Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perda de garantia nissan

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perda de garantia nissan

    Boa tarde, sou proprietário de um nissan qashqai de 10 de 2011 e com cerca de 50 000 kms comprado novo.
    Fui informado hoje que perdi a garantia do carro em questão porquê saltei uma das revisoes programadas. Faltou a revisao de 2013. Só fui informado hoje porque o carro levou uma peça dentro da suposta garantia.
    O que pretendo saber é se ter faltado a uma das revisoes provoca a perda total da garantia do carro completo. o carro tinha 4 anos de garantia aquando a compra.

    ps faltou a uma revisao porque achei que nao seria necessário visto nao ter atingidos os kms para a muda de oleo.

    #2
    Sim, perdeste a garantia.

    As revisões são para fazer a cada "x" km ou "y" anos, conforme o que acontecer primeiro.

    Comentário


      #3
      bem para todos os efeitos tinhas a garantia a acabar visto que a aquisição da viatura foi feita em 2011, e estamos em 2015, e por norma as manutenções programadas, são para cumprir a risca, normalmente ou por x km's ou tempo o que ocorrer primeiro, como já foi dito na resposta anterior...

      portanto num futuro próximo em que compres nova viatura já está ao corrente de como funciona as coisas...

      todas as marcas tem as suas politicas , logo há que se informar delas quando se compra algo para ficar precavido, no teu caso até nem ficaste muito penalizado pois estavas a chegar ao fim de garantia...

      ps: a mudança de óleo é executada quando se chega aos km's ou 1 ano após a ultima muda, mas existe óleos que dão para aguentar 2 anos, depende do carro e o seu plano de manutenção...
      Editado pela última vez por carbookk; 08 October 2015, 13:41.

      Comentário


        #4
        Já agora podes dizer qual foi o problema do carro e qual a peça que levou?

        Comentário


          #5
          Sim o carro estava ja no fim da garantia mas ia aproveitar porque partiu uma peca metalica no banco do condutor tipo um arame temperado pois o banco nao regula e foi quando me informaram da garantia. Já foi trocado um tubo da admissão em plastico que partiu e foi substituido um ao lado que penso que seja o do turbo, além de ter sido feita uma regeneração ao filtro de partículas.

          Comentário


            #6
            Faltou a uma revisao do motor, o radio entretanto avariou, perdeu a garantia do radio porque falhou uma revisao do motor na marca? Qual é a logica?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
              Faltou a uma revisao do motor, o radio entretanto avariou, perdeu a garantia do radio porque falhou uma revisao do motor na marca? Qual é a logica?
              Se fosse uma peça relacionada com as revisões ou que de alguma forma desse para "encaixar" como desculpa até se entende agora o banco perdeu a garantia porque nao mudou o oleo ao motor ....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                Faltou a uma revisao do motor, o radio entretanto avariou, perdeu a garantia do radio porque falhou uma revisao do motor na marca? Qual é a logica?


                Não se trata de ter relação. São condições contratuais. Para usufruir da garantir, a responsabilidade do cliente é cumprir plano de manutenção da marca. Seja esta feita na marca ou onde ele quiser. Se ele não fez, é um incumprimento contratual. Perde garantia. Está nas condições.

                Mas 4 anos sem fazer uma revisão é abusar da sorte. E se tem avariado algo bem mais caro de reparar?

                Comentário


                  #9
                  Ele só saltou 1 ano ... não foram 4 anos sem revisões.

                  Mas está no contrato é complicado. Eles contam com esses 4 anos a chular os clientes na oficina para cobrir os problemas que eles vão dando.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                    Ele só saltou 1 ano ... não foram 4 anos sem revisões.

                    Mas está no contrato é complicado. Eles contam com esses 4 anos a chular os clientes na oficina para cobrir os problemas que eles vão dando.
                    Eles não têm de contar nada porque o plano de manutenção oficial pode ser realizado em oficinas terceiras estilo Midas e afins. Não tens de ir à marca.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                      Ele só saltou 1 ano ... não foram 4 anos sem revisões.

                      Mas está no contrato é complicado. Eles contam com esses 4 anos a chular os clientes na oficina para cobrir os problemas que eles vão dando.

                      Então se carro é de 10/2011 e faltou a revisão de 2013, estamos em 2015, pareceu que faltou a revisão dos 2 anos ou x kms (o que acontecesse primeiro).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                        Eles não têm de contar nada porque o plano de manutenção oficial pode ser realizado em oficinas terceiras estilo Midas e afins. Não tens de ir à marca.
                        Isso é o que a lei diz, mas pode facilmente ser contrariado perante avarias graves onde seja necessário ter uma certeza mais aprofundada do que foi feito, e onde as respostas se podem espalhar ao comprido.

                        Nao fazer as revisões na marca durante a garantia é um risco elevado face à poupança obtida a ir fora da marca, especialmente porque se cliente pedir orçamentos em oficinas distintas da marca vai conseguir poupanças no valor.


                        Isto é tudo muito bonito, mas ter de recorrer a um advogado ou tribunal para defender uma garantia também custa dinheiro...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Isso é o que a lei diz, mas pode facilmente ser contrariado perante avarias graves onde seja necessário ter uma certeza mais aprofundada do que foi feito, e onde as respostas se podem espalhar ao comprido.

                          Nao fazer as revisões na marca durante a garantia é um risco elevado face à poupança obtida a ir fora da marca, especialmente porque se cliente pedir orçamentos em oficinas distintas da marca vai conseguir poupanças no valor.


                          Isto é tudo muito bonito, mas ter de recorrer a um advogado ou tribunal para defender uma garantia também custa dinheiro...
                          É verdade a parte do custo de recorrer ao tribunal. Não concordo que tecnicamente acabes por ganhar. As intervenções programadas são em geral bastante simples e não acho que seja fácil "fazer asneira" nelas.

                          Dito isto, há também marcas como a BMW que têm já as intervenções programadas durante a garantia incluídas no preço de venda. Mais um incentivo para as fazer lá já que o desconto por retirar essa opção é bastante pequeno.

                          Comentário


                            #14
                            A lei também só obriga a 2 anos de garantia, por isso para ter os 4 anos teria que fazer as revisões na marca. Isto deve estar num contrato.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                              A lei também só obriga a 2 anos de garantia, por isso para ter os 4 anos teria que fazer as revisões na marca. Isto deve estar num contrato.
                              Não estou 100% seguro, mas creio que isso não é legalmente possível... Se deres 4 anos de garantia podes exigir que o cliente cumpra um determinado plano de manutenção mas não podes exigir que o faça na marca. O facto da marca dar mais garantia que o mínimo legal não muda essa impossibilidade. Mas como disse é uma ideia, não estou 100% certo.

                              Comentário


                                #16
                                A garantia extra é fruto de um contrato. Se fizer as revisões fora da marca, o contrato deixa de ser válido e passa a garantia para os 2 anos obrigatórios.
                                É igual às garantias de 2× anos ou x km.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                  A garantia extra é fruto de um contrato. Se fizer as revisões fora da marca, o contrato deixa de ser válido e passa a garantia para os 2 anos obrigatórios.
                                  É igual às garantias de 2× anos ou x km.
                                  exacto, ainda ontem vi uma publicidade numa revista já não sei é que marca era, 5 anos de garantia e manutenções incluídas gratuitamente durante esse período , presumo que as despesas do programa de manutenção já estejam englobadas no preço da viatura e respectivo contrato que tem de ser cumprido a risca durante os 5 anos, assim que falhe uma das clausulas do contrato garantia e manutenções canceladas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                    A garantia extra é fruto de um contrato. Se fizer as revisões fora da marca, o contrato deixa de ser válido e passa a garantia para os 2 anos obrigatórios.
                                    É igual às garantias de 2× anos ou x km.
                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                    exacto, ainda ontem vi uma publicidade numa revista já não sei é que marca era, 5 anos de garantia e manutenções incluídas gratuitamente durante esse período , presumo que as despesas do programa de manutenção já estejam englobadas no preço da viatura e respectivo contrato que tem de ser cumprido a risca durante os 5 anos, assim que falhe uma das clausulas do contrato garantia e manutenções canceladas...

                                    Não é bem assim. No que toca ao consumo, há cláusulas contratuais que podem ser nulas. Creio que é o caso desse tipo de cláusulas. A directiva europeia 461/2010 diz isso para evitar o estabelecimento de monopólios das marcas. Assim sendo uma marca pode oferecer garantias maiores mas não pode fazer depender essas garantias de cláusulas nulas como obrigar a fazer manutenção na marca.

                                    Mais uma vez, esta é a minha interpretação... mas não estou seguro a 100%. Agora fundamentalmente não há qualquer diferença contratual entre oferecer garantia de 4 anos ou de 2 anos. As obrigações são iguais e o que o fabricante pode impor é igual.. ou seja não pode impor oficinas autorizadas face ás independentes

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                      Não é bem assim. No que toca ao consumo, há cláusulas contratuais que podem ser nulas. Creio que é o caso desse tipo de cláusulas. A directiva europeia 461/2010 diz isso para evitar o estabelecimento de monopólios das marcas. Assim sendo uma marca pode oferecer garantias maiores mas não pode fazer depender essas garantias de cláusulas nulas como obrigar a fazer manutenção na marca.

                                      Mais uma vez, esta é a minha interpretação... mas não estou seguro a 100%. Agora fundamentalmente não há qualquer diferença contratual entre oferecer garantia de 4 anos ou de 2 anos. As obrigações são iguais e o que o fabricante pode impor é igual.. ou seja não pode impor oficinas autorizadas face ás independentes
                                      eu só estou a vender o peixe como ele me foi dado, mesmo tu não tens 100% de certezas, agora que estes contractos existem, existem, agora como tem de ser cumpridos face as suas clausulas isso só mesmo o que foi acordado entre comprador e stand, logo no contrato deve vir lá uma clausula que para usufruir dessas regalias uma obrigação de ter de ser sempre feito o serviço na marca e não numa oficina com acordo com a marca como referes para os 2 anos de garantia, se não não faziam estes contractos de garantias mais extensos...

                                      e como ninguém dá nada a ninguém, tem de haver sempre contrapartidas no contracto...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estou só a chamar a atenção para cláusulas que são ilegais... Para bem ou para mal há coisas que não podem ser contratualizadas. A minha sensação é que esta seria uma delas. E sim, humildemente não tenho 100% de certeza disso no caso de garantias mais longas, mas tenho essa opinião

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                          É verdade a parte do custo de recorrer ao tribunal. Não concordo que tecnicamente acabes por ganhar. As intervenções programadas são em geral bastante simples e não acho que seja fácil "fazer asneira" nelas.

                                          Dito isto, há também marcas como a BMW que têm já as intervenções programadas durante a garantia incluídas no preço de venda. Mais um incentivo para as fazer lá já que o desconto por retirar essa opção é bastante pequeno.
                                          Vou-te dar um exemplo:

                                          - Se deixares um carro do grupo VW para fazer uma revisão que implique a mudança do líquido do radiador preconizada pelo fabricante, e a seguir entrares na loja propriamente dita, verás que a Norauto não tem anticongelante com a norma exigida (G12/G12+ e afins consoante o modelo) para venda.

                                          Neste caso, ou a Norauto o vai buscar "fora" especificamente para o carro que vão intervencionar, ou vão colocar algo que sai imediatamente das normas do fabricante.

                                          Confesso que não sei como eles lidam com esses casos, mas se não colocarem o líquido com a norma correcta e o carro der algum problema no circuito de refrigeração (com consequências simples ou fatais), a marca pode declinar a garantia "na hora".

                                          E podes colocar uma a Honda no mesmo cenário (que para além do seu anti-congelante, exige o "seu" próprio óleo de travões com certas especificações, óleo ATF da caixa de velocidades manual), a Toyota (o seu anti-congelante também é específico), e muitos outros casos.

                                          É claro que no limite de um litígio se pode recorrer a peritagens externas independentes, mas tudo isso tem custos e chatices que a meu ver não justificam o risco durante a garantia.

                                          Se por vezes já existem problemas com tudo feito na marca...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                            Eles não têm de contar nada porque o plano de manutenção oficial pode ser realizado em oficinas terceiras estilo Midas e afins. Não tens de ir à marca.
                                            Isso apenas se aplica aos 2 primeiros anos obrigatórios. Após esses dois anos a marca é que decide as condições da garantia. Se o cliente neste caso quebrou o contracto então perde os 2 anos adicionais (2+2).

                                            Penso que é assim.

                                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                            Então se carro é de 10/2011 e faltou a revisão de 2013, estamos em 2015, pareceu que faltou a revisão dos 2 anos ou x kms (o que acontecesse primeiro).
                                            O Qashqai faz revisões anuais, logo ele faltou a uma revisão.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X