Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroën prepara suspensão revolucionária

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroën prepara suspensão revolucionária

    A marca francesa promete para 2017 uma suspensão totalmente nova para todos os seus modelos, tendo como principal foco o conforto.

    A Citroën prevê apostar numa suspensão totalmente nova daqui a dois anos. A CEO da marca disse à Autocar que o novo sistema será revolucionário e que terá como principal prioridade o conforto, sem comprometer o rolamento da carroçaria. Linda Jackson diz que este sistema, que será exclusivo da Citroën e que estará disponível em todos os modelos da marca, será um sucessor à altura da conhecida suspensão hidropneumática, atualmente utilizada na gama C5. Fica por esclarecer se o novo sistema será pneumático ou autonivelado.


    Jackson confirmou ainda que o plano de redução da gama é para avançar. Atualmente, a gestora identifica 14 tipos de carroçaria mais o C1 (desenvolvido em conjunto com a Peugeot e a Toyota). Futuramente, o objetivo é reduzir o número para metade, mais o C1. O objetivo é que este downsizing contribua para que a marca do duplo Chevron cresça 15% nas vendas até 2020, para cerca de 1,6 milhões de carros/ano.

    #2
    Ainda mais conforto ? O meu pai teve uma xantia das ultimas que saíram , penso que era hidroaptiva , aquilo era como um sofá a andar nas nuvens.

    Comentário


      #3
      o facto das suspensões da Citroên , alem de serem inovadoras no que diz respeito a conforto, e claro muito boas nesse aspecto, só tem um problema dado a serem exclusivas e unicamente aplicadas em modelos da respectiva marca, quando toca a manutenções e avarias, a brincadeira paga-se bastante caro, comparado com outros sistemas aplicados noutras marcas...

      tive um Citroên GS de mil novecentos e troca o passo, enquanto não deu problemas , o carro era fantástico, confortável com aquela suspensão hidráulica, quando começou a dar problemas, as despesas de reparação não eram nada baratas, pois naquele tempo tinha de ser na marca, a maioria das oficinas fora da marca evitava e recusava mesmo mexer em carros daqueles dado a sua complexidade, até que a dada altura tive de optar por me desfazer dele, pois já estava a gastar dinheiro de mais e sempre na suspensão, desde ai só tive mais um Citroên ax como 2º carro, e depois acabou-se Citroên nunca mais tive nenhum, fiquei com o trauma...

      apesar de eles terem melhorado muito no inovar das suas suspensões, que eu tenho vindo a acompanhar ao longo dos anos, pure e simplesmente eu gosto de inovações, sei que temos já muitos componentes nos motores actuais que em caso de avaria dão grande despesa, mas nada comparável com um sistema dedicado e proprietário como são as suspensões da Citroên...

      respeito perfeitamente por quem opta por viaturas com estas suspensões, mas que tenham em mente que se as ditas avariarem, a brincadeira sai bastante dispendiosa...

      Comentário


        #4
        Carbookk, isso não é assim tão linear.

        Nos C5, C5 II e C6, os prazos de manutenção foram amplamente alargados, a fiabilidade melhorou muito, mas perdeu-se algum conforto e dinâmica quando comparando com as suspensões do Xantia e XM ( Hydractive II ).

        Agora, no passado, e neste caso no XM e Xantia havia o problema dos cabeçotes rebentarem nas primeiras versões destes modelos. Nos restylings isso ficou resolvido.

        De resto , tendo em conta que é um sistema hidropneumático com bombas de alta pressão e tubos de borracha, a cada revisão tem que se garantir que tudo está OK, comparando mais ou menos com um qualquer motor automóvel.

        Se se ignorar isto, claro que pode haver problemas, mas a grande maioria dos hidrosuspensos avariados, é por descuido dos proprietários. E claro, num carro normal qualquer mecânico de esquina mexe, num hidrosuspenso não.

        A partir do C5, a suspensão já é bem diferente, continua a ser hidropneumática mas mais evoluida pelo que não são necessários tantos cuidados, nem de perto nem de longe.

        No global , as suspensões hidropneumáticas até saem mais barato ou ao mesmo preço em termos de manutenção. Dizer que não são fiáveis, é falso.

        Comentário


          #5
          Escapelivre eu não disse que não eram fiáveis, mas sim que quando começam a dar problemas não é qualquer um que lá mexe, quanto a desleixo dos donos nisso dou-te razão pois a esmagadora maioria para não gastar dinheiro é o típico deixa andar, e quando começa às chatices, despacham a batata quente para outro...

          Não se trata de as coisas serem lineares ou não, é ver a realidade como ela é realmente...

          Comentário


            #6
            Apagar. ...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
              Escapelivre eu não disse que não eram fiáveis, mas sim que quando começam a dar problemas não é qualquer um que lá mexe, quanto a desleixo dos donos nisso dou-te razão pois a esmagadora maioria para não gastar dinheiro é o típico deixa andar, e quando começa às chatices, despacham a batata quente para outro...

              Não se trata de as coisas serem lineares ou não, é ver a realidade como ela é realmente...
              É um trade-off como tantos outros.
              Adicionas conforto e bom desempenho mas adicionas complexidade e eventuais custos acrescidos.
              Não é bom nem é mau, é à escolha de cada um. A MB percebe isso e coloca esse tipo de suspensão como opcional.

              Inovação é sempre bem vinda.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                tive um Citroên GS de mil novecentos e troca o passo, enquanto não deu problemas , o carro era fantástico, confortável com aquela suspensão hidráulica, quando começou a dar problemas, as despesas de reparação não eram nada baratas, pois naquele tempo tinha de ser na marca, a maioria das oficinas fora da marca evitava e recusava mesmo mexer em carros daqueles dado a sua complexidade, até que a dada altura tive de optar por me desfazer dele, pois já estava a gastar dinheiro de mais e sempre na suspensão,
                Ainda bem que falas no GS... É que o raio do carro tinha procedimentos ainda mais manhosos para certos componentes que não a suspensão, que nem era muito má.

                Mas depois também tinha coisas boas, como bastar desapertar 2 parafusos para remover o eixo traseiro.

                Comentário


                  #9
                  Conclusão, comprar citroen em 2016, se não só lá para 2018 é isso?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                    É um trade-off como tantos outros.
                    Adicionas conforto e bom desempenho mas adicionas complexidade e eventuais custos acrescidos.
                    Não é bom nem é mau, é à escolha de cada um. A MB percebe isso e coloca esse tipo de suspensão como opcional.

                    Inovação é sempre bem vinda.
                    Bem dito. Foi a escolha que fiz. Guiei os dois C5 e o conforto da suspensão metálica chegou perfeitamente. O acréscimo de preço para a versão exclusive só por causa da suspensão e um GPS, para mim não compensava.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                      Bem dito. Foi a escolha que fiz. Guiei os dois C5 e o conforto da suspensão metálica chegou perfeitamente. O acréscimo de preço para a versão exclusive só por causa da suspensão e um GPS, para mim não compensava.
                      Os C5 com suspensão hidropneumática são os Exclusive? Todos os outros têm a suspensão metálica? Pergunto isto porque estou a pensar importar um C5 II e preferia a suspensão metálica precisamente por ser menos complexa e porque tenho ideia que já é suficientemente confortável.

                      Obrigado.

                      Comentário


                        #12
                        Boa pergunta. Comprei o meu em 2009 e penso que nessa altura, todos os exclusive tinham a hidropneumática. Os VTR e VTR+ tinham de série a metálica. Não me lembro se era possível escolher a hidropneumática como opcional nos VTR mas penso que não.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                          Escapelivre eu não disse que não eram fiáveis, mas sim que quando começam a dar problemas não é qualquer um que lá mexe, quanto a desleixo dos donos nisso dou-te razão pois a esmagadora maioria para não gastar dinheiro é o típico deixa andar, e quando começa às chatices, despacham a batata quente para outro...

                          Não se trata de as coisas serem lineares ou não, é ver a realidade como ela é realmente...
                          Ok, eu percebi que deste a entender que por norma não seriam fiáveis. Percebi mal.

                          Sendo assim concordo contigo. Não é qualquer um que mexe lá.

                          E de referir que no XM, Xantia, BX, muitos ainda sabem, mas em termos de GSA, CX, GS e GSA por exemplo, o esquema é bem diferente e reduz ainda mais o numero de pessoas que sabe mexer naquilo.

                          Comentário


                            #14
                            A suspensão hidropneumática não existia nos 1.6 HDI, fossem exclusive ou não.

                            A suspensão normal já é boa mas para quem aprecia um verdadeiro citroen, a hidropneumática é essencial

                            Quando passo dos meus C5 para um carro normal, parece que vou num cepo Isto, claro, em lombas e piso degradado que é onde é mesmo notória a diferença.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              De resto , tendo em conta que é um sistema hidropneumático com bombas de alta pressão e tubos de borracha, a cada revisão tem que se garantir que tudo está OK, comparando mais ou menos com um qualquer motor automóvel.

                              Se se ignorar isto, claro que pode haver problemas, mas a grande maioria dos hidrosuspensos avariados, é por descuido dos proprietários. E claro, num carro normal qualquer mecânico de esquina mexe, num hidrosuspenso não.
                              O meu pai teve um BX 14 TGE, sempre assistido na marca e não foi por isso que ao fim de 5-6 anos a suspensão demorava séculos a sair da posição de estacionamento para a estrada entre outras "particularidades" irritantes no dia-a-dia Isto depois de uma major revision aos 4 anos que custou qualquer coisa como uns 200 contos em 1995...coisa pouca...

                              Os Xantias cá de casa (V6 Activa e um fase 2 2.0 HDi) portaram-se melhor, nem que seja porque a manutenção já não estava a nosso cargo

                              Eu que tenho um carinho muito especial pela Citroen (até porque a Citroen esteve muito presente na minha infância) sou o primeiro a dizer que a marca fez uma série de más opções que descredibilizaram o sistema.

                              Demoraram muito tempo a colocarem a 5ª esfera (os primeiros Xantia ainda não tinham!) que permitia aos veículos não ficarem na posição de estacionamento (e que dava um ar completamente abandonado aos carros e um aspecto de "avariado").

                              E o sistema só ganhou intervalos de manutenção confortáveis economicamente para o proprietário no C5 I.

                              Nessa notícia da suspensão revolucionária há muita coisa estranha...particularmente a parte do estar disponível em "todos os modelos".

                              P.S. E agora que me pus a recordar, se não tenho qualquer nostalgia pelo BX, epá o Xantia era lindo ehehe Gostei mesmo muito daquele modelo.




                              1993!
                              Editado pela última vez por Andre; 26 November 2015, 18:22.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                A suspensão normal já é boa mas para quem aprecia um verdadeiro citroen, a hidropneumática é essencial
                                Pobres 2 CV e sobretudo o Traction Avant...

                                Entre outros...

                                Comentário


                                  #17
                                  Como não sou propriamente fã da marca e já sabia os trajetos que ia fazer, a hidropneumática pareceu-me desnecessária. É só uma opinião pessoal. Se viesse de série tudo bem. Pagar mais por isso é que não. Acredito que traga vantagens. Só que não para mim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    A suspensão hidropneumática não existia nos 1.6 HDI, fossem exclusive ou não.

                                    A suspensão normal já é boa mas para quem aprecia um verdadeiro citroen, a hidropneumática é essencial

                                    Quando passo dos meus C5 para um carro normal, parece que vou num cepo Isto, claro, em lombas e piso degradado que é onde é mesmo notória a diferença.
                                    havias de entrar no meu seat então... acho que até a do meu carocha, na altura com mais de 25 anos, era melhor. comparando com a do meu simplérrimo zx, esta última é fantástica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Deve ser provavelmente uma suspensão ativa, controlada eletronicamente.

                                      Comentário


                                        #20


                                        teste muito antigo, mas dá para ver as vantagens.

                                        eu aprecio muito o conforto e só não tenho um C6 porque costumam ter alguns barulhos estranhos e os acabamentos são fracos, de outra forma já teria ponderado ter um.

                                        com a DS os acabamentos estão muito melhores e um dia quem sabe aparece algo semelhante ao C6 e eu troco de marca.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Pobres 2 CV e sobretudo o Traction Avant...

                                          Entre outros...
                                          Não foi isso que eu quis dizer. Claro que são grandes máquinas, nem que seja um Visa ou um AX 11 TRE. Mas num segmento alto, é pena quando não trazem essa suspensão, é isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                            O meu pai teve um BX 14 TGE, sempre assistido na marca e não foi por isso que ao fim de 5-6 anos a suspensão demorava séculos a sair da posição de estacionamento para a estrada entre outras "particularidades" irritantes no dia-a-dia Isto depois de uma major revision aos 4 anos que custou qualquer coisa como uns 200 contos em 1995...coisa pouca...

                                            Os Xantias cá de casa (V6 Activa e um fase 2 2.0 HDi) portaram-se melhor, nem que seja porque a manutenção já não estava a nosso cargo

                                            Eu que tenho um carinho muito especial pela Citroen (até porque a Citroen esteve muito presente na minha infância) sou o primeiro a dizer que a marca fez uma série de más opções que descredibilizaram o sistema.

                                            Demoraram muito tempo a colocarem a 5ª esfera (os primeiros Xantia ainda não tinham!) que permitia aos veículos não ficarem na posição de estacionamento (e que dava um ar completamente abandonado aos carros e um aspecto de "avariado").

                                            E o sistema só ganhou intervalos de manutenção confortáveis economicamente para o proprietário no C5 I.

                                            Nessa notícia da suspensão revolucionária há muita coisa estranha...particularmente a parte do estar disponível em "todos os modelos".

                                            P.S. E agora que me pus a recordar, se não tenho qualquer nostalgia pelo BX, epá o Xantia era lindo ehehe Gostei mesmo muito daquele modelo.




                                            1993!
                                            Estás-te a basear nesses citroens que tiveste ?

                                            É que eu posso-te dizer que já tive contacto com alguns experts citroen, conheço vários modelos e respectivos aspectos de cada um, já tive vários eu e a minha família, e acompanho há mais de 1 década uma oficina citroénica.

                                            E posso-te dizer que é uma marca com virtudes e defeitos como qualquer outra, e algumas coisas crónicas nem sequer passaram alguma vez por este fórum.

                                            Outras, não passam de mitos como é o caso da suspensão ser propensa a problemas.

                                            É claro que é um circuito complexo, mas daí a ser o mito urbano que é....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se tu acreditas que a suspensão hidropneumática da velha guarda pré-C5 não era propensa a problemas, que isso não passa de um mito urbano e que os problemas só aconteciam maioritariamente por descuido dos proprietários, não vou ser eu a contrariar-te. Estás no domínio na fé e, como sabemos, a fé é sempre do domínio do irrefutável.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu já o disse no tópico que as suspensões hidropneumáticas pré-C5 requeriam atenção, no sentido de ser um sistema hidráulico, logo tem bombas, correctores de altura, tubos, etc. E daí que ao fim de determinado tempo tenha que se trocar componentes por desgaste/ressequidos como é o caso dos tubos .

                                                No caso dos Xantia mk1 e XM mk1 os cabeçotes podiam rebentar , tendo isso sido corrigido mais tarde.

                                                Mas o mais importante é a cada 40 mil KM fazer-se uma correcta revisão à suspensão bem como verificação do sistema, e isto não sai caro, mesmo com as esferas.

                                                Posto isto, não considero que fosse propenso a problemas.

                                                A menos que se entre no raciocínio de que um motor diesel 2.0 com 60cv sem turbo não tem tendência a ter problemas mas um 2.0 turbodiesel 130cv com intercooler, common rail, FAP, bimassa já seja propenso.
                                                Nunca será a mesma coisa é verdade, mas não se pode ter tudo.

                                                Mas aproveito para dizer que as suspensões convencionais também não duram mais de 90 / 100 mil KM com os amortecedores em plena capacidade, muita gente ignora isto, e acham que estão bons, depois é fazer uma curva ou passar numa lomba e sentir-se o carro a abanar.
                                                Já num hidrosuspenso os sinais são visiveis, com a altura diferente atrás e à frente, fugas de LHM, etc.

                                                Claro que pós C5 a mudança foi grande, para melhor, claro. Mas nunca mais se voltou a ter um Activa por exemplo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  André,

                                                  a fiabilidade do sistema de suspensão no C5 é muito, muito boa. O órgão mais propenso a avarias até é a bomba central, que também controla os travões (e não a direcção, como acontecia até aí). Uma vez por outra, pode acontecer uma esfera dar de si. De resto, anilhas e vedantes de borracha podem ser os que se degradem mais facilmente com o tempo.

                                                  Mas a suspensão não fica por aqui, e o C5 "come" sinoblocos e casquilhos de borracha que é uma coisa louca.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                                    Como não sou propriamente fã da marca e já sabia os trajetos que ia fazer, a hidropneumática pareceu-me desnecessária. É só uma opinião pessoal. Se viesse de série tudo bem. Pagar mais por isso é que não. Acredito que traga vantagens. Só que não para mim.
                                                    Chega sempre aquela fase da vida em que as nossas "dobradiças" apreciam o melhor em conforto que os automóveis possam dar... Acredita!...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      André,

                                                      a fiabilidade do sistema de suspensão no C5 é muito, muito boa. O órgão mais propenso a avarias até é a bomba central, que também controla os travões (e não a direcção, como acontecia até aí). Uma vez por outra, pode acontecer uma esfera dar de si. De resto, anilhas e vedantes de borracha podem ser os que se degradem mais facilmente com o tempo.

                                                      Mas a suspensão não fica por aqui, e o C5 "come" sinoblocos e casquilhos de borracha que é uma coisa louca.
                                                      O meu levou há tempos triângulos de suspensão à frente, e também casquilhos, não sei se inclui sinoblocos ou não , e foi por volta dos 230 mil KM, não sei se está na média ou não .. Mas é um carro grande e relativamente pesado, e tambem come algum pneu.

                                                      Quanto ao Xantia e à famosa bomba AP, aqui, se a mesma avariar, sai caro. Uma nova são para cima de 1000 euros e no XM pode chegar aos 3000 euros, mas há muitas recondicionadas e outras que é possivel reparar.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X