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    Fórum Ontem, Hoje e Amanhã

    [Nota : O recurso ao estribilho da canção do José Cid é meramente estilístico, não implica nenhuma filiação ou preferência pela recentemente ressuscitada carreira do mesmo...]

    Falamos mesmo de carros, e de marcas, que - por uma razão ou outra perduraram no tempo, passando por várias fases.

    Exemplo: A BMW, antes da guerra era uma marca de segundo plano, quase desapareceu logo a seguir à II Guerra Mundial e afirma-se, como marca de prestígio e de futuro, nos nossos dias. Ou seja teve um Ontem do pior, um Hoje promissor e parece ter um Amanhã.

    A Rover, por sua vez, teve um Ontem glorioso, Hoje já só tem peças de substituição e não tem Amanhã.

    Algumas marcas não passaram do Ontem. Dêem uma saltada ao fórum Clássicos, Restauro e História do Automóvel e encontram por lá muitas que não passaram a prova do tempo.

    Destas, algumas conseguiram ressuscitar: A Maybach, por exemplo.

    Continuem, há milhares de marcas de automóveis... Das actuais, quais é que vos parecem que não vão ter Amanhã? E quantas, das que tiverem um Ontem-do-caraças, é que ainda faz sentido ressuscitar?

    #2
    Eu aqui tenho de referir a Opel. Uma marca que já foi bastante diferente do que é nos nossos dias e que provavelmente poucos conhecem a grandeza que teve noutros tempos. A Opel era a 2ª marca mais importante alemã, logo a seguir á MB até á década de 70 (em termos de posicionamento de mercado visto que vendia bem mais que a Mercedes). Tinha por exemplo modelos com motores V8 de cerca de 5 litros (Diplomat), bem como outros modelos fantásticos, onde destaco o Rekord Coupe o Manta e o GT. Talvez devido á politica da GM as coisas foram mudando com o passar dos tempos, e a BMW (por exemplo) ultrapassou claramente a Opel e hoje está onde está. Hoje é mais uma marca generalista que não marca a diferença que usufruiu noutros tempos.

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      #3
      Ou seja, haveria lugar para uma Austin hoje?


      Ou para a Simca?


      Por outro lado será que marcas como a Lancia, ainda terão amanhã?

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        #4
        É curioso falares na Opel, pois ela hoje só não é uma marca de "prestígio" porque a GM não deixou! Nos anos 30 a Opel tinha uma gama de automóveis de elevado gabarito com motores de 8 cilindros (os "Torpedo", entre outros), que estavam a começar a afirmar a marca nos segmentos de luxo, mas a GM entendeu que a marca deveria ter um carácter mais popular, inviabilizando a produção desses carros. Paralelamente, o início da II Guerra Mundial também não veio propriamente ajudar! Os V8 de que falas, com motores 4.6 e 5.4, vieram na época errada por 2 razões: 1) A crise petrolífera e 2) A imagem da Opel como produtora de viaturas "populares" (de que é melhor e maior exemplo o Kadett) já era demasiado forte. Para além disso, esses motores V8, ao contrário dos anos 30, não eram da Opel, mas da Chevrolet ;)

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          #5
          citação:Originalmente colocada por jomaso

          Eu aqui tenho de referir a Opel. Uma marca que já foi bastante diferente do que é nos nossos dias e que provavelmente poucos conhecem a grandeza que teve noutros tempos. A Opel era a 2ª marca mais importante alemã, logo a seguir á MB até á década de 70 (em termos de posicionamento de mercado visto que vendia bem mais que a Mercedes). Tinha por exemplo modelos com motores V8 de cerca de 5 litros (Diplomat), bem como outros modelos fantásticos, onde destaco o Rekord Coupe o Manta e o GT. Talvez devido á politica da GM as coisas foram mudando com o passar dos tempos, e a BMW (por exemplo) ultrapassou claramente a Opel e hoje está onde está. Hoje é mais uma marca generalista que não marca a diferença que usufruiu noutros tempos.


          Pois é. A Opel teve um ontem muito melhor que o Hoje. A continuar assim, também não lhe auguro um grandioso amanhã...

          Tens um Diplomat V8 aqui http://forum.autohoje.com/topic.asp?...2&whichpage=56

          Edit: Também é verdade o que diz o Lino Marques: São motores Chevy.

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            #6
            Lino as crises do petróleo da década de 70 vieram de facto mudar bastante as regras do mercado automóvel. Ainda hoje o meu pai fala das pechinchas que encontrava nessa altura á venda e ninguém as queria. Mas julgo que a GM deveria ter elaborado um projecto que permitisse num futuro voltar a posicionar a marca Opel onde sempre esteve. Mas provavelmente durante demasiado tempo a Opel foi posta ao abandono em termos de ambição. Neste aspecto a evolução da BMW é um exemplo fantástico de um projecto ambicioso que me parece, sabia desde o inicio onde queria estar. Falo na BMW porque era uma marca que estava bem atrás da Opel.

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              #7
              Quanto á Rover, já muito aguentou ela. Não existem praticamente nenhuma marca britânica que esteja nas mãos dos nacionais. Tirando as marcas artesanais de pouca produção, tudo o resto está inserido em grandes grupos não britânicos. Isto passou-se quer nas marcas de automóveis quer nas marcas de veículos comerciais. É uma pena o fecho da Rover....pode ser que daqui a alguns anos estejamos aqui a falar do seu regresso.

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                #8
                Ainda ontem reparei que os políticos britânicos - obrigados a continuar a apoiar a indústria automóvel nacional - andam agora de Vauxhal Vectra...

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