Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumento do consumo com gasóleo simples?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aumento do consumo com gasóleo simples?

    Boas tardes,

    Tenho notado que o meu carro começou a fazer consumos médios superiores em cerca de 0,5L/100km de há uns meses a esta parte.

    Falo de percursos médios sempre com a mesma carga, nº de pessoas, mesmo condutor, velocidades e AC desligado.

    Creio que isto se começou a verificar desde que os combustíveis simples entraram em comercialização.

    Em termos de desempenho e performances, não noto quaisquer diferenças.

    Alguém notou o mesmo?


    Bom fim de semana.

    #2
    podes não notar diferenças no desempenho e nas performances, mas o gasóleo simples face ao premium só muda os aditivos é provável que se note uma penalização significativa nos consumos...

    a única vez que tive uma experiência idêntica foi a muitos anos num Seat Toledo a gasolina ai sim da gasolina premium para a simples o carro simplesmente parecia que a gasolina evaporava do deposito fazia menos km's isso eu comprovei mais que uma vez...

    agora no gasóleo não te posso confirmar isso, pois só tenho uma viatura para deslocação de semana para o trabalho e só uso gasóleo premium, não uso simples, logo não posso fazer uma comparação...

    Comentário


      #3
      Apostava mais na possibilidade de ser um destes filtro de ar/ filtro de combustível / pressão dos pneus / Egr / FAP do que qualidade do gasóleo.

      O meu anda em exclusivo a gasoleo low cost há quase 50.000km sem problemas, ainda esta semana bati o meu recorde de consumo 5.0l/100 num depósito inteiro

      Comentário


        #4
        Há uns anos atrás fiz testes de consumo com um certo grau de objetividade e concluí que o meu carro com gasóleos premium gastava menos.

        Mas a diferença de consumo não compensava a diferença de preço.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Há uns anos atrás fiz testes de consumo com um certo grau de objetividade e concluí que o meu carro com gasóleos premium gastava menos.

          Mas a diferença de consumo não compensava a diferença de preço.
          Estamos a falar de que ordem de diferenças?

          Comentário


            #6
            Como anda a pressão dos pneus?

            Comentário


              #7
              Utilizar gasóleo simples pode aumentar os consumos, assim como pressão dos pneus, óleo velho, filtro de ar sujo, diminuição da temperatura atmosférica, etc.

              No entanto, as diferenças obviamente que existem , e em alguns carros pode-se notar mais que outros.

              No meu caso não notei quaisquer diferenças nos consumos ( também porque varia conforme o trânsito ) mas notei uma melhor resposta do motor em baixas RPM com gasóleo premium VS " low cost " . Não é efeito placebo porque me fui esquecendo que andava a meter o simples e tentava não pensar muito nisso.
              A verdade é que notei, mas muito ligeiramente claro, nada que compense os cêntimos extra.

              Seja como for, não tenho a pancada de meter do mais barato só porque sim.

              Comentário


                #8
                De à uns meses para cá também está mais frio, o que aumenta o consumo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sargotrons Ver Post
                  De à uns meses para cá também está mais frio, o que aumenta o consumo.
                  Apostava mais nisto que noutra coisa qualquer.
                  No mesmo tipo de percurso, casa-trabalho-casa, e sem grandes variações, notei uma diferença de consumos considerável com temperaturas de "verão" e temperaturas a roçar o zero.
                  Diferenças tipo 5.1L/100 para 5.6L/100 ao fim de cada semana, respectivamente.

                  Comentário


                    #10
                    Agradeço as respostas.

                    Ele nunca levou gasóleo premium, levava sempre do normal em gasolineiras tradicionais, mas o normal tinha algum aditivo, coisa que o simples não tem, supostamente.

                    Em relação aos filtros e ao óleo, não acho que deva ser isso, pois acho que ainda não passaram 10000km desde a última revisão.

                    Também acho que não deve ser do frio, porque o carro já vai no seu 7º inverno e nunca tinha notado diferenças em relação ao Verão. Além disso, o frio só chegou há umas 2 semanas e eu já noto isto há uns meses.

                    Pode ser de facto da pressão dos pneus. Lembro-me que há uns meses andei a ver isso e o processo não correu muito bem... Tenho que averiguar.

                    Outra alternativa era experimentar o gasóleo premium e ver se havia diferença.

                    Para dar exemplos concretos, em EN fazia facilmente abaixo de 4, a 120 menos de 4.5 e a 130-140 uns 4.7/8. Agora faz, respetivamente, 4.4, 4.8 e 5.2. Consumos de CB

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      A verdade é que notei, mas muito ligeiramente claro, nada que compense os cêntimos extra.
                      E quando o aditivado é mais barato que o normal??
                      Eu tenho usado nos últimos meses o aditivado da Prio, que fica mais barato que o "normal" porque tem uma parte de biodiesel.
                      Ou seja, fica mais barato o aditivado (TopDiesel como eles lhe chamam) que o normal.

                      Comentário


                        #12
                        Desculpem lá, mas é impressionante a facilidade com que se fazem lavagens a cérebros hoje em dia.

                        Black fridays, premiums, aditivados, low cost...

                        Há quem coma tudo e peça mais.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por spacepilot Ver Post
                          Desculpem lá, mas é impressionante a facilidade com que se fazem lavagens a cérebros hoje em dia.

                          Black fridays, premiums, aditivados, low cost...

                          Há quem coma tudo e peça mais.
                          Já começa......onde é que viste isso aqui neste tópico ?

                          Só relatos de eventuais melhorias ligeiras e ninguém disse que compensava o preço extra.

                          E já é sabido que essas melhorias podem ou não ser fruto dos aditivos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                            Agradeço as respostas.

                            Ele nunca levou gasóleo premium, levava sempre do normal em gasolineiras tradicionais, mas o normal tinha algum aditivo, coisa que o simples não tem, supostamente.

                            Em relação aos filtros e ao óleo, não acho que deva ser isso, pois acho que ainda não passaram 10000km desde a última revisão.

                            Também acho que não deve ser do frio, porque o carro já vai no seu 7º inverno e nunca tinha notado diferenças em relação ao Verão. Além disso, o frio só chegou há umas 2 semanas e eu já noto isto há uns meses.

                            Pode ser de facto da pressão dos pneus. Lembro-me que há uns meses andei a ver isso e o processo não correu muito bem... Tenho que averiguar.

                            Outra alternativa era experimentar o gasóleo premium e ver se havia diferença.

                            Para dar exemplos concretos, em EN fazia facilmente abaixo de 4, a 120 menos de 4.5 e a 130-140 uns 4.7/8. Agora faz, respetivamente, 4.4, 4.8 e 5.2. Consumos de CB
                            Consumos inferiores a 5 em andamentos de 130 - 140 muito bom.
                            Qual é a máquina?
                            De tudo o que disseram a pressão dos pneus é o que tem mais impacto. Vê isso!

                            Comentário


                              #15
                              Não noto qualquer diferença, como me aconselharam a meter de vez em quando óleo a 2 tempos o consumo até diminuiu

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                Não noto qualquer diferença, como me aconselharam a meter de vez em quando óleo a 2 tempos o consumo até diminuiu

                                Eu faço isso no meu punto a gasolina, a cada 3 ou 4 depósitos, leva meia bisnaga de oleo 2t, ainda hoje passou na inspeção com elogios, um carro que só vai á oficina para mudar óleo e filtros, e só lá vai quando não tenho tempo para fazer eu o trabalho... lol

                                Comentário


                                  #17
                                  Agora meto intercalados 2 depósitos BP normal e 2 Ultimate, só noto no ruído do motor muito mais silencioso e como não tem FAP também o cheiro a combustível queimado (só quando está frio) com o normal nota-se mais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                    Não noto qualquer diferença, como me aconselharam a meter de vez em quando óleo a 2 tempos o consumo até diminuiu
                                    Qual é o motor?
                                    Isso não é nada recomendado...Pelo menos não nos motores dos últimos 10 anos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Já começa......onde é que viste isso aqui neste tópico ?

                                      Só relatos de eventuais melhorias ligeiras e ninguém disse que compensava o preço extra.

                                      E já é sabido que essas melhorias podem ou não ser fruto dos aditivos.
                                      Onde é que vi? Estás a brincar, certo?

                                      Todo este tópico é fruto de lavagens cerebrais.

                                      Noto isto, noto aquilo, e como é óbvio tem de ser do combustível.

                                      Há, literalmente, 50.000 factores que podem influenciar o comportamento de um automóvel, mas só se lembram do combustível, porque é isso que vos dizem.

                                      Este faz mal, aquele limpa os injectores, o outro faz mais kms, bla bla bla

                                      Isto é o exemplo acabado de uma lavagem cerebral!

                                      Podem continuar...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por spacepilot Ver Post
                                        Onde é que vi? Estás a brincar, certo?

                                        Todo este tópico é fruto de lavagens cerebrais.

                                        Noto isto, noto aquilo, e como é óbvio tem de ser do combustível.

                                        Há, literalmente, 50.000 factores que podem influenciar o comportamento de um automóvel, mas só se lembram do combustível, porque é isso que vos dizem.

                                        Este faz mal, aquele limpa os injectores, o outro faz mais kms, bla bla bla

                                        Isto é o exemplo acabado de uma lavagem cerebral!

                                        Podem continuar...
                                        Há muita gente que tem mesmo frustração com combistiveis premium......vocês que não acreditam, estão no vosso direito, mas estar a não aceitar qualquer opinião dizendo que tudo o que seja diferente do que vocês pensam é porque é resultado de lavagens cerebrais......é errado. Terem sempre a mania que têm razão, é errado.

                                        O autor do tópico tinha dúvidas acerca disto e por isso abriu um tópico. Se não tivesse dúvidas não o teria feito. Eu digo-te que noto resultados muuuito ligeiros ao utilizar combistivel premium VS simples, que efectivamente podem ou não dever-se ao combustivel.

                                        Até a DECO no seu estudo notou diferenças em consumos, porque as diferenças existem, mas como é lógico não compensa devido ao factor do simples ser mais barato......

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Há muita gente que tem mesmo frustração com combistiveis premium......vocês que não acreditam, estão no vosso direito, mas estar a não aceitar qualquer opinião dizendo que tudo o que seja diferente do que vocês pensam é porque é resultado de lavagens cerebrais......é errado. Terem sempre a mania que têm razão, é errado.

                                          O autor do tópico tinha dúvidas acerca disto e por isso abriu um tópico. Se não tivesse dúvidas não o teria feito. Eu digo-te que noto resultados muuuito ligeiros ao utilizar combistivel premium VS simples, que efectivamente podem ou não dever-se ao combustivel.

                                          Até a DECO no seu estudo notou diferenças em consumos, porque as diferenças existem, mas como é lógico não compensa devido ao factor do simples ser mais barato......
                                          Acho que a frase a bold diz tudo.

                                          Eu não ponho em causa opiniões, mas sim factos.

                                          Onde estão os factos?

                                          É lavagem cerebral porque a um conjunto de resultados, que podem ter 50.000 causas possíveis, é atribuída a causa amplamente difundida por quem tem interesse no assunto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por spacepilot Ver Post
                                            É lavagem cerebral porque a um conjunto de resultados, que podem ter 50.000 causas possíveis, é atribuída a causa amplamente difundida por quem tem interesse no assunto.
                                            Então e se se fizerem múltiplos testes, com vários combustíveis premium e vários combustíveis simples, e em todos os testes, o consumo com combustíveis premium for inferior ?

                                            Também são 50,000 causas possíveis ?

                                            Nota: nos testes que fiz, a diferença de consumo não justificava a diferença de preço, portanto, nem sequer estou a advogar o uso de combustíveis premium.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A suloçao é simples, deixa de meter oleo dos fritos e mete um diesel a serio, como o efitec da repsol por exemplo, meto desse há varios anos e 0 queixas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                E quando o aditivado é mais barato que o normal??
                                                Eu tenho usado nos últimos meses o aditivado da Prio, que fica mais barato que o "normal" porque tem uma parte de biodiesel.
                                                Ou seja, fica mais barato o aditivado (TopDiesel como eles lhe chamam) que o normal.
                                                Biodiesel todos levam.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Facilmente abaixo de 4 em nacional?
                                                  Smart CDI?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    Biodiesel todos levam.
                                                    Mas pode ser em quantidade diferente...
                                                    Não sei, mas disse-me um funcionário da bomba que era mais barato por isso, por levar (20% acho) biodiesel...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                      Mas pode ser em quantidade diferente...
                                                      Não sei, mas disse-me um funcionário da bomba que era mais barato por isso, por levar (20% acho) biodiesel...
                                                      O gasóleo rodoviário em Portugal leva o exigido por lei q é 7%, n leva mais porque devido a uma loucura da lei quanto mais se põe mais caro vai ficar.
                                                      No próprio site da primo tens isso dito nas faqs.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                        Agradeço as respostas.

                                                        Ele nunca levou gasóleo premium, levava sempre do normal em gasolineiras tradicionais, mas o normal tinha algum aditivo, coisa que o simples não tem, supostamente.

                                                        Em relação aos filtros e ao óleo, não acho que deva ser isso, pois acho que ainda não passaram 10000km desde a última revisão.

                                                        Também acho que não deve ser do frio, porque o carro já vai no seu 7º inverno e nunca tinha notado diferenças em relação ao Verão. Além disso, o frio só chegou há umas 2 semanas e eu já noto isto há uns meses.

                                                        Pode ser de facto da pressão dos pneus. Lembro-me que há uns meses andei a ver isso e o processo não correu muito bem... Tenho que averiguar.

                                                        Outra alternativa era experimentar o gasóleo premium e ver se havia diferença.

                                                        Para dar exemplos concretos, em EN fazia facilmente abaixo de 4, a 120 menos de 4.5 e a 130-140 uns 4.7/8. Agora faz, respetivamente, 4.4, 4.8 e 5.2. Consumos de CB
                                                        O meu também faz esses consumos no CB, mede bem mas sempre 0.5L a menos, o optimista.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          Facilmente abaixo de 4 em nacional?
                                                          Smart CDI?
                                                          Ou isso ou um AX 1.4D Falando claro de condução real, que engloba sempre uma ou outra localidade, semáforo, ultrapassagem, etc, e não ir 10 min a 90 km/h e fazer médias.....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já agora por falar em Diesel, atestei hoje e não meti Ultimate meti sim o normal, mas na BP só baixou 0,03 € (o normal está a 1,149€ na BP). Acho que para lubrificar agora no inverno, o normal seja melhor! Digo eu... sou leigo na matéria

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X