Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exame de Condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exame de Condução

    Boa tarde,
    antes de mais cumprimento e congratulo todos os utilizadores deste forum que fazem deste dos melhores forums nacionais relativos ao automobilismo.

    Sou o André tenho 24 anos e este ano decidi tirar a carta depois de ter juntado algum dinheiro, comecei em Fevereiro, no principio de Junho fiz o exame de código ao qual passei com 0 erradas, depois em Outubro fiz o meu 1º exame prático no qual chumbei e agora em Novembro o meu 2º exame prático no qual chumbei pela 2º vez.

    Expondo os meus erros que me levaram a chumbar duas vezes, gostaria que me dessem a vossa opinião visto que a vossa experiência e conhecimento sobre a condução é de longe maior que a minha. E eles são:

    1º exame - Pelo o que o meu instrutor me disse e mostrou na altura, o meu único erro foi ter subido um pouco de um passeio com a roda traseira ao virar à direita.

    2º exame - O examinador disse para virar à esquerda, e naquelas faixas de rodagem que têm um separador físico de cimento que depois ter vias próprias e aberturas para se virar, eu deduzi que a abertura era aquela (esta era para os veículos em sentido contrário virarem à esquerda deles) ainda perguntei "aqui?" mas ele travou o carro.

    No 1º exame foi acho que um erro de calculo também porque o passeio era um bocado esquisito. No 2º foi precipitação e confusão minha.
    Os exames foram realizados no ACP no Carregado.

    #2
    no 1º exame podia ter-te facilitado, que isso é um erro que qualquer pessoa mesmo depois de ter a carta volta e meia faz, foi mesmo para te lixar mais nada...

    no 2º penso que a treta foi a mesma não te forneceu o sentido de orientação devidamente e antecipadamente, é comum fazerem essa treta e um gajo atrofia-se...

    resumindo dois chumbos com coisas insignificantes... digamos não tiveste sorte com os examinadores...

    és do carregado ou arredores??? e só fazem exames ai no carregado, e não noutros lados, como em santarém, na zona industrial...
    Editado pela última vez por carbookk; 03 November 2015, 16:46.

    Comentário


      #3
      Antes de mais, não faço ideia que erros dão direito a chumbo imediato e quais não dão. Tenho quase a certeza que isso esteja descrito algures.

      Em relação ao exame 1, parece-me que te precipitaste. Acho que a maior parte das pessoas acaba por subir um passeio ou outro às vezes quando está distraído ou quando se precipita e corta demasiado a curva. Basta pensares o oposto... imagina que em vez do passeio estava lá uma parede. O que aconteceria é que terias a traseira do carro, sobre a roda completamente arranhada. Vais ver muitos carros assim porque é um erro comum em estacionamentos e afins. É de evitar mas acontece. Num exame foi precipitação.

      Em relação ao exame 2, sem ver exactamente o local é difícil opinar mas parece-me um erro mais grave que subir um passeio. Ías circular numa via (ou abertura como chamas) em sentido contrário.

      Anyway, acho que não te deves martirizar demasiado com o assunto. Certamente já ficaste chateado o suficiente... tens é de ser paciente, calmo e fazer tudo com tempo. O próximo vai correr melhor

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
        no 1º exame podia ter-te facilitado, que isso é um erro que qualquer pessoa mesmo depois de ter a carta volta e meia faz, foi mesmo para te lixar mais nada...

        no 2º penso que a treta foi a mesma não te forneceu o sentido de orientação devidamente e antecipadamente, é comum fazerem essa treta e um gajo atrofia-se...

        resumindo dois chumbos com coisas insignificantes... digamos não tiveste sorte com os examinadores...

        és do carregado ou arredores??? e só fazem exames ai no carregado, e não noutros lados, como em santarém, na zona industrial...
        É... Se calhar até teve sorte com os examinadores. Eu dispenso de encontrar pelo caminho quem vira em contra-mão. Já agora, tocar no passeio sempre deu chumbo!

        Essa do azar...

        Para o autor do tópico, no melhor dos sentidos, tira mais umas aulas, só te pode ajudar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
          É... Se calhar até teve sorte com os examinadores. Eu dispenso de encontrar pelo caminho quem vira em contra-mão. Já agora, tocar no passeio sempre deu chumbo!

          Essa do azar...

          Para o autor do tópico, no melhor dos sentidos, tira mais umas aulas, só te pode ajudar.
          é pá eu sei que há pessoas que demoram mais tempo que outras a desenrascarem-se, mas também não acho que ele tenha feito nada de especial, o 1º podia perfeitamente facilitado, na segunda, quase que aposto falta de comunicação ao dar a instrução, há examinadores lixados, pensam que são os maiores e não facilitam nem um pintelho de um erro insignificante, não te esqueças tiras a carta mas ainda tens muito para aprender pela vida fora, e muitos mais erros há de dar e ter de aprender as suas custas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
            é pá eu sei que há pessoas que demoram mais tempo que outras a desenrascarem-se, mas também não acho que ele tenha feito nada de especial, o 1º podia perfeitamente facilitado, na segunda, quase que aposto falta de comunicação ao dar a instrução, há examinadores lixados, pensam que são os maiores e não facilitam nem um pintelho de um erro insignificante, não te esqueças tiras a carta mas ainda tens muito para aprender pela vida fora, e muitos mais erros há de dar e ter de aprender as suas custas...
            Mais uma razão para seres o melhor possível na altura do exame.

            Tocar no passeio dá chumbo, não há facilidades.

            É por causa das facilidades que se vêm os artistas nas estradas, não sabem o que é uma cedência de prioridade, não sabem o que é um stop, etc.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
              Mais uma razão para seres o melhor possível na altura do exame.

              Tocar no passeio dá chumbo, não há facilidades.

              É por causa das facilidades que se vêm os artistas nas estradas, não sabem o que é uma cedência de prioridade, não sabem o que é um stop, etc.
              também não exageres nas facilidades, também era o cumulo, se me disseres que há os apressados que não respeitam a sinalização isso já é outra história completamente diferente...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                Em relação ao exame 1, parece-me que te precipitaste. Acho que a maior parte das pessoas acaba por subir um passeio ou outro às vezes quando está distraído ou quando se precipita e corta demasiado a curva.
                Isso é um prato do dia pelas estradas e é uma tremenda estupidez... Tenho carta à menos de 1 ano e já apanhei muito e muitos sustos com essa gentalha

                Quanto ao tópico em si, como disse o TommyTosser tocar no passeio sempre deu chumbo, e acho bem porque se ao fim de 32 aulas não se tem noção do espaço é mau!
                No segundo exame foste chumbado e bem chumbado, virar em contra mão... mais valia teres seguido em frente se não sabias, era o mais sensato. Tens de ir muito atento tanto à estrada como ao que o examinador diz. O exame é facílimo para quem está preparado

                Comentário


                  #9
                  Não sei como era a curva em que subiste ligeiramente o passeio nem sei como era a outra rua que te gerou confusão, assim sendo é difícil entrar a pormenores mas é normal os chumbos tendo em conta que eles são rigorosos (e ainda bem) mas também admito que todos nós cometemos erros (mesmo quando já temos a carta há anos e anos), e se por azar nos calha no exame, é sempre chato... Mas não há desculpas.

                  Felizmente o meu exame foi super tranquilo, nunca tive dúvidas de onde tinha de virar, não bati no passeio, consegui estacionar bem, etc... Se nas aulas de condução fizeste sempre tudo bem então também irás fazer no exame, é só estares calmo e concentrado porque é praticamente igual (pelo menos falo por mim, não houve nada no exame que não tivesse feito algumas vezes nas aulas de condução). Boa sorte, não desistas... Como se diz, à terceira é de vez força nisso

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                    Mais uma razão para seres o melhor possível na altura do exame.

                    Tocar no passeio dá chumbo, não há facilidades.

                    É por causa das facilidades que se vêm os artistas nas estradas, não sabem o que é uma cedência de prioridade, não sabem o que é um stop, etc.
                    Calma lá que não é por o deixar passar um pormenor no exame de condução que faz duma pessoa um mau condutor! há sempre nervosismo, e cada pessoa gere isso à sua maneira e alguns ficam mais afectados do que outros. há facilidades que não devem ser facilitadas, como entrar em contra mau, ou passar um stop. Todos cometemos erros, alguns cometem-nos bem graves mesmo tendo a carta e passaram no exame com 0 erros. O unico tipo de condutor que não comete erros é aquele que só conduz um carrinho de mão.

                    Voltando ao Tópico,

                    a primeira situação, dependendo da zona, é como ja disseram e podias ter batido numa parede e paravas ali e atrapalhavas o transito. mas lá está, depende da zona, ainda há dias ia a sair do centro comercial e subi um lancil daqueles que estão la só para atrapalhar. depende da situação, pode ser desculpável ou não.

                    a segunda, se não sabias o caminho e o examinador ou tentou induzir-te em erro, se vez que não conheces segue em frente e dizes que não tinhas condições para fazer a manobra que ele te pediu. Imagina que até era o sentido correcto e estava uma pessoa la a atravessar a estrada, não ias continuar só porque ele te mandou para la.

                    Mas não és o primeiro nem o ultimo a chumbar mais que uma vez no exame de condução. já tiveste 2 experiências, só aproveitar o que aprendeste e não cometer os erros mais nenhuma vez, e vais ver que passa.

                    Comentário


                      #11
                      Eu fiz o meu exame no acp de carregado também, e o examinador que me calhou foi muito, mas muito porreiro!
                      Presumo que no segundo exame enganaste-te neste local?
                      https://www.google.pt/maps/@39.02175...8i6656!6m1!1e1
                      Editado pela última vez por vttsokalo; 03 November 2015, 17:44.

                      Comentário


                        #12
                        sou do porto alto, não estou muito habituado àquele tipo de "cruzamentos" nem mesmo nas aulas de condução tive essa prática, no que eu estou mais habituado que é a estacionar nunca me deram chance de chegar a essa parte.

                        onde eu chumbei a 1º vez foi aqui:
                        https://www.google.pt/maps/@39.02520...7i13312!8i6656

                        a segunda não sei o sitio mas gostava de saber, tinha um semáforo e depois mais à frente aqueles pontos de mudança de direcção à esquerda.
                        Untitled.jpg

                        Comentário


                          #13
                          Sinceramente não te sei dizer onde é que há disso lá na zona do carregado. De certeza que deve ter sido numa terrinha dos arredores, mas duvido que foi no carregado.

                          Não terá sido aqui?
                          https://www.google.pt/maps/@39.03758...7i13312!8i6656
                          Editado pela última vez por vttsokalo; 03 November 2015, 19:51.

                          Comentário


                            #14
                            foi isso mesmo! Obrigado por me ajudares a encontrar o local, gostava mesmo de ver e analisar. Realmente para quem nunca passou ali confunde um bocado, e depois o examinador podia ter dito um bocado depois para virar à esquerda e não nos semáforos...

                            Comentário


                              #15
                              Desculpa, como é que tu ias parar na faixa contrária? Não me vem a cabeça.
                              Eu fui ao meu exame com pouco menos de 12 aulas, e tinha alguma dificuldade em estacionar em paralelo, mas de resto sentia-me a vontade, e o examinador dizia o mesmo. No exame nesse semáforo parei no vermelho, e quando retomei a marcha apanhei velocidade a mais (60km/h) mas vi logo e diminui, e o examinador no fim disse que apesar de ter aumentado de mais a velocidade, tive noção do que fiz e diminuí logo. Depois outra coisa má que fiz foi meter a primeira mudança demasiado sedo mas não cedi aos nervos e continuei a marcha. Admito que tive muito medo de chumbar por ter andado um pouco a 60km/h e em ter posto a primeira demasiado cedo. Não sei se tive sorte ou se o meu instrutor pediu ao examinador para não fazer estacionamento em paralelo, mas tive sorte em não estacionar em paralelo, podia ter chumbado no exame facilmente.
                              Editado pela última vez por vttsokalo; 03 November 2015, 20:13.

                              Comentário


                                #16
                                Mas afinal é para virar à esquerda aonde?
                                Se for aqui:

                                https://www.google.pt/maps/@39.03758...7i13312!8i6656

                                Não vejo onde está a dúvida. Ou ele disse muito em cima e já estavas com traço continuo ou então não estou a ver a dúvida.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ok penso que já entendi. Ele estava a ir deste lado:
                                  https://www.google.pt/maps/@39.03727...7i13312!8i6656

                                  e ai o instrutor disse para ele virar a esquerda, e ele tentou virar aqui:
                                  https://www.google.pt/maps/@39.03744...7i13312!8i6656
                                  em vez de virar aqui:
                                  https://www.google.pt/maps/@39.03811...7i13312!8i6656

                                  Comentário


                                    #18
                                    exactamente como agora o vttsokalo disse sem tirar nem pôr. Tentei virar ai, e ele travou-me logo o carro e como vinha camião atrás foi logo o caos que se gerou ali, pimba logo chumbo.
                                    Agora estou traumatizado já nem sei quando marco exame.

                                    Pelo o que disseste os teus erros não foram nada de especial, também me aconteceu ir a 50's numa zona que era de 40 o limite e reduzi logo quando me apercebi mas meti logo a 2º sem travar um bocado e aquilo ainda forçou um bocado a travagem e ele disse logo "epa mete a terceira e deixa o carro ir suave" e nesse momento não chumbei por causa disso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu sou um génio ahaha

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se foi ai, não tens desculpa...
                                        Como é que fazes essa pergunta.

                                        O meu conselho para a próxima é concentra-te no que estás a fazer e deixa as ordens do instrutor para segundo plano. Se tivesses a prestar atenção ao que estavas a fazer não tinhas feito essa pergunta, tinhas constatado que era proibido e viravas no sítio correcto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Na primeira vez, chumbei aqui.

                                          https://www.google.com/maps/@39.2539...i6656?hl=pt-PT

                                          Tinha 19 anos à época, talvez hoje, mais maduro encarasse com mais descontracção.

                                          Eu ainda estou para saber se eu sonhei ou o examinador mandou-me virar à direita.


                                          A questão é que estava a circular normalmente, reparo que tenho um cruzamento à frente com STOP e quando passei pelos sinais não reparei bem no sinal de proibido de virar à direita. No entanto, tinha ficado com essa ideia na cabeça. Paro mais à frente junto à via e aí ele diz-me para virar à direita. Eu fiquei um bocado confuso e olho para trás, mas só consigo ver um bocado do sinal de STOP. Confio nele que não me estaria a enganar, viro à direita. Aí pára de imediato o carro e mostra-me os sinais de sentido proibido. No entanto, não andei mais de um metro em direcção ao sentido proibido. Ou seja, no meu entender não tinha transgredido porque não tinha entrado na via.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                            Na primeira vez, chumbei aqui.

                                            https://www.google.com/maps/@39.2539...i6656?hl=pt-PT

                                            Tinha 19 anos à época, talvez hoje, mais maduro encarasse com mais descontracção.

                                            Eu ainda estou para saber se eu sonhei ou o examinador mandou-me virar à direita.


                                            A questão é que estava a circular normalmente, reparo que tenho um cruzamento à frente com STOP e quando passei pelos sinais não reparei bem no sinal de proibido de virar à direita. No entanto, tinha ficado com essa ideia na cabeça. Paro mais à frente junto à via e aí ele diz-me para virar à direita. Eu fiquei um bocado confuso e olho para trás, mas só consigo ver um bocado do sinal de STOP. Confio nele que não me estaria a enganar, viro à direita. Aí pára de imediato o carro e mostra-me os sinais de sentido proibido. No entanto, não andei mais de um metro em direcção ao sentido proibido. Ou seja, no meu entender não tinha transgredido porque não tinha entrado na via.
                                            É bastante frequente fazerem isso no exame, basicamente serve para ver se reparaste nos sinais

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por vttsokalo Ver Post
                                              Ok penso que já entendi. Ele estava a ir deste lado:
                                              https://www.google.pt/maps/@39.03727...7i13312!8i6656

                                              e ai o instrutor disse para ele virar a esquerda, e ele tentou virar aqui:
                                              https://www.google.pt/maps/@39.03744...7i13312!8i6656
                                              em vez de virar aqui:
                                              https://www.google.pt/maps/@39.03811...7i13312!8i6656

                                              De facto, agora olhando para o local parece-me que é daqueles erros que não se pode fazer seja num exame seja em situação alguma em condução normal. É natural que haja pressão e nervos num exame, mas também vão haver situações no mundo real em que se está sob pressão porque estamos atrasados para algo importante, em que estamos nervosos por outro tema qualquer, em que está mau tempo e má visibilidade, etc etc. Não é razão para entrar na faixa contrária. Por isso aqui tenho de dar razão ao examinador, mesmo considerando que ele possa não ter sido claro ao explicar onde viravas.

                                              Em relação à outra de subir o passeio, parecia um cruzamento bastante normal. Talvez pudesse ter os passeios mais arredondados mas é o que era. Se não haviam carros mal estacionados ou outro impedimento, também é uma situação que não deveria ter acontecido num exame. Ainda assim acho-a menos perigosa que a outra.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não me leves a mal a frontalidade, mas foste bem chumbado nas duas vezes.

                                                No 1º exame, subir passeio em curva ou em andamento demonstra que não tens controlo sobre o veiculo e as suas dimensões, o que dá direito a chumbo na hora. Não sei se foi o caso ou se ainda te deixou terminar o resto do exame.

                                                No 2º exame, virar em contra-mão ou algo idêntico, é chumbado na hora e bem, claro.

                                                O meu conselho, verifica onde tens mais dificuldades e aproveita as aulas para tratar desses pontos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que a minha dificuldade é o nervosismo e a ansiedade por querer passar no exame, na noite anterior ao exame não dormi nada a saber que ia ter exame mesmo tentando não pensar nisso. No exame tentei estar tranquilo e respirar fundo, mas ao estar atento ás indicações do examinador, precipitei-me e como não conheço o local não facilitou. Concordo que tenha sido bem chumbado na segunda vez, mas vejo isso agora porque no momento de um exame as coisas são diferentes há mais pressão.

                                                  No que diz respeito a ter mais aulas o meu instrutor diz que o meu problema não é aulas porque diz que eu sei fazer as coisas, aliás, nestas ultimas aulas ele não me ia a explicar nada simplesmente me dizia onde virar enquanto ouvia musica ou mostrava fotos de gajas no telemóvel. De qualquer maneira se agora quiser mais aulas é a pagar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O chumbo por lei inclui mais aulas práticas no valor que pagas.

                                                    Mas se o teu problema é nervosismo e ansiedade, aconselhava-te a não beber café no dia do exame caso bebas café e no dia anterior opta por beber um chá de camomila antes de deitar ou vais à farmácia e pedes algo com valeriana para te acalmar no dia anterior. Não tomes é nada no dia do exame.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      https://www.google.com/maps/@39.2551...i6656?hl=pt-PT

                                                      E aqui tinha-me mandado parar o carro e voltar a arrancar para testar o meu ponto de embraiagem. Nunca tinha feito algo semelhante numa subida tão íngreme. Fiquei a suar em bica.

                                                      https://www.google.com/maps/@39.2563...i6656?hl=pt-PT

                                                      Nesta recta estava uma carrinha parada na via a descarregar não sei bem o quê. Eu com medo de fazer porcaria paro atrás dela, porque não conseguia ver bem o que estava depois. Entretanto vem um campeão atrás de mim que ultrapassa-me logo e também a carrinha que estava parada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obrigado pelos concelhos Officer, vou ter isso em conta. Por acaso não bebo café e na noite anterior ao exame tomei um Valdispert noite aquilo tem melatonina, mas pronto devido à ansiedade nem mesmo assim prego olho.

                                                        nferrari, essa estrada não é assim tão íngreme, por acaso nas minhas aulas de condução já tinha ido para umas estradas com uma inclinação mais acentuada como é o caso desta:
                                                        https://www.google.pt/maps/@38.93846...8i6656!6m1!1e1

                                                        se bem que no google maps não dá para ver bem a inclinação.

                                                        O que é certo é que em qualquer uma das situações e obstáculos mantiveste a calma e optaste sempre pela melhor resolução possível, já eu precipitei-me e isso valeu-me o chumbo. Já agora só tenho a agradecer ao meu instrutor que das duas vezes que andá-mos a "passear" pelo Carregado e arredores para nos habituarmos, nunca fomos em exame para os locais que ele nos mandou ir.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por arrowpt Ver Post
                                                          Obrigado pelos concelhos Officer, vou ter isso em conta. Por acaso não bebo café e na noite anterior ao exame tomei um Valdispert noite aquilo tem melatonina, mas pronto devido à ansiedade nem mesmo assim prego olho.

                                                          nferrari, essa estrada não é assim tão íngreme, por acaso nas minhas aulas de condução já tinha ido para umas estradas com uma inclinação mais acentuada como é o caso desta:
                                                          https://www.google.pt/maps/@38.93846...8i6656!6m1!1e1

                                                          se bem que no google maps não dá para ver bem a inclinação.

                                                          O que é certo é que em qualquer uma das situações e obstáculos mantiveste a calma e optaste sempre pela melhor resolução possível, já eu precipitei-me e isso valeu-me o chumbo. Já agora só tenho a agradecer ao meu instrutor que das duas vezes que andá-mos a "passear" pelo Carregado e arredores para nos habituarmos, nunca fomos em exame para os locais que ele nos mandou ir.
                                                          O Entroncamento é bastante plano. E nunca tinha feito pontos de embraiagem naquela situação, além que fiquei stressado pelo facto de ele estar a mandar-me fazer uma coisa que acharia não estar nos pressupostos. Pelo menos nunca tinha ouvido o meu instrutor falar nisso.

                                                          Pois, eu também tive essa sorte. Andei a manhã toda em Santarém e acho que não calhou a ninguém passar por onde nós tínhamos andado.

                                                          Aqui dá para ver melhor.

                                                          https://www.google.com/maps/@39.2552...i6656?hl=pt-PT
                                                          Editado pela última vez por nferrari; 04 November 2015, 17:17.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por arrowpt Ver Post
                                                            Acho que a minha dificuldade é o nervosismo e a ansiedade por querer passar no exame, na noite anterior ao exame não dormi nada a saber que ia ter exame mesmo tentando não pensar nisso. No exame tentei estar tranquilo e respirar fundo, mas ao estar atento ás indicações do examinador, precipitei-me e como não conheço o local não facilitou. Concordo que tenha sido bem chumbado na segunda vez, mas vejo isso agora porque no momento de um exame as coisas são diferentes há mais pressão.

                                                            No que diz respeito a ter mais aulas o meu instrutor diz que o meu problema não é aulas porque diz que eu sei fazer as coisas, aliás, nestas ultimas aulas ele não me ia a explicar nada simplesmente me dizia onde virar enquanto ouvia musica ou mostrava fotos de gajas no telemóvel. De qualquer maneira se agora quiser mais aulas é a pagar.
                                                            Tenta não pensar muito antes do exame, concentra-te apenas na condução, sinais, etc. (basicamente o que precisas de fazer para passar ). Eu fico nervoso facilmente mas curiosamente consegui fazer o exame super tranquilo, no dia anterior nem pensava "a esta hora, se tudo correr bem, já tenho a carta e posso finalmente conduzir à vontade", mesmo depois de muitos anos a esperar por aquele momento. Só cai em mim depois do exame

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X