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Por defeito: Qual o melhor TT destes 3 da lista???

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    Por defeito: Qual o melhor TT destes 3 da lista???

    Viva,

    Amigos alguém têm/teve alguma experiência com algum destes 3 todo terrenos???

    - Opel Monterey 3.1 TD Limited Longo - 1998
    - Mitsubishi Pajero 2.8 TD GLS Longo - 1998
    - Nissan Terrano 2.7 TD GLS Longo - 2000

    Ambos têm vantagens e desvantagens, uma das desvantagens, mas que penso que se nota mais é no Opel Monterey que é referente ao consumo de combustível por ser 3.1 TD mas posso estar errado quanto a isso.

    Mas fico aguardar as vossas opiniões!!!

    #2
    Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
    Viva,

    Amigos alguém têm/teve alguma experiência com algum destes 3 todo terrenos???

    - Opel Monterey 3.1 TD Limited Longo - 1998
    - Mitsubishi Pajero 2.8 TD GLS Longo - 1998
    - Nissan Terrano 2.7 TD GLS Longo - 2000

    Ambos têm vantagens e desvantagens, uma das desvantagens, mas que penso que se nota mais é no Opel Monterey que é referente ao consumo de combustível por ser 3.1 TD mas posso estar errado quanto a isso.

    Mas fico aguardar as vossas opiniões!!!

    - Opel Monterey 3.1 TD Limited Longo - 1998:

    Esquece, é um cancro, volta e meia rebenta um tubo de refrigeração e queimas uma junta de cabeça rapidamente.
    Peças caras e nenhum material na concorrência.

    - Mitsubishi Pajero 2.8 TD GLS Longo - 1998:

    Interessante e motor com alma, mas peças caras na marca.

    - Nissan Terrano 2.7 TD GLS Longo - 2000

    Interessante também, peças carotas na marca, mas esse jipe vendeu muito em Portugal e encontra-se muito material usado.

    Comentário


      #3
      Se a escolha fosse minha, era o Pajero, na minha opinião está um degrau acima relativamente aos outros.

      Comentário


        #4
        Dessa lista escolhia indubitavelmente o Nissan Terrano 2.7TD.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
          Se a escolha fosse minha, era o Pajero, na minha opinião está um degrau acima relativamente aos outros.

          Concordo, mas logo que começasse a ir mais vezes à oficina ia arrepender-me de não ter ido para um Terrano

          E quando falo de oficina não falo de motores e caixas, mas sim de peças de desgaste em TT e até de upgrades para TT mais acessíveis para o Terrano.

          Comentário


            #6
            Isso não invalida que o Pajero esteja um degrau acima, são contas que quem compra tem que fazer.

            Comentário


              #7
              Esqueci-me foi de dizer que ambos eram de 7 lugares e não eram propriamente automóveis para fazer TT duro nem trial, mas sim TT passeio!!!

              O que eu gosto do Monterey é:

              - Ronda os 5.000€ já com 200.000 km
              - Estética moderna;
              - Espelhos aquecidos e rebativéis electronicamente;
              - Bom nível de equipamento;
              - Bancos individuais.

              O que eu gosto do Pajero é:

              - Ronda os 7.000€ já com 200.000 km
              - Bom nível de equipamento;
              - Bancos individuais;
              - Vários tipos de tracção - 2H - 4H - 4LH - 4LL e bloqueio traseiro
              - Suspensão regulável em dureza;
              - Banco condutor com amortecimento.

              O que eu gosto do Terrano é:

              - Ronda os 6.000€ já com 200.000 km
              - Estética moderna;
              - Bom nível de equipamento

              Pelo número de pontos percebe se logo qual o todo terreno que eu prefiro, o Pajero!!! Apesar de apresentar boas aptidões em todo terreno sei que os outros concorrentes não ficam atrás principalmente o Terrano, o Monterey pelo aspecto acho um carro pesado tipo Land Rover Range Rover.

              Daí querer saber opiniões de quem percebe, lida ou lidou com algumas dessas máquinas!!!
              Editado pela última vez por marcolousada; 11 November 2015, 22:58.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                Esqueci-me foi de dizer que ambos eram de 7 lugares e não eram propriamente automóveis para fazer TT duro nem trial, mas sim TT passeio!!!

                O que eu gosto do Monterey é:

                - Estética moderna;
                - Espelhos aquecidos e rebativéis electronicamente;
                - Bom nível de equipamento;
                - Bancos individuais.

                O que eu gosto do Pajero é:

                - Bom nível de equipamento;
                - Bancos individuais;
                - Vários tipos de tracção - 2H - 4H - 4LH - 4LL e bloqueio traseiro
                - Suspensão regulável em dureza;
                - Banco condutor com amortecimento.

                O que eu gosto do Terrano é:

                - Estética moderna;
                - Bom nível de equipamento

                Pelo número de pontos percebe se logo qual o todo terreno que eu prefiro, o Pajero!!! Apesar de apresentar boas aptidões em todo terreno sei que os outros concorrentes não ficam atrás principalmente o Terrano, o Monterey pelo aspecto acho um carro pesado tipo Land Rover Range Rover.

                Daí querer saber opiniões de quem percebe, lida ou lidou com algumas dessas máquinas!!!

                Com o Pajero ou com o Terrano ficas bem servido.

                Cuidado com a suspensão regulável.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                  Com o Pajero ou com o Terrano ficas bem servido.

                  Cuidado com a suspensão regulável.
                  O que estraga nesses 2 TT é o preço consoante os km que tem... tal como alterei o meu post cada um deles ronda os 6.000€ - 8.000€ e já com 200.000km em cima!!!

                  Acho um exagero, mas o que é certo pelo que tenho andado a ver principalmente no Pajero com esses km existe muita gente a compra-los!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                    Viva,

                    Amigos alguém têm/teve alguma experiência com algum destes 3 todo terrenos???

                    - Opel Monterey 3.1 TD Limited Longo - 1998
                    - Mitsubishi Pajero 2.8 TD GLS Longo - 1998
                    - Nissan Terrano 2.7 TD GLS Longo - 2000

                    Ambos têm vantagens e desvantagens, uma das desvantagens, mas que penso que se nota mais é no Opel Monterey que é referente ao consumo de combustível por ser 3.1 TD mas posso estar errado quanto a isso.

                    Mas fico aguardar as vossas opiniões!!!
                    Sem dúvida o Pajero 2.8td
                    O nissan tambem é muito bom, o Opel é melhor descartar so problemas que nao acabam..
                    Mas do conheçimento que tenho um amigo do trabalho é viciado em monte e tem um Pajero ele so dis bem daquilo e em termos de motor é de GUERRA nunca mais acaba..
                    Peças caras? Qualquer marca Japonesa, Coreana é cara nao se pode escolher a dedo, Toyota, mazda, honda, mitsubishi, nissan, hyundai ( japonesas e Coreanas é tudo em termos de peças caras).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rikuza Ver Post
                      Sem dúvida o Pajero 2.8td
                      O nissan tambem é muito bom, o Opel é melhor descartar so problemas que nao acabam..
                      Mas do conheçimento que tenho um amigo do trabalho é viciado em monte e tem um Pajero ele so dis bem daquilo e em termos de motor é de GUERRA nunca mais acaba..
                      Peças caras? Qualquer marca Japonesa, Coreana é cara nao se pode escolher a dedo, Toyota, mazda, honda, mitsubishi, nissan, hyundai ( japonesas e Coreanas é tudo em termos de peças caras).
                      Já agora sabes me dizer se ele usa todas as utilidades que a caixa de tracção lhe propõe???

                      Isto é 2H - 4H - 4LH - 4LL e bloqueio traseiro R/D LOCK???

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                        Viva,

                        Amigos alguém têm/teve alguma experiência com algum destes 3 todo terrenos???

                        - Opel Monterey 3.1 TD Limited Longo - 1998
                        - Mitsubishi Pajero 2.8 TD GLS Longo - 1998
                        - Nissan Terrano 2.7 TD GLS Longo - 2000

                        Ambos têm vantagens e desvantagens, uma das desvantagens, mas que penso que se nota mais é no Opel Monterey que é referente ao consumo de combustível por ser 3.1 TD mas posso estar errado quanto a isso.

                        Mas fico aguardar as vossas opiniões!!!
                        basicamente 3 escolhas muito medianas para tt ...... são longos e depois depende das tuas expectativas.

                        no entanto o Pajero será o carro do qual irás tirar o melhor partido em TT,
                        se lhe meteres os pneus certos, esse carro faz umas maravilhas, e pela certa dos 3 será o que terá melhor cruzamento,

                        tive experiencia nos 3, o Mitsubishi em versão 2.5 curto e longo em V6, e o 2.5 era surprendentemente facil, o V6 só pecava por exigir um pouco mais de condução por ser a gasolina.

                        se quiseres arruinar-te em paciència à procura de p€ças sem que isso se traduza em qualquer vantagem no monte, escolhe o Monterey,
                        se quiseres fazer parte do grupo dos fumarentos e seres um perito em desculpas quando o teu carro ficar atascado, escolhe o Terrano.

                        não partilho da mesma opinião quanto aos consumos, o Monterey consome tanto como os outros ou até mais.

                        no final escolharia o Mitsubishi embora ache que nessa gama um Discovery II Td5 seria sempre uma boa alternativa.
                        Editado pela última vez por rsk; 11 November 2015, 23:15.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                          basicamente 3 escolhas muito medianas para tt ...... são longos e depois depende das tuas expectativas.

                          no entanto o Pajero será o carro do qual irás tirar o melhor partido em TT,
                          se lhe meteres os pneus certos, esse carro faz umas maravilhas, e pela certa dos 3 será o que terá melhor cruzamento,

                          tive experiencia nos 3, o Mitsubishi em versão 2.5 curto e longo em V6, e o 2.5 era surprendentemente facil, o V6 só pecava por exigir um pouco mais de condução por ser a gasolina.

                          se quiseres arruinar-te em paciència à procura de p€ças sem que isso se traduza em qualquer vantagem no monte, escolhe o Monterey,
                          se quiseres fazer parte do grupo dos fumarentos e seres um perito em desculpas quando o teu carro ficar atascado, escolhe o Terrano.

                          não partilho da mesma opinião quanto aos consumos, o Monterey consome tanto como os outros ou até mais.

                          no final escolharia o Mitsubishi embora ache que nessa gama um Discovery II Td5 seria sempre uma boa alternativa.
                          A gama discovery por acaso até são TT que aprecio, mas nunca apreciei de tal modo como aprecio por exemplo o Pajero... visto que posso estar errado no que vou dizer, mas a maior parte ou até mesmo todos os Land Rovers têm 4x4 permanente ou seja pra quem anda em cidade tracção 4x2 era melhor a nível de consumo!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                            A gama discovery por acaso até são TT que aprecio, mas nunca apreciei de tal modo como aprecio por exemplo o Pajero... visto que posso estar errado no que vou dizer, mas a maior parte ou até mesmo todos os Land Rovers têm 4x4 permanente ou seja pra quem anda em cidade tracção 4x2 era melhor a nível de consumo!!!
                            os consumos dos Td5 estão na boa média dos 10 aos 100km em utilização normal.

                            as opções que colocaste, por serem versões longas, já é uma condicionante ao desempenho em tt,
                            mas dos 3, sem duvida, o Pajero, ainda irás beneficiar de um bom conforto em estrada.

                            terias ainda o Land Cruiser Td, e algumas pickups,
                            o Land Cruiser acho muito pesado e (muito) pouco agil,
                            e as pickups, nem são boas na estrada, nem no monte,
                            Editado pela última vez por rsk; 12 November 2015, 11:06.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                              os consumos dos Td5 está na boa média dos 10 aos 100km em utilização normal.

                              as opções que colocaste, por serem versões longas, já é uma condicionante ao desempenho em tt,
                              mas dos 3, sem duvida, o Pajero, ainda irás beneficiar de um bom conforto em estrada.

                              terias ainda o Land Cruiser Td, e algumas pickups,
                              o Land Cruiser acho muito pesado e (muito) pouco agil,
                              e as pickups, nem são boas na estrada, nem no monte,
                              Eu sei do que falas, um primo meu tem uma L200 de 98 e aquilo abana por tudo que é lado... também andávamos a subir pedras assim dizendo, contudo a suspensão podia ser mais dura pra não se sentir muito no interior!!!

                              Quanto as outras opções, um Land Cruiser menos que 9.000€ não consigo encontrar, ou seja, é caro!!!

                              Contudo eu já gostava do Pajero e irei continuar a gostar dele... é pena que são poucos a serem vendidos e os que se encontram a venda menos que 7.000€ não consegues comprar e já com mais de 200.000 km em cima!!!

                              Apesar de ser de 98 é um carro que ainda se torna caro a sua compra!!!

                              Comentário


                                #16
                                Não te fixes nos km, mas sim no estado real da viatura. O jipe deverá ser adaptado ao tipo de utilização que lhe irás dar.

                                Olha eu comprei um jipe, com 19 anos e 251k km, dos que referes no tópico e fui a Dakar, e voltei...

                                Quanto à questão dos jipes longos, eu era céptico até ter um. Mas o TT que gosto é de viagem e não de subidas impossíveis e charcos por cima do capot.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Não te fixes nos km, mas sim no estado real da viatura. O jipe deverá ser adaptado ao tipo de utilização que lhe irás dar.

                                  Olha eu comprei um jipe, com 19 anos e 251k km, dos que referes no tópico e fui a Dakar, e voltei...

                                  Quanto à questão dos jipes longos, eu era céptico até ter um. Mas o TT que gosto é de viagem e não de subidas impossíveis e charcos por cima do capot.
                                  Like!

                                  Está tudo dito:

                                  - Fixa-te no estado da viatura. Isto é válido em todas as viaturas mas nos TTs então...

                                  - Depende do que precisas/gostes e do uso que lhe vais dar.

                                  (O Pagero tem uma transmissão muito evoluída. Vais usa-la ou necessitar efectivamente dela?)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    Se a escolha fosse minha, era o Pajero, na minha opinião está um degrau acima relativamente aos outros.
                                    Concordo, mas o projeto tem um ar muito mais antigo. Escolheria o Terrano.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      Like!

                                      Está tudo dito:

                                      - Fixa-te no estado da viatura. Isto é válido em todas as viaturas mas nos TTs então...

                                      - Depende do que precisas/gostes e do uso que lhe vais dar.

                                      (O Pagero tem uma transmissão muito evoluída. Vais usa-la ou necessitar efectivamente dela?)
                                      A nível de uso... é propriamente o uso que o Ruie34 disse, será um uso maior em cidade e pra alguns passeios soft em que um carro utilitário não dava pra fazer!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um TT longo para uso maioritário em cidade?

                                        Para os passeios soft não deves ter grandes problemas, é uma questão de encontrares um em bom estado, fiável e que te agrade. Do ponto de vista das aptidões puras do modelo não necessitas ser muito exigente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Um TT longo para uso maioritário em cidade?

                                          Para os passeios soft não deves ter grandes problemas, é uma questão de encontrares um em bom estado, fiável e que te agrade. Do ponto de vista das aptidões puras do modelo não necessitas ser muito exigente.
                                          Eu concordo contigo no que dizes que para uso mais em cidade não devia querer um TT grande... o Pajero pelas suas aptidões e características em TT parece ser uma grande opção pra mim, não falo do Pajero de 1994, mas sim do Pajero de 98 em que têm um estilo mais moderno!!!

                                          O porque de querer um TT de 7 lugares, somente porque o Pajero a nível de equipamento é mais completo na carroçaria longa, falo em tecto de abrir e ar condicionado individual traseiro!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            São 3 veículos muito perecidos nenhum deles é um cancro... Escolhe uma unidade que esteja nas melhores condições e avança, tentando fazer o melhor negocio possível.

                                            Atenção que cada vez é mais raro encontrar algo capaz no mercado. Mas ainda há alguma coisa e com 3 modelos à escolha o leque alarga.

                                            Escolhe um que esteja de origem, e guarda alguma orçamento para uma revisão a fundo e futuras reparações.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                                              A nível de uso... é propriamente o uso que o Ruie34 disse, será um uso maior em cidade e pra alguns passeios soft em que um carro utilitário não dava pra fazer!!!
                                              A sério? para uso maioritário em cidade? Nem sei para quê investires tanto...Porque não um Terrano I daqueles até 95? Tens a vantagem de caso apanhes uma portagem ser classe 1, mas para o que precisas até um suzuki jimny dá....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                                                A gama discovery por acaso até são TT que aprecio, mas nunca apreciei de tal modo como aprecio por exemplo o Pajero... visto que posso estar errado no que vou dizer, mas a maior parte ou até mesmo todos os Land Rovers têm 4x4 permanente ou seja pra quem anda em cidade tracção 4x2 era melhor a nível de consumo!!!
                                                O Pajero gasta mais do que qualquer Discovery (motores a diesel de 4 e 5 cilindros), mesmo considerando a tracção permanente.

                                                Não entendo é como o Terrano 2 vendeu mais do que o Pajero. É que na estrada, actualmente, terranos quase nem vê-los...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Não te fixes nos km, mas sim no estado real da viatura. O jipe deverá ser adaptado ao tipo de utilização que lhe irás dar.

                                                  Olha eu comprei um jipe, com 19 anos e 251k km, dos que referes no tópico e fui a Dakar, e voltei...

                                                  Quanto à questão dos jipes longos, eu era céptico até ter um. Mas o TT que gosto é de viagem e não de subidas impossíveis e charcos por cima do capot.
                                                  isso aplica-se a todo e qualquer veiculo !

                                                  mas uma coisa onde estás certo, é que um carro chassis longo é mais adaptado a estradões, dunas ou pistas rolantes,
                                                  o melhor compromisso anda nas 100 polegadas.


                                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                  A sério? para uso maioritário em cidade? Nem sei para quê investires tanto...Porque não um Terrano I daqueles até 95? Tens a vantagem de caso apanhes uma portagem ser classe 1, mas para o que precisas até um suzuki jimny dá....
                                                  pois claro!!!! alias é o que vê mais, loiras com X5 e ML a empatar nas cidades, mas a o jioe é para isso mesmo, não?

                                                  no entanto, nem se vai muito longe, um Freelander é o carro mais adequado, e com caixa septronic ainda ficarias surprendido com o desempenho em TT.
                                                  Editado pela última vez por rsk; 12 November 2015, 11:16.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                    O Pajero gasta mais do que qualquer Discovery (motores a diesel de 4 e 5 cilindros), mesmo considerando a tracção permanente.

                                                    Não entendo é como o Terrano 2 vendeu mais do que o Pajero. É que na estrada, actualmente, terranos quase nem vê-los...
                                                    para os Terranos II, a maioria foram esventrados para extrair a quintessência do que o carro prometia.

                                                    vendidos como maquinas eximinias no monte, rapidamente chegam aos limites, e toca a abrir admissão, aumentar pressão do turbo, e toca a mandar cavilha por esses trilhos fora ....e ..... la foi-se acabando com a especie.
                                                    dos poucos carros que estão à venda, ou encontras uma versão de origem que andou pelas mãos de um pastor alentejano, ou sujeita-se a um carro que passou pelas mãos de Quins Garageiros que na obscuridão de garagens de aldeias, foram tornando essas maquinas em autenticas caldeiras que deitam tanto fumo como consomem oleo.

                                                    mas sim um Terrano II é um TT honesto para o uso que a maioria dá.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                      basicamente 3 escolhas muito medianas para tt ...... são longos e depois depende das tuas expectativas.

                                                      no entanto o Pajero será o carro do qual irás tirar o melhor partido em TT,
                                                      se lhe meteres os pneus certos, esse carro faz umas maravilhas, e pela certa dos 3 será o que terá melhor cruzamento,

                                                      tive experiencia nos 3, o Mitsubishi em versão 2.5 curto e longo em V6, e o 2.5 era surprendentemente facil, o V6 só pecava por exigir um pouco mais de condução por ser a gasolina.

                                                      se quiseres arruinar-te em paciència à procura de p€ças sem que isso se traduza em qualquer vantagem no monte, escolhe o Monterey,
                                                      se quiseres fazer parte do grupo dos fumarentos e seres um perito em desculpas quando o teu carro ficar atascado, escolhe o Terrano.

                                                      não partilho da mesma opinião quanto aos consumos, o Monterey consome tanto como os outros ou até mais.

                                                      no final escolharia o Mitsubishi embora ache que nessa gama um Discovery II Td5 seria sempre uma boa alternativa.
                                                      O género de jipe óptimo para gente com dinheiro e que goste de pertencer a uma elite incompreendida

                                                      Jipe é japonês, ponto final.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Também deixo o meu bitaite, no leque dos 3, acho o Pajero e o Terrano superiores. Sendo longos é bastante mais provável que encontres 1 em boas condições ou sem grandes invenções.


                                                        Jipes com no mínimo 15 anos e em média 200 mil klms é necessário bastante cuidado na compra e ter algum € de lado para qualquer eventualidade que vai aparecer mais semana menos semana. Como a mecânica aguenta muito mais que um ligeiro por vezes a manutenção é descuidada.

                                                        Em relação ao que fazem no monte, havendo habilidade e ponderação não ficas mal com nenhum jipe.

                                                        Compra aquele que te der mais garantias de bom historial e manutenção. Não olhes muito aos prós e contras de cada modelo, pois não há jipes perfeitos.

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                                          - Opel Monterey 3.1 TD Limited Longo - 1998:

                                                          Esquece, é um cancro, volta e meia rebenta um tubo de refrigeração e queimas uma junta de cabeça rapidamente.
                                                          Peças caras e nenhum material na concorrência.

                                                          Cancro? Nenhum material da concorrência?

                                                          Esse tal "cancro" foi produzido na integra pela Isuzu Motors em Fujisawa no Japão!

                                                          https://en.wikipedia.org/wiki/Isuzu_Trooper

                                                          Usa o mesmíssimo motor da série 4J que encontras num Isuzu Serie N da decada de 90.

                                                          Material da concorrência encontras com a mesma dificuldade para um Toyota, Mitsubishi, etc.

                                                          Não confundir o Monterey com o Frontera! Bem diferentes.
                                                          Editado pela última vez por Ribsan; 12 November 2015, 14:06.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rikuza Ver Post
                                                            Sem dúvida o Pajero 2.8td
                                                            O nissan tambem é muito bom, o Opel é melhor descartar so problemas que nao acabam..
                                                            Mas do conheçimento que tenho um amigo do trabalho é viciado em monte e tem um Pajero ele so dis bem daquilo e em termos de motor é de GUERRA nunca mais acaba..
                                                            Peças caras? Qualquer marca Japonesa, Coreana é cara nao se pode escolher a dedo, Toyota, mazda, honda, mitsubishi, nissan, hyundai ( japonesas e Coreanas é tudo em termos de peças caras).
                                                            Pelo que conheço de outros topicos, conhecimento automóvel não é muito o teu forte, contudo concordo com a ultima parte do quote.

                                                            Comentário

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