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Decidir qual o 1º carro entre ( Xantia ou C5)

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    Decidir qual o 1º carro entre ( Xantia ou C5)

    Boas pessoal, dentro de 3 ou 4 semanas devo comprar o meu primeiro carro.
    Estou a pensar num em 2ª mão até aos 4 mil euros, e como gosto bastante de citroen e queria experimentar a suspensão pneumática odiada por muitos e amada por outros, estava a pensar em comprar um xantia activa 2.0HDi 110 ou um c5 mk1 (2.0HDI 110 ou 2.2HDI 136).
    Gostava de saber algumas opiniões de experientes acerca da fiabilidade, conforto , comportamento, consumos , problemas cronicos, (etc...) comparando os dois modelos. Dou principal importancia á fiabilidade e ausencia de barulhos parasitas...

    Desde já obrigado ;)

    #2
    o citroen c5 é um produto mais recente que o xantia, a nível de equipamento o c5 trás muito mais oferta o motor 2.0 hdi de 110cv é um dos melhores motores da psa, ainda dos ditos motores de guerra o 2.2 hdi desconheço a fiabilidade, mas presumo que gaste mais que o 2.0 hdi que é um carro relativamente económico, conforto tanto no xantia como no c5 vais ter de certeza os bancos dos 2 são muito bons, comportamento o c5 é claramente melhor, quanto a ausência de barulhos parasitas isso num citroen já é difícil

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      #3
      O 2.2 hdi deve casar bem com o porte do C5

      Em termos de gostos prefiro bastante mais o Xantia , entao se for o V6 activa

      Comentário


        #4
        vais fazer quantos km por ano? (estimativa)

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          #5
          O Xantia é mais fraquinho de materiais e montagem e está muito mais datado. Um C5 2.0 HDi 110 Cv será a opçãp mais equilibrada, mas não são fáceis de encontrar.

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            #6
            prefiro o 2.0hdi. um amigo tinha num 206, mas com 90cv e nunca teve problemas. esse 2.0 é a evolução natural desse, que já era de finais de 2001. se conseguires arranjar um C5 por mais uns tustos, valerá sempre a pena, ainda e um modelo atual, embora a traseira seja um bocado feia. em carrinha então parece um módulo lunar. deves é apanhar um com montes de kms.

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              #7
              olha aqui umas opções, algumas a gasolina e uma a gpl, que te pode compenar, embora já tenha mais kms:

              http://olx.pt/anuncio/citroen-c5-2-0...tml#beefd60f61

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              há mais uns quantos, mas ou são caros ou têm muitos kms. este último se os kms fossem comprovados seria uma excelente escolha. o parabrisas é mudar, a inspeção faz-se e o ar condicionado arranja-se facilmente. podes é dizer que um vidro custa X e o ar condicionado Y e que ele tem que baixar pelo menos 150€. podes até dizer 2700 ou 2750€ a ver se cola, se ele subr diz que ficam nos 2800€. não deve ficar muito tempo na net se realmente tiver só aqueles problemas.

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                #8
                Um C5 , 2.0 ou 2.2 HDI , é carro para consumir quanto ?

                Comentário


                  #9
                  O Xantia foi bom no seu tempo. Pelos padrões atuais, não passa de um Chasso velho e mal construído.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
                    Um C5 , 2.0 ou 2.2 HDI , é carro para consumir quanto ?
                    tanto o 2.0 como 2.2 pelo pesquizei os consumos entre um e outro são insignificantes, rondam algures entre os 6,5\7,5L \100km o que é perfeitamente normal para um carro deste tamanho e motores e mesmo assim muito bons consumos...

                    Comentário


                      #11
                      Andei durante algum tempo a hesitar entre Xantia/XM/C5, vinha de um BX.
                      Já conduziste algum? O Activa provavelmente será o que agrada mais em termos de suspensão, mas em termos de mecânica requere outros cuidados e já é um carro com muitos anos.

                      O C5 deu um bom salto em todos os níveis, nas primeiras versões havia quem se queixasse de problemas de electrónica (rádio, vidros e coisas do género).
                      A ir para um a gasóleo, aposta no 2.0 chega perfeitamente, e livras-te do FAP. O 2.2 tem o modo de suspensão desportiva, mas não se encontram tão facilmente como os 2.0.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        O Xantia foi bom no seu tempo. Pelos padrões atuais, não passa de um Chasso velho e mal construído.
                        O Xantia tem pormenores de construção melhores que o considerado mais robusto Peugeot 406. Enfim...


                        Para primeiro carro, desaconselho vivamente qualquer destes carros. A razão prende-se com a sua complexidade técnica que exige quem saiba realmente trabalhar neles e isto pode custar uma pipa de massa. E enfiares-te na versão Activa do Xantia é meio caminho andado para o desastre.

                        Depois, os consumos não são propriamente simpáticos, mesmo a Diesel. Aliás, uma boa alternativa ao C5 2.0 HDi é o C5 1.8 a GPL.

                        A complexidade técnica que falei atrás leva a que muitos destes carros estejam completamente menosprezados no que toca a manutenção, sobretudo na suspensão, ou seja, torna-se mais complicado de encontrar um em bom estado.


                        Se procuras conforto e pretendes um Citroën, procura antes um Citroën Xsara, muito menos dispendioso do ponto de vista da manutenção e com motores a gasóleo com fartura: 1.5 D, 1.8 D (comercial) 1.9 D e 1.9 TD e os mais modernos 1.4 HDI e 2.0 HDI com 90 ou 110 cv.

                        Comentário


                          #13
                          ai esse motor 1.8D num xsara. uma vez carreguei no acelerador a uns 40 à hora e fiquei ali à espera. o que vale é que tinha um café ali ao lado, deu para descansar enquanto esperava, pois demorou cerca de 4 segundos a começar a desenvolver...

                          a diesel não se conseguirão consumos na ordem dos 6.5lt a andar normal no 2.0? quanto ao C5 1.8, um tio meu teve um e teve que levar 2 ou 3 motores em meia dúzia de anos. ele não passava dos 140kms, por isso achei mesmo muito estranho. além das médias brutais em combustível. penso que era de 2001 o carro. foi o primeiro carro a gasolina dele e o último e vinha de uma berlingo 1.9d como carro de trabalho e um xantia diesel de fim de semana.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            O Xantia foi bom no seu tempo. Pelos padrões atuais, não passa de um Chasso velho e mal construído.
                            Isso não é, de todo, verdade.

                            Comentário


                              #15
                              vais fazer quantos km por ano? (estimativa)
                              faço cerca de 7 kilometros por dia excepto aos fins de semana que devo fazer por volta de 60/70... Será que ligar um destes carros a diesel e pará-lo depois de 7/8 minutos é mau para o motor por nao aquecer??
                              Editado pela última vez por mjcbento; 11 November 2015, 21:37.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por mjcbento Ver Post
                                faço cerca de 7 kilometros por dia excepto aos fins de semana que devo fazer por volta de 60/70... Será que ligar um destes carros a diesel e pará-lo depois de 7/8 minutos é mau para o motor por nao aquecer??
                                Se fazes tão poucos quilómetros opta por um a gasolina, o 1.8. Com a elevada desvalorização das versões a gasolina, encontras grandes negócios.

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                                  #17
                                  Bom, eu já tive um Xantia 1.9 TD de 1995 e actualmente tenho um C5 2.0 HDI 110 de 2002.

                                  Ja fiz muitas dezenas de milhares de KM em ambos.

                                  Desengane-se quem pensa que o Xantia é como os citroens de baixa gama dos anos 80 e 90 com plásticos frágeis e ruidos parasitas. O Xantia seja mk1 ou mk2 é muito bem construido, aliás tem materiais melhores que o sucessor C5, apesar deste ultimo não ter tendência a ganhar ruídos parasitas.

                                  O Xantia tem 3 tipos de suspensão : hidropneumática standard, hydractive II e Activa, com 4, 6 e 10 esferas respectivamente. O que eu tive era hydractive II e era magnífico a curvar, com um conforto sublime, ou não fosse ele um carro de sangue verde ( óleo de suspensão é verde, chama-se LHM ).

                                  É espaçoso e tem uma estética que considero fantástica. Os motores são bons para a época e o equipamento também. As versões VSX / VSX+ / Exclusive, com os seus bancos em pele, tecto de abrir eléctrico, espelhos eléctricos, etc, dão-lhe um ar mesmo burguês, muito bom.

                                  O Xantia é um carro como não há outro hoje em dia. Curva melhor que a maioria de hoje e alem disso é mais confortável que qualquer carro. Aliás é até mais confortável que um C5, que já de si também é excelente neste aspecto.

                                  A nivel de fiabilidade é bom, mas a suspensão envolve tubos em borracha, bombas de alta pressão, etc, pelo que tem que ser mexida por quem sabe, não é cá andar a fazer 100 mil KM sem trocar o óleo da suspensão e as esferas.....de qualquer forma se for bem mantida as despesas de manutenção são reduzidas. Mas como qualquer circuito hidráulico de qualquer máquina, se não tiver manutenção, os problemas vão surgir.

                                  Quanto ao C5, foi uma grande inovação em relação ao Xantia, trazia muito mais segurança activa e passiva, mais equipamento, mais espaço, motores revistos e refinados, AC Bizona, Cruise Control ( este só nos exclusive ) , Computador de bordo, entre outros. ( Era de uma altura em que as marcas viraram a página em todos os aspectos, segurança, electrónica, etc ) .

                                  Tem já a Hydractive III e III+ ( aquela com botão sport que permite endurecer a suspensão ) e distingue-se das anteriores suspensões do Xantia e XM, por ter intervalos de manutenção muito mais alargados, tubos já em metal, controlo electrónico, entre outras diferenças. Perde ligeiramente em conforto e em comportamento ( aqui sim, nota-se diferença, apesar de também estar a um excelente nivel ).
                                  Considero um carro fantástico, mesmo muito espaçoso, bons motores e muito equipamento. Os materiais são de qualidade mediana mas não ganham ruidos parasitas.

                                  A nivel de fiabilidade, as primeiras unidades tiveram algumas imbirrações ( AC com defeito de fabrico sendo que os motores de ventilação partiam, sendo que em 2004 a citroen corrigiu isto e passou a fornecer motores já com o problema corrigido ) e uma ou outra paranóia electrónica, nada de especial nem que impedisse o carro de andar mas foi corrigido penso eu após 2003.

                                  O motor 2.0 HDI 110cv é muito bom a todos os níveis, mas o 2.2 HDI 136cv era a grande novidade, com um nivel de ruido e vibrações muito reduzido, bem à frente da concorrência da época.
                                  No meu 2.0 HDI em nacionais a 90 km/h faz de 5.2 a 6.0, e em cidade depende muito mas no minimo uns / 7 / 7.5 sem grandes para-arranca, caso contrário não há milagres.

                                  Qualquer dúvida, dispõe.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fonix, só agora é que reparei, que testamento

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                      Se fazes tão poucos quilómetros opta por um a gasolina, o 1.8. Com a elevada desvalorização das versões a gasolina, encontras grandes negócios.
                                      É verdade. Há exemplares 1.8i 16v 117cv em muito bom estado. Para GPL é óptimo caso se façam muitos KM, o que não parece ser o caso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        O Xantia tem pormenores de construção melhores que o considerado mais robusto Peugeot 406. Enfim...


                                        Para primeiro carro, desaconselho vivamente qualquer destes carros. A razão prende-se com a sua complexidade técnica que exige quem saiba realmente trabalhar neles e isto pode custar uma pipa de massa. E enfiares-te na versão Activa do Xantia é meio caminho andado para o desastre.

                                        Depois, os consumos não são propriamente simpáticos, mesmo a Diesel. Aliás, uma boa alternativa ao C5 2.0 HDi é o C5 1.8 a GPL.

                                        A complexidade técnica que falei atrás leva a que muitos destes carros estejam completamente menosprezados no que toca a manutenção, sobretudo na suspensão, ou seja, torna-se mais complicado de encontrar um em bom estado.


                                        Se procuras conforto e pretendes um Citroën, procura antes um Citroën Xsara, muito menos dispendioso do ponto de vista da manutenção e com motores a gasóleo com fartura: 1.5 D, 1.8 D (comercial) 1.9 D e 1.9 TD e os mais modernos 1.4 HDI e 2.0 HDI com 90 ou 110 cv.
                                        Boas, desde já agradeço a resposta nao entendi bem o porque de escolher um carro com a suspensao pneumatica ser pior pelo facto de ser o meu primeiro carro...

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Bom, eu já tive um Xantia 1.9 TD de 1995 e actualmente tenho um C5 2.0 HDI 110 de 2002.

                                          Ja fiz muitas dezenas de milhares de KM em ambos.

                                          Desengane-se quem pensa que o Xantia é como os citroens de baixa gama dos anos 80 e 90 com plásticos frágeis e ruidos parasitas. O Xantia seja mk1 ou mk2 é muito bem construido, aliás tem materiais melhores que o sucessor C5, apesar deste ultimo não ter tendência a ganhar ruídos parasitas.

                                          O Xantia tem 3 tipos de suspensão : hidropneumática standard, hydractive II e Activa, com 4, 6 e 10 esferas respectivamente. O que eu tive era hydractive II e era magnífico a curvar, com um conforto sublime, ou não fosse ele um carro de sangue verde ( óleo de suspensão é verde, chama-se LHM ).

                                          É espaçoso e tem uma estética que considero fantástica. Os motores são bons para a época e o equipamento também. As versões VSX / VSX+ / Exclusive, com os seus bancos em pele, tecto de abrir eléctrico, espelhos eléctricos, etc, dão-lhe um ar mesmo burguês, muito bom.

                                          O Xantia é um carro como não há outro hoje em dia. Curva melhor que a maioria de hoje e alem disso é mais confortável que qualquer carro. Aliás é até mais confortável que um C5, que já de si também é excelente neste aspecto.

                                          A nivel de fiabilidade é bom, mas a suspensão envolve tubos em borracha, bombas de alta pressão, etc, pelo que tem que ser mexida por quem sabe, não é cá andar a fazer 100 mil KM sem trocar o óleo da suspensão e as esferas.....de qualquer forma se for bem mantida as despesas de manutenção são reduzidas. Mas como qualquer circuito hidráulico de qualquer máquina, se não tiver manutenção, os problemas vão surgir.

                                          Quanto ao C5, foi uma grande inovação em relação ao Xantia, trazia muito mais segurança activa e passiva, mais equipamento, mais espaço, motores revistos e refinados, AC Bizona, Cruise Control ( este só nos exclusive ) , Computador de bordo, entre outros. ( Era de uma altura em que as marcas viraram a página em todos os aspectos, segurança, electrónica, etc ) .

                                          Tem já a Hydractive III e III+ ( aquela com botão sport que permite endurecer a suspensão ) e distingue-se das anteriores suspensões do Xantia e XM, por ter intervalos de manutenção muito mais alargados, tubos já em metal, controlo electrónico, entre outras diferenças. Perde ligeiramente em conforto e em comportamento ( aqui sim, nota-se diferença, apesar de também estar a um excelente nivel ).
                                          Considero um carro fantástico, mesmo muito espaçoso, bons motores e muito equipamento. Os materiais são de qualidade mediana mas não ganham ruidos parasitas.

                                          A nivel de fiabilidade, as primeiras unidades tiveram algumas imbirrações ( AC com defeito de fabrico sendo que os motores de ventilação partiam, sendo que em 2004 a citroen corrigiu isto e passou a fornecer motores já com o problema corrigido ) e uma ou outra paranóia electrónica, nada de especial nem que impedisse o carro de andar mas foi corrigido penso eu após 2003.

                                          O motor 2.0 HDI 110cv é muito bom a todos os níveis, mas o 2.2 HDI 136cv era a grande novidade, com um nivel de ruido e vibrações muito reduzido, bem à frente da concorrência da época.
                                          No meu 2.0 HDI em nacionais a 90 km/h faz de 5.2 a 6.0, e em cidade depende muito mas no minimo uns / 7 / 7.5 sem grandes para-arranca, caso contrário não há milagres.

                                          Qualquer dúvida, dispõe.
                                          Boas, obrigado pela resposta, MELHOR ERA IMPOSSIVEL!!
                                          O carro que eu queria mesmo era um xantia activa v6 mas acho que em portugal nem se venderam e são rarissimos, um activa TCT tambem era uma boa opção mas nunca vi nenhum com o restyling, por isso estou indeciso entre um xantia activa hdi ou um c5, o xantia ganha pela suspensão activa( sei que vou ter alguns custos mas acredito que se for bem tratada me vai dar mais prazer do que despesa), o c5 ganha por ser mais moderno e vir com mais equipamento. Mas ja ouvi falar mal da eletrónica dos primeiros c5's e nao sei se iria estragar o motor diesel pelo facto de semanalmente as viagens serem bastante curtas e o carro nao ter muito tempo para aquecer, por isso provavelmente o diesel é capaz de ter de sair da equação.... Em relação ao motor 1.8 , como é em termos de fiabilidade??

                                          Comentário


                                            #22
                                            O motor 1.8i com 112cv no Xantia, 117 no C5 e 129cv mais tarde no C5 II tanto quanto sei é bom em fiabilidade.

                                            O motor V6 24v 3.0 de 194cv é muito bom no Xantia Activa e tambem no Exclusive. E venderam-se alguns em portugal mas são raríssimos. Conheci um V6 Activa, carro magnífico.

                                            No C5, o 3.0 V6 já tem 210cv mas são também raríssimos.

                                            No Xantia como referiste e bem tens também o 2.0 TCT ( Turbo Constant Torque ) 150cv que é um autêntico canhão, anda bem mais do que 150cv fazem na concorrência, mas também gasta muito.

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                                              #23
                                              Eu comprava o c5 por ser mais moderno e mais giro

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                O motor 1.8i com 112cv no Xantia, 117 no C5 e 129cv mais tarde no C5 II tanto quanto sei é bom em fiabilidade.

                                                O motor V6 24v 3.0 de 194cv é muito bom no Xantia Activa e tambem no Exclusive. E venderam-se alguns em portugal mas são raríssimos. Conheci um V6 Activa, carro magnífico.

                                                No C5, o 3.0 V6 já tem 210cv mas são também raríssimos.

                                                No Xantia como referiste e bem tens também o 2.0 TCT ( Turbo Constant Torque ) 150cv que é um autêntico canhão, anda bem mais do que 150cv fazem na concorrência, mas também gasta muito.
                                                Imagino que sim, só que nunca vi nenhum com restyling á venda ... Mas com esse motor ainda existem alguns XM's a venda, o que me sabe dizer acerca dos XM's?? mas dos ultimos porque eu sei que os primeiros deram muitos problemas mas que depois ficaram +/- resolvidos...

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mjcbento Ver Post
                                                  Boas, desde já agradeço a resposta nao entendi bem o porque de escolher um carro com a suspensao pneumatica ser pior pelo facto de ser o meu primeiro carro...
                                                  Porque em gerações anteriores ao C5 a suspensão exige mais atenção no dia-a-dia e manutenção mais rigorosa.
                                                  Infelizmente muita gente desvaloriza esses aspectos e mesmo que não seja o teu caso, corres o risco de o dono anterior do carro ser assim.

                                                  Aqui há uns tempos andavam alguns Activas à venda, hoje é mais fácil encontrar XM's TCT...não têm a suspensão Activa, mas são uns belos aviões à mesma
                                                  Sei que havia alguns casos em que os cabeçotes da suspensão rebentavam, nos da primeira série, depois acho que ficou resolvido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                    Porque em gerações anteriores ao C5 a suspensão exige mais atenção no dia-a-dia e manutenção mais rigorosa.
                                                    Infelizmente muita gente desvaloriza esses aspectos e mesmo que não seja o teu caso, corres o risco de o dono anterior do carro ser assim.

                                                    Aqui há uns tempos andavam alguns Activas à venda, hoje é mais fácil encontrar XM's TCT...não têm a suspensão Activa, mas são uns belos aviões à mesma
                                                    Sei que havia alguns casos em que os cabeçotes da suspensão rebentavam, nos da primeira série, depois acho que ficou resolvido.
                                                    Eu quando comprar o carro vou levar o meu mecanico comigo para avaliar o estado do carro, nem podia ser de outra meneira, se conseguir arranjar um activa era porreiro, senao devo optar pelo XM ou c5 por ter mais extras e ser mais confortavel.
                                                    Á tempos vi uns v6 activa á venda em espanha baratissimos, qual seria mais ou menos o preço de legalização do carro visto ser um 3000cc a gasolina ??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mjcbento Ver Post
                                                      Boas, desde já agradeço a resposta nao entendi bem o porque de escolher um carro com a suspensao pneumatica ser pior pelo facto de ser o meu primeiro carro...
                                                      Sabes como esses carros funcionam?

                                                      Tu tens noção que o circuito hidráulico dos mesmos também actua nos circuitos de travagem e direcção? E que não apenas a suspensão?

                                                      Sabes mexer ou sequer como tudo funciona? Sabes que o travão de parque neles actua no eixo da frente e não atrás como é comum? Muitos mecânicos ou inspectores da IPO sabem disto...

                                                      Conheces alguém de perto, especialista ou simplesmente bom conhecedor, que te possa ajudar a resolver problemas que possam ocorrer no carro? Ou somente a fazer a sua normal manutenção?

                                                      Sabes avaliar o estado da suspensão de um Xantia / C5? Não se o faz da mesma forma que num carro com suspensão convencional...


                                                      Posto isto, um Xantia ou C5 não são carros por aí além, é certo. O "problema" é que são carros muito especiais, o que para um primeiro carro é, na minha opinião, algo que se deve evitar.

                                                      O melhor mesmo é embrenhares-te na cultura Citroën mais calmamente. Compra um Citroën e vai estudando e preparando o próximo passo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        Sabes como esses carros funcionam?

                                                        Tu tens noção que o circuito hidráulico dos mesmos também actua nos circuitos de travagem e direcção? E que não apenas a suspensão?

                                                        Sabes mexer ou sequer como tudo funciona? Sabes que o travão de parque neles actua no eixo da frente e não atrás como é comum? Muitos mecânicos ou inspectores da IPO sabem disto...

                                                        Conheces alguém de perto, especialista ou simplesmente bom conhecedor, que te possa ajudar a resolver problemas que possam ocorrer no carro? Ou somente a fazer a sua normal manutenção?

                                                        Sabes avaliar o estado da suspensão de um Xantia / C5? Não se o faz da mesma forma que num carro com suspensão convencional...


                                                        Posto isto, um Xantia ou C5 não são carros por aí além, é certo. O "problema" é que são carros muito especiais, o que para um primeiro carro é, na minha opinião, algo que se deve evitar.

                                                        O melhor mesmo é embrenhares-te na cultura Citroën mais calmamente. Compra um Citroën e vai estudando e preparando o próximo passo.
                                                        Tenho citroens na minha familia ha +- 15 anos, ja conduzo um ha 1 ano e tal, e por acaso ja sabia que o sistema hidraulico actuava nos travoes e direção, por isso é que quando ha problemas convem arranjá-los rapidamente. Para eu comprar um citroen tinha mesmo de ser pneumático, caso contrario nao vale a pena, citroens a sério são pneumáticos ;). E tenho uma pessoa muito proxima que trabalhou com carros destes durante 30 anos por isso de certeza que sabe o que faz ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E essa pessoa deixa-te ir para um Xantia Activa? Ou para um 2.1 TD?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            E essa pessoa deixa-te ir para um Xantia Activa? Ou para um 2.1 TD?
                                                            Como assim? nao percebi a pergunta...

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