Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo Pré e Pós BOX em JTD 115cv.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumo Pré e Pós BOX em JTD 115cv.

    Desde há algum tempo que tenho instalado no meu companheiro de guerra isto. (Para quem não sabe Stilo Van JTD 115cv - 04/2003 - 101.000km)

    Nunca tinha ligado nada aos consumos, alias já tinha instalada essa box da 156sw 110cv e nunca fiz realmente as contas.

    Vendi a 156SW e passei a Box para o Stilo!
    Com respeito as performances posso dizer que ficou muito mais solto e com muito mais "vontade" de subir, embora me pareça que a subida de potencia/binario foi mais elevada na 156SW.

    Performances à parte, esta semana tive a oportunidade de fazer um teste real aos consumos, numa viagem que faço de vez em quando e que é Porto - Freixo de Espada à Cinta.
    Para quem não conhece, faz-se a A4 toda e parte da IP4 de Ermesinde até Mirandela (150km), de Mirandela até Torre de Moncorvo que são +- 50Km de estrada de montanha, e de Moncorvo até Freixo que são + 40km de estrada nacional razoavel.

    Quando fazia esse percurso em ritmo rápido os consumos do Stilo andavam sempre perto dos 7l/100km.
    Desta vez, já com a Box instalada, e tb com um ritmo bastante razoavel, até talvez mais elevado do que o costume pelo facto de dar mais gosto , chego a Freixo com a Média de 5.8l/100km!!! [:0][:0]
    E isto sempre com o Ar Condicionado ligado no maximo (às 18h00 de terça feira estavam 41º no Pocinho junto ao rio Douro).

    Acho que é um ganho bastante razoavel, principalmente pelo facto de ainda tornar mais agradável a condução.

    Esta baixa de consumo é normal com a instalação deste tipo de Boxs ou com reprogramação??

    cumps,
    [dio]

    #2
    Eu não tenho experiência com box's ou repros, mas não deixa de ser um caso interesante. Experimenta agora noutro tipo de percursos para verificar se essa tendência se mantem.

    Comentário


      #3
      Eu ando seriamente a pensar em comprar uma box....
      Deixa la ver...

      Excelentes consumos.

      Comentário


        #4
        o que eh a "box"?

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por migueld

          o que eh a "box"?
          Tecnicamente não te sei explicar.
          Só sei que é um conjunto de hardware que se instala entre duas fichas no motor [8)][8)] com capacidade de alterar/optimizar o debito de gasoleo e respectiva injecção e a pressão do turbo, tendo como consequencia um aumento de potencia e binario.

          cumps,
          [dio]

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por dio

            citação:Originalmente colocada por migueld

            o que eh a "box"?
            Tecnicamente não te sei explicar.
            Só sei que é um conjunto de hardware que se instala entre duas fichas no motor [8)][8)] com capacidade de alterar/optimizar o debito de gasoleo e respectiva injecção e a pressão do turbo, tendo como consequencia um aumento de potencia e binario.

            cumps,
            [dio]
            esclarecido!! Obrigado

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por dio

              citação:Originalmente colocada por migueld

              o que eh a "box"?
              Tecnicamente não te sei explicar.
              Só sei que é um conjunto de hardware que se instala entre duas fichas no motor [8)][8)] com capacidade de alterar/optimizar o debito de gasoleo e respectiva injecção e a pressão do turbo, tendo como consequencia um aumento de potencia e binario.

              cumps,
              [dio]
              Ou seja a box altera o motor através de hardware, enquanto a repor. altera através de software... ?? basicamente deve ser isso..

              Comentário


                #8
                Box...Liga-se directamente a bomba injectora...faz alterar o débito de gasolio...logo a pressão do turbo...+ potencia mais binario.
                A repro,é feita de acordo com a centralina do nosso carro,podemos escolher se queremos mais binario...mais potencia...mais suave,mais pontudo...enfim...o que quiserem.
                As proprias marcas fazem repros...e não perdem a garantia!Por isso informem-se!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu


                  Ou seja a box altera o motor através de hardware, enquanto a repor. altera através de software... ?? basicamente deve ser isso..
                  Não sei se vou dizer alguma asneira :D só vou vender o peixe que me venderam.

                  Com a Repro são alterados varios parametros relativos ao motor turbo/debito/injecção e alem desses parametros podem/são tb aumentados os limites de segurança desses parametros.
                  Não adianta aumentar a pressão do turbo de por exemplo de 1.0bar para 1.5bar se há um limite na centralina de 1.2bar que se for atingido há um corte para evitar danos.
                  Com a box só se pode aumentar a pressão do turbo, o limite fica fixo na centralina.
                  Quem fala do turbo, fala dos outros parametros... por isso se consegue melhor rendimento com a repro, mas teoricamente com mais risco.
                  Deu para entender??? [8D][:I]

                  cumps,
                  [dio]

                  Comentário


                    #10
                    CARO DIO
                    JÁ AGORA QUE TIPO DE BOX É ESSA (MARCA) E ONDE É QUE SE PODE COMPRARE E PREÇO?

                    UM ABRAÇO!

                    Comentário


                      #11
                      penso que é normal

                      Para ritmos =s (não muito apressados) tens sempre mais pot~encia e binários disponiveis, acabas por fazer um consumo menos

                      Agora em condução mais agressiva ja n acredito que te consuma menos, deve consumir mais um bom bocado

                      By The way, eu às vezes desloco me para aqueles lados, só que em Vila Flor viro à direita para Carrazeda de Ansiães :D

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Camachex

                        CARO DIO
                        JÁ AGORA QUE TIPO DE BOX É ESSA (MARCA) E ONDE É QUE SE PODE COMPRARE E PREÇO?

                        UM ABRAÇO!
                        Esta foi cara 400€ [8)] foi-me vendida por uma familiar mecanico (quero acreditar que me fez o preço de custo :D).
                        Segundo ele há varios tipos, sendo estas as mais caras, mas já vi à venda Boxs que anunciam os mesmos valores de potencia/binario muito mais baratas.

                        http://www.lojatuning.net/loja/index...iewCat&catId=9

                        cumps,
                        [dio]

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por dio

                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu


                          Ou seja a box altera o motor através de hardware, enquanto a repor. altera através de software... ?? basicamente deve ser isso..
                          Não sei se vou dizer alguma asneira :D só vou vender o peixe que me venderam.

                          Com a Repro são alterados varios parametros relativos ao motor turbo/debito/injecção e alem desses parametros podem/são tb aumentados os limites de segurança desses parametros.
                          Não adianta aumentar a pressão do turbo de por exemplo de 1.0bar para 1.5bar se há um limite na centralina de 1.2bar que se for atingido há um corte para evitar danos.
                          Com a box só se pode aumentar a pressão do turbo, o limite fica fixo na centralina.
                          Quem fala do turbo, fala dos outros parametros... por isso se consegue melhor rendimento com a repro, mas teoricamente com mais risco.
                          Deu para entender??? [8D][:I]

                          cumps,
                          [dio]
                          ya [8D]

                          Comentário


                            #14
                            As marcas possuem eng. que em príncipio têm mais conhecimentos para fazer a gestão ideal dos motores que constroem e desenvolvem.
                            Se qualquer pequena empresa (mesmo com os melhores técnicos) consegue reduzir os consumos em mais de 1 litro, melhorando o desempenho do carro sem que os níveis de poluição, ruído ou fiabilidade sejam afectados; algo vai muito mal na empresa que originalmente criou o motor.
                            Não duvido que seja possível aumentar o desempenho dos motores com nova gestão - nos motores turbo nem é complicado, simplesmente não acredito que os ganhos não tenham em proporção semelhantes efeitos secundários nocivos.
                            De qualquer modo para averiguar os reais consumos e diferenças, não serve uma viagem, as condições climatéricas e o tráfego pode ter um efeito brutal sem que aparentemente tenhamos notado diferença. Seria interessante fazer a comparação em 5 a 10 viagens nos dois sentidos e comparar todos os valores (velocidade média e consumo).

                            Comentário


                              #15
                              Já experimentei uma box numa Mercedes C220cdi e com a box fazia-se de facto consumos bastante melhores.

                              Comentário


                                #16
                                Caro dio:

                                Eu espero não estar a meter "a pata na poça", mas acho que podes estar a ser enganado pelo seguinte:

                                A "box", ao fazer a bomba injectar mais gasóleo do que a centralina manda, está a "enganar" a centralina. Logo, os consumos apresentados no computador de bordo aparecerão falsamente mais baixos, já que a centralina "pensa" que está a injectar x e a box manda injectar x+y.

                                Portanto, se a indicação do computador de bordo é falsa, tens que fazer as continhas à mão, controlando o número de quilómetros percorridos e os litros introduzidos na bomba.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que o meu JTD ia gostar duma prendinha dessas!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    ClioII:
                                    Tem uma certa logica o que dizes, se os Km percorridos com um deposito não tivessem aumentado na mesma proporção.
                                    Mas vou ficar atento a isso, para poder confirmar.

                                    cumps,
                                    [dio]

                                    Comentário


                                      #19
                                      EU PESSOALMENTE NÃO ESTOU DE FORMA ALGUMA SATISFEIRO COM AS PRESTAÇÕES DA MINHA LAGUNA 1.9 DCI (190 KM/H EM RECTA E NECESSITAVA DE MAIS ALMA NAS ULTRAPASSAGENS) E PARA ÁLEM DISTO O CONSUMO CONSIDERO ELEVADOS (8,5L EM CIDADE, 7.4L EM ESTRADA) AGORA OU EXPERIMENTO FAZER UMA REPRO OU BOX MESMO SABENDO QUE EVENTUALMENTE O CARRO EM VEZ DE FAZER POR EXEMPLO 300.000 KMS FAZ APENAS 200.000 KMS (RISCO ASSUMIDO) DESDE QUE AS ALTERAÇÕES EFECTUADAS ME SATISFAÇAM, DO QUE ANDAR COM UM CARRO QUE NAO ME SATISFAZ. EM ÚLTIMA ANÁLISE JÁ EQUECIONEI TROCÁ-LA POR UM MODELO MAIS POTENTE, ENFIM OPÇÕES. JÁ AGORA DIO O TEU STILO FICA A FAZER MUITO FUMO COM A BOZ INSTALADA?


                                      UM ABRAÇO!

                                      Comentário


                                        #20
                                        e que tal se retirasses o caps?? nao vemos mal

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por ClioII

                                          Caro dio:

                                          Eu espero não estar a meter "a pata na poça", mas acho que podes estar a ser enganado pelo seguinte:

                                          A "box", ao fazer a bomba injectar mais gasóleo do que a centralina manda, está a "enganar" a centralina. Logo, os consumos apresentados no computador de bordo aparecerão falsamente mais baixos, já que a centralina "pensa" que está a injectar x e a box manda injectar x+y.

                                          Portanto, se a indicação do computador de bordo é falsa, tens que fazer as continhas à mão, controlando o número de quilómetros percorridos e os litros introduzidos na bomba.

                                          Exacto... já tive uma box e os consumos do CB deixaram de ser verdadeiros.. .alias se as diferenças fossem 1.2 litros... uau.. q bomba de descoberta

                                          faz contas à mao porque passa a ser a unica maneira

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Camachex

                                            EU PESSOALMENTE NÃO ESTOU DE FORMA ALGUMA SATISFEIRO COM AS PRESTAÇÕES DA MINHA LAGUNA 1.9 DCI (190 KM/H EM RECTA E NECESSITAVA DE MAIS ALMA NAS ULTRAPASSAGENS) E PARA ÁLEM DISTO O CONSUMO CONSIDERO ELEVADOS (8,5L EM CIDADE, 7.4L EM ESTRADA) AGORA OU EXPERIMENTO FAZER UMA REPRO OU BOX MESMO SABENDO QUE EVENTUALMENTE O CARRO EM VEZ DE FAZER POR EXEMPLO 300.000 KMS FAZ APENAS 200.000 KMS (RISCO ASSUMIDO) DESDE QUE AS ALTERAÇÕES EFECTUADAS ME SATISFAÇAM, DO QUE ANDAR COM UM CARRO QUE NAO ME SATISFAZ. EM ÚLTIMA ANÁLISE JÁ EQUECIONEI TROCÁ-LA POR UM MODELO MAIS POTENTE, ENFIM OPÇÕES. JÁ AGORA DIO O TEU STILO FICA A FAZER MUITO FUMO COM A BOZ INSTALADA?


                                            UM ABRAÇO!
                                            190km/h parece-me muita velocidade para Portugal, experimenta tentar andar com uma velocidade de cruzeiro de 170 (já nem falo em 190) e de 140, no fim da viagem compara a velocidade média e o tempo perdido nas bombas nas duas situações - uma surpresa!.
                                            Mas adiante....
                                            O motor da Laguna foi quase sempre lento (para a maioria as diferenças nunca terão sido importantes de qualquer modo) comparado com a concorrência, tirando recentemente com o novo 2.0 que mesmo na versão de 150cv está entre os mais rápidos e agradáveis de utilizar. Se perder algum (muito?!) dinheiro não é um grande problema e se o desempenho do motor é tão primordial a troca pela nova versão (se o resto do carro agradar, se não por outro carro) parece-me uma boa opção.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por ppais


                                              Exacto... já tive uma box e os consumos do CB deixaram de ser verdadeiros.. .alias se as diferenças fossem 1.2 litros... uau.. q bomba de descoberta

                                              faz contas à mao porque passa a ser a unica maneira
                                              Mas então, e pensando um bocado, porque razão são mais baixos no CB?
                                              Já que a centralina manda X e a Box manda mais Y, quando muito os consumos seriam X, já que os Y não são contabilizados.
                                              Correcto?

                                              cumps,
                                              [dio]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por dio

                                                citação:Originalmente colocada por ppais


                                                Exacto... já tive uma box e os consumos do CB deixaram de ser verdadeiros.. .alias se as diferenças fossem 1.2 litros... uau.. q bomba de descoberta

                                                faz contas à mao porque passa a ser a unica maneira
                                                Mas então, e pensando um bocado, porque razão são mais baixos no CB?
                                                Já que a centralina manda X e a Box manda mais Y, quando muito os consumos seriam X, já que os Y não são contabilizados.
                                                Correcto?

                                                cumps,
                                                [dio]
                                                <s>Errado!</s>Correcto ;)

                                                Vamos supor o seguinte:

                                                Imagina que, para a dita viagem que fizeste, nas condições que fizeste, que o consumo médio _real_ da máquina era 7l/100km. Ou seja, a bomba injectora enfiava p/ dentro do motor esta quantidade de combustível.

                                                Já sabemos que está intercalada uma "box" que altera as ordens da centralina. Assim, enquanto que a centralina manda injectar 5.8, a box injecta na verdade 7.

                                                A centralina, por seu turno, não "sabe" da existência da box. Ou seja, a centralina "acha" que estão a ser injectados os 5.8, e é isso que apresenta no ecrã! ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  CARO ALEX
                                                  Obrigado pelo conselho de trocar pela nova laguna 2.O DCI DE 150 CV a qual já tive oportunidade de testar tendo ficado desiludido, o 2.0 dci de 150 cv tal como o meu 1.9 dci de 120 cv continua demasiado suave para o meu gosto, parecendo estes 150 cv muido adormecidos quando comparado com outros motores igualmente com 150 cv que já experimentei (Astra caravan 1.9 cdti, Toyota Avensis 2.2 d4d) e mesmo comparado com os TDI de 130 CV. Para além disto Renault nunca mais, é que para além das performances do carro não me satisfazerem neste ano e meio (a carrinha é de Fev/2005) já me deu um rol de problemas bastante grande, confirmando a minha teoria que os franceses têm que viver outra vida para conseguirem tentar igualar a qualidade demostrada pelos carros alemães. Exemplo disto é que á troca desta Laguna (fui para a Laguna por pressão da minha esposa) dei em troca uma Opel Astra Caravan 2.0 Di do ano 1998 com 168.000 Kms que havia comprado nova problemas = 0

                                                  Um abraço!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas Dio

                                                    Eu ia responder o mesmo que respondeu o nosso caro colega de forum quando falou em erros de cb.. tenta ver a média real enchendo o depósito e faz a comparação.. e digo-te por experiencia própia que o CB dos stilos tem tendência a enganar...

                                                    Cumprimentos!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Camachex

                                                      CARO ALEX
                                                      Obrigado pelo conselho de trocar pela nova laguna 2.O DCI DE 150 CV a qual já tive oportunidade de testar tendo ficado desiludido, o 2.0 dci de 150 cv tal como o meu 1.9 dci de 120 cv continua demasiado suave para o meu gosto, parecendo estes 150 cv muido adormecidos quando comparado com outros motores igualmente com 150 cv que já experimentei (Astra caravan 1.9 cdti, Toyota Avensis 2.2 d4d) e mesmo comparado com os TDI de 130 CV. Para além disto Renault nunca mais, é que para além das performances do carro não me satisfazerem neste ano e meio (a carrinha é de Fev/2005) já me deu um rol de problemas bastante grande, confirmando a minha teoria que os franceses têm que viver outra vida para conseguirem tentar igualar a qualidade demostrada pelos carros alemães. Exemplo disto é que á troca desta Laguna (fui para a Laguna por pressão da minha esposa) dei em troca uma Opel Astra Caravan 2.0 Di do ano 1998 com 168.000 Kms que havia comprado nova problemas = 0

                                                      Um abraço!
                                                      O motor 2.2 da Toyota não anda mais, o da Opel/Fiat ainda menos (com o peso do novo 159 ainda pior) - ou são menos suaves e parece que andam mais do que aquilo que relamente andam. Para resolveres o "problema" só te resta "esticares" para um BMW 30d ou mesmo 35d. Ou mudar de combustível e comprar um carro com um motor "dos verdadeiros" ;).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nao tendo a ver com a box em si, mas qd comprei a minha c-max andei por ai fui de viana do castelo para foz-coa e dps andei pela torre de moncorvo e freixo de espada a cinta, ou seja, por esses lados, que bela rodagem que se faz nessas estradas, por isso é que os meus pneus da frente so duraram 20kKm.;):D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por dio

                                                          Desde há algum tempo que tenho instalado no meu companheiro de guerra isto. (Para quem não sabe Stilo Van JTD 115cv - 04/2003 - 101.000km)

                                                          Nunca tinha ligado nada aos consumos, alias já tinha instalada essa box da 156sw 110cv e nunca fiz realmente as contas.

                                                          Vendi a 156SW e passei a Box para o Stilo!
                                                          Com respeito as performances posso dizer que ficou muito mais solto e com muito mais "vontade" de subir, embora me pareça que a subida de potencia/binario foi mais elevada na 156SW.

                                                          Performances à parte, esta semana tive a oportunidade de fazer um teste real aos consumos, numa viagem que faço de vez em quando e que é Porto - Freixo de Espada à Cinta.
                                                          Para quem não conhece, faz-se a A4 toda e parte da IP4 de Ermesinde até Mirandela (150km), de Mirandela até Torre de Moncorvo que são +- 50Km de estrada de montanha, e de Moncorvo até Freixo que são + 40km de estrada nacional razoavel.

                                                          Quando fazia esse percurso em ritmo rápido os consumos do Stilo andavam sempre perto dos 7l/100km.
                                                          Desta vez, já com a Box instalada, e tb com um ritmo bastante razoavel, até talvez mais elevado do que o costume pelo facto de dar mais gosto , chego a Freixo com a Média de 5.8l/100km!!! [:0][:0]
                                                          E isto sempre com o Ar Condicionado ligado no maximo (às 18h00 de terça feira estavam 41º no Pocinho junto ao rio Douro).

                                                          Acho que é um ganho bastante razoavel, principalmente pelo facto de ainda tornar mais agradável a condução.

                                                          Esta baixa de consumo é normal com a instalação deste tipo de Boxs ou com reprogramação??

                                                          cumps,
                                                          [dio]
                                                          Boas;)
                                                          Existem box´s dessas para a Lancia Phedra 2200 jtd?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Tó Zé

                                                            Eu não tenho experiência com box's ou repros, mas não deixa de ser um caso interesante. Experimenta agora noutro tipo de percursos para verificar se essa tendência se mantem.
                                                            ora nem mais! faz alguns percursos em si diferentes e tiras as conclusoes a sério!

                                                            pela experiencia, repros acabam sempre por gastar mais. em relaçao às boxes nao posso dizer nada.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X