Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motas... Ajuda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motas... Ajuda

    Antes de mais pesquisei e não consegui encontrar categoria para colocar o meu post. Fica a info à moderação que pode alterar.


    E pá... Deu-me na cabeça para comprar uma pequena moto/scooter mas não entendo nada, nada disto e estou com dúvidas sobre carta/seguro/mudança de nome de uma mota.

    Em primeiro lugar, o que mais me faz confusão são os anúncios de motas com registo camarário... outras com "matricula amarela"... outras "branca"... e outras com IMTT... Outros com documentos e declaração de venda. Qual é a diferença?

    Se adquirir uma mota com registo camarário posso fazer o registo no imtt e obter um documento único como de um carro para poder circular na via pública? E já agora alguém tem ideia do preço para alterar de nome uma mota?

    Nota: Se a mota tiver documentos e declaração de venda assinada, pode já o dono ter feito o abate e consequentemente inviabilizar a passagem de nome, correcto?

    Outra coisa, pode parecer estúpido mas não sei: Uma mota paga IUC?



    Em segundo: seguros. Estive a verificar e alguns anúncios dizem que motas eléctricas não precisam de seguro?! Qual é o enquadramento legal disto? Se for uma mota com menos de 49cc precisa de seguro para circular na via pública? E de 125cc? Já fiz simulações e de 50cc já se faz seguro, mas é obrigatório?



    Em terceiro lugar: carta de condução. Já fui ao site do IMTT e parece-me que com carta B posso conduzir motociclos até 125cc sem necessitar de fazer mais nada. Estou correcto?


    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Obrigado.


    #2
    1º As motos tal como os carros pagam IUC, tens aqui a tabela: http://impostosobreveiculos.info/tab...acao-iuc-2015/ , motociclos anteriores a 1992 estão isentas de imposto.

    2º Sim tens de fazer seguro andem a agua vinho ou azeite...

    3º Com carta categoria B podes conduzir motociclos de 125cc(11Kw) e que não excedam 0,1Kw/Kg.

    Não te respondi à primeira parte da 1ª pergunta porque primeiro não sei, segundo se queres uma mota/scooter não te compensa em nada estares a comprar motos com 50cc e a tal matrícula amarela...

    Só uma coisa, motociclos com matrícula amarela não podem andar em auto estradas e vias reservadas como por exemplo o IC-19

    Comentário


      #3
      Nunca te precipites e confirma sempre tudo primeiro com quem sabe....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por neumon Ver Post
        ...

        3º Com carta categoria B podes conduzir motociclos de 125cc(11Kw) e que não excedam 0,1Kw/Kg.

        ..
        Falta um pormenor: tens de ter mais de 25 anos.

        (#) Todos os titulares de carta de Condução para a Categoria B, maiores de 25 anos, ou sejam titulares de habilitação para a condução de ciclomotores, podem conduzir veículos da categoria A1.

        http://www.acp.pt/autos/informacoes-...as-de-conducao

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por omerta Ver Post
          Falta um pormenor: tens de ter mais de 25 anos.

          (#) Todos os titulares de carta de Condução para a Categoria B, maiores de 25 anos, ou sejam titulares de habilitação para a condução de ciclomotores, podem conduzir veículos da categoria A1.

          http://www.acp.pt/autos/informacoes-...as-de-conducao
          Pois falta

          obrigado

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X