Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Negocio Automovel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Negocio Automovel

    Boa tarde a todos.

    Venho aqui expor uma situação que passou pela minha cabeça e pela de um amigo meu..

    Andamos a ver diversas possibilidades de abrir um negocio, desde agricultura até ao negócio de automóveis.

    Queria então alguns esclarecimentos da vossa parte acerca, obviamente, de automóveis.

    Pretendíamos abrir uma empresa, para que pudéssemos entrar em leilões e obter viaturas para depois vendermos.

    Como não queremos fugir a impostos nem nada que se pareça, queria saber quais os encargos existentes quando somos 2 trabalhadores apenas.

    E também acerca de o que teríamos de pagar se, por exemplo, comprássemos uma viatura por 4000 euros e depois a vendêssemos por 9000 euros (sem contar com eventuais arranjos).

    E saber se, na vossa opinião e tendo em conta que eu e o meu amigo temos um emprego estável, se o negocio é viável se vendêssemos 1 ou 2 carros por mês.

    Cumprimentos!

    #2
    Tópico a seguir

    Comentário


      #3
      resposta simples e rápida, arranjem um emprego, e esqueçam abrir uma empresa, sobretudo no sector automóvel, não duravam um mês...

      Comentário


        #4
        porquê? emprego já temos os dois. isto era so por diversão e para dar mais uns trocos..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
          porquê? emprego já temos os dois. isto era so por diversão e para dar mais uns trocos..
          então ainda mais me ajudas, vê-se mesmo que vocês estão só a ver facilidades, as coisas não são assim tão lineares como pensam, e de divertido isto não tem rigorosamente nada, sobretudo quando dá para o torto e dá prejuízo avultado para o vosso lado...

          se já tem empregos, deixem-se estar e procurem outras coisas que possam fazer algum dinheiro sem vos lixar em grande se correr mal...

          Comentário


            #6
            Eu tenho a opinião oposta... acho que o pior que se pode fazer é desencorajar alguém a lançar um negócio.

            Agora, preocupa-me que venhas para um fórum partilhar essa tua ideia e querer dicas. Se nós soubéssemos como fazer facilmente um negócio desses trabalhar, então com certeza um ou vários dos participantes deste fórum já o teriam feito. Assim sendo acho que o essencial é pensares TU nessas perguntas e eventualmente se tiveres algumas dúvidas concretas, perguntares.

            Assim sendo acho que os encargos são variados e não há uma resposta fácil uma vez que obviamente depende de como montares o negócio mas em traços gerais tens:
            - o custo de abrir a sociedade em si (depende de como a estruturares.. ENI, sociedade por quotas, ...)
            - custos administrativos usuais (contabilidade, gastos administrativos de transferência de propriedade e etc)
            - salários (depende se vais pagar algo a ti proprio ou simplesmente fazer distribuiao de resultados)

            agora os especificos do negocio:
            - Gasto grande nº1 - custo de fundo de maneio. Se queres comprar carros e depois vender vais ter bastante capital empatado em stock. Isso tem um custo
            - Gasto grande nº2 - como vais gerir as oficinas e afins? Certamente terás de fazer arranjos aos veículos. É bom que tenhas esta parte perfeitamente controlada
            - Gasto grande nº3 - "armazém". Onde vais guardar as viaturas em stock? tens um terreno privado? não convem ser na via publica porque aí tens de segurá-las o que é um custo enorme e incomportável
            - Gasto grande nº4 - garantias. Sendo um profissional terás de oferecer garantias aos teus clientes. Tens de acomodar isso no gasto nº2
            - Gasto grande nº5 - vendas. Como vais vender? Onde vais anunciar? Vais gastar do teu tempo também nisso


            De certeza que me falta muita coisa, mas como disse estas coisas são o que tu terás de pensar e elencar e mais importante que tudo, fazer uma estimativa razoável em números para ver se é possível ter margem para isto tudo.

            Comentário


              #7
              pois, eu so tou a ver as facilidades e queria saber quais as dificuldades, para por os pesos na balança.

              alguem?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                pois, eu so tou a ver as facilidades e queria saber quais as dificuldades, para por os pesos na balança.

                alguem?
                As dificuldades??

                Então no teu post inicial falas em comprar uma viatura por 4000€ e vender por 9000€... Achas mesmo que isso vai acontecer? Conheces suficientes casos em que isso tenha acontecido? Como crês que vais fazer valorizar uma viatura de 4000€ para mais do dobro do seu valor?

                Eu de certeza que não tenho as respostas a estas perguntas. Daí te dizer que és tu que tens de fazer contas e ver se a margem que tens em compra e venda de carros permite pagar os custos que vais ter.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                  As dificuldades??

                  Então no teu post inicial falas em comprar uma viatura por 4000€ e vender por 9000€... Achas mesmo que isso vai acontecer? Conheces suficientes casos em que isso tenha acontecido? Como crês que vais fazer valorizar uma viatura de 4000€ para mais do dobro do seu valor?

                  Eu de certeza que não tenho as respostas a estas perguntas. Daí te dizer que és tu que tens de fazer contas e ver se a margem que tens em compra e venda de carros permite pagar os custos que vais ter.
                  falei num exemplo. e tou a falar de comprar viaturas em leilão..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                    falei num exemplo. e tou a falar de comprar viaturas em leilão..
                    Se comprares um carro por 4.000€ e venderes por 9.000€ vais ter nas tuas contas dos impostos um ganho de 9.000€ e 4.000€ a abater + algumas despesas, depois do que sobra pagas impostos.
                    Sendo empresa irás pagar 21% de IRC.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                      falei num exemplo. e tou a falar de comprar viaturas em leilão..
                      Acho que não me estou a fazer entender... mas eu repito... que margem achas que vais ter nos veículos? Qual o grau de confiança que tens dessa margem cobrir os teus custos. A dificuldade é essa, ponto final.

                      E lá pela venda ser em leilão, achas que são só pechinchas? Se de facto é tão fácil fazer dinheiro nos leilões porque é que não há mais gente a fazê-lo? Ou seja, o que te quero dizer é que falar em "exemplos" é fácil. Fazer funcionar na prática é difícil e é nisso que tens de pensar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        Se comprares um carro por 4.000€ e venderes por 9.000€ vais ter nas tuas contas dos impostos um ganho de 9.000€ e 4.000€ a abater + algumas despesas, depois do que sobra pagas impostos.
                        Sendo empresa irás pagar 21% de IRC.
                        sim, trocar algumas peças ou algo do género. e eu falei em valores hipotéticos. tanto pode ser um lucro de 5 mil euros - impostos como um de apeas 200 ou 300 euros.

                        Comentário


                          #13
                          A minha sugestão é a seguinte: Tenta primeiro fazer isso a título pessoal, sem empresa. Se funcionar e perceberes que tem pernas para andar e para expandir, então abre a empresa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Se comprares um carro por 4.000€ e venderes por 9.000€ vais ter nas tuas contas dos impostos um ganho de 9.000€ e 4.000€ a abater + algumas despesas, depois do que sobra pagas impostos.
                            Sendo empresa irás pagar 21% de IRC.
                            23% é Iva sobre o Lucro de 5.000€ que dá 934,96€ - regime de bens em segunda mão, o resto é que é lucro (5.000-934,96-despesas) e este paga 21% mais derrama.

                            Mesmo assim, com essa margem, eu também montava um negócio desses.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                              A minha sugestão é a seguinte: Tenta primeiro fazer isso a título pessoal, sem empresa. Se funcionar e perceberes que tem pernas para andar e para expandir, então abre a empresa.
                              o meu amigo já fez isso, conseguiu um bom negocio com uma pick up da Toyota mas com valores um pouco diferentes. mas foi só uma vez. a questão é que para ir buscar um carro a leilão, precisa de ser uma empresa, certo? ou tou errado?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                                o meu amigo já fez isso, conseguiu um bom negocio com uma pick up da Toyota mas com valores um pouco diferentes. mas foi só uma vez. a questão é que para ir buscar um carro a leilão, precisa de ser uma empresa, certo? ou tou errado?
                                ? Mas o teu amigo fez isso ou não?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                                  o meu amigo já fez isso, conseguiu um bom negocio com uma pick up da Toyota mas com valores um pouco diferentes. mas foi só uma vez. a questão é que para ir buscar um carro a leilão, precisa de ser uma empresa, certo? ou tou errado?
                                  Não precisa de ser empresa. Basta estar colectado em nome individual para exercer a respectiva actividade.

                                  45110 - Compra e venda de veículos ligeiros.

                                  Apresentas o inicio de actividade na leiloeira, e toca a levantar a placa.
                                  Editado pela última vez por Gypsy; 23 November 2015, 20:32.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                    ? Mas o teu amigo fez isso ou não?
                                    fez mas não éra com empresa. de vez enquando sabes de uns negócios, compra e depois vende e fica com o lucro. mas não é nada em leilões.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Gypsy Ver Post
                                      Não precisa de ser empresa. Basta estar colectado em nome individual para exercer a respectiva actividade.

                                      45110 - Compra e venda de veículos ligeiros.

                                      Apresentas o inicio de actividade na leiloeira, e toca a levantar a placa.
                                      E fico a passar recibos verdes? É isso?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                        Eu tenho a opinião oposta... acho que o pior que se pode fazer é desencorajar alguém a lançar um negócio.

                                        Agora, preocupa-me que venhas para um fórum partilhar essa tua ideia e querer dicas. Se nós soubéssemos como fazer facilmente um negócio desses trabalhar, então com certeza um ou vários dos participantes deste fórum já o teriam feito. Assim sendo acho que o essencial é pensares TU nessas perguntas e eventualmente se tiveres algumas dúvidas concretas, perguntares.

                                        Assim sendo acho que os encargos são variados e não há uma resposta fácil uma vez que obviamente depende de como montares o negócio mas em traços gerais tens:
                                        - o custo de abrir a sociedade em si (depende de como a estruturares.. ENI, sociedade por quotas, ...)
                                        - custos administrativos usuais (contabilidade, gastos administrativos de transferência de propriedade e etc)
                                        - salários (depende se vais pagar algo a ti proprio ou simplesmente fazer distribuiao de resultados)

                                        agora os especificos do negocio:
                                        - Gasto grande nº1 - custo de fundo de maneio. Se queres comprar carros e depois vender vais ter bastante capital empatado em stock. Isso tem um custo
                                        - Gasto grande nº2 - como vais gerir as oficinas e afins? Certamente terás de fazer arranjos aos veículos. É bom que tenhas esta parte perfeitamente controlada
                                        - Gasto grande nº3 - "armazém". Onde vais guardar as viaturas em stock? tens um terreno privado? não convem ser na via publica porque aí tens de segurá-las o que é um custo enorme e incomportável
                                        - Gasto grande nº4 - garantias. Sendo um profissional terás de oferecer garantias aos teus clientes. Tens de acomodar isso no gasto nº2
                                        - Gasto grande nº5 - vendas. Como vais vender? Onde vais anunciar? Vais gastar do teu tempo também nisso


                                        De certeza que me falta muita coisa, mas como disse estas coisas são o que tu terás de pensar e elencar e mais importante que tudo, fazer uma estimativa razoável em números para ver se é possível ter margem para isto tudo.
                                        Elecas, alguém com uma visão empreendedora obrigado!

                                        Quanto à questão da garantia, não percebi uma coisa.

                                        Vamos supor que eu abro uma empresa (de outra atividade que não a automóvel propriamente dita) e compro esses carros em leilões para os usar como carros de serviço. depois, quando os quiser vender, preciso à mesma de dar garantia?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                                          Vamos supor que eu abro uma empresa (de outra atividade que não a automóvel propriamente dita) e compro esses carros em leilões para os usar como carros de serviço. depois, quando os quiser vender, preciso à mesma de dar garantia?
                                          Não entendi que querias que a empresa tivesse outra actividade que não compra e venda de veículos automóveis.

                                          Sendo assim, diria que não... mas estás a correr um risco uma vez que isso poderá ser contestado. Por outro lado, não sei se uma empresa sem essa actividade no CAE pode participar nos leilões porque a razão dessa exigência creio que tem a ver com temas fiscais também (IVA). Mas não tenho a certeza.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post

                                            Vamos supor que eu abro uma empresa (de outra atividade que não a automóvel propriamente dita) e compro esses carros em leilões para os usar como carros de serviço. depois, quando os quiser vender, preciso à mesma de dar garantia?
                                            Se a empresa não é de compra/venda de automóveis... não terás acesso aos leilões.

                                            Parece-me lógico.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho que seria mais fácil, comprarem carros a particulares , fazerem pequenas reparações e venderem como particulares


                                              Assim seria sempre negócio de particular para particular, e não tinha de dar garantias

                                              Se tu e o teu amigo perceberem de mecânica melhor, pois conseguem arranjar bons negócios de particulares e com um pouco de trabalho, conseguem obter algum lucro

                                              Pelo que sei existem também leilões de carros para particulares, não sendo necessário terem nenhuma actividade no ramo automóvel

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
                                                Acho que seria mais fácil, comprarem carros a particulares , fazerem pequenas reparações e venderem como particulares


                                                Assim seria sempre negócio de particular para particular, e não tinha de dar garantias

                                                Se tu e o teu amigo perceberem de mecânica melhor, pois conseguem arranjar bons negócios de particulares e com um pouco de trabalho, conseguem obter algum lucro

                                                Pelo que sei existem também leilões de carros para particulares, não sendo necessário terem nenhuma actividade no ramo automóvel
                                                isso tem algum site para eu puder sacar informações?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tópico a seguir.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    AndreGuerreiro, se realmente queres enveredar por esse negócio digo-te já que pode dar lucro.

                                                    O primeiro conselho que te dou é que tenhas uma conversa com alguém com conhecimentos de contabilidade para te dar umas luzes, pareces ter poucas bases. Os mínimos para estar colectado como ENI e entrar nesse mundo aprendem-se numas horas. Não é nada de extraordinário.

                                                    Depois como já te disseram, ninguém te vai contar aqui nenhum segredo. Aqui toda a gente ajuda, mas toda a gente protege um certo nível de conhecimento. Temos de admitir que o segredo é a alma do negócio.

                                                    Depois de teres as noções básicas, tens de planear como te vais dedicar a isso. Queres comprar carros de 2000 euros e vender por 3000? ou comprar de 20 e vender por 30 mil? Podes vender 10 carros de 3000 euros por mês ou 1 carro de 30 mil que ganhas o mesmo. Mas tens de planificar isso tudo. (isto foi um exemplo apenas, claro).

                                                    Vou dar-te o exemplo do sr onde comprei o meu ultimo carro. Rapaz novo, nem tem stand fixo, apenas um terreno alugado. Está coletado. Vende muitos carros com margens muito baixas mesmo. Fui ver o carro, não me chateou, deu-me a chave para a mão... tinha acabado de o receber de um stand retoma de novo. Nem lavado estava... nem sabia nada do carro, foi-se informar depois. Eu verifiquei tudo com os meus contactos (imtt, etc)

                                                    Vi o carro, gostei. Fiz-lhe um preço simpático em relação ao meu carro (o dele estava barato!). Não o pressionei para ele ficar com ele, porque eu vendia-o cá fora. Ele ficou com ele mas foi-lhe algo indiferente. Deu-me a escolher também.

                                                    Apesar de ser tudo com um aspecto em cima do joelho, o certo é que a factura do carro lá constou no e-factura muito pouco tempo depois... Portanto legalmente tenho garantia. Correu melhor que na maioria dos Stands que percorri.

                                                    Portanto não precisas de uma mega-estrutura para fazeres negócios sérios e ganhares um extra.

                                                    Tem atenção às garantias. O ideal é teres um protocolo de garantias compradas a uma seguradora.

                                                    PS: Depois vi o meu carro à venda, não teve os km adulterados apesar de contar com mais de 250 mil e ser a gasolina/GPL. O preço estava muito bom. Um tipo justo e sério. Volto lá quando precisar, claro.
                                                    Editado pela última vez por Vocsa; 24 November 2015, 14:58.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O negócio de compra e venda de usados é dos que maior rotação tem entre abertura e encerramento de empresas, o que demonstra bem que é tudo menos fácil singrar neste mercado. Não percebo como é que alguém que não tem luzes nenhumas desta actividade se lembra de investir nisto. Que vantagens competitivas face aos incumbentes pensa que tem?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                        O negócio de compra e venda de usados é dos que maior rotação tem entre abertura e encerramento de empresas, o que demonstra bem que é tudo menos fácil singrar neste mercado. Não percebo como é que alguém que não tem luzes nenhumas desta actividade se lembra de investir nisto. Que vantagens competitivas face aos incumbentes pensa que tem?
                                                        Dizes bem, empresas. A mim jamais me passaria pela cabeça abrir uma empresa neste ramo.

                                                        Mas como ENI e fazendo-o como extra em relação a outra actividade fixa... quem sabe, pode até resultar. O enquadramento é diferente, impostos, etc.

                                                        "Nós por cá" somos um pouco conservadores e damos pouco valor ao espírito de iniciativa e de diversificação.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                          "Nós por cá" somos um pouco conservadores e damos pouco valor ao espírito de iniciativa e de diversificação.
                                                          É precisamente por isso que o primeiro post que eu escrevi aqui, foi de certa maneira a encorajar... ou seja não é por eu não ver como fazer um negócio destes dar dinheiro que acho que o Andre não deve avançar. Agora, ele não pode é esperar que eu ou os outros users lhe expliquem como é que se faz este negócio funcionar. Se soubéssemos provavelmente já o teríamos montado!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            eu aqui procuro opiniões e, se possível, alguém que tenha experiencia na área ou alguém que já tenha contactado com alguém na área. aceito todas as opiniões, mas se não se tentar alguma coisa, nunca se sabe.
                                                            vocsa, vou ver o que é isso de ENI.
                                                            outra coisa, esse rapaz jovem a quem compraste o carro, ele vai busca-los a leilões ou é de tudo um pouco?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X