Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lancia Y 1.2 16v

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lancia Y 1.2 16v

    Boas,

    Abro este tópico pois não encontrei nenhum que se enquadrasse neste carro em específico (o 16v).

    Está para vir um cá para casa, de uma pessoa de confiança que apesar de não esconder a idade por fora, de interior e de motor encontra-se em bom estado, com o motor super certinho, mesmo a frio. E o preço é BASTANTE apelativo.

    De qualquer das formas, gostaria de saber o que contar dele e o que devo ter em atenção... Sei que os vidros eléctricos tendem a dar o berro e o radiador da sofagem, mas de resto, estou um bocado à toa.

    Trata-se de um 1.2 16v LS de 86cv (Salvo erro, é de 99), com ar condicionado, direcção assistida, fecho central, faróis de nevoeiro e espelhos eléctricos. Os interiores são os mais básicos, iguais aos do LE. A minha dúvida em relação a este motor é...

    É muito mais gastador que o de 80cv? Eu já conduzi um 1.2 16v, montado num Fiat Punto (ELX, não Sport, de 2000), adorei o motor, sobretudo porque (Aquele tinha CB, penso que nenhum Y tenha) era bastante disponível para a cilindrada e o consumo daquilo nas minhas mãos foi quase anedótico (21.xkm/L de média, com muita auto-estrada e nacional mas também algumas inclinações, o que equivale a 4 e muito l/100km). Na altura convenceu-me, andei com o carro à volta de 2 semanas... O que não gostei nada foi da suspensão, é muito barco, a dinâmica do carro era fraquinha...

    Portanto, de quem conhece estas máquinas, que conselhos me dão e que atenções deverei ter? E a nível de consumo, como se compara ao 1.2 posterior? Consideram 200k km muitos, para este motor? De qualquer das formas, a pessoa é conhecida já há uns anos e tenho confiança, mas apenas para saber.

    Fico grato

    #2
    esses 200 mil podem ou não dar problemas a médio prazo, mas 200 mil se foram feitos relativamente bem duram pelo menos mais uns 50 mil sem grande manutenção, isto se por volta dos 170/180 tenha levado já algumas pecitas de desgaste. problemas elétricos deverás ter alguns, mas é mais feitio. sendo de 99 já não deve ter muito por onde avariar.

    manda uma PM ao gtabarth para ele passar por este tópico e deixar um bitaite.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
      Boas,

      Abro este tópico pois não encontrei nenhum que se enquadrasse neste carro em específico (o 16v).

      Está para vir um cá para casa, de uma pessoa de confiança que apesar de não esconder a idade por fora, de interior e de motor encontra-se em bom estado, com o motor super certinho, mesmo a frio. E o preço é BASTANTE apelativo.

      De qualquer das formas, gostaria de saber o que contar dele e o que devo ter em atenção... Sei que os vidros eléctricos tendem a dar o berro e o radiador da sofagem, mas de resto, estou um bocado à toa.

      Trata-se de um 1.2 16v LS de 86cv (Salvo erro, é de 99), com ar condicionado, direcção assistida, fecho central, faróis de nevoeiro e espelhos eléctricos. Os interiores são os mais básicos, iguais aos do LE. A minha dúvida em relação a este motor é...

      É muito mais gastador que o de 80cv? Eu já conduzi um 1.2 16v, montado num Fiat Punto (ELX, não Sport, de 2000), adorei o motor, sobretudo porque (Aquele tinha CB, penso que nenhum Y tenha) era bastante disponível para a cilindrada e o consumo daquilo nas minhas mãos foi quase anedótico (21.xkm/L de média, com muita auto-estrada e nacional mas também algumas inclinações, o que equivale a 4 e muito l/100km). Na altura convenceu-me, andei com o carro à volta de 2 semanas... O que não gostei nada foi da suspensão, é muito barco, a dinâmica do carro era fraquinha...

      Portanto, de quem conhece estas máquinas, que conselhos me dão e que atenções deverei ter? E a nível de consumo, como se compara ao 1.2 posterior? Consideram 200k km muitos, para este motor? De qualquer das formas, a pessoa é conhecida já há uns anos e tenho confiança, mas apenas para saber.

      Fico grato
      Um amigo tem um..
      ;Sei que os vidros eléctricos tendem a dar o berro e o radiador da sofagem;
      A meu entender isso vai da sorte e azar de cada um, pode haver quem o tenha e nada disso tenha acontecido, portanto isso é relativo..
      Quanto ao motor, são motores bastante poupados dependendo do pé de cada um claro, e é um motor fiável.
      Em termos de cuidados com 200k e muitos é o problema da maior parte dos automoveis italianos que é por exemplo: A junta da colassa começa a apodrecer, tens que ver bem o liquido anti congelante que usas marcas brancas so faz degradar a colassa e os tubos do sistema ficarem fracos, flácidos, ter cuidado com o desgaste de certos compontentes como a embraiagem e se queres a opinião de um amigo, nao abuses nos quilometros com o óleo e esses motores é para ter mudas de óleo no maximo de 15 em 15k, são motores mais franzinhos mas se forem tratados com revisoes em dia e com todo o cuidado são espetaculares.
      Cuidados a ter: -óleo no maximo para 15k
      Mudar filtros com os devidos quilometros ( filtro óleo, filtro ar, filtro gasolina, filtro habitaculo)
      -Usar um liquido anti congelante concetrado e tu proprio fazes a mistura em agua destilada, o conçentrado exemplo 1litro concentrado /1litro agua destilada

      De resto preservando bem o motor, é carro para andar muitos quilometros, podes axar me critico e mesquinho mas o do meu amigo tem mais de 400k e anda aí na boa, por ele ser certinho nestas coisas.
      AbraÇo

      Comentário


        #4
        Esse motor é mau para consumos. Não porque seja um bêbado, que não é, mas sim porque é quase impossivel andar devagar com o 1242 16v, seja 80, 82 ou 86cv.

        Em AE, entre os 130 e os 170 km/h o carro é um autêntico canhãozinho. Acho que é unanimamente reconhecido um dos melhores motores 1.2 atmosféricos de sempre.

        Tive um 1.2 16v 82cv num Fiat Brava e adorei.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Esse motor é mau para consumos. Não porque seja um bêbado, que não é, mas sim porque é quase impossivel andar devagar com o 1242 16v, seja 80, 82 ou 86cv.

          Em AE, entre os 130 e os 170 km/h o carro é um autêntico canhãozinho. Acho que é unanimamente reconhecido um dos melhores motores 1.2 atmosféricos de sempre.

          Tive um 1.2 16v 82cv num Fiat Brava e adorei.
          Caro amigo aqui nao se pode dizer que um carro é mau ou bom para consumos. cá em casa tem se um citroen xsara 1.4i e com 1 tanque faz çerca de 850 quilometros so de cidade e nacionais, e ah quem diga no que esses carros sao uns bebados e so tenho a dizer bem do de casa.
          1 carro meu pai foi um fiat tipo 1.1 e metia se 20 euros na altura 20 litros e dava para andar çerca de 3 semanas em todos os percursos fosse cidade auto estrada nacionais era um arrastão mas consumia muito pouco e praticamente tudo dis o contrario, nem o meu mecanico se acredita nisso

          Comentário


            #6
            Obrigado a todos pelas opiniões!

            A questão da disciplina do pé não é grande problema, também não é necessário que seja SEMPRE económico, mas desde que seja razoável (Que pelo que conheço, é), é pacífico.

            Obrigado pelas dicas, rikuza. Vou ter atenção à junta, o líquido de refrigeração e a temperatura do mesmo.

            Comentário


              #7
              Boa sorte

              Comentário


                #8
                tenho um y 1.2 8v 60cv de 1996 que, por uma grande fuga de oleo pela junta da tampa de valvulas, andou muitos kms cerca de 150/200 com o oleo abaixo do minimo quando tinha cerca de 120k km e agora tem 150k e anda certinho, pega sempre á primeira, tem um motor muito certinho, já deu 190km/h (numa pista de 3km de reta ) . é um motor muito confiavel.
                Editado pela última vez por rfsr; 29 July 2019, 10:11.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X