a junta estava queimada e foi exactamente o que eu lhe disse.
                              Leva-me a crer que todas as semanas é um motivo novo, só porque quer recuperar o dinheiro, mas a questão é que o sujeito não foi enganado em nada, possivelmente não irá lucrar com o carro quanto gostaria e anda a fazer esta figura...o meu receio é saber os meus dados e a minha residência, algumas das ameaças referiam isso...como deixar-me o carro à porta e que eu não sei com que me meti...enfim...
                              As duas oficinas por onde o carro passou, são pessoas que me conhecem...quando ele foi ver o carro eu não estava sozinha por isso o argumento dele é só um...da minha parte são dois...fora as chamadas que ficam gravadas...é lamentável esta situação.
                              Tendo em conta a avaria vendi o carro por um valor baixo, e abaixo do que o mecânico me tinha dito a título pessoal...pensei que tivesse feito as coisas bem...a sério...
                              A propriedade foi transferida, recebes o preço.
                              A partir de agora não tens nada que ver em termos assim de conversas informais.
                              Se deixar o carro na porta tanto faz, que o carro é dele e responsabilidade dele.
                              Ele se quiser tem que te notificar e mover uma acção em tribunal nos prazos.
                              Se te ameaçar, que tenha relevância criminal fazes queixa no MP.

                              Comentário


                                #16
                                Não sei como foi feito o negócio.
                                Eu no lugar dele provavelmente não o comprava assim e no teu lugar também não o vendia sem me precaver.
                                A maior parte dos negócios passam assim na boa, mas tem pessoal mais chato e tem até outros que se aproveitam para ganhar benefícios, comprando coisas que até sabem no fundo que pode não corresponder de todo à utilidade da coisa.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X