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Um fusível e desonestidade dos fabricantes

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    Um fusível e desonestidade dos fabricantes

    Um dos carros do meu irmão é uma carrinha Renault Mégane II DCI, de 2007.

    Há uns dias, à noite, ao engatar um pequeno atrelado de carga, reparou que as luzes de presença (do atrelado) não funcionavam. Estava a chover e, debaixo de chuva, foi verificar se se trataria de algum problema nas lâmpadas, mexeu nas palhetas dos casquilho, etc, parecia estar tudo bem. Resultado: ao voltar a encaixar a ficha de energia na carrinha, esta imediatamente ficou sem luzes de presença.
    Provocou um curto circuito.

    Pegou no manual de instruções à procura da caixa dos fusíveis e acedeu à caixa que está no habitáculo. Nesta caixa existem os fusíveis que comandam a "vida" a bordo: ar-condicionado, chaufagem, vidros eléctricos, etc.
    O fusível das luzes, entre outros, está, porém, na caixa situada no compartimento do motor.
    Procurou, procurou e não viu forma de aceder a essa caixa.

    No dia seguinte passou na Renault e foi falar com o mecânico conhecido dele, que, de imediato, lhe disse:
    "Fundiste um fusível das luzes ? Estás fod***. Nós aqui na Renaut demoramos quase 3 horas a substituir um".

    E porquê ?

    Porque num carro destes, para substituir qualquer um dos fusíveis existentes na caixa situada no compartimento do motor, são exigidos os seguintes passos:

    1 - remover a bateria;
    2 - Desmontar o prato/suporte da bateria;
    3 - Desmontar uma tampa;
    4 - Retirar a caixa do ar-condicionado;
    5 - Retirar a centralina da injecção (e desligar os respetivos cabos)
    6 - Desmontar uma caixa;
    7 - Caixa essa na qual está inserida uma outra caixa;
    8 - Na qual, por sua vez, está inserida uma terceira caixa e que é a dos fusíveis, Os quais estão virados ao contrário. Para baixo.
    Tipo matrioska.

    Sendo certo que, com a retirada da bateria, caso não seja feita ua ligação directa, será necessário, depois, voltar a programar os vidros e, possivelmente, realinhar a direcção ou programar qualquer coisa relacionada com a direcção assistida.

    Isto por um fusível - peça de algum desgaste, embora normalmente muito duradouro - de custo absolutamente insiginificante e que poderá ser afectado quando se ligue qualquer dispositivo à corrente do carro (um telemóvel, uma lanterna, etc, etc).

    Tenho um carro que, embora não sendo construído na Alemanha, é de concepção alemã.

    Hoje à noite abri o capot e fui confirmar quanto tempo demoraria, numa situação idêntica, a aceder à caixa dos fusíveis.

    5 segundos... o tempo de retirar a tampa.

    Deixo a imagem


    uploading images

    Não existe justificação mecânica nenhuma para que uma mera substituição de um fusível implique, necessariamente, uma deslocação (demorada) a uma oficina, a não ser uma brutal falta de honestidade de uma marca, no intuito de, cobrar dezenas de euros para substituição de um componente que custa alguns cêntimos.

    Não conheço outros casos, mas não vejo um construtor alemão a ter uma atitude mesquinhas destas...
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por JPR; 12 November 2015, 21:46.

    #2
    Os franceses sao terriveis nesse aspecto, embora esta situacao supere tudo o que vi de mal concebido ate hoje por parte deles.

    Bolas....

    Comentário


      #3
      Simples, diz ao teu irmão que vá a um bom electricista auto e que mande colocar a caixa de fusíveis em sitio mais acessível.

      Comentário


        #4
        O Mégane foi feito para se ganhar dinheiro (e cada vez mais os carros actuais ).
        Por acaso tenho um familiar que trocou esse mesmo fusível também numa Mégane II.
        E é verdade, teve de retirar a bateria e uma data de porcarias para lá chegar. Agora não acredito que um mecânico experiente que trabalha na Renault o faça em 3 horas. Se fizer em 20 minutos é muito. Mas dá trabalho.
        Programar vidros e qualquer coisa da direcção assistida é treta.

        Procura um vídeo no Youtube com um turco...mas cuidado que o gajo na parte final mete-se a puxar umas coisas à bruta e já sei que não é bem assim. Por acaso existe pouca informação em relação a esse assunto da Mégane.

        Comentário


          #5
          Ficam aqui os três vídeos, podes precisar.
          O tal que falava é o último, afinal é tunisino, mas o tipo é um bocado assassino... ( penso que é o que precisas pois também é um DCI )

          https://www.youtube.com/watch?v=JCMWEK-e99k
          https://www.youtube.com/watch?v=yq-Ui69C7y4
          https://www.youtube.com/watch?v=Yabzzgam_-A

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
            Simples, diz ao teu irmão que vá a um bom electricista auto e que mande colocar a caixa de fusíveis em sitio mais acessível.
            isso deve ficar barato e depois já pode fundir fusíveis todos os dias

            Comentário


              #7
              Há um ano liguei uma lanterna no isqueiro do meu corolla e12 e fundiu-se um fusível. Fui á Toyota e substituíram em 2 minutos. Não paguei um único cêntimo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                Não conheço outros casos, mas não vejo um construtor alemão a ter uma atitude mesquinhas destas...
                Não fazia ideia deste caso! Nem faz sentido nenhum. Gostava de saber se nos motores a gasolina também têm a caixa no mesmo local, só por curiosidade.

                De qualquer forma, quando ao que falas dos Alemães, aqui há uns anos os Japoneses eram considerados os mais "limpos" nestas coisas. As caixas dos filtros de ar abriam-se à mão e tinham o cuidado de ter as peças de maior desgaste acessíveis dentro dos possíveis. Aliás, por uma foto de um capot aberto e sem indicações sabia-se que era um layout japonês.

                Hoje em dia não sei se ainda será assim, a mecânica tem-se uniformizado um bocado.

                Comentário


                  #9
                  duplicado....

                  Comentário


                    #10
                    Tenho um Megane 3 a gasolina e felizmente é fácil de trocar. Não conhecia este "problema" nos II

                    Comentário


                      #11
                      Não é só a Renault , em geral os seus carros na concessão e acessos ficam a uns anos luz dos alemães. É fusíveis, e outros de ar (scenic), e as lâmpadas das luzes e stops.. Imagino um sujeito queimar o fusível de arranque no meio da Serra... Então com a família em dia de passeio.. É uma pilha de nervos

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho um Megane II e concordo com o teu post de forma geral, no entanto existem alguns pormenores que precisam de atenção.


                        Antes demais, não tendo conhecimento sobre os esquemas de instalação das fichas do reboque, não é suposto existir outra protecção? Provavelmente um fusível junto à ficha seria suficiente, como costuma existir um fusível na traseira dos auto-rádios, por exemplo.


                        Em relação ao tempo de mão-de-obra na Renault, isso só pode ser a brincar, porque 3 horas é absolutamente ridículo.


                        Quanto ao procedimento descrito por ti, a parte da caixa do ar-condicionado está a mais, assim como as caixas dentro de caixas.


                        O vídeo no YouTube postado anteriormente é claro, aos 15 minutos a caixa dos fusíveis estava aberta, demorou tanto porque andou de volta da cablagem da ECU. https://www.youtube.com/watch?v=Yabzzgam_-A


                        A bateria pode ser desligada sem qualquer problema, basta após ligar colocar o código do rádio, acertar a hora, e programar os vidros. A programação consiste em simplesmente carregar no botão de fechar durante 5 segundos em cada vidro.


                        A parte do alinhamento de direcção, não sei quem o disse, mas nem merece comentários.


                        De notar que este tipo de caixa de fusíveis apenas está presente nos Megane II Fase 2 (2006-2008). Como pode ser verificado neste link: http://www.meganeownersclub.co.uk/fo...ic.php?t=12185


                        No Fase 1 (2002-2006) o aspecto é este, fotos do meu carro:








                        Comentário


                          #13
                          Não conheço outros casos, mas não vejo um construtor alemão a ter uma atitude mesquinhas destas... - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....esLKAXeZ.dpuf
                          Vai mudar a correia de distribuiçao a um A4 , tens de retirar a frente toda do carro !

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                            Vai mudar a correia de distribuiçao a um A4 , tens de retirar a frente toda do carro !
                            Sim, mas é uma intervenção que está preparada para assim ser feita.

                            A desmontagem e montagem da frente, além de ser prática, torna a troca da distribuição bastante "simples".

                            Comentário


                              #15
                              Há uns tempos tentei aceder aos fusíveis de um Mégane desses (de 2004) e não consegui. Ou melhor, não tentei muito, porque era de noite e o carro também não é meu.
                              Foi aí referido que o acesso dos japoneses a estas coisas é mais fácil e, quando tive que mudar um fusível a um japuna também fiquei, realmente, com essa sensação.

                              Quanto aos alemães, sentimentos mistos por aqui, devido ao esquema com a posição dos fusíveis. Entre os dois alemães em que já tive que andar de volta da caixa de fusíveis no habitáculo, um tinha o esquema correcto na tampa, fixe. O outro tem um esquema no manual com as posições dos fusíveis erradas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
                                Há uns tempos tentei aceder aos fusíveis de um Mégane desses (de 2004) e não consegui. Ou melhor, não tentei muito, porque era de noite e o carro também não é meu.
                                Foi aí referido que o acesso dos japoneses a estas coisas é mais fácil e, quando tive que mudar um fusível a um japuna também fiquei, realmente, com essa sensação.

                                Quanto aos alemães, sentimentos mistos por aqui, devido ao esquema com a posição dos fusíveis. Entre os dois alemães em que já tive que andar de volta da caixa de fusíveis no habitáculo, um tinha o esquema correcto na tampa, fixe. O outro tem um esquema no manual com as posições dos fusíveis erradas.
                                Sim , mas no confere a pequenas manutençoes os carros alemães são mais bem reestruturados para o efeito

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                                  #17
                                  Que parvoíce estarem a tentar fazer uma guerra franceses vs alemães, com isto. Este fórum é só guerras parvas. Todos os construtores sejam de que nacionalidade forem tentam ganhar dinheiro nestes pequenos serviços de pós-venda. É nos serviços pós-venda que eles ganham uma boa parte dos lucros.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                                    Sim , mas no confere a pequenas manutençoes os carros alemães são mais bem reestruturados para o efeito
                                    Isso é relativo. Acho que todas as marcas, acabam por deixar algumas pequenas coisas com acesso mais dificultado. Seja o caso destes Méganes com a caixa de fusíveis ou aceder às lâmpadas, sejam filtros de óleo com acesso um bocado mais manhoso ou, por exemplo, já que falas em alemães, baterias em locais em que tens que tirar 1 ou 2 plásticos - que facilmente se desmontam, diga-se - para conseguires acesso ao local de modo a substituíres a bateria (A4 B5).

                                    Pessoalmente, não acho que seja uma "conspiração" para ganharem mais no pós-venda. Diria que é mais uma solução de compromisso, sacrificas uma coisa em prol da outra, também há cada vez mais "tralha" para pôr no compartimento do motor...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Atenção q n e minha intenção fomentar uma guerra de construtores. No passado isso até me passava ao lado, olhando si para a estetica, performance. Hoje e tudo diferente pois os euros n abundam ligo a escolha de uma viatura tento contabilizar tudo de forma a minimizar custos do dia a dia, mesmo q o custo da viatura seja mais elevado como foi o MB E220cdi 2003, pode ser lento apesar de ter 206cv 500nm (repro) pois são 1930kg de carro, nas se tb tiver um azar de acidente o resultado de tanta chapa, 12 airbag devem fazer a diferença... Pelo meio fica revisões de 120eur fora da marca, poltronas com massagem aquecidas e ventiladas 4 saídas independentes de AC, e um som Harman kardon e tv... Este carro foi escolhida a dedo.. Ja agora fusíveis no motor só levantar a tampa e na mala asdim como a bateria. Mais uma vez esclareco n e intenção levantar guerras, mas qd se compra algo, seja um carro, telemóvel etc... N se deve seguir ideias temporais, mas um todo e adquirir o q realmente faz falta, sem perder de vista a pós compra assim como os seus custos
                                      Editado pela última vez por Billkid; 14 November 2015, 20:00.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                        Que parvoíce estarem a tentar fazer uma guerra franceses vs alemães, com isto. Este fórum é só guerras parvas. Todos os construtores sejam de que nacionalidade forem tentam ganhar dinheiro nestes pequenos serviços de pós-venda. É nos serviços pós-venda que eles ganham uma boa parte dos lucros.
                                        Isto é só teorias da conspiração.
                                        As marcas iam agora inventar formas de "comer" dinheiro aos clientes com a manutenção de fusíveis que duram 8 anos?
                                        Para isso metiam a caixa de fusíveis dentro do motor e metiam fusíveis mais fracos para queimar de 15 em 15 dias.. depois tinham de abrir o motor, para trocar o fusível, tinham de trocar a distribuição, etc...
                                        Não, são uns "mamões" que metem a caixa de fusíveis num sitio que de 8 em 8 anos temos de desmontar a bateria....

                                        PS: e isto porque andamos a inventar nas ligações do reboque...

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                                          #21
                                          Diria mesmo que a seriedade/honestidade do maior construtor Alemão para com os seus clientes é inquestionável...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                            Diria mesmo que a seriedade/honestidade do maior construtor Alemão para com os seus clientes é inquestionável...
                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                            Que parvoíce estarem a tentar fazer uma guerra franceses vs alemães, com isto. Este fórum é só guerras parvas. Todos os construtores sejam de que nacionalidade forem tentam ganhar dinheiro nestes pequenos serviços de pós-venda. É nos serviços pós-venda que eles ganham uma boa parte dos lucros.

                                            Não diria melhor!
                                            O que se pode dizer é que antigamente eles pensavam na parte prática. Hoje em dia só se pensa em ganhar dinheiro. Qualquer que seja o construtor.
                                            Mas continuem a defendê-los como se fossem vossas mães.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                              No dia seguinte passou na Renault e foi falar com o mecânico conhecido dele, que, de imediato, lhe disse:
                                              "Fundiste um fusível das luzes ? Estás fod***. Nós aqui na Renaut demoramos quase 3 horas a substituir um".
                                              O custo da peça é tão insignificante que para se obter lucro há que recorrer a manobras menos claras e cobrar uma pipa de massa disfarçada na MO...

                                              Comentário

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