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Compra de carro usado (entre 1500-2000€)

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    Compra de carro usado (entre 1500-2000€)

    Boas,

    Um Opel Astra 1.4 Club de 2000, com cerca de 160.000km, em bom estado, e por cerca de 1600€, é um bom negócio?

    O que dizem deste carro em termos de fiabilidade, manutenção, consumos...?

    Obrigado.

    #2
    Tenho um de 99 e com 195.000km e só tenho bem a dizer do carro. O motor é o 1.4 16v de 90cv.
    Em termos de fiabilidade tem sido um carro espectacular e a manutenção foram só peças de desgaste. Nunca tive razões de queixa.

    Consumos depende do ritmo, mas faço a Marginal todos os dias para o trabalho no sentido de Oeiras e faço consumos na ordem dos 7L/100km. Em auto-estrada e mantendo um ritmo de 130-140km/h faz consumos na ordem dos 7,5L/100km.

    Comentário


      #3
      Eu tenho um de 98 e recomendo. É um carro bem construído e bem acabado, feito para durar.

      No entanto, esse motor teve alguns problemas de fiabilidade, nomeadamente junta da cabeça e bobines de ignição. Verifica se ele gasta líquido de refrigeração...

      O preço é bom, se estiver em bom estado.

      Consumos: entre 7 a 8 litros.

      Manutenção: barata.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Eu tenho um de 98 e recomendo. É um carro bem construído e bem acabado, feito para durar.

        No entanto, esse motor teve alguns problemas de fiabilidade, nomeadamente junta da cabeça e bobines de ignição. Verifica se ele gasta líquido de refrigeração...

        O preço é bom, se estiver em bom estado.

        Consumos: entre 7 a 8 litros.

        Manutenção: barata.
        Acredita! O interior do meu ainda está em óptimo estado.
        Já vi muito Renault com menos de metade da idade e com ar bem mais acabado.

        É por causa deste carro que ainda considero a Opel uma boa marca e dos carros desta geração o único que considero ao nível é o Golf.

        Comentário


          #5
          Nessa altura era o focus a referencia do segmento e não o golf

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            #6
            Nesse ano houve transição do motor X14XE para o Z14XE este ultimo utiliza uma centralina que deu alguns problemas assim como a troca do catalizador fica dispendiosa cerca de 500€.
            O X14XE acaba por ser mais fiável o Z14XE pode ser uma lotaria caso te calhe uma dessas avarias.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
              Nessa altura era o focus a referencia do segmento e não o golf
              O Focus também era bastante porreiro, lá isso é verdade.

              Comentário


                #8
                Obrigado pelo feedback pessoal! Assim sendo:

                Aspectos positivos
                - Fiável
                - Relativamente económico (7-8l/100km)
                - Manutenção fiável
                - Boa construção

                Aspectos negativos
                - Possível problema com juntas e bobines de ignição
                - Perda de fiabilidade com a troca do motor X14XE pelo Z14XE

                Gostaria de ouvir mais algumas opiniões sobre este carro

                Comentário


                  #9
                  Dizem que é um pastelão, mas isso devem ser as más línguas a falar.

                  Comentário


                    #10
                    não há mais opiniões basicamente é isso os prós e contras, e o que vais comprar provavelmente já teve esses problemas e foram resolvidos, logo é um bom carro para as voltinhas, naturalmente a media nunca será mais baixa que isso que já mensionáram , mas sim, maior se tiveres pés de chumbo...

                    portanto aposta nisso que tens ai uma boa máquina, mas a que ir olhando para os niveis e não ser só dar a chave e toca andar, a distribuição é mudada de 60k km's em 60k km's...

                    se for algo para manter bastante tempo, equaciona montar um kit GPL nisso que ficas melhor servido ainda em questões de despesa combustível mensalmente...

                    e por esse preço dificilmente arranjas melhor...

                    Comentário


                      #11
                      Compra que vais gostar, e ficarás muito bem servido. É um excelente produto.

                      Se encontrasses um Elegance, não era pior (mais equipamento).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                        Dizem que é um pastelão, mas isso devem ser as más línguas a falar.
                        na realidade é um pouco, a carroçaria é pesada para os 90Cv portanto em questões de desempenho ali logo na hora não é como um motor com turbo, sendo atmosférico, demora a fazer um pouco as recuperações, em AE a caixa deveria ser um pouco mais longa e ter 6ª velocidade para melhorar as médias, e o carro não ir sempre a altas rotações, o que depois no depósito reflecte-se...

                        Comentário


                          #13
                          Biba
                          Lá em casa tivemos um. Comprado em 1999, e à medida que se iam comprando ourros foi sendo menos utilizado. Foi embora com 250mil e deixou muitas saudades. Foi talvez o mais equilibrado que passou por casa.
                          Por isso, espero que o que te preparar para comprar te surva tão bem quanto nos serviu a nós.
                          Boa compra e boa sorte.
                          Abraço

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado!

                            Já agora, o carro tem ruídos parasitas? Que aspectos devo ter em conta quando o for ver?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                              Acredita! O interior do meu ainda está em óptimo estado.
                              Já vi muito Renault com menos de metade da idade e com ar bem mais acabado.

                              É por causa deste carro que ainda considero a Opel uma boa marca e dos carros desta geração o único que considero ao nível é o Golf.
                              Mas não é um carro que faz uma marca e sobretudo um que saiu em 98 (já lá vão quase 20 anos)...

                              O Astra H por exemplo foi um modelo pouco fiável.

                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                              Dizem que é um pastelão, mas isso devem ser as más línguas a falar.
                              Claro...
                              Originalmente Colocado por hfsb Ver Post
                              Obrigado!

                              Já agora, o carro tem ruídos parasitas? Que aspectos devo ter em conta quando o for ver?
                              São carros relativamente fiáveis mas principalmente com uma qualidade de materiais e construção de grande nivel.

                              O H já não tinha a mesma solidez, infelizmente.

                              O 1.4 anda pouco mas se isso não for importante não é por aí que deves deixar de fazer negocio.

                              Os pontos fracos no habitaculo eram o volante e a manete de velocidades, de resto era tudo mesmo de qualidade e montado para resistir a ruídos parasita. O Astra que conheci ficava sempre ao sol e nem o tecto de abrir teve problemas.

                              O conforto é que é fraquinho e a posição de condução não me agradava. Era um carro seguro e estável.

                              Comentário


                                #16
                                Outra questão: como posso ver se o motor é um X14 ou Z14? Perguntei ao vendedor (é dono de uma oficina) e ele não me soube responder.

                                Comentário


                                  #17
                                  pelo Vin e tambem os motores possuem uma chapa identificativa em algum lado !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                                    pelo Vin e tambem os motores possuem uma chapa identificativa em algum lado !
                                    no lado do pendura, abre a porta e tem lá um autocolante com a informação na carroçaria...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ok, obrigado. O carro é de Setembro de 2000, caso seja um motor Z14, será uma má compra por causa das centralinas?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já tive um carro desses, mas em carrinha.

                                        Em termos de qualidade de construção, há que saber as coisas entre montagem e materiais. A montagem é, de facto, do melhor que se fazia na altura, mas já o mesmo não se pode dizer dos materiais. O volante desfaz-se todo na zona da buzina e é comum o tecto descolar.

                                        A parte eléctrica também não é propriamente brilhante. Quase todos apresentam avarias no canhão da ignição, assim como nas pistolas do fecho centralizado. O meu também teve problemas com as luzes de stop, sendo que, pelo que sei, não é assim tão invulgar nestes carros.

                                        O motor é relativamente fiável, mas exige atenção ao sistema de refrigeração e junta da cabeça. O meu consumia óleo, mas justifico com a má manutenção que teve.

                                        O carro anda pouco e gasta bem. Média de 7 litros só a pastar e sem trânsito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                          Já tive um carro desses, mas em carrinha.

                                          Em termos de qualidade de construção, há que saber as coisas entre montagem e materiais. A montagem é, de facto, do melhor que se fazia na altura, mas já o mesmo não se pode dizer dos materiais. O volante desfaz-se todo na zona da buzina e é comum o tecto descolar.

                                          A parte eléctrica também não é propriamente brilhante. Quase todos apresentam avarias no canhão da ignição, assim como nas pistolas do fecho centralizado. O meu também teve problemas com as luzes de stop, sendo que, pelo que sei, não é assim tão invulgar nestes carros.

                                          O motor é relativamente fiável, mas exige atenção ao sistema de refrigeração e junta da cabeça. O meu consumia óleo, mas justifico com a má manutenção que teve.

                                          O carro anda pouco e gasta bem. Média de 7 litros só a pastar e sem trânsito.
                                          Os materiais eram bons, mas em certas partes. Tipo portas, tablier e consola central.

                                          Depois tinha de facto esses defeitos.

                                          O motor era realmente lentinho, lembro-me de testar com o GP 90cv e este parecia um foguete. Então subidas era um mimo.

                                          Aliás, até o meu 1.3 Accent era mais despachado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Realmente o motor não é de grandes corridas mas para isso tens o 2.0 turbo...agora quem quer um carro fiável o astra 1.4 é um deles...bom e barato...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                              Já tive um carro desses, mas em carrinha.

                                              Em termos de qualidade de construção, há que saber as coisas entre montagem e materiais. A montagem é, de facto, do melhor que se fazia na altura, mas já o mesmo não se pode dizer dos materiais. O volante desfaz-se todo na zona da buzina e é comum o tecto descolar.

                                              A parte eléctrica também não é propriamente brilhante. Quase todos apresentam avarias no canhão da ignição, assim como nas pistolas do fecho centralizado. O meu também teve problemas com as luzes de stop, sendo que, pelo que sei, não é assim tão invulgar nestes carros.

                                              O motor é relativamente fiável, mas exige atenção ao sistema de refrigeração e junta da cabeça. O meu consumia óleo, mas justifico com a má manutenção que teve.

                                              O carro anda pouco e gasta bem. Média de 7 litros só a pastar e sem trânsito.

                                              com o que andei não tive grades problemas, mas facto do que referes o volante que era partilhado com mais outros modelos, a capa de airbag nos botões da buzina foi defeito de fabrico, e eles assumiram, mas nunca fizeram caso disso, pois deveria de haver apenas a capa para substituir e estava andar, eles só vendiam o airbag todo na altura era cerca de 600€, e nas sucatas o pessoal sabia começou-se a aproveitar da procura para fazer dinheiro...

                                              de resto não me posso queixar, não tive problemas nenhuns, como já foi dito não é nenhum rocktet , mas serve bem para as voltinhas, mais problemas trouxe a geração seguinte...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                Já tive um carro desses, mas em carrinha.

                                                Em termos de qualidade de construção, há que saber as coisas entre montagem e materiais. A montagem é, de facto, do melhor que se fazia na altura, mas já o mesmo não se pode dizer dos materiais. O volante desfaz-se todo na zona da buzina e é comum o tecto descolar.

                                                A parte eléctrica também não é propriamente brilhante. Quase todos apresentam avarias no canhão da ignição, assim como nas pistolas do fecho centralizado. O meu também teve problemas com as luzes de stop, sendo que, pelo que sei, não é assim tão invulgar nestes carros.

                                                O motor é relativamente fiável, mas exige atenção ao sistema de refrigeração e junta da cabeça. O meu consumia óleo, mas justifico com a má manutenção que teve.

                                                O carro anda pouco e gasta bem. Média de 7 litros só a pastar e sem trânsito.
                                                É o que eu tenho em carrinha.
                                                Não sei se generalizares para "quase todos" é correcto. No meu nunca tive problemas no canhão de ignição e no fecho centralizado nem luzes nas luzes de stop.
                                                Quanto ao descolar do tecto confirmo que me aconteceu á dois anos, mas num carro com 16 anos e 195.000km não me parece mau. E o arranjo do tecto não ficou caro.

                                                O volante do meu tem uma pequena racha do lado direito da buzina (desde que me mudei para Lisboa que dou muito mais uso á buzina...) mas tirando isso está perfeito e a pega é muito boa.

                                                O motor não tenho razões de queixa. O único problema recorrente é o vidro eléctrico do lado do condutor traseiro que avariou 3 vezes nestes quinze anos. O que vale é que os arranjos destas coisas são baratos.

                                                Quanto ao motor, realmente não tenho conhecimento de como se compara aos 1.4 atmosféricos da concorrência nessa altura.
                                                Editado pela última vez por Rosmano; 26 October 2015, 17:22.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O motor é de facto lento em baixas rotações. Mas das 4,000 rpm para cima mexe-se muito bem.

                                                  PS: o revestimento do tecto do meu também descolou...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado pessoal. O carro de que tenho vindo a falar é este do anúncio:

                                                    http://home.standvirtual.com/vcaraut...99_carros.html

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Eu tenho um de 98 e recomendo. É um carro bem construído e bem acabado, feito para durar.

                                                      No entanto, esse motor teve alguns problemas de fiabilidade, nomeadamente junta da cabeça e bobines de ignição. Verifica se ele gasta líquido de refrigeração...

                                                      O preço é bom, se estiver em bom estado.

                                                      Consumos: entre 7 a 8 litros.

                                                      Manutenção: barata.
                                                      Curioso que digas isso. A minha Astra H Caravan (2005) 1.4i 16v anda-me a gastar líquido de refrigeração, ainda que muito pouco. Vejo o nível uma vez por mês e de vez em quando lá tenho que repor. Isto é sinal de quê?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sempre ouvi dizer que este motor costuma queimar a junta com facilidade. Facto: 3 conhecidos com estes carros e em 2 já queimou, vale o que vale...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DriverPT Ver Post
                                                          Sempre ouvi dizer que este motor costuma queimar a junta com facilidade. Facto: 3 conhecidos com estes carros e em 2 já queimou, vale o que vale...
                                                          Hmm acho que isso está descartado... Aparentemente não há óleo no líquido refrigerante nem vice-versa. Que outras maneiras há para ver se a junta pode estar queimada?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                            Hmm acho que isso está descartado... Aparentemente não há óleo no líquido refrigerante nem vice-versa. Que outras maneiras há para ver se a junta pode estar queimada?
                                                            tiras a tampa por onde metes o óleo , e se tiver uma pasta amarelada tipo mostarda, é porque a junta já cedeu em algum ponto e precisa de ser substituída, se não tiver nada a não ser óleo está boa, e então quando já se foi e tens óleo e água pelo recipiente do anti congelante a água fica castanha, e até mesmo pela vareta vês isso...

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