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Lancia Y 1.2 16V - Soluços/Instável

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    Lancia Y 1.2 16V - Soluços/Instável

    Ora boas,

    Comprei um Lancia Y 1.2 840A 16V 86CV de 1998, como primeiro carro, a um mecânico conhecido.
    Já está nas minhas mãos à 1 mês e meio.

    No primeiro fim de semana de Outubro roubaram-me as matrículas e desde então (coincidência ou não) o carro tem ficado instável ao ponto de que se parar a maior parte das vezes o carro vai abaixo, está sempre ao soluços e sem força. Mas isto só me acontece quando meto Gasolina 95 Simples, se meter da outra Gasolina 95 o carro anda e bem.

    Outra coisa que notei é que só acontece quando está frio.

    Poderá ser a mistura de frio + Gasolina rasca?
    Poderá ser o termostato avariado e por isso envia uma mistura ar/gasolina errada e como está frio nota-se mais o problema?

    PS: Considerando que atualmente conduzo o carro em modo hardcore, se parar vai abaixo... e se não quiser que ele vá abaixo tenho de acelerar um pouquinho quando está parado (nem sempre vai abaixo é 50%-50%).

    Cumprimentos.
    Editado pela última vez por LanciaMaster; 19 October 2015, 14:04.

    #2
    Velas?

    Comentário


      #3
      Foram trocadas este fim de semana, mas sim as anteriores estavam completamente

      Comentário


        #4
        E o principal, os cabos das velas?

        Comentário


          #5
          Hummmm não tenho a certeza, mas penso que não. É o principal porque?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LanciaMaster Ver Post
            Hummmm não tenho a certeza, mas penso que não. É o principal porque?
            Porque têm função de levar a corrente às velas. Se estiverem danificados podem ser a origem das falhas que relatas.

            Comentário


              #7
              OK obrigado, vou ver disso hoje e digo algo

              Comentário


                #8
                É o principal pois pelos sintomas que relatas, quase 99% de certeza, que a origem do problema está aí.

                Comentário


                  #9
                  No meu ibiza teve de ser velas, cabos de velas e distribuidor...acabaram-se os soluços.

                  Mas o lancia se fosse ligado a um aparelho de diagnóstico daria logo a falha...assim terias noção exata do problema.

                  Esse "embrulhar-se" com o combustível simples pode também ser de ver o filtro de combustivel.
                  Editado pela última vez por midnightblack; 19 October 2015, 11:50.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                    No meu ibiza teve de ser velas, cabos de velas e distribuidor...acabaram-se os soluços.

                    Mas o lancia se fosse ligado a um aparelho de diagnóstico daria logo a falha...assim terias noção exata do problema.

                    Esse "embrulhar-se" com o combustível simples pode também ser de ver o filtro de combustivel.
                    Sim o mais estranho é que isto só acontece quando meto simples.
                    Eu só não meto sempre do mais caro porque são poucas as bombas aqui ao pé que o têm.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LanciaMaster Ver Post
                      Sim o mais estranho é que isto só acontece quando meto simples.
                      Eu só não meto sempre do mais caro porque são poucas as bombas aqui ao pé que o têm.
                      LanciaMaster muda os cabos de velas e depois diz lá se resolveu.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Zanetti Ver Post
                        LanciaMaster muda os cabos de velas e depois diz lá se resolveu.
                        Sim, obrigado a todos. Hoje ainda darei uma resposta.

                        Comentário


                          #13
                          Já agora, há stress se eu andar uns 20km com ele assim?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LanciaMaster Ver Post
                            Já agora, há stress se eu andar uns 20km com ele assim?
                            Poder podes mas já andas há meio mês assim, já devias ter visto isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LanciaMaster Ver Post
                              Já agora, há stress se eu andar uns 20km com ele assim?
                              Não..se o mal for esse...é só o incómodo de andar c ele aos soluços. Mas bem que o podias ligar à máquina e verificar que erro é que ele dá.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LanciaMaster Ver Post
                                Ora boas,

                                Comprei um Lancia Y, como primeiro carro, a um mecânico conhecido.
                                Já está nas minhas mãos à 1 mês e meio.

                                No primeiro fim de semana de Outubro roubaram-me as matrículas e desde então (coincidência ou não) o carro tem ficado instável ao ponto de que se parar a maior parte das vezes o carro vai abaixo, está sempre ao soluços e sem força. Mas isto só me acontece quando meto Gasolina 95 Simples, se meter da outra Gasolina 95 o carro anda e bem.

                                Outra coisa que notei é que só acontece quando está frio.

                                Poderá ser a mistura de frio + Gasolina rasca?
                                Poderá ser o termostato avariado e por isso envia uma mistura ar/gasolina errada e como está frio nota-se mais o problema?

                                PS: Considerando que atualmente conduzo o carro em modo hardcore, se parar vai abaixo... e se não quiser que ele vá abaixo tenho de acelerar um pouquinho quando está parado (nem sempre vai abaixo é 50%-50%).

                                Cumprimentos.
                                Boas

                                Não consigo relacionar os problemas que tens com o furto das matriculas, logo se fosse a ti não pensava mais nisso...

                                Neste caso ajudava ter o ano do carro. Vou assumir que é um Lancia Y 1.6 16v entre 2003 e 2010.

                                Os sintomas que descreves, num motor a gasolina, podem ter origem em muitas coisa, logo tudo o que te possa ser dito aqui no forum tem que ser levado como uma sugestão. É impossível alguém saber ao certo o que se passa, sem ter mais dados.

                                Depois de confirmares que o carro tem levado uma boa manutenção (visto que o compraste à pouco tempo pelo que percebi), ou seja que as velas estão em bom estado, assim como do filtro de ar e filtro de gasolina temos que explorar outras situações.

                                Neste caso em concreto (2003 a 2010) penso que não existem cabos de ligação à vela, utiliza quanto sei um sistema de COP, ou seja, bobine de ignição por vela directamente ligada a esta, logo não pode ser um defeito dos cabos.

                                Um problema nas bobines, não é impossível de todo neste caso, mas não me parece o mais provável, ou pelo menos não acho que deva ser a primeira coisa a verificar. Um bobine de ignição gasta (não totalmente inoperacional), costuma falhar em carga que é quando a compressão no cilindro é superior e é exigida uma maior voltagem para poder passar corrente na vela. Para o carro ir abaixo, ao relantim, por uma falha nas bobines normalmente seria necessário que falhassem mais do que uma bobine em simultâneo. Não me parece que tenhamos indicações de ser um problema nas bobines, mas claramente não é de descartar esta hipótese.

                                Um problema de baixa pressão de combustível, mais uma vez costuma-se notar em carga, que é quando é exigida um maior caudal de combustível. Não é de descartar mais uma vez, mas não era a 1ª coisa que confirmava.

                                Um problema no corpo do acelerador, por outro lado, é muito provável. Não sei se esse sistema tem uma válvula reguladora da quantidade de ar ao relantim, ou se isso é regulado pela borboleta, mas seja de uma forma ou de outra fazia todo o sentido verificar se não existe acumulação de carvão nesta área, ou simplesmente mau funcionamento.

                                Verifiquei que a troca de correia de distribuição neste caso é um pouco mais complexa que o normal, exige um conjunto de ferramentas próprias, assim como conhecimento técnico especializado para colocar o motor no ponto. Uma troca mal efetuada da correia de distribuição (praticamente impossível sem ferramentas adequadas) pode causar exatamente os sintomas que indicas. Infelizmente em Portugal não é nada incomum depararmos-nos com este problema, quando a troca da correia não é trivial. Por essa razão me lembrei desta situação.

                                Para além destes pontos, há muitos outros que podem ser a causa. Disse apenas aqueles que investigaria em primeiro lugar.

                                A leitura dos códigos em memória, neste caso, não tenho muitas esperanças que nos dê alguma indicação, mas pode-nos levar a seguir um caminho diferente eventualmente. Podíamos verificar a integridade dos sensores de temperatura, verificando se os valores que reportam são plausíveis... Se calhar uma leitura dos fuel trims também seria útil.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                  Boas

                                  Não consigo relacionar os problemas que tens com o furto das matriculas, logo se fosse a ti não pensava mais nisso...

                                  Neste caso ajudava ter o ano do carro. Vou assumir que é um Lancia Y 1.6 16v entre 2003 e 2010.

                                  Os sintomas que descreves, num motor a gasolina, podem ter origem em muitas coisa, logo tudo o que te possa ser dito aqui no forum tem que ser levado como uma sugestão. É impossível alguém saber ao certo o que se passa, sem ter mais dados.

                                  Depois de confirmares que o carro tem levado uma boa manutenção (visto que o compraste à pouco tempo pelo que percebi), ou seja que as velas estão em bom estado, assim como do filtro de ar e filtro de gasolina temos que explorar outras situações.

                                  Neste caso em concreto (2003 a 2010) penso que não existem cabos de ligação à vela, utiliza quanto sei um sistema de COP, ou seja, bobine de ignição por vela directamente ligada a esta, logo não pode ser um defeito dos cabos.

                                  Um problema nas bobines, não é impossível de todo neste caso, mas não me parece o mais provável, ou pelo menos não acho que deva ser a primeira coisa a verificar. Um bobine de ignição gasta (não totalmente inoperacional), costuma falhar em carga que é quando a compressão no cilindro é superior e é exigida uma maior voltagem para poder passar corrente na vela. Para o carro ir abaixo, ao relantim, por uma falha nas bobines normalmente seria necessário que falhassem mais do que uma bobine em simultâneo. Não me parece que tenhamos indicações de ser um problema nas bobines, mas claramente não é de descartar esta hipótese.

                                  Um problema de baixa pressão de combustível, mais uma vez costuma-se notar em carga, que é quando é exigida um maior caudal de combustível. Não é de descartar mais uma vez, mas não era a 1ª coisa que confirmava.

                                  Um problema no corpo do acelerador, por outro lado, é muito provável. Não sei se esse sistema tem uma válvula reguladora da quantidade de ar ao relantim, ou se isso é regulado pela borboleta, mas seja de uma forma ou de outra fazia todo o sentido verificar se não existe acumulação de carvão nesta área, ou simplesmente mau funcionamento.

                                  Verifiquei que a troca de correia de distribuição neste caso é um pouco mais complexa que o normal, exige um conjunto de ferramentas próprias, assim como conhecimento técnico especializado para colocar o motor no ponto. Uma troca mal efetuada da correia de distribuição (praticamente impossível sem ferramentas adequadas) pode causar exatamente os sintomas que indicas. Infelizmente em Portugal não é nada incomum depararmos-nos com este problema, quando a troca da correia não é trivial. Por essa razão me lembrei desta situação.

                                  Para além destes pontos, há muitos outros que podem ser a causa. Disse apenas aqueles que investigaria em primeiro lugar.

                                  A leitura dos códigos em memória, neste caso, não tenho muitas esperanças que nos dê alguma indicação, mas pode-nos levar a seguir um caminho diferente eventualmente. Podíamos verificar a integridade dos sensores de temperatura, verificando se os valores que reportam são plausíveis... Se calhar uma leitura dos fuel trims também seria útil.
                                  Sou um bocado nabiço nestes assuntos...

                                  Já atualizei o tópico com o modelo e ano.

                                  A correia de distribuição foi feita aos 100 mil km (à uns 7/8 meses) ainda estava com o antigo dono.

                                  Abri este tópico para ver se conseguia resolver o assunto sozinho. Como não tenho experiência nenhuma nestes assuntos, vou hoje ao mecânico ver quanto é que ele me saca do bolso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    limpa a borboleta também deve estar suja

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Zanetti Ver Post
                                      limpa a borboleta também deve estar suja
                                      Qual é a função da borboleta?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LanciaMaster Ver Post
                                        Sou um bocado nabiço nestes assuntos...

                                        Já atualizei o tópico com o modelo e ano.

                                        A correia de distribuição foi feita aos 100 mil km (à uns 7/8 meses) ainda estava com o antigo dono.

                                        Abri este tópico para ver se conseguia resolver o assunto sozinho. Como não tenho experiência nenhuma nestes assuntos, vou hoje ao mecânico ver quanto é que ele me saca do bolso.
                                        Isso torna as coisas um pouco diferentes...

                                        Neste caso tens sim cabos de velas, logo mais uma situação possível, e visto que são considerados de desgaste, caso tenham algum tempo podes claramente troca-los. Seja como for não me parece que sejam a causa do problema, mas também não posso garantir que não sejam

                                        Aparentemente nesse motor a correia de distribuição implica o mesmo procedimento que o motor mais recente (que pensava que era o teu), em que a correia é trocada com os cilindros em linha e não em PMS. Como já disse é muito fácil fazer asneira nisto, e somando isto aos conhecimentos técnicos que existem em Portugal...

                                        A questão da borboleta / regulador de ar ao relantim também é muito provável...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                          Isso torna as coisas um pouco diferentes...

                                          Neste caso tens sim cabos de velas, logo mais uma situação possível, e visto que são considerados de desgaste, caso tenham algum tempo podes claramente troca-los. Seja como for não me parece que sejam a causa do problema, mas também não posso garantir que não sejam

                                          Aparentemente nesse motor a correia de distribuição implica o mesmo procedimento que o motor mais recente (que pensava que era o teu), em que a correia é trocada com os cilindros em linha e não em PMS. Como já disse é muito fácil fazer asneira nisto, e somando isto aos conhecimentos técnicos que existem em Portugal...

                                          A questão da borboleta / regulador de ar ao relantim também é muito provável...
                                          Bem até estou com medo...
                                          Vamos lá ver...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LanciaMaster Ver Post
                                            Qual é a função da borboleta?
                                            Tem a função de restringir a quantidade de ar que entra no motor.
                                            Em motores a gasolina é, na maior parte dos casos, pelo controlo da quantidade de ar que é controlada a velocidade do motor. As únicas exceções possíveis, salvo erro, são os motores a injeção direta de gasolina, que podem prescindir de borboleta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                              Tem a função de restringir a quantidade de ar que entra no motor.
                                              Em motores a gasolina é, na maior parte dos casos, pelo controlo da quantidade de ar que é controlada a velocidade do motor. As únicas exceções possíveis, salvo erro, são os motores a injeção direta de gasolina, que podem prescindir de borboleta.
                                              Ok já percebi. Se a borboleta estiver "entupida" a quantidade de ar a entrar é menor e a mistura fica incorrecta.
                                              Obrigado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LanciaMaster Ver Post
                                                Ok já percebi. Se a borboleta estiver "entupida" a quantidade de ar a entrar é menor e a mistura fica incorrecta.
                                                Obrigado.
                                                Caso a borboleta ou canal de regulação de ar do relantim (paralelo à borboleta) estejam sujos, não se dá bem o caso da mistura ficar incorreta. O que acontece mais em detalhe é que o motor "morre" por falta de combustível e ar. A quantidade de ar que entra não é a suficiente para o permitir continuar a trabalhar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LanciaMaster Ver Post
                                                  Bem até estou com medo...
                                                  Vamos lá ver...
                                                  Devo-te indicar desde já que a forma "clássica" para verificar a situação da correia de distribuição (ponto) exige no mínimo um par de horas de mão de obra. Isto se a oficina onde fores tiver conhecimentos técnicos suficientes para verificar esta situação...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                    Devo-te indicar desde já que a forma "clássica" para verificar a situação da correia de distribuição (ponto) exige no mínimo um par de horas de mão de obra. Isto se a oficina onde fores tiver conhecimentos técnicos suficientes para verificar esta situação...
                                                    Vou lá agora, daqui abocado digo algo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bolas, pá! Compraste o carro há pouco mais de 1 mês e a um mecânico conhecido e ele não te ajuda ou és tu que queres tirar um "curso de telemecânica"?

                                                      PS: tive um parecido (apenas mais antigo) e durante o tempo que o tive, aparte uma bateria, era só andar! E aquilo até andava bem, fruto do baixo peso e alguma genica!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        Bolas, pá! Compraste o carro há pouco mais de 1 mês e a um mecânico conhecido e ele não te ajuda ou és tu que queres tirar um "curso de telemecânica"?

                                                        PS: tive um parecido (apenas mais antigo) e durante o tempo que o tive, aparte uma bateria, era só andar! E aquilo até andava bem, fruto do baixo peso e alguma genica!
                                                        Pois fui lá ter com o mecânico agora, só dois (cilindros?) é que estavam a funcionar, ele disse que era dois cabos das velas que foram po galheiro ou dois injectores que griparam

                                                        Espero que tenham sido os cabos, senão vou ter que desembolsar um bom bocado ou não?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          aposto 99% que sao os cabos nao te preocupes. mas o mecanico é de confiança?

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Zanetti Ver Post
                                                            aposto 99% que sao os cabos nao te preocupes. mas o mecanico é de confiança?
                                                            Sim é. Ele à minha frente teve a fazer testes e com o motor a trabalhar ele desligou dois cabos das velas e aquilo não fazia nada, continuava com os soluços, só quando desligou as outras duas é que foi abaixo. Ele disse que este carro consome velas e cabos mais que o normal

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