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Avanços Tecnológicos no automóvel - 40 anos para trás - 40 anos para a frente

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    Avanços Tecnológicos no automóvel - 40 anos para trás - 40 anos para a frente

    Ontem, na conversa de deitar fora, vulgo conversa de almoço, começámos a divagar sobre :

    Olhando para trás, qual o avanço tecnológico mais significativo no automóvel de todos os dias nos últimos 40 anos (desde os anos 60 ou 70 para os carros de hoje) ?

    Ficámos pelo seguinte:

    - Segurança;

    - Generalização da utilização da eletrónica (quer na gestão do desempenho do motor e chassis, quer na utilização de "infotainment")

    E eu acrescento agora olhando para o futuro:

    Para os próximos 40 anos, qual irá ser o avanço tecnológico que se perspectiva ?

    - Unidades motoras muito mais compactas e com muito melhor desempenho (penso que não há dúvida, pois o combustível líquido vai ser muito caro);

    - Mobilidade autónoma (generalização da dependência do GPS ??? )

    - Mobilidade elétrica (as petroliferas talvez não vão deixar, mas dá-me ideia que vão ter de entrar no negócio da eletricidade).

    #2
    Carros elétricos e autónomos, é a minha previsão.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
      Carros elétricos e autónomos, é a minha previsão.
      Concordo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
        Carros elétricos e autónomos, é a minha previsão.
        o eléctrico acho que vai depender dos avanços tecnológicos (e dos interesses por trás disso), mas a questão da autonomia duvido que seja muito fácil de implementar, ou se há sequer interesse para isso.

        para já, os motivos éticos e morais por trás do próprio conceito: inteligência artificial, alem de ser inteligente é artificial e propenso a certas falhas e demasiado dependente da electrónica adjacente. Ora, haja uma pequena falha e é o suficiente para uma catástrofe de proporções astronómicas, metendo a segurança de todos os que estão na estrada em perigo e prevendo a possibilidade de uma pessoa aparecer a frente do carro, como numa zona com pouco movimento e a pessoa atravessa a estrada onde calha. Isto e outras situações que testemunhamos e vivemos na estrada, dentro e fora de zonas urbanas.

        em segundo lugar, os custos. a electrónica é dimensionada com certos padrões que garantem que funcione durante X tempo no mínimo, e quando maior é esse período, maior será o custo de produção. Isto aliado à necessidade de um processador capaz e duma rede de comunicação quase neuronal entre todos os carros (eles vão ter de comunicar), torna-se um custo muito elevado para um carro. e acho que todos concordamos que vivemos num país onde o custo de aquisição de um automóvel já é algo. Se o custo chegou onde está actualmente só com o acrescentar de um sistema de infotainment, imaginem quanto custará para acomodar todos os custos de desenvolvimento do sistema. Um carro deixaria de estar ao abrigo da carteira do comum dos mortais.

        Depois existem ainda o problema da diversidade de marcas e sistemas que existem. Teriam de ser pensados protocolos de comunicação entre sistemas e normas de fabrico para dar a liberdade de cada fabricante produzir o seu sistema. Quantos mais sistemas diferentes, maior será a probabilidade de haver falhas.

        E os carros velhos? vamos passar a proibir carros que nao se conduzam sozinhos? so vão ser permitidos classicos? ou vão começar a haver adaptações? vamos esperar que os carros velhos morram? ou esses carros autonomos vao poder circular no meio dos normais? ai ainda o carro tem de prever o que o outro vai fazer.

        Existem uma série de questões a ponderar antes de um carro autonomo ser aceite pela população. ainda temos medo de um carro a GPL, acham que aceitaremos um carro autonomo? ou é a skynet a começar?

        Portanto, existem aqui 2 questões: "se devemos" e "se vale a pena". E isto fui só eu a tentar colocar questões que poderiam ser levantadas, quem não os queira mesmo (por teimosice, medo, o que fosse) há de arranjar muitas mais.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por guisas Ver Post
          Ontem, na conversa de deitar fora, vulgo conversa de almoço, começámos a divagar sobre :

          Olhando para trás, qual o avanço tecnológico mais significativo no automóvel de todos os dias nos últimos 40 anos (desde os anos 60 ou 70 para os carros de hoje) ?

          Ficámos pelo seguinte:

          - Segurança;

          - Generalização da utilização da eletrónica (quer na gestão do desempenho do motor e chassis, quer na utilização de "infotainment")

          E eu acrescento agora olhando para o futuro:

          Para os próximos 40 anos, qual irá ser o avanço tecnológico que se perspectiva ?

          - Unidades motoras muito mais compactas e com muito melhor desempenho (penso que não há dúvida, pois o combustível líquido vai ser muito caro);

          - Mobilidade autónoma (generalização da dependência do GPS ??? )

          - Mobilidade elétrica (as petroliferas talvez não vão deixar, mas dá-me ideia que vão ter de entrar no negócio da eletricidade).
          Há 40 anos atrás no pós choque petrolífero de 1973 já se predizia para o presente a utilização de carros eléctricos em abundância e no entanto....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
            Carros elétricos e autónomos, é a minha previsão.
            Sem dúvida.

            Comentário


              #7
              Automóveis que voam e cujo combustível é lixo comum.

              Ahh espera, era só um filme.

              Comentário


                #8
                Vai haver avanços (aumentos) enormes na seca em que se transformou conduzir um automóvel...

                Comentário


                  #9
                  Teletransporte, em que a UBER vai ser a empresa líder na tecnologia...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Vai haver avanços (aumentos) enormes na seca em que se transformou conduzir um automóvel...
                    Ainda não acho que seja uma seca.

                    Quando deixar de conduzir é que vou ficar triste.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                      Há 40 anos atrás no pós choque petrolífero de 1973 já se predizia para o presente a utilização de carros eléctricos em abundância e no entanto....
                      Carros eléctricos já existiam no Séc. XIX, o problema sempre foi e continua a ser o mesmo: as baterias (autonomia e carregamento) e a sua reciclagem.

                      De resto, a condução de um carro eléctrico é superior a todos os níveis a um automóvel com motor a combustão, com excepção do som do motor, mas isso pode ser sintetizado artificialmente.

                      Comentário


                        #12
                        Mas as baterias estão neste momento a sofrer uma evolução que nunca tinham tido, e já temos marcas de carros eléctricos a vender em larga escala, o que também nunca tinha acontecido. Acho que mais 2 décadas são suficientes para a tecnologia amadurecer e ficar competitiva em relação aos carros a combustão. E 40 anos acho que são suficientes para o carro eléctrico dominar as estradas. Mas tudo pode acontecer, previsões não passam disso.

                        Comentário


                          #13
                          Para mim o maior avanço nos últimos 40 anos foi, sem dúvida, na tecnologia dos motores diesel! Curiosamente um dos grandes responsáveis é a VW, nomeadamente com o motor 1.5 d que equipou o Golf I e o resto já se sabe!

                          Quanto aos próximos 40 anos temo que seja a condução completamente autónoma, mas eu sou um daqueles que vai resistir até onde for humanamente possível!

                          PS: por mim quase que podia ficar assim, desde que os carros poluíssem menos e fossem (ainda) mais seguros!

                          Comentário


                            #14
                            Os elétricos que há 40 anos eram uma grande promessa têm-se revelado um flop. O seu mercado é diminuto e para 40 anos a evolução tem sido muito lenta. Se atentarmos à baixa do petróleo no presente, mais negro se afigura o seu futuro. J+a cá não devo estar, mas aposto que daqui a 40 anos ainda reinará o motor de combustão!

                            Comentário


                              #15
                              Ultrapassadas a limitações impostas pelas baterias, acredito que o elétrico rapidamente se imponha.

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                                #16
                                Algo que eu não entendo é porque é que não aparecem mais modelos com sistemas híbridos que funcionem de modo 100% eléctrico mas que utilizem um motor como gerador, como o Chevrolet Volt. É um sistema que alia a condução eléctrica, a uma grande autonomia. O sistema do Volt não é muito eficiente mas gostaria que as marcas europeias apostassem nesse tipo de tecnologia.

                                A PSA esteve a desenvolver um sistema híbrido a Ar comprimido que era excelente, foi inclusivamente testado pela imprensa e recebeu imensos elogios, mas que entretanto foi cancelado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                  Automóveis que voam e cujo combustível é lixo comum.

                                  Ahh espera, era só um filme.
                                  Carros que voam....sim nos anos 50 ou 60 houve um protótipo e anda por aí um protótipo dos anos 2000.

                                  Combustível = lixo comum, i.e. orgânico.....sim já se fizeram diversas experiências na utilização de metano e biogas em mobilidade motorizada. Além de existirem veiculos a gas natural, na Suiça em 2005, parte do gás natural continha 25% de biogás....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um aspeto que eu penso necessita de levar um grande avanço é nos materiais utilizados no interior. Os atuais, muito rapidamente entranham cheiros e ficam uma porcaria (bancos, forras tejadilhos, forras chão interior) eh pá, já retirámos as alcatifas das nossas casas, agora vivemos com elas nos carros ??????..... onde anda a velha napa que tantas viaturas equipou por todo o mundo ?!?!?!?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                      Algo que eu não entendo é porque é que não aparecem mais modelos com sistemas híbridos que funcionem de modo 100% eléctrico mas que utilizem um motor como gerador, como o Chevrolet Volt. É um sistema que alia a condução eléctrica, a uma grande autonomia. O sistema do Volt não é muito eficiente mas gostaria que as marcas europeias apostassem nesse tipo de tecnologia.

                                      A PSA esteve a desenvolver um sistema híbrido a Ar comprimido que era excelente, foi inclusivamente testado pela imprensa e recebeu imensos elogios, mas que entretanto foi cancelado.

                                      Lobby petroleiro ainda dita muitas regras....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                        Os elétricos que há 40 anos eram uma grande promessa têm-se revelado um flop. O seu mercado é diminuto e para 40 anos a evolução tem sido muito lenta. Se atentarmos à baixa do petróleo no presente, mais negro se afigura o seu futuro. J+a cá não devo estar, mas aposto que daqui a 40 anos ainda reinará o motor de combustão!
                                        Hoje vi um BMW i3 em Vila Real, uma cidade em que nunca tinha visto um veiculo eléctrico, apesar de ter vários postos de abastecimento eléctrico a apodrecer, herança do Pinócrates...

                                        A coisa está mudar. Pode ainda ser lentamente, mas está a mudar.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          Ultrapassadas a limitações impostas pelas baterias, acredito que o elétrico rapidamente se imponha.
                                          Baterias, rede de abastecimento exígua, custo elevado, difícil arranjar locais assistência. Muitas barreiras a quebrar. O GPL que tinha pernas para andar não avança por cá, quanto mais os eléctricos.

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                                            #22
                                            Uma grande evolução foi a colocação de AC nos carros de qualquer gama, melhora o conforto e por acréscimo a segurança.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Ultrapassadas a limitações impostas pelas baterias, acredito que o elétrico rapidamente se imponha.
                                              A RPC detém 90% de reserva de minério raro indispensável para dar um pulo tecnológico na autonomia de bateria eléctrica, dito de outro modo a única concorrência séria no minério localiza-se num único mercado da América do Sul.

                                              A electricidade como fonte individual de energia automóvel é um floop industrial a longo prazo, é coisa de pequeníssimo nicho global.


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                                                #24

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                  Uma grande evolução foi a colocação de AC nos carros de qualquer gama, melhora o conforto e por acréscimo a segurança.
                                                  E o ABS e a direção assistida. Inconcebível comprar um carro atualmente sem estes 3 itens!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                                    Baterias, rede de abastecimento exígua, custo elevado, difícil arranjar locais assistência. Muitas barreiras a quebrar. O GPL que tinha pernas para andar não avança por cá, quanto mais os eléctricos.
                                                    A rede de abastecimento é a rede eléctrica que chega a casa de todos. Se calhar o maior problema é esse, no dia em que os carros eléctricos estiverem generalizados, o que vai ser das gasolineiras?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vendem electricidade via nuclear ou renovável para rede doméstica e indústria, são as detentoras do Know-how e capital investido na área.

                                                      E nem aponto a patentes industriais e participação em capital social de muito construtor automóvel via fundo de investimento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                        Uma grande evolução foi a colocação de AC nos carros de qualquer gama, melhora o conforto e por acréscimo a segurança.
                                                        Concordo ! a generalização do A/C é um grande contributo.....longe vão as viagens de verão com as janelas todas abertas e cabelos esvoaçantes....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                          A RPC detém 90% de reserva de minério raro indispensável para dar um pulo tecnológico na autonomia de bateria eléctrica, dito de outro modo a única concorrência séria no minério localiza-se num único mercado da América do Sul.

                                                          A electricidade como fonte individual de energia automóvel é um floop industrial a longo prazo, é coisa de pequeníssimo nicho global.


                                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                          Há aqui uma grande confusão.

                                                          O Mirai é um carro eléctrico, mas em vez da energia ser armazenada em baterias, é armazenada na célula de hidrogénio.

                                                          O carro eléctrico é sem dúvida o futuro, é uma tecnologia fantástica, limpa, super eficiente, muito agradável de utilizar, etc., a questão está em descobrir uma forma de armazenar a energia de forma eficaz e em quantidade suficiente para ser viável no dia a dia.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O hidrogénio é o combustível, que faz o carro ter autonomia independentemente do tipo de bateria e material utilizado na construção desta.

                                                            Sem hidrogénio no abastecimento há autonomia reduzida quase a zero, é o problema do projecto de carros eléctricos puros ou híbridos a gasolina como o Toyota Prius.

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