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[Reclamação] Citroen não dá resolução a queixa apresentada há quase 18 meses

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    [Reclamação] Citroen não dá resolução a queixa apresentada há quase 18 meses

    Caros membros,

    Venho por este meio apresentar a minha indignação pela falta de respostas da parte da Citroen a uma reclamação apresentada por várias vezes, diretamente à Citroen (rlc.pt@citroen.com) e ao concessionário, sem qualquer resposta final.


    A reclamação inicial, apresentada ainda em período de garantia, remonta ao longínquo dia de 4 de julho de 2014, e teve a ver com um problema na pintura de uma Citroen C4 Grand Picasso.

    Passado quase um ano e meio da reclamação inicial, e após duas “peritagens” nenhuma resposta final me foi transmitida. Isto apesar dos meus vários emails e mensagens enviadas através da página Web.

    Creio ter esperado tempo suficiente para que esta minha reclamação possa ter sido resolvida.
    Assim, e pelo exposto, venho expor publicamente a situação, esperando que assim a Citroen se digne dar uma resposta final à reclamação apresentada em período de garantia.

    Espero, sinceramente, que a Citroen assuma a sua responsabilidade como marca de prestigio e me contacte com a máxima brevidade.

    Cumprimentos,



    Editado pela última vez por Zedobone; 14 December 2015, 10:24.

    #2
    penso que se deres uma maior quantidade de detalhes muita gente irá participar e ganhar notoriedade mesmo fora do fórum! Podendo assim dar a celeridade ao processo que até agora esteve parado! Boa sorte!!

    Comentário


      #3
      Chegaste a mandar uma carta registada com AR?
      Isso dos emails... coiso.

      Comentário


        #4
        Não enviei carta registada pois tinha esperança que a Citroen resolvesse a situação.
        Mas a paciência já se esgotou.
        O problema é enviar para onde? Nem no site oficial vem a morada.

        Comentário


          #5
          Eu não sei para onde. Com um pouco de pesquisa vais lá.
          Cartas registadas com A\R para o representante legal é o que se deve fazer.
          Os emails é meio naquela, ninguém leva muito a sério.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
            Não enviei carta registada pois tinha esperança que a Citroen resolvesse a situação.
            Mas a paciência já se esgotou.
            O problema é enviar para onde? Nem no site oficial vem a morada.
            No 1º post deverias descrever o que se passou, datas, fotografias etc etc

            Comentário


              #7
              http://www.gruposucursaiscitroen.pt/contactos/

              Comentário


                #8
                Primeiro tentava saber qual é o prazo por lei da resposta que o Stand/citroen tem de cumprir.
                Se o prazo já passou e eles continuarem a ignorar nada melhor que exigir o livro de reclamações ou apresentar uma queixa do mesmo no Centro de Arbitragem do Setor Automóvel.
                Até lá tenta reunir toda a documentação possivel.

                PS: A deco tem alguma informação que pode ajudar. http://www.deco.proteste.pt/motor/au...ntia-automovel

                Comentário


                  #9
                  Vai lá ao primeiro post editar tudo com detalhes.

                  Malta preparem-se que temos um KIA 2.0

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                    Vai lá ao primeiro post editar tudo com detalhes.

                    Malta preparem-se que temos um KIA 2.0
                    Mesmo

                    Comentário


                      #11
                      Convém é ver bem isso, não esteja já o assunto prescrito

                      Comentário


                        #12
                        Sei de fonte segura que essa C4 Grand Picasso foi usada como carro de apoio no Dakar 2015

                        Comentário


                          #13
                          Problema da pintura como assim? Eu acho que será difícil eles assumirem, problemas de pintura podem ser causados por aspectos externos, até pode ter sido algo que caiu no carro quando o carro estava estacionado sem tu teres dado conta, e aí não é culpa da marca.

                          Comentário


                            #14
                            Tens recibos de leitura dos emails enviados?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                              Não enviei carta registada pois tinha esperança que a Citroen resolvesse a situação.
                              Mas a paciência já se esgotou.
                              O problema é enviar para onde? Nem no site oficial vem a morada.
                              E que tal para onde compraste o carro?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                Não enviei carta registada pois tinha esperança que a Citroen resolvesse a situação.
                                Mas a paciência já se esgotou.
                                O problema é enviar para onde? Nem no site oficial vem a morada.

                                Envias a quem te vendeu carro. Reclamações em garantia sempre feitas a quem recebeu o nosso dinheiro na compra.

                                Sem carta registada com aviso recepção é mais difícil fazer valer o teu cumprimento dos prazos legais.

                                Comentário


                                  #17
                                  * quase 18 meses

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois.. Eu percebi...

                                    Tinhas 60 dias para notificar a Citroen da avaria/defeito mas sempre por carta registada.

                                    Assim sendo, Citroen dirá (e legalmente bem) que a reclamação não cumpriu os moldes legais definidos e atualmente já não vigora a garantia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      o mais engraçado é que ele refere um problema na pintura, mas não do que se trata, e dai provavelmente acharem que o problema não tinha nada haver com eles, borrifaram-se para o assunto, e ainda por cima agora ao fim de 18 meses quer batatinhas, por ir esperando sentado...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                                        * quase 18 meses
                                        isso na altura era falar com o concessionário ou uns telefonemas. se ao fim de umas 3 ou 4 semanas não houvesse novidades, era ameaçar logo com advogado ou então uma carta registada diretamente de um. assim sendo, desculpa lá, mas 18 meses depois, não esperes grandes novidades da parte deles.

                                        Comentário


                                          #21

                                          Acho que nesta foto dá para ver bem o problema.
                                          Fica na parte posterior do tejadilho, perto da antena.
                                          No concecionário disseram-me que poderia ser de uma "cagadela de pássaro". Pois, os pássaros apenas "*****am" ali. Nenhuma outra parte apresenta este problema e já receberam "presentes" de pássaros.
                                          O problema é que desde a apresentação formal da queixa, num concessionário oficial, que creio eu despensa a carta registada, até agora, e de pois de:
                                          1) Duas peritagens
                                          2) fotos enviadas por email
                                          3) n telefonemas para o cocessionário
                                          4) n+1 emails para a Citroen

                                          As respostas foram ZERO.
                                          E atenção, não tenho até este problema nada a apontar ao concessionário que sempre resolveu outros pequenos problemas.
                                          O problema é mesmo a Citroen Portugal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em primeiro lugar 18 meses é demasiado tempo. Se eu quisesse reclamar uma situação desse género aguardava até 30 dias no máximo e à falta de resposta enviava logo carta registada com aviso de recepção a exigir resolução definitiva em 30 dias (que é o prazo legal), e já estamos a falar de 2 meses.

                                            Esperar por uma resposta ao fim de 18 meses é mais complicado, mas começar por mandar uma carta registada acho que é o melhor caminho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                              Acho que nesta foto dá para ver bem o problema.
                                              Fica na parte posterior do tejadilho, perto da antena.
                                              No concecionário disseram-me que poderia ser de uma "cagadela de pássaro". Pois, os pássaros apenas "*****am" ali. Nenhuma outra parte apresenta este problema e já receberam "presentes" de pássaros.
                                              O problema é que desde a apresentação formal da queixa, num concessionário oficial, que creio eu despensa a carta registada, até agora, e de pois de:
                                              1) Duas peritagens
                                              2) fotos enviadas por email
                                              3) n telefonemas para o cocessionário
                                              4) n+1 emails para a Citroen

                                              As respostas foram ZERO.
                                              E atenção, não tenho até este problema nada a apontar ao concessionário que sempre resolveu outros pequenos problemas.
                                              O problema é mesmo a Citroen Portugal.
                                              Esquece! O problema é mesmo com o concessionário. Tens que lhes fazer ver isso. Foi lá que compraste o carro, é lá que tens que reclamar, são eles que têm que resolver o problema.
                                              Se eles depois vão ser ressarcidos da Citroen Portugal, França ou do Zimbábue é lá com eles.
                                              Aperta com eles.

                                              Comentário


                                                #24
                                                isso é uma coisa que em qualquer oficina de pintura por tuta e meia te resolvem isso com um polimento, agora se não viste isso quando adquiris-te a viatura, esquece lá isso de garantia e reclamações pois é difícil de provar que isso não foi feito por descuido ou propositadamente, por isso é que ninguém te dá resposta nenhuma, nem querem saber...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post

                                                  Acho que nesta foto dá para ver bem o problema.
                                                  Fica na parte posterior do tejadilho, perto da antena.
                                                  No concecionário disseram-me que poderia ser de uma "cagadela de pássaro". Pois, os pássaros apenas "*****am" ali. Nenhuma outra parte apresenta este problema e já receberam "presentes" de pássaros.
                                                  O problema é que desde a apresentação formal da queixa, num concessionário oficial, que creio eu despensa a carta registada, até agora, e de pois de:
                                                  1) Duas peritagens
                                                  2) fotos enviadas por email
                                                  3) n telefonemas para o cocessionário
                                                  4) n+1 emails para a Citroen

                                                  As respostas foram ZERO.
                                                  E atenção, não tenho até este problema nada a apontar ao concessionário que sempre resolveu outros pequenos problemas.
                                                  O problema é mesmo a Citroen Portugal.


                                                  Não dispensa.



                                                  De acordo com a lei da garantia a notificação dos defeitos ou avaria, em período de garantia, deve ser sempre feita por carta registada com aviso de recepção.



                                                  E tinhas 60 dias desde o aparecimento da avaria ou defeito, para dele dar conta à oficina.



                                                  A oficina podendo ser mais ou menos colaborante, poderia ter resolvido na altura o problema sem essa necessidade. Mas esta necessidade também só surge quando se negam a assumir responsabilidades de garantia.



                                                  Recebida a notificação (por escrito em carta registada com aviso de recepção), a oficina deve dar resposta no menor tempo possível (habitualmente 30 dias) ainda que legalmente se alargue até aos 2 anos a contar desde a data da recepção da carta registada.



                                                  Não tendo sido cumprido o requisito legal da notificação em período de garantia e tendo esta já terminado, parece-me muito difícil exigir junto da Citroen qualquer responsabilidade no assunto. É injusto, mas é verdade. Os deveres existem tanto para um lado como outro.



                                                  De qualquer forma e porque hoje se considera o email como método legal de notificação escrita, contacta o Centro de Arbitragem do Sector Automóvel para esclareceres o que ainda poderá ser feito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não existe uma queixa já colocada em 11 Dezembro 2015 no Portal das Queixas com esse texto inicial e até anexada uma "Ordem de Reparação"?
                                                    ...
                                                    "Apresentei uma reclamação se um problema na pintura da minha Citroen C4 Grand Picasso no concessionário oficial X e Y (xxx) em 4 de julho de 2014." ...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Então quer dizer que este documento não ter qualquer valor?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Será muito difícil provar que isso é culpa da marca, pode ter sido algo que caiu no carro quando estava estacionado, por exemplo, será muito difícil qualquer marca assumir isso como defeito de fabrico.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                                          Então quer dizer que este documento não ter qualquer valor?
                                                          Sim tem valor (ou tinha) mas uma queixa ou reclamação de um carro com defeito fabrico que fez em 4 de julho de 2014, só agora está a divulgar publicamente e a apresentar queixas no Portal da Queixa?

                                                          Tudo o está a fazer (e já fez como diz) era de imediato e já em 14 Julho de 2014, uma carta registada com aviso de recepção, recorrer ao Centro Arbitragem Sector Automóvel.

                                                          Via online e no próprio facebook da Citroen quer a Pt, ou a Fr, inundar o face todos os dias, isso costuma a dar resultado, pelo menos comigo já deu resultados positivos e muito! Mas era todos os dias copy e paste, 2 e 3 vezes em vários locais do face.

                                                          Já passaram 18 meses...
                                                          Editado pela última vez por vitor307; 13 December 2015, 23:17. Razão: acrescentar texto

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso foi o carro que teve esse painel retocado e foi mal desengurdurado. Se não foi na sua mão foi antes da entrega. Há viaturas q durante o transporte sofrem algumas mazelas e são repintados os painéis nos concessionários antes da entrega ao cliente, deve de ter sido isso que se passou.

                                                            Comentário

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