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KIA Ceed 1.6 CRDI Prime " vibrador" - 7 anos de garantia???

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    KIA Ceed 1.6 CRDI Prime " vibrador" - 7 anos de garantia???

    Pois é! Confiei no concessionário e desta vez saí bem enganado. Não é, que o carrito novo, com apenas 1 mês e pouco de uso e cerca de 1500kms, e que até aqui se tinha portado bem, começou com "toque" áspero e desigual (parece não estar no "ponto") e anda a dar-me cabo do corpo. Tem dias que um gajo parece que foi vardascado, nas mãos braços e pernas. Em outros, é a coluna e cabeça que padecem. Até às vezes a descompressão de andar de avião custa menos. E quanto mais andar, mais leva, tem efeito cumulativo e não acontece logo. Pois quem o conduzir só uma vez, se calhar, safa-se.
    É uma vibração fina, que vibra ao toque do motor, que se assemelha a um berbequim em percusão, mas sem o barulho deste.
    Reclamação apresentada ao concessionário, pois foi quem mo vendeu, que não é mecânico, mas que se arma em tal, diz que está tudo ok.
    Já recorri para a Kia, ainda sem resposta. Espero que se interessem mais do que o concessionário, pois devia ser ele a fazer o que eu fiz.
    Os meus agradecimentos pelo interesse e sugestões dadas.
    Afinal, 7 anos de garantia, servem para quê?

    http://www.4work.pt/cms/index.php?id...e5d6e068823843
    http://www.funcoge.org.br/sense/arqu...-_Vendrame.pdf
    http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/vib/Apostila.doc

    Medidas efetuadas no tejadilho c/ smartfone na horizontal na direção frente/trás, carro no ralanti e superfície direita:

    Programa: VibSensor Unidade: m/s^2

    Peak raw: x (0.79) Y (0.23) Z (9.74)
    ISD(Integrated Spectral Density): X (0.0033) Y (0.056) Z (0.03)
    Ressonâncias:
    x: 27 Hz (0.0033), 17 Hz (0.00044)
    Y: 27 Hz (0.011), 46 Hz (0.00084)
    z: 27 Hz (0.0027), 17 Hz (0.00023)
    RMS vibração: X (0.033) Y (0.056) Z (0.03)
    AVG TILT: X (0.66) Y (-0.12) Z (9.64)

    Depois de viagem de 30 minutos:

    Peak raw: X (0.97) Y (0.32) Z (9.79)
    ISD: X (0.031) Y (0.047) Z (0.09)
    RESSONANCIAS:
    X: 26 Hz (0.0032), 16 Hz (0.00043)
    Y: 26 Hz (0.0096), 16 Hz (0.00074)
    Z: 26 Hz (0.041), 2.9 Hz (0.003)
    RMS VIBRATION: X: (0.031) Y: (0.047) Z: (0.09)
    AVG TILT: X (0.88) Y (-0.20) Z (9.61)

    MEDIÇÃO FEITA HOJE (13-11-2015) C/ 2 MINUTOS AQUECIMENTO:

    Peak Raw: X (0.96) Y (0.47) Z (9.78)
    ISD: X (0.045) Y (0.056) Z (0.053)
    Ressonancias:
    X: 27 Hz (0.0095), 17 Hz (0.00075)
    Y: 27 Hz (0.015), 1.9 Hz (0.00077)
    Z: 27 Hz (0.013), 1.9 Hz (0.00068)
    RMS VIBRATION: X (0.045) Y (0.056) Z (0.053)

    Editado pela última vez por valetudo; 13 November 2015, 13:29.

    #2
    Toque áspero e desigual?
    O que é isso?

    Comentário


      #3
      Qual o problema afinal?

      Comentário


        #4
        Parece que o motor está a estremecer muito. Não está fluente. Quando se acelera, começa tipo "tum, tum, tum". Não está macio, como era.

        Comentário


          #5
          Não sou mecânico, mas pelo que vejo, algo não está a fazer o que devia. Pois se até aos 1500kms, nada havia a dizer, agora, os efeitos que provoca, como sejam dores nas mãos, devido ao contato com o volante, são derivadas à vibração produzida pelo motor, pois todo o carro vibra, isto é, não é a sacudir, é tipo vibração de berbequim, mas em estilo mais suave. Aliás, já medi a vibração e faz ressonâncias em vária frequências, das quais me lembro: 4,5HZ e 27HZ. Estes efeitos podem ser mais ou menos severos, e parecem depender da humidade e temperatura do ar.

          Comentário


            #6
            Eventualmente, poderá ser uma apoio do motor, que estará danificado/defeituoso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Eventualmente, poderá ser uma apoio do motor, que estará danificado/defeituoso.
              Como disse anteriormente, o carro tem 2 meses e circula em estradas com bom piso. Estou a duvidar da injecção ou se calhar de algum sensor. Não faz fumo quando é ligado e puxa bem, só que, sem suavidade. Já pesquisei em alguns foruns, e apareceu na Austrália, mas num Hyundai i30, que julgo utiliza o mesmo motor um problema semelhante. Dizem que resolveram, trocando de injectores, não sabia o dono se os 4 ou menos. Aliás, ao ligá-lo com o capot aberto, gravei o som que parecia as válvulas a partirem-se de tanta pancadaria que davam.
              Editado pela última vez por valetudo; 11 November 2015, 23:34.

              Comentário


                #8
                Situação estranha e desagradável. Acredito que a marca resolva o problema rapidamente!

                Já agora, defende com unhas e dentes que precisas do carro para eles serem gentis e te darem um carro de cortesia enquanto o teu estiver por lá! Não se vá dar o caso de o carro ficar por lá durante semanas... e tu apeado!!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Situação estranha e desagradável. Acredito que a marca resolva o problema rapidamente!

                  Já agora, defende com unhas e dentes que precisas do carro para eles serem gentis e te darem um carro de cortesia enquanto o teu estiver por lá! Não se vá dar o caso de o carro ficar por lá durante semanas... e tu apeado!!!
                  O problema é que o concessionário, que se arma em mecânico - com os mecânicos nunca me deixou falar - diz que o carro está bom e em vez de apoiar a reclamação, está a dificultar. Para ele, carro que não indica avaria através do acender de luz, está bom.
                  Reclamei para ele e para a Kia, em carta registada com aviso de recepção, mas como a Lei das garantias lhes dá 30 dias para dar resposta, estam-se marimbando que eu ande com o carro a vibrar e a ficar todo lixado.
                  O próximo passo, vai ser meter o caso na ACRA, porque isto se passa na Ilha Terceira, onde o concessionário julga que se pode dar ao prazer de brincar com os clientes. Para não resolver os problemas, tenta convencer o cliente de que eles não existem. Por isso questiono novamente: para que servem 7 anos de garantia?

                  Comentário


                    #10
                    Só por curiosidade, chegaste a pedir e relatar o caso no livro de reclamações do concessionário?

                    Comentário


                      #11
                      Olha, tenho um Kia e o concessionário local (Aveiro) sempre se portou lindamente. Teve até um problema de resolução cara (caixa de direcção) e foi tudo assumido e tratado "sem espinhas". Faz valer os teus direitos e tenta "entalar" esse stand, porque a marca não se nega, o stand é que está a encravar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                        Só por curiosidade, chegaste a pedir e relatar o caso no livro de reclamações do concessionário?
                        Pois não escrevi, no livro, mas enviei a reclamação em carta regista com aviso de recepção, para ele e para a KIA.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Olha, tenho um Kia e o concessionário local (Aveiro) sempre se portou lindamente. Teve até um problema de resolução cara (caixa de direcção) e foi tudo assumido e tratado "sem espinhas". Faz valer os teus direitos e tenta "entalar" esse stand, porque a marca não se nega, o stand é que está a encravar.
                          Pois aqui, como é único, porta-se como se tivesse o "rei na barriga". Esquece-se de que, comigo não negoceia mais e boa sorte a quem lá se meter. A técnica que usa, é desvalorizar as reclamações, em vez de ser o 1º a contactar a marca, já que é problema que só eles poderão resolver. Contudo, já receberam a reclamação há uma semana e nada de contacto, o que começa a não ser muito normal para quem se diz preocupar com a satisfação dos clientes.
                          Editado pela última vez por valetudo; 12 November 2015, 11:32.

                          Comentário


                            #14
                            Nunca percebi essas atitudes por parte dos stands, estando em garantia os custos associados são imputados ao fabricante.

                            Perder um cliente assim... Para mim a "fidelidade" a uma marca deve-se ao após venda pois vender é fácil.

                            Atitudes desses onde o concessionário tem monopólio afecta a marca. Em Lisboa Porto o X trabalha mal vais Y, mas assim ficam reféns do stand X e depois nunca mais lá voltas / recomendas.

                            Comentário


                              #15
                              Se até já gravaste o som do motor a trabalhar com o capot aberto e soou assim tão mal, tenta partilhar aqui. Nem que faças um vídeo e metas no youtube. Sempre ajudava a espalhar o caso.
                              E se for assim tão grave como parece, acredito que a Kia acabe por reconhecer o problema, apesar do comportamento do concessionário.

                              Comentário


                                #16
                                Essa tua descrição, de tão vaga, soa um pouco estranha. Desculpa a franqueza.

                                Igualmente estranho é o comportamento do concessionário, a não ser que o carro esteja realmente normal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por valetudo Ver Post
                                  Não sou mecânico, mas pelo que vejo, algo não está a fazer o que devia. Pois se até aos 1500kms, nada havia a dizer, agora, os efeitos que provoca, como sejam dores nas mãos, devido ao contato com o volante, são derivadas à vibração produzida pelo motor, pois todo o carro vibra, isto é, não é a sacudir, é tipo vibração de berbequim, mas em estilo mais suave. Aliás, já medi a vibração e faz ressonâncias em vária frequências, das quais me lembro: 4,5HZ e 27HZ. Estes efeitos podem ser mais ou menos severos, e parecem depender da humidade e temperatura do ar.
                                  Mediste isto como? Alguma app do telemóvel? Foi ao ralenti?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                    Essa tua descrição, de tão vaga, soa um pouco estranha. Desculpa a franqueza.

                                    Igualmente estranho é o comportamento do concessionário, a não ser que o carro esteja realmente normal.
                                    Concordo que não é muito habitual, mas defeitos de origem qualquer um pode trazer. Tem é de ser analizados e corrigidos, quando possível, e se tal não for, partir para outras soluções. O carro tem 2 meses.
                                    Foram-me feitos 2 inquéritos de satisfação pela KIA, e as respostas foram sempre pela positiva, já que estava banstante satisfeito, até ao dia em que... O que o concessionário está a fazer, é perder um cliente e se calhar não só.
                                    Não tenho qualquer problema em admitir que recebi um bom carro e agora tenho uma m*rda.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Mediste isto como? Alguma app do telemóvel? Foi ao ralenti?
                                      Por acaso é algo que me deixou curioso.
                                      É que as frequências relatadas, a serem constantes e medidas ao ralenti, correspondem a 270rpm e a 1620rpm; 0.22s e 0.03s.
                                      Quais são os componentes a operarem nestas circunstâncias era interessante de saber.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Mediste isto como? Alguma app do telemóvel? Foi ao ralenti?
                                        Foi medido ao ralanti, com um smartfone da LG e a aplicação VibSensor, em cima do tejadilho do carro com o smartfone bem fixo. Mas já medi no volante, no tablier, em cima dos tapetes. As frequências de ressonância que apresenta, são todas idênticas e todas elas estão referenciadas como fazendo ressonância com as freq. de: mãos, olhos, cabeça, tronco, pernas. E defacto os efeitos apareceram muitos antes das medições e conferem com elas.
                                        Já medi um VW Golf GTI com motor 1900 e ressonâncias, NADA.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Deves ter um problema com um apoio...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                            Deves ter um problema com um apoio...
                                            Isto é o mais natural que esteja a acontecer e é uma situação relativamente vulgar: um apoio de motor ou caixa que partiu ou que tenha ficado de fábrica mal apertado e esteja a soltar-se. De facto a máquina de diagnóstico não vê apoios partidos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Isto é o mais natural que esteja a acontecer e é uma situação relativamente vulgar: um apoio de motor ou caixa que partiu ou que tenha ficado de fábrica mal apertado e esteja a soltar-se. De facto a máquina de diagnóstico não vê apoios partidos.
                                              O caso mais invulgar que vi foi num carro algo antigo uma pequena pedra ter-se entalado num apoio... o carro passou a fazer ressonancia em grande numa determinada rotação do motor. Muito invulgar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por valetudo Ver Post
                                                Pois aqui, como é único, porta-se como se tivesse o "rei na barriga". Esquece-se de que, comigo não negoceia mais e boa sorte a quem lá se meter. A técnica que usa, é desvalorizar as reclamações, em vez de ser o 1º a contactar a marca, já que é problema que só eles poderão resolver. Contudo, já receberam a reclamação há uma semana e nada de contacto, o que começa a não ser muito normal para quem se diz preocupar com a satisfação dos clientes.
                                                O meu conselho seria procurar uma outra oficina da marca onde fosses melhor atendido e mandar essa às malvas.
                                                Mas já vi que não é possível...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por oversaturn Ver Post
                                                  O meu conselho seria procurar uma outra oficina da marca onde fosses melhor atendido e mandar essa às malvas.
                                                  Mas já vi que não é possível...
                                                  não é possível porquê???, era o melhor que ele fazia ir a outro representante da KIA, mesmo que signifique ir mais longe da área de residência, e provavelmente já tinha o problema resolvido...

                                                  as vezes é a melhor opção do que andar a perder tempo com tretas e sabichões como é o caso que ele descreve do vendedor, que basicamente só tinha de mandar o carro para oficina e resolver o assunto e mais nada, deu com um sapateiro pronto...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                    não é possível porquê???, era o melhor que ele fazia ir a outro representante da KIA, mesmo que signifique ir mais longe da área de residência, e provavelmente já tinha o problema resolvido...

                                                    as vezes é a melhor opção do que andar a perder tempo com tretas e sabichões como é o caso que ele descreve do vendedor, que basicamente só tinha de mandar o carro para oficina e resolver o assunto e mais nada, deu com um sapateiro pronto...
                                                    Arquipélago dos Açores, um único representante oficial na ilha.
                                                    Ir a outra oficina implica pôr o carro num ferry e perder 2 dias pelo menos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                      não é possível porquê???, era o melhor que ele fazia ir a outro representante da KIA, mesmo que signifique ir mais longe da área de residência, e provavelmente já tinha o problema resolvido...

                                                      as vezes é a melhor opção do que andar a perder tempo com tretas e sabichões como é o caso que ele descreve do vendedor, que basicamente só tinha de mandar o carro para oficina e resolver o assunto e mais nada, deu com um sapateiro pronto...
                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      Arquipélago dos Açores, um único representante oficial na ilha.
                                                      Ir a outra oficina implica pôr o carro num ferry e perder 2 dias pelo menos...
                                                      ^^ Isso. Problemas da insularidade...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                        Por acaso é algo que me deixou curioso.
                                                        É que as frequências relatadas, a serem constantes e medidas ao ralenti, correspondem a 270rpm e a 1620rpm; 0.22s e 0.03s.
                                                        Quais são os componentes a operarem nestas circunstâncias era interessante de saber.
                                                        Medidas feitas:
                                                        No tejadilho c/ smartfone na horizontal na direção frente/trás, carro em ralanti com cerca de 2 min. de aquecimento e superfície direita:

                                                        Programa: VibSensor Unidade: m/s^2
                                                        Peak raw: x (0.79) Y (0.23) Z (9.74)
                                                        ISD(Integrated Spectral Density): X (0.0033) Y (0.056) Z (0.03)
                                                        Ressonâncias:
                                                        x: 27 Hz (0.0033), 17 Hz (0.00044)
                                                        Y: 27 Hz (0.011), 46 Hz (0.00084)
                                                        z: 27 Hz (0.0027), 17 Hz (0.00023)
                                                        RMS vibração: X (0.033) Y (0.056) Z (0.03)
                                                        AVG TILT: X (0.66) Y (-0.12) Z (9.64)

                                                        Depois de viagem de 30 minutos:

                                                        Peak raw: X (0.97) Y (0.32) Z (9.79)
                                                        ISD: X (0.031) Y (0.047) Z (0.09)
                                                        RESSONANCIAS:
                                                        X: 26 Hz (0.0032), 16 Hz (0.00043)
                                                        Y: 26 Hz (0.0096), 16 Hz (0.00074)
                                                        Z: 26 Hz (0.041), 2.9 Hz (0.003)
                                                        RMS VIBRATION: X: (0.031) Y: (0.047) Z: (0.09)
                                                        AVG TILT: X (0.88) Y (-0.20) Z (9.61)
                                                        Editado pela última vez por valetudo; 12 November 2015, 20:05.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Arquipélago dos Açores, um único representante oficial na ilha.
                                                          Ir a outra oficina implica pôr o carro num ferry e perder 2 dias pelo menos...
                                                          hummm não tinha apanhado essa parte, de ser nos Açores, mas eu era gajo para me meter num ferry e perder uns dias a tentar ir a outro lado, mas isso sou eu...

                                                          ou então mafiar(tipo desconectar um tubo ou algo eléctrico) no carro de modo a que ele deixa-se de trabalhar e ir de reboque para oficina de certeza que tinham de o ver para analisar, o bronco do vendedor nem lhe punha a vista em cima...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                            hummm não tinha apanhado essa parte, de ser nos Açores, mas eu era gajo para me meter num ferry e perder uns dias a tentar ir a outro lado, mas isso sou eu...

                                                            ou então mafiar(tipo desconectar um tubo ou algo eléctrico) no carro de modo a que ele deixa-se de trabalhar e ir de reboque para oficina de certeza que tinham de o ver para analisar, o bronco do vendedor nem lhe punha a vista em cima...
                                                            Pois é! Se tiver oportunidade, não deixe de vir aos Açores! São 9 ilhas e todas diferentes, mas todas bonitas.
                                                            Quanto às limitações, é assim. Só quem cá vive, se apercebe e não há volta a dar.

                                                            Comentário

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