Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fim do Imposto Automóvel aprovado por Bruxelas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fim do Imposto Automóvel aprovado por Bruxelas

    citação:O Imposto Automóvel como o conhecemos, tem os dias contados.
    O Parlamento Europeu (PE) aprovou já a proposta da Comissão Europeia (CE) de abolir o imposto de registo automóvel, substituindo-o por um imposto de circulação anual baseado nas emissões de dióxido de carbono.

    A proposta passou com 385 votos a favor, 139 contra e 109 abstenções, com os votos favoráveis dos partidos portugueses PS, PSD e CDS-PP e com os votos contra do PCP e do Bloco de Esquerda (BE).

    Com a proposta de abolição do Imposto de Registo, a Comissão pretende estabelecer uma base comum ao nível da União Europeia (UE) para os regimes de tributação e propõe um período de transição de cinco a dez anos para que os Governos possam eliminar o Imposto de Registo. O organismo considera que esta taxa contraria a noção de liberdade de circulação e induz à dupla tributação. O Parlamento decidiu também indexar a tributação não só às emissões de dióxido de carbono, como propôs Bruxelas, mas também a outros poluentes como o óxido de azoto, refere o «Diário Económico».

    Contactado pelo «Diário Económico», o Ministério das Finanças recusa-se a comentar «propostas do Parlamento Europeu», recordando que «as medidas em questão ainda não foram aprovadas pelo Conselho Europeu».

    Em Portugal, entretanto, o Governo quer ter pronta até ao final do ano a reforma do Imposto Automóvel. A partir de 2008, componente ambiental representa 60% do IA., contra os actuais 10%.

    A medida implica uma nova alteração do cálculo do IA em Julho de 2007. Falta agora saber se a nova fórmula vai implicar um agravamento do imposto para o consumidor. A aplicação das alterações será introduzida gradualmente de forma a evitar qualquer impacto negativo no mercado. Depois de pronta, a reforma, que está a ser preparada pelo Ministério do Ambiente e pelo Ministério das Finanças, terá ainda de ter o aval do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Amaral Tomás, e ainda ser aprovado em Conselho de Ministros e na Assembleia da República.
    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/...10&div_id=1728

    #2
    Por um lado é bom ler isto, por outro tenho a distinta sensação de que vamos ser chulados até ao tutano enquanto esta miséria de governo puder, especialmente agora.

    Comentário


      #3
      Os estados mebros têm 3 anos para implementar essas medidas, sendo que ao fim de 10 anos os impostos têm que estar harmonizados.

      Portanto tenham calma que não é para amanhã.

      ;)

      Comentário


        #4
        10 anos! vou ter de comprar carro antes.

        Comentário


          #5
          http://forum.autohoje.com/topic.asp?...earchTerms=rtp

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Freccia_rossa23

            10 anos! vou ter de comprar carro antes.
            Enquanto lia a notícia, pensei no mesmo[8)]

            Se mudar só daqui a 10 anos, vão nos chular até quando puderem

            Comentário


              #7
              Acho que nem o tutano nos sobra !!

              RC

              Comentário


                #8
                a ****** vai toda dar ao mesmo vao ver... se aumentam o imposto de circulacao(n vai ser pouco), e pessoas k ja tem carro cmo eu k ja pagaram impostos à uma longa data?Vamos ver isto com calma, já é assunto de debate a mto tempo....cumps

                Comentário


                  #9
                  Quanto entrar em vigor é garantido que não compro carro novo

                  Comentário


                    #10
                    citação:
                    Em Portugal, entretanto, o Governo quer ter pronta até ao final do ano a reforma do Imposto Automóvel. A partir de 2008, componente ambiental representa 60% do IA., contra os actuais 10%.

                    A medida implica uma nova alteração do cálculo do IA em Julho de 2007. Falta agora saber se a nova fórmula vai implicar um agravamento do imposto para o consumidor.
                    Fica aprovado no final deste ano mas só entra em funcionamento em Julho? Eu estava a pensar mudar de carro em Abril, estou mesmo a ver que ainda vou ficar pendurado, prefiro pagar menos à cabeça e pagar imposto de circulação.

                    Comentário


                      #11
                      Algo me diz que o selo vai passar a custar 500€ e o IVA sobre os carros passa para 40%.[8]

                      Comentário


                        #12
                        Acho que supostamente o selo vai custar mais do que 500€ em muitos casos. Agora o preço de compra do carro deve passar a ser só o preço base+iva.

                        Comentário


                          #13
                          Deixa-se de pagar IA para se pagar componente ambiental e imposto de circulação... Bah
                          Isso para mim só que dizer que só as moscas é que vão mudar mesmo.
                          O que me causa frustação é que ainda vai ser pior, vai-se andar apagar IA embora com outros nomes para toda a vida do carro. Ao fim de 10 anos já se pagou o valor do IA antigo, se for um modelo com simbologia e para ficar/estimar/fim de semana, ao fim de 20 anos, pagou-se o dobro, ao fim de 30 o triplo, etc, assim ainda mais roubados seremos.
                          Pelo menos deverá ser o fim ou um golpe muito duro na importação dos usados.

                          Abraço

                          Comentário


                            #14
                            por outro lado isto pode vir a ser muito bom para os veiculos a GPL
                            como hoje em dia temos um desconto de 40% de IA sobre um carro a gpl pode ser que se mantenha a mesma formula, como na maioria das marcas é impossivel manter a garantia por se meter um carro a gpl antes do registo com este no IA podemos esperar que a garantia acabe e depois temos a possibilidade de pagar menos os tais 40% no IC.
                            pelo menos é o que espero, a nao ser que o governo perceba isto e tenha uma artimanha qualquer para nos tramar...

                            Comentário


                              #15
                              Vocês são mesmo impulsivos e vêem coisas onde não as há!

                              um acha k vai pagar um imposto k ainda não entrou em vigor, e k será só pra carros novos, no carro k tem actualmente.

                              Outro acha k o imposto de 2007 vai ser duplo, quando tá lá escrito k vai continuar a ser só na compra.

                              Outro já prevê alterações extraordinárias do IVA porque, realmente, quem vai po governo é pra roubar e meter ao bolso.

                              E outro, por fim, acha k os impostos não têm fim e que não vai haver um conceito de vida útil em que se deixa de pagar ou passa a ser muito menos!

                              É claro k mandar bitaites é muito mais animado!

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

                                a ****** vai toda dar ao mesmo vao ver... se aumentam o imposto de circulacao(n vai ser pouco), e pessoas k ja tem carro cmo eu k ja pagaram impostos à uma longa data?Vamos ver isto com calma, já é assunto de debate a mto tempo....cumps
                                Exacto, eu ja paguei o IA.

                                Agora vou começar a pagar imposto de circulação como se de um carro novo se tratásse??

                                Isso quer dizer que me vão devolver o IA?


                                Como é que vão fazer com o imposto de circulação para os carros que ja pagaram IA?

                                Vão começar a pagar tanto como os novos??



                                Huuuummm.....


                                ( até tenho medo do que se avizinha.... [8)] )

                                Comentário


                                  #17
                                  Se já pagaste, já pagaste!!!

                                  Ou não faz sentido?

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                                    Se já pagaste, já pagaste!!!

                                    Ou não faz sentido?
                                    Para mim faz, mas o que se diz por ai é que daqui a uns anos todos vão pagar pela mesma medida...


                                    Até porque este novo imposto se centra sob os niveis de poluição...



                                    Por isso eles podem alegar que este imposto ja nada tema ver com o outro, e porque o meu carro polui X, etc, ect...


                                    Ja estou habituado a serem sempre os mesmos a mamar e sempre os mesmos a pagar a mama...


                                    Vai sobrar para nós vais ver... [8]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Baiones

                                      citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                                      Se já pagaste, já pagaste!!!

                                      Ou não faz sentido?
                                      Para mim faz, mas o que se diz por ai é que daqui a uns anos todos vão pagar pela mesma medida...


                                      Até porque este novo imposto se centra sob os niveis de poluição...



                                      Por isso eles podem alegar que este imposto ja nada tema ver com o outro, e porque o meu carro polui X, etc, ect...


                                      Ja estou habituado a serem sempre os mesmos a mamar e sempre os mesmos a pagar a mama...


                                      Vai sobrar para nós vais ver... [8]
                                      Tendo em conta que a tendência é que os novos carros sejam menos poluentes, parece-me que quem já tem carro há mais tempo (e consequentemente já pagou o IA) vai acabar por pagar mais já que o seu carro polui mais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não estou contente com esta decisão...

                                        muito pelo contrário... Vamos ser ainda mais prejudicados e já estou a ver alguns a serem chulados duas vezes... Uma no acto de compra (o IA) e depois mais tarde no imposto de circulação e imposto de gases de escape...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Baiones

                                          citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

                                          a ****** vai toda dar ao mesmo vao ver... se aumentam o imposto de circulacao(n vai ser pouco), e pessoas k ja tem carro cmo eu k ja pagaram impostos à uma longa data?Vamos ver isto com calma, já é assunto de debate a mto tempo....cumps
                                          Exacto, eu ja paguei o IA.

                                          Agora vou começar a pagar imposto de circulação como se de um carro novo se tratásse??

                                          Isso quer dizer que me vão devolver o IA?


                                          Como é que vão fazer com o imposto de circulação para os carros que ja pagaram IA?

                                          Vão começar a pagar tanto como os novos??



                                          Huuuummm....


                                          ( até tenho medo do que se avizinha.... [8)] )
                                          De tudo o que tenho lido, existirá um periodo de transição. Mas essa será a realidade final para evitar um envelhecimento, degradação do parque automóvel e sobrevalorização dos usados.
                                          Imagina que realmente havia um isenção perpétua do novo imposto para um carro adquirido em modalidade antiga, haveria uma tendencia de conservar o carro pelo maior tempo possivel, o que levaria a consequencias adversas no mercado e ambiente.

                                          Abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            sabem o que me mete mesmo nojo?

                                            é a UE vir cá meter o bedelho pq temos fraldas e portagens a 5%. mas não mete o bedelho pq temos um imposto ilegal, k sa lixem eles.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A merd... é a mesma, só mudam as moscas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A ideia é velha mas boa. O pior é que sempre que se muda algo para melhor a situação piora...

                                                Faz lembrar a liberalização do preço dos combustíveis e o respectivo resultado!...

                                                Comentário


                                                  #25

                                                  citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

                                                  sabem o que me mete mesmo nojo?

                                                  é a UE vir cá meter o bedelho pq temos fraldas e portagens a 5%. mas não mete o bedelho pq temos um imposto ilegal, k sa lixem eles.
                                                  Mas a pressa ou lentidão de seguir as directivas pelo nosso governo só se vê no sentido ascendente ;)
                                                  Para normalizar por baixo são periodos a perder de vista de forma a poder dar-se a volta.

                                                  Abraço

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por joaosa

                                                    http://forum.autohoje.com/topic.asp?...earchTerms=rtp
                                                    De facto!;)

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X