Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Luz motor Fiat Bravo 2009

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Luz motor Fiat Bravo 2009

    Boa noite pessoal, sou um feliz proprietário de um Fiat Bravo 1.6 Multijet de 2009, conta com 140000km e até hoje problemas foram nenhuns.
    Hoje pode ter sido um dia de azar ou talvez não, gostava de pedir a vossa opinião. É o seguinte, hoje ia normalmente nas minhas voltas quando me da um aviso no painel de "Mandar controlar o motor" e a consequente luz amarela do motor sempre ligada, porem, não sinto nada de anormal no carro, o comportamento dele esta absolutamente normal, nada de barulhos, nada de diferente mesmo.
    Fiz as minhas pesquisas de internet e vi que e frequente dar este erro quando e problemas na Válvula EGR, mas gostava de pedir a vossa opinião.
    Cheguei a ler algures que poderá ser os cabos da bateria a dar de si, mas ele levou uma bateria nova em Novembro 2014, por isso, suponho que nao seja isso, certo?

    Desde ja agradeço aqueles que percam um bocadinho do vosso tempo para me tentar ajudar.
    PS. Por motivos profissionais apenas posso levar o carro para ligar a maquina no fim de semana, mas até la vou ficar a matutar e a dar em maluco!

    #2
    Originalmente Colocado por slyji Ver Post
    Boa noite pessoal, sou um feliz proprietário de um Fiat Bravo 1.6 Multijet de 2009, conta com 140000km e até hoje problemas foram nenhuns.
    Hoje pode ter sido um dia de azar ou talvez não, gostava de pedir a vossa opinião. É o seguinte, hoje ia normalmente nas minhas voltas quando me da um aviso no painel de "Mandar controlar o motor" e a consequente luz amarela do motor sempre ligada, porem, não sinto nada de anormal no carro, o comportamento dele esta absolutamente normal, nada de barulhos, nada de diferente mesmo.
    Fiz as minhas pesquisas de internet e vi que e frequente dar este erro quando e problemas na Válvula EGR, mas gostava de pedir a vossa opinião.
    Cheguei a ler algures que poderá ser os cabos da bateria a dar de si, mas ele levou uma bateria nova em Novembro 2014, por isso, suponho que nao seja isso, certo?

    Desde ja agradeço aqueles que percam um bocadinho do vosso tempo para me tentar ajudar.
    PS. Por motivos profissionais apenas posso levar o carro para ligar a maquina no fim de semana, mas até la vou ficar a matutar e a dar em maluco!
    Boas

    A mensagem que indicas que te aparece pode ter as mais diversas causas. Normalmente está associada a um código de avaria registado em memória. As causas disso, como já disse, podem ser muitas. Como não tens mais sintomas, para além dessa mensagem, que pode ser considerada o único sintoma, a melhor coisas que tens a fazer para obter alguma indicação do que se passa é recorreres a uma ferramenta de comunicação para obteres a razão dessa mensagem.

    Respondendo diretamente às perguntas que fizeste:

    Sim, pode ser um problema relacionado com a válvula EGR, mas isso não quer dizer que seja. Imagina que um vizinho teu tem uma dor de cabeça e posteriormente se descobre que era um problema num rim. Não vais assumir que quando te doi a cabeça é porque tens um problema num rim, certo? Cada caso é um caso, e aqui a válvula EGR é simplesmente uma possibilidade.

    Um problema com os cabos de bateria, que como consequência causariam uma quebra de voltagem elevada, podem também ser a causa, sim. Neste caso em princípio causariam outros sintomas, mas mais uma vez, é apenas uma possibilidade. Para além do facto de já ter acontecido (supostamente) em outro carro igual, não tens mais nada que te indique que é isso que está a acontecer. Uma bateria nova não resolveria um problema de quebra de voltagem causada por demasiada resistência nos cabos de bateria.

    Resumindo acho que tens que perceber a razão de aparecer essa mensagem (código em memória em princípio), utilizando uma ferramenta de comunicação. Depois de perceberes qual o código registado, da-se o processo de diagnosticar qual a razão desse código ter ficado registado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
      Boas

      A mensagem que indicas que te aparece pode ter as mais diversas causas. Normalmente está associada a um código de avaria registado em memória. As causas disso, como já disse, podem ser muitas. Como não tens mais sintomas, para além dessa mensagem, que pode ser considerada o único sintoma, a melhor coisas que tens a fazer para obter alguma indicação do que se passa é recorreres a uma ferramenta de comunicação para obteres a razão dessa mensagem.

      Respondendo diretamente às perguntas que fizeste:

      Sim, pode ser um problema relacionado com a válvula EGR, mas isso não quer dizer que seja. Imagina que um vizinho teu tem uma dor de cabeça e posteriormente se descobre que era um problema num rim. Não vais assumir que quando te doi a cabeça é porque tens um problema num rim, certo? Cada caso é um caso, e aqui a válvula EGR é simplesmente uma possibilidade.

      Um problema com os cabos de bateria, que como consequência causariam uma quebra de voltagem elevada, podem também ser a causa, sim. Neste caso em princípio causariam outros sintomas, mas mais uma vez, é apenas uma possibilidade. Para além do facto de já ter acontecido (supostamente) em outro carro igual, não tens mais nada que te indique que é isso que está a acontecer. Uma bateria nova não resolveria um problema de quebra de voltagem causada por demasiada resistência nos cabos de bateria.

      Resumindo acho que tens que perceber a razão de aparecer essa mensagem (código em memória em princípio), utilizando uma ferramenta de comunicação. Depois de perceberes qual o código registado, da-se o processo de diagnosticar qual a razão desse código ter ficado registado.
      Muito obrigado pela resposta, realmente sem sintomas e difícil perceber ou tentar prever o problema
      Hoje ao final do dia vou tentar arranjar tempo e passar numa norauto ou feu vert para ligarem o carro a maquina de diagonostico

      Comentário


        #4
        Bom dia,

        Atualizo a informação, ontem, la arranjei um tempinho ao inicio da noite e fui a feu vert fazer um diagnostico. Acusou a válvula EGR.
        Alguem sabe quanto deverá custar o arranjo disto? Devo fazer so limpeza ou trocar mesmo a válvula?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por slyji Ver Post
          Bom dia,

          Atualizo a informação, ontem, la arranjei um tempinho ao inicio da noite e fui a feu vert fazer um diagnostico. Acusou a válvula EGR.
          Alguem sabe quanto deverá custar o arranjo disto? Devo fazer so limpeza ou trocar mesmo a válvula?
          Dizer que "acusou a válvula EGR" não diz muito...

          É preciso saber se o código de avaria se refere a um problema no circuito elétrico do atuador, no circuito elétrico do potenciómetro da EGR, ou se é um erro na monitorização do fluxo de recirculação.

          A válvula EGR em sí, pode ser a causa mas é apenas uma possibilidade.

          Vou-te indicar por linha gerais, como se deve diagnosticar um situação deste género.

          No caso de ser um problema relacionado com o circuito elétrico do atuador da válvula EGR, uma limpeza não resolve, pois não pode ser a causa. É preciso confirmar neste caso a origem do problema, atuador da EGR, fiação ou computador.
          Se o código de erro se referir ao circuito elétrico do potenciómetro, uma limpeza pode resultar. Deve-se verificar antes se o valor do sensor é plausível, e se de facto o problema é mecânico (válvula presa) ou elétrico. A ser elétrico existem na mesma às 3 possibilidades inscritas em cima. Neste sistema pode até não haver sensor de posição, teria de confirmar que tipo de sistema de injeção é que este carro tem...
          Se o erro for relativo à quantidade de fluxo de recirculação, uma limpeza pode na mesma resultar, mas neste caso existe a possibilidade de o problema estar em outros compentes/sistemas como os que servem para monitorizar a quantidade de refluxo. Neste caso é preciso estudar o sistema e perceber de que forma é feita a monitorização da recirculação, e confirmar com base em informação plausível qual a causa do problema.

          Muito provavelmente, em uma qualquer oficina, vão-te dar um orçamento para uma vávula EGR mais mão de obra. No fim podes ficar com o problema resolvido ou não.

          Edit: Como já disse em outros posts, ler códigos de avaria não pode ser considerado diagnóstico. Diagnóstico é quando sabes, com base em informação e não com base em suposições, qual a razão dos problemas.
          Editado pela última vez por steevegt; 22 October 2015, 13:28.

          Comentário


            #6
            Se for a valvula egr desativa-a como eu fiz ao meu 1.9 jtd 150cv e poe uns cavalitos em cima que nao faz mal nenhum ate o ajuda a andar mais solto e consumir menos e retira o filtro de particulas que foi exatamente o que eu fiz e os problemas a partir daí acabaram totalmente..
            de medias entre 5.9/6.9 passou para 5.7/ 6.4 andar numa boa.. agra claro que se for a velocidade sempre exata em auto estrada por exemplo 120/ 140 medias de 5.5l/100
            Se precisares de algo sei 1 sitio de gajos mais especializados em mexer em motores fiat muito bem.. e os preços sao a meu ver optimos.
            Abraço

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X