Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Decisão: Carro com 35 anos. O que fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Decisão: Carro com 35 anos. O que fazer?

    Boa noite.

    Tenho uma decisão para tomar, até final de novembro.

    O meu pai comprou um carro usado com 11 anos e 45.000 km em 1991. Renault 12C de 1980
    Foi, até ao ano passado, o carro com que fazia as suas voltas, a um ritmo de pouco mais de 4.000 km/ano.
    Tem agora (1)47.500 (segunda volta).
    Era camionista, pouco andava com o carro particular.
    Foi também a minha "escola" e meu companheiro diário, durante os meus 3 primeiros anos de carta.

    No ano passado, com a perspetiva da chegada do primeiro neto, sentiu-se na obrigação de comprar algo mais moderno e que, pelo menos, tivesse cintos de segurança atrás. Assim o fez.

    O R12 ficou assim numa de "reforma dourada" a andar uns bocadinhos ao fim de semana e a servir de alternativa para quando a minha Grand Scenic III 1.5 dCI fica com aqueles enjoos, que a obrigam a tirar umas folgas (injetores, FAP, etc... )

    Tem passado sempre na IPO, com pequenas reparações. Nada de especial, embora o nosso mecânico o leve sempre a um centro IPO escolhido a dedo...
    Tem seguro válido até final de novembro e eis que chega a hora de tomar decisões:

    Opção I - Renovar o seguro, pagando a meias com o meu pai (ou pagando eu a totalidade, visto o carro até estar mais ao meu serviço) e ir aguentando mais algum tempo, até os custos de utilização se tornarem incomportáveis, com a próxima IPO em julho de 2016.

    Opção II - Colocar à venda, tentando obter um valor simpático. O meu pai já disse que o valor reverteria para o mealheiro do puto...

    Opção III - Prensa...

    Como devem compreender, dá-me muito gozo andar de vez em quando com o carro e custa-me bastante desfazer-me dele.
    Quando tenho que andar todos os dias, durante mais de uma semana, o gozo acalma...
    A minha Maria, claro, não põe outra hipótese que não seja despachá-lo e com o máximo retorno para o tal mealheiro. Para ela, tem valor sentimental 0!

    O carro está bastante bom de motor, caixa e eixos (mecânica de guerra), a chapa é que já viu melhores dias, mas sempre com as ferrugens arranjadas pelo meu pai. O dois vidros do lado direito estão em modo "fixo". O do condutor funciona bem e é o que interessa.

    Agradeço os vossos comentários e ideias!

    #2
    Eu não me desfazia desse carro. Se o carro está bom, não tem dado problemas eu ficava com ele. O dinheiro que ele vai dar não vai ser assim tanto, e acho que os encargos que vais ter com ele vão ser reduzidos, ainda por cima a meias com o teu pai ;) porque não guardar o carro e então e ser a prenda de 18 anos do teu filho? Assim o carro passava pelas 3 gerações Avó, Pai e Filho!

    Comentário


      #3
      O seguro, fazes um seguro de clássicos fica 70/80 euros e que gastes mas inspecções e revisao mais algum tambem nao é nenhuma fortuna...
      Enquanto pudesse € e nao fizesse grande estorvo ficava com ele.

      Comentário


        #4
        há seguros de clássicos mais baratos, cerca de 50/55€ anuais. das duas uma: ou vendia, tentando obter cerca de 1000€ dele ou então ia arranjando o carrito, nem que fosse aos poucos. os vidros, não sendo automáticos, devem ficar bem baratos e as ferrugens com alguma arte vão-se arranjando... é um carro que não se vê e daqui a 4 ou 5 anos vai dar gozo andares com o puto no banco de trás para ires ao supermercado, ao parque infantil, ver exposições de clássicos, fazer um piquenique, etc...

        Comentário


          #5
          O valor desse carro no mercado é pouco mais que zero, passe o exagero! Mesmo para a prensa pouco vale!

          O valor estimativo é elevado e o carro continua a andar... olha, faz o seguro de clássico, paga o IUC e inspeção e continua a andar com ele!

          Comentário


            #6
            ainda por cima acho que isso nem paga iuc

            Comentário


              #7
              fica com ele, obviamente. em situações de carros antigos nunca se pode ouvir opiniões de mulher. tenho um kadett de 86 e toda gente diz para eu me desfazer dele (inclusive a namorada, que diz que vai ser abatido).. ainda ontem fui pagar o seguro dele. zero, não me vou desfazer daquilo tao depressa ;)

              Comentário


                #8
                Fica com o carro, bem pena tenho de não ter pudido manter o meu primeiro carro

                Comentário


                  #9
                  Também acho que é sempre bom ficares com o carro. Vender isso não te vai dar mais que umas poucas centenas de euros e mesmo assim é preciso ter sorte.

                  Assim, ficas com o carro pelo menos enquanto ele não der nenhuma despesa avultada. É sempre bom ter um 2º carro em casa, ainda para mais se for um clássico. Por vezes sabe bem andar com esses carros antigos, sentir o carro na sua totalidade, trabalhar com o acelerador e com o botão do carburador para dosear a mistura em dias frios, o som característico desses motores, etc.

                  Por norma as mulheres não dão grande valor sentimental a carros, é pena.

                  Comentário


                    #10
                    Eu ficava com ele... Por outro lado, vendido para o Senegal ainda valia umas boas coroas.

                    Comentário


                      #11
                      Eu não o venderia, até porque esse carro terá um valor comercial nulo.
                      É mantê-lo enquanto durar e não der despesas avultadas.

                      Comentário


                        #12
                        isso só tem valor sentimental e é um clássico, portanto optava por ficar com ele, como segundo carro, esse carro tem uma mecânica básica e barata, mandar abater isso é um crime, vender na melhor das hipóteses consegues apenas algo na ordem dos 500€ valor simbólico para alguém que coleccione clássicos, pois há sempre gente a procura de viaturas dessas...

                        portanto tens uma relíquia se está em bom estado, não te vai dar grande mossa em despesas, serão sempre insignificantes face a tua actual Grand Senic...
                        guarda isso e estima-o que um dia mais tarde tens um clássico para andar com o teu filho ou filhos se entenderes teres mais...

                        Comentário


                          #13
                          Vieste ao "lugar errado" pedir opiniões.[emoji1]

                          Sendo um fórum de automóveis, temos uma opinião pouco imparcial.

                          Sou mais um a votar para ficares com o carro.
                          Se tens onde o guardar, será ouro sobre azul.
                          Como já disseram, uma hipotética venda não te dará mais do que uns troços irrisórios.
                          Consegues seguro a 50€, IPO a 30€,/perfaz ~100€/ano de despesas fixas.
                          Ou seja, ~10€/mês.
                          Não é muito peso na carteira.

                          Além disso, se dá gozo mais um motivo para ficares com ele.
                          Quantos de nós não gostaríamos de ter um carro antigo/clássico (independentemente do seu valor €) para desfrutar?
                          Aproveita a tua sorte!
                          Além disso, daqui a 20 anos o teu miúdo vai delirar.
                          Quem me dera que o meu Pai não tivesse vendido o seu Capri! (Mesmo sendo o simples 1.3!)

                          ;)

                          Comentário


                            #14
                            Guarda isso. Se tens garagem, então é perfeito

                            O valor comercial é nada. O valor sentimental é imenso

                            Quem me dera ainda ter a minha Dyane de 1983

                            Comentário


                              #15
                              Muito obrigado pelas vossas opiniões, que vão completamente de encontro ao que eu esperava...

                              Alguém tem ideia das premissas necessárias para que as seguradoras aceitem fazer seguro de clássico?
                              Basta considerar a idade ou haverá alguma exigência / limitação?

                              Comentário


                                #16
                                Regista-o como classico ... ficas isento de IUC
                                Fazes um seguro de classico para uso ocasional ... fica-te super barato e conservas o carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu ficava com o carro, ou não tivesse comprado á dois meses um carro com 40 anos para dar umas voltinhas...


                                  Faz um seguro de classico, que te fica em 23 euros por ano (é o que eu pago). Como classico, dificilmente terá algum valor mas, se gostas do carro, e tens onde guardar, eu ficaria com ele!


                                  É um gozo andar com um carro classico, e é o que vou fazer agora! vou para a empresa nele!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                    Guarda isso. Se tens garagem, então é perfeito

                                    O valor comercial é nada. O valor sentimental é imenso

                                    Quem me dera ainda ter a minha Dyane de 1983
                                    Eu gostava que o meu pai tivesse mantido o GSA, clássico raríssimo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Partilho da opinião geral.

                                      E para te dar ainda mais gozo, aqui vai uma sugestão: na próxima inspeção dá tu mesmo uma vistoria geral ao carro, arranja o que considerares importante e leva-o ao IPO antes de o levares ao mecânico.
                                      Vais ver que é só vantagens...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eheheheh
                                        Tu não pediste opiniões, pediste reforço positivo de um sentimento que tens!!!! ;)
                                        Fica com isso, até pq já te demonstraram que os custos não são assim tantos.
                                        Se o venderes vais andar ciclicamente a arrependeres-te de o teres feito! é certinho!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tudo depende do apego que tens ao carro.
                                          Dos carros que tive, não tenho saudades de nenhum. Cumprem a sua missão e siga. Mas compreendo que haja quem crie uma afinidade com um carro quase como se fosse um membro da família e, nesse caso, a separação pode ser dolorosa e trazer arrependimentos futuros.
                                          Só tu é que sabes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            já decidiste, não já? fizeste bem em manter o carro. desfruta-o, que é o que interessa!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              É quase irónico, mas o meu pai também é camionista e tinhamos um carro igual, com a diferença que era a versão GTL e de 1981.
                                              Sabes o que fiz salvo erro em 2004 com o carro? dei-o. Dei o carro aqui no fórum Autohoje.
                                              O pior é que na altura disseram-me que era para o manter, que tinham gosto no carro e tal... quando vim mais tarde a saber que o acabaram por vender.
                                              Ou seja, fizeram dinheiro com a minha "boa vontade". A partir daqui fiquei a perceber melhor aquele tipo de gente que prefere ter os carros a apodrecer do que a dá-los.
                                              Por isso, faças o que fizeres, há uma coisa que não te aconselho a fazer: não dês o carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Andei uns anos com um carro desses, e as saudades não são nenhumas, a somar ao fraco desempenho, tinha uma direcção pesadíssima, e se eu tinha força naquela altura.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Guarda-o e vai metendo-o assim:


                                                  Quanto aos seguros contacta os "Vitorinos" desde que tenhas um segundo carro para o dia a dia o seguro desse nunca ficará a mais de 60 euros/ano

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                    Andei uns anos com um carro desses, e as saudades não são nenhumas, a somar ao fraco desempenho, tinha uma direcção pesadíssima, e se eu tinha força naquela altura.
                                                    Direcção pesada?
                                                    Muito estranho...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                      Regista-o como classico ... ficas isento de IUC ...
                                                      regista como classico onde? neste momento qual é o valor do iuc?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                                        Guarda-o e vai metendo-o assim:


                                                        Quanto aos seguros contacta os "Vitorinos" desde que tenhas um segundo carro para o dia a dia o seguro desse nunca ficará a mais de 60 euros/ano
                                                        Isso não é assim tão fácil, eles têm uma lista com os carros que aceitam, e são quase todos carros de outro campeonato, mais cilindrada e normalmente versões turbo ou desportivas. Eu tentei fazer um seguro para um volvo de 1987 e não aceitaram por ter pouco valor comercial e ter um motor 'básico'. Não é qualquer charuto que eles aceitam. Tive de fazer um seguro normal a pagar um balúrdio.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                          regista como classico onde? neste momento qual é o valor do iuc?
                                                          Acho que carros com mais de 30 anos não pagam.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quanto a seguro do género um colega meu fez para um Uno de 1990, mas tem outro carro como principal segurado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X