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Compra de Veículo | Estudo Gasoleo vs Gasolina

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    Compra de Veículo | Estudo Gasoleo vs Gasolina

    Bom dia,

    Antes de mais, sou o Daniel, resido em Almada e sou conduzo actualmente um Opel Astra 1.6 16v de 3 Portas, de 1999.
    Gosto bastante do carro mas estou a pensar seriamente em mudar de carro nos próximos 6 meses.

    Tenho feito algumas pesquisas e decididamente pretendo um Sedan.
    Gostava de continuar na onda Opel com o Vectra e o Insignia como principais objectivos.
    No entanto, o Insignia é caro para a minha carteira e o Vectra só gosto do Restyling e ou são caros ou têm muita kilometragem.

    Posto isto, passei para as alternativas e "encontrei" o Chevrolet Cruze.
    Já tinha visto o carro algumas vezes e sempre me chamou à atenção.

    Já li diversas opiniões sobre o carro e estou algo dividido, sabendo que se trata de uma alternativa low cost à gama superior existente no mercado, tem a favor o facto de com um valor significativamente mais baixo, conseguir ter um carro recente e bem equipado.

    Comecei então a "estudar" o Cruze nas versões 2.0 150 cv e 1.6 113cv.

    Visto que, apesar de conduzir todos os dias, faço uma média de Km anual inferior a 10 000km (praticamente tudo em cidade), fiz os seguintes cálculos:

    Consumo Médio Gasóleo (Urbano): 7.5
    Consumo Médio Gasolina (Urbano): 9.5
    Fonte: Pesquisas Diversas

    Litros p/ Média Anual (9000km)
    Gasóleo: 675L
    Gasolina: 855L

    Preço Médio Combustível
    Gasóleo: 1.16€
    Gasolina: 1.38€
    Fonte: http://www.maisgasolina.com/estatist...-combustiveis/

    Valor Combustível/Ano:
    Gasóleo: 784.35€
    Gasolina: 1181.61€

    IUC:
    Gasóleo: 239.50€
    Gasolina: 157.36€

    Custo Anual (Gas + IUC)
    Gasóleo: 1023.85€
    Gasolina: 1338.97€
    Diferença Anual: 315.12€

    Preços Cruze:
    Versão 2.0 150cv < 70 000km: a partir de 12 000€
    Versão 1.6 113cv < 70 000km: a partir de 8500€
    Valores médios em pesquisas actuais


    De acordo com os valores acima e tendo em conta a média anual de KM feita deverá manter-se nos próximos anos, devido à minha actividade profissional, chego à conclusão que só dentro de 10 anos recuperaria o investimento inicial na compra do carro.
    Como dentro de 10 anos já pretendo andar de Porsche creio que a melhor opção passa pela versão 1.6.


    Partilho convosco o meu pequeno estudo no sentido de obter as vossas opiniões, sugestões ou rectificações das minhas contas.
    Opiniões de proprietários desta versão também seriam óptimas para me ajudar a tomar uma decisão.

    Obrigado!

    #2
    As contas estão perfeitas, falta só acrescentares os custos de manutenção, que serão superiores no diesel.

    Para ti, penso que não existem duvidas... gasolina, e ainda por cima é mais agradável de conduzir.

    Comentário


      #3
      Eu também escolhia a gasolina com esses km/ano, sem qualquer sombra de dúvida.Gostei da análise já agora.

      Comentário


        #4
        definitivamente para ti a opção mais viável é mesmo uma viatura a gasolina, mesmo por ser maioritariamente km's em cidade e a quantidade anual não justificar ir para um diesel...

        e quanto a uma viatura bifuel sim é uma excelente opção...

        Comentário


          #5
          Gasolina com ele! Agora, dentro da concorrência, penso haver melhores opções

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
            Gasolina com ele! Agora, dentro da concorrência, penso haver melhores opções
            Estou aberto a sugestões!
            O objectivo do post é esse mesmo.

            Obrigado

            Comentário


              #7
              Ve tambem os accord que há uns tempos vi uns a um preço bem em conta ! 2.0 155cvs

              Comentário


                #8
                Gasolina sem duvida, e vejo que fizeste bem o trabalho de casa.

                Da uma vista de olhos noutras marcas e nao te restrinjas apenas à GM.

                Quanto ao GPL, vale a pena se manteres o carro por uns bons anos.
                Pessoalmente não me meteria nisso. Nao faltam carros a gasolina que consomem menos que p cruze 1.6, sem precisar de recorrer ao GPL.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                  Ve tambem os accord que há uns tempos vi uns a um preço bem em conta ! 2.0 155cvs
                  Para uso maioritariamente urbano desaconselho totalmente e não é pelo consumo. Não é agradável de conduzir na big city, adoro o carro, tenho um há 6 anos, mas se fosse para utilizar dessa forma não tinha sido sequer opção. cumprimentos.

                  Comentário


                    #11
                    Falta o preço estimado da venda do usado ao fim do horizonte de utilização.

                    Comentário


                      #12
                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                      Falta o preço estimado da venda do usado ao fim do horizonte de utilização.
                      Daqui a 10 anos deve fazer um estudo para saber quanto é que tem de pagar para se livrar deles.

                      Comentário


                        #13
                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                        Falta o preço estimado da venda do usado ao fim do horizonte de utilização.
                        Se o horizonte forem 10 anos, nem um nem outro devem valer alguma coisa

                        E daqui a 10 anos, penso que é dificil saber qual é que vai ter mais aceitação, um diesel ou um a gasolina...

                        Comentário


                          #14
                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                          Falta o preço estimado da venda do usado ao fim do horizonte de utilização.
                          Também é importante fazer essas contas sim. Percebi que o carro será para comprar usado, começa logo com uma poupança face a um diesel, no fim quando vender pode perder o que já poupou e ser indiferente. Se o carro for para ter durante 3 ou 4 anos apenas este raciocínio não faz qualquer sentido. Exemplo pessoal, dois accord, um gasóleo outro gasolina, ambos com 10 anos, em retoma na marca apresentam uma diferença de + ou - 4000 euros. Eu no momento da compra paguei menos 6000 euros pela versão a gasolina. É um exemplo apenas e tem de ser visto apenas assim, não é estatística. Cumprimentos.

                          Comentário


                            #15
                            Para esses km a gasolina é superior.
                            O 2.0 tem filtro de partículas, garantidamente irás ter problemas.
                            Recomendo procurar um pequeno bloco turbinado a gasolina.

                            Comentário


                              #16
                              Um Cruze 2,0 de 150 cv turbo diesel anda bem, já o de 113 cv atmosférico 1,6 a gasolina ........ arrasta-se

                              Comentário


                                #17
                                Originalmente Colocado por Accord2015 Ver Post
                                Também é importante fazer essas contas sim. Percebi que o carro será para comprar usado, começa logo com uma poupança face a um diesel, no fim quando vender pode perder o que já poupou e ser indiferente. Se o carro for para ter durante 3 ou 4 anos apenas este raciocínio não faz qualquer sentido. Exemplo pessoal, dois accord, um gasóleo outro gasolina, ambos com 10 anos, em retoma na marca apresentam uma diferença de + ou - 4000 euros. Eu no momento da compra paguei menos 6000 euros pela versão a gasolina. É um exemplo apenas e tem de ser visto apenas assim, não é estatística. Cumprimentos.
                                Claro faz sentido. Se quando os compraste novos poupaste 6000 euros no carro a gasolina e no fim vais vender o de gasóleo por mais 4000 euros que o gasolina então isso significa que na verdade o carro a gasóleo recuperou 4000 euros durante esse período, ou seja, o carro a gasóleo foi mais caro que o carro a gasolina apenas 2000 euros e não os 6000 iniciais. Portanto a diferença de consumo/preço do combustível do gasóleo só tem que cobrir 2000 euros e não os 6000 euros iniciais, o que torna a opção gasóleo vantajosa muito mais cedo.

                                Comentário


                                  #18
                                  Acho graça aos comentários : Tem FAP, vai dar problemas ; Preço das revisões no diesel é mais caro ; a versão a gasolina é mais agradável de conduzir.... gasolina compensa sempre sempre....

                                  Bom, indo numa analise mais realista, se forem conseguidos os 9.5 em cidade da gasolina ( e 7.5 do diesel ) já é um bom ponto. No entanto , aí nesse estudo já contas com as voltas de fins de semana e afins? Monetariamente contorna-se isso com GPL, é um facto, e se calhar era por aí que eu iria.

                                  Agora, a verdade também incontornável é que um 2.0 diesel 150cv vai ser sempre muito mais rápido que um 1.6i 113cv, não obstante da competência deste motor, mas não está montado propriamente num Clio...

                                  Comentário


                                    #19
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Ve tambem os accord que há uns tempos vi uns a um preço bem em conta ! 2.0 155cvs

                                    É impressão minha um um Accord de 2008 2.0i paga 300 euros de IUC ?

                                    Comentário


                                      #20
                                      O audi 1.4T gasolina de 125 CV é comparado pela própria marca ao audi 2.0 diesel de 140cv... Tem performances quase iguais.

                                      Que os carros a gasolina são mais agradáveis de conduzir, é do conhecimento geral. Só um fanático de diesel é que pode dizer o contrário... Sem querer ofender susceptibilidades...

                                      Comentário


                                        #21
                                        Se queres algo realmente fiável, aconselho-te um Japonês a gasolina. Esquece os Daewoos/Chevrolets, são medíocres, ficam quase sempre nos últimos lugares nos estudos de satisfação.

                                        Comentário


                                          #22
                                          Muito se fala em gasolina ser melhor em relação ao diesel (prazer de condução, revisões mais baratas etc) o que é certo é que no stand virtual numa pesquisa por veículos recentes bmw, mercedes audis, opel e tudo a diesel...

                                          -terão todos enganados e apenas os membros deste forum correctos?
                                          -vão a bruxa para não terem problemas com o FAP?
                                          -ninguém tem prazer a conduzir e só se interessam pelos consumos?
                                          -a marcas que nem a vertente a gasolina põem ao dispor no configurador

                                          Eu estou para comprar carro e vejo-me ultra confuso por uma lado leio aqui que gasolina e o melhor mas depois saio la para fora para o "mundo real" a realidade e bem diferente do que aqui apregoam.
                                          Estará tanta gente enganada?
                                          Editado pela última vez por landsoul; 27 November 2015, 20:26.

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                                            #23
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            É impressão minha um um Accord de 2008 2.0i paga 300 euros de IUC ?
                                            para ser mais exacto paga cerca de 236€ sensivelmente, mas são opções, querem motores de grande cilindrada e potencia, tem de pagar uma factura maior, em vários aspectos, o IUC é apenas um deles...

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por landsoul Ver Post
                                              Muito se fala em gasolina ser melhor em relação ao diesel (prazer de condução, revisões mais baratas etc) o que é certo é que no stand virtual numa pesquisa por veículos recentes bmw, mercedes audis, opel e tudo a diesel...

                                              -terão todos enganados e apenas os membros deste forum correctos?
                                              -vão a bruxa para não terem problemas com o FAP?
                                              -ninguém tem prazer a conduzir e só se interessam pelos consumos?
                                              -a marcas que nem a vertente a gasolina põem ao dispor no configurador

                                              Eu estou para comprar carro e vejo-me ultra confuso por uma lado leio aqui que gasolina e o melhor mas depois saio la para fora para o "mundo real" a realidade e bem diferente do que aqui apregoam.
                                              Estará tanta gente enganada?
                                              As vendas são apenas um indicador daquilo que é mais popular, não daquilo que é melhor, seja nos automóveis, seja a música, na cultura, etc..

                                              Vendas =/= qualidade.

                                              A maior parte das pessoas no Mundo real compram diesel porque sim, apenas e só.

                                              Existe o mito que o diesel é melhor que a gasolina, dura mais, gasta metade, é mais robusto, etc., isto provavelmente é uma ideia que vem do tempo dos 190D, mas que hoje em dia é totalmente falsa, porque os motores a diesel são mais complexos e por isso em geral são menos fiáveis do que as motorizações a gasolina. Mas os mitos são assim, duram e perduram eternamente...
                                              Editado pela última vez por Fabulous; 27 November 2015, 20:42.

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                                                #25
                                                Originalmente Colocado por landsoul Ver Post
                                                Muito se fala em gasolina ser melhor em relação ao diesel (prazer de condução, revisões mais baratas etc) o que é certo é que no stand virtual numa pesquisa por veículos recentes bmw, mercedes audis, opel e tudo a diesel...

                                                -terão todos enganados e apenas os membros deste forum correctos?
                                                -vão a bruxa para não terem problemas com o FAP?
                                                -ninguém tem prazer a conduzir e só se interessam pelos consumos?
                                                -a marcas que nem a vertente a gasolina põem ao dispor no configurador

                                                Eu estou para comprar carro e vejo-me ultra confuso por uma lado leio aqui que gasolina e o melhor mas depois saio la para fora para o "mundo real" a realidade e bem diferente do que aqui apregoam.
                                                Estará tanta gente enganada?
                                                Os carros a gasolina darem mais prazer de condução, é apenas um dos fatores, no meio de muitos, que nos leva a gostar mais de um carro... cada um terá que dar mais ou menos importância a esse fator, conforme as suas preferências.

                                                Quanto à maior parte dos carros à venda serem diesel... "modas" e como em todas as modas, nem sempre compramos o que é melhor para nós...

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Originalmente Colocado por landsoul Ver Post
                                                  Muito se fala em gasolina ser melhor em relação ao diesel (prazer de condução, revisões mais baratas etc) o que é certo é que no stand virtual numa pesquisa por veículos recentes bmw, mercedes audis, opel e tudo a diesel...

                                                  -terão todos enganados e apenas os membros deste forum correctos?
                                                  -vão a bruxa para não terem problemas com o FAP?
                                                  -ninguém tem prazer a conduzir e só se interessam pelos consumos?
                                                  -a marcas que nem a vertente a gasolina põem ao dispor no configurador

                                                  Eu estou para comprar carro e vejo-me ultra confuso por uma lado leio aqui que gasolina e o melhor mas depois saio la para fora para o "mundo real" a realidade e bem diferente do que aqui apregoam.
                                                  Estará tanta gente enganada?
                                                  bem de facto o relatas é a triste realidade, o SV fazes uma pesquisa e naturalmente 99% das viaturas é tudo diesel, o 1% é viaturas a gasolina, inevitavelmente, foi o que se tornou o nosso mercado diesel o dependente , o problema é que muita gente compra diesel só por que sim, não faz as contas, e na maioria das vezes nem lhe compensa a aquisição de um diesel, um a gasolina servia perfeitamente, mas pensa sempre na altura de abastecer, pronto gasolina salta fora logo da equação, mas com as evoluções dos motores diesel perante as normas anti-poluição começaram a trazer peças que para percursos curtos não são indicadas e a curto prazo traduzem-se em grandes despeças por avarias prematuras ou causar danos ainda mais avultados podendo mesmo levar o motor ir a vida, é certo que existe opção de remoção dessas peças, mas fica na consciência de cada um essa opção, que mais tarde quando os ipo's tiverem meios de detectar a falta das mesmas, quem as removeu vai ter de gastar para repôr as coisas como vieram de origem...

                                                  portanto para quem faz poucos km's anualmente e muita cidade é mais que natural que a escolha mais racional é optar por um carro a gasolina\GPL ou mesmo híbrido e também meter gpl junta-se o útil ao agradável, em termos de custos de manutenção\avarias é ela por ela face a um diesel, mas naturalmente um diesel a brincadeira pode-se traduzir numa maior despesa em relação a um a gasolina....

                                                  agora claro o problema é a reduzida quantidade de viaturas a gasolina principalmente familiares, sedan's, carrinhas(modelos recentes)

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    http://www.standvirtual.com/carros/a...port/P8610003/

                                                    tens aqui uma excelente compra em preço/qualidade e tem poucos km

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Desculpa lá Sem2006, como nunca mais aparecias para converter mais um, hoje faço o teu papel:
                                                      http://www.standvirtual.com/carros/a...LL17/P8598883/

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por landsoul Ver Post
                                                        Muito se fala em gasolina ser melhor em relação ao diesel (prazer de condução, revisões mais baratas etc) o que é certo é que no stand virtual numa pesquisa por veículos recentes bmw, mercedes audis, opel e tudo a diesel...

                                                        -terão todos enganados e apenas os membros deste forum correctos?
                                                        -vão a bruxa para não terem problemas com o FAP?
                                                        -ninguém tem prazer a conduzir e só se interessam pelos consumos?
                                                        -a marcas que nem a vertente a gasolina põem ao dispor no configurador

                                                        Eu estou para comprar carro e vejo-me ultra confuso por uma lado leio aqui que gasolina e o melhor mas depois saio la para fora para o "mundo real" a realidade e bem diferente do que aqui apregoam.
                                                        Estará tanta gente enganada?
                                                        Só sei que sei de uns quantos que têm diesel porque sim, porque vale mais "daqui a uns anos".
                                                        No entanto, nem pensam em vender(o argumento da venda deixa de fazer qualquer sentido) nem fazem Kms suficientes para compensar o Diesel, aliás um dos casos mais perto tem um diesel a fazer consumos altos, e o diesel que supostamente "durava mais" também nunca fará Kms suficientes para se saber se realmente durará mais

                                                        Quanto ás marcas não disponibilizarem modelos a gasolina no configurador, acho estranho, vou muita vez a vários configuradores(curiosidade e uns sonhos) sempre vi motores a gasolina.

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                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                          As vendas são apenas um indicador daquilo que é mais popular, não daquilo que é melhor, seja nos automóveis, seja a música, na cultura, etc..

                                                          Vendas =/= qualidade.

                                                          A maior parte das pessoas no Mundo real compram diesel porque sim, apenas e só.

                                                          Existe o mito que o diesel é melhor que a gasolina, dura mais, gasta metade, é mais robusto, etc., isto provavelmente é uma ideia que vem do tempo dos 190D, mas que hoje em dia é totalmente falsa, porque os motores a diesel são mais complexos e por isso em geral são menos fiáveis do que as motorizações a gasolina. Mas os mitos são assim, duram e perduram eternamente...

                                                          Exemplo pratico disso é Fiat ! Muita gente nao quer Fiat porque é fraco básico sinonimo de avarias , mas hoje em dia é um bom carro e que recomendo bastante ! Mas as pessoas vivem do antigamente infelizmente

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