Boa noite! Isto é mais um desabafo por descarga de consciência do que outra coisa. Sou um feliz proprietário de um Ibiza Sport van pd130, comprado novo em 2003,que me deu e continua a dar alegrias até à data. Tem quase 13 anos, 420.000 km, pintura desgastada, banco do condutor rompido mas quanto ao resto, tal como se tivesse saído do stand. Praticamente zero problemas em todo este tempo, gasolina e revisões e a pujança com que esta máquina papa km está lá toda... Mas a vida dá voltas e a troca de carro por um maior e 5 lugares é uma prioridade. Tendo isso em conta e não querendo gastar fortunas em carros novos, surgiu-me uma proposta de um colega meu, que possui uma Audi a4 Avant S line 2.0 tdi pd170 de Maio de 2007, foi sempre dele, 140.000 km, fez a substituição de 2 injetores na chamada em 2013, nunca teve problemas e foi sempre assistida na Audi, obviamente. faz-me um preço muito razoável. Não sou de grandes velocidades (já fui) mas gosto claro está, de sentir que "tenho" potência debaixo do pé direito quando solicitado. Estando eu habituado ao fantástico PD130, pergunto aos entendidos e/ou possuidores do modelo em questão ou motor em questão, como é que ele se comporta a nivel de performance? "Repriza" (retoma de velocidade) tão bem como o pd130? Obrigado a todos.
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PD130 vs PD170
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Eh pá... com 170 CV e 350 Nm e ainda estás preocupado se o carro tem performances suficientes??
Mesmo assim, se dúvidas ainda houvesse:
http://www.zeperfs.com/pt/match428-2750.htm
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEh pá... com 170 CV e 350 Nm e ainda estás preocupado se o carro tem performances suficientes??
Mesmo assim, se dúvidas ainda houvesse:
http://www.zeperfs.com/pt/match428-2750.htm
Agora resumindo o tópico e vendo a evolução que é passar de um ibiza de 2003 para uma carrinha A4 de 2007, e referindo o user que já não liga a corridas, não sei onde está a dúvida da mudança.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostBem na realidade a Avant 170cv é mais lenta que o ibiza (ainda por cima van) em basicamente tudo, e apesar de continuar a ser bruta na entrega de potência é mesmo assim um pouco mais linear que o 130, logo ainda irá parecer que anda menos.
Agora resumindo o tópico e vendo a evolução que é passar de um ibiza de 2003 para uma carrinha A4 de 2007, e referindo o user que já não liga a corridas, não sei onde está a dúvida da mudança.
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Há uns anos atrás fiz exactamente a mesma evolução que estás a pensar fazer Chemical fire, passei de um pd130 para um pd170 (no meu caso para uma Seat Altea).
Posso dizer que são carros muito diferentes, e onde num ganhas em consumos e performance (Ibiza), o outro vence em linearidade, conforto e segurança (A4), sendo que continuarás a ter potencia suficiente para algumas brincadeiras pois sem ser um foguete é extremamente despachado.
Em suma embora tenha ficado com algumas saudades do Ibiza, um carro extremamente divertido de se conduzir, ao passar para a Altea ganhei um carro na verdadeira acepção da palavra e considerei-a uma evolução natural, pelo que na minha opinião deves avançar sem medos!
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Conheço os dois carros, tive um Ibiza TDI 130 Sport Van de 2003 até há 2 semanas atrás e o pai de um amigo meu teve uma A4 Avant TDI 170.
Eu no teu lugar não estaria preocupado, a A4 tem uma pujança mais que suficiente para um uso normal, é um carro bastante brusco, portanto vai-te fazer lembrar o TDI de 130. Esquece as baixas do TDI 130 no 170. Mas o 170 é um excelente motor, tirando os injectores e os consumos. Eu gosto do temperamento dele.
Outro factor é os consumos, esse A4 2.0 TDI PD170cv foi dos carros que vi a gastar mais gasóleo, aquilo entorna gasóleo à grande, e se andas a pisar o acelerador e em cidade, não é nada, mas mesmo nada díficil ver médias de 2 digitos. A própria base de dados SpritMonitor acusa um consumo médio geral (da amostra que tem no site) de 7.3L/100km, que considero um valor alto para um motor de 4 cilindros de 170cv.
Pensa mas é que vais passar para um carro muito superior, que nada tem a ver com o Ibiza, andas num e noutro e parece que mudaste de galáxia, qualidade, conforto, etc, etc...
Eu percebo o teu sentimento, tive um desses e conheço muita gente que também teve, é um pequeno "caixote com rodas" nos dias de hoje, mas a genica e o "nervo" do carro vão deixar saudades... Andamento TOP a gastar pouco e sem dar problemas... Um papa-kms. Cheguei a fazer duas ou três viagens em AE a velocidades um bom bocado para lá do limite legal, sem chupar o gasóleo todo e sempre a "corresponder".
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Obrigado pessoal pelas informações! Tenho de a experimentar para sentir-lhe o punho... Faço cerca de 150 km semanais em nacionais Transmontanas, ou seja, inclinação, curvas e pequenas retas para ultrapassar. Quando comprei o Ibiza, tinha eu 22 anos, era mais com o intuito de conduzir depressa, impressionar amigos e picar-me com os demais transeuntes das estradas, o carro dava para essas coisas mas com a idade a avançar, fui canalizando essa minha condução pseudo agressiva e motor nervosinho para a segurança na condução, por exemplo, ultrapassagens mais seguras e experiencia em situações de risco. E é desta forma que o pequeno charuto neste momento me reeducou e fá-lo de uma forma exemplar. Na ausência do Ibiza, tenho de familiares um MB c220 cdi (w203 ) e um Astra GTC 150cv que por vezes uso e apesar de serem galáxias diferentes, verdade é que, a nível de guelra de motor, tenho de fazer o exercício mental de 2 em 2 minutos de não me esquecer que não estou a conduzir o Ibiza. :P Sempre pensei que o PD170 fosse em teoria de evolução, um PD130 ao quadrado mas pelos vistos, é apenas uma simulação "Bollywoodesca"... Lol. A ver vamos e se chegar a comprar, talvez abra um DB para lamuriar de saudades. Um abraço a todos e obrigado!
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Boas, aqui vai a minha opinião, conheço bem o motor TDI de 130 CV montado num Skoda Fabia e o TDI de 170 montado num Seat Leon.
Motor 1.9 TDI de 130 CV:
- Um dos melhores motores a diesel construídos pelo grupo Vag,
- Mais económico,
- melhores baixas,
- mais fiável
Motor 2.0 TDI de 170 Cvs:
- Fraco em baixas, mas quando acorda é o diabo,
- gastador de gasóleo e óleo,
- melhores altas,
- maior velocidade de ponta.
Quanto aos carros em si, comparar um Seat Ibiza com uma Audi A4, é como conduzir uma lata e passares para um automóvel.
Podes fazer com a Audi A4, praticamente tudo o que fazias com o Seat Ibiza, mas com mais segurança e conforto!
Mas cuidado com essas carrinhas A4, deram problemas nos injectores, no filtro de partículas e também algumas cabeças do motor cederam.
Cumps
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Originalmente Colocado por Chemical fire Ver PostPraticamente zero problemas em todo este tempo, gasolina e revisões e a pujança com que esta máquina papa km está lá toda...
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Eu trocava sem pestanejar.
A nível de andamento... metes um PD130 num A4 B6 vs B7 PD170 e depois conta-me como foi.
O B6 fica-se por larga margem.
EDIT: um Ibiza Van como o teu será ela por ela face ao A4 B7.
Em AE o PD170 é superior.Editado pela última vez por RafaN; 17 December 2015, 22:39.
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Originalmente Colocado por MigMondeo Ver PostNão leste o que ele escreveu?
Se o homem diz que no dele é meter gasolina e fazer as revisões, quem és tu para dizer que o dele é a gasóleo?
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eu sou um feliz proprietário de 2 A3, um pd130 de 2002 e um pd170 de 2007, ambos comprados zero kms.
....por isso cá vai a minha posta.....
Originalmente Colocado por oscari Ver Post
Motor 1.9 TDI de 130 CV:
- Um dos melhores motores a diesel construídos pelo grupo Vag, que exagero....
- Mais económico, apenas em cidade e por pouco
- melhores baixas, mentira...tem mais bujarda em toda a faixa de rotação e a cx muito curta faz com que haja sempre um kick enorme
- mais fiável ambos zeros problemas até agora
Motor 2.0 TDI de 170 Cvs:
- Fraco em baixas, mas quando acorda é o diabo não concordo mesmo nada e só mesmo quem não conduz os 2 motores todos dias é que afirma isto
- gastador de gasóleo e óleo,em cidade quase faz 1 litrinho a mais sem problema mas em termos de consumo de oleo, só aumenta quando se anda muito a fundo.
- melhores altas, as 16v apartir das 3mil sãorealmente interessantes.
- maior velocidade de ponta. absolutamente mentira!!! porque a caixa do pd130 é sempre muito mais longa mesmo na sua versão mais curta. A caixa do pd170 é extremamente curta e com facilidade o 130 faz mais vel de ponta...
quando a caixa do pd170 chega ao fim, o pd130 ainda tem muitas rpm's pela frente e se a estrada ajudar, o 170 fica para trás.
não faz sentido nenhum o a3 trazer um garrett e depois meterem um kkk nas a4.....
tenho 2 amigos que se desfizeram das a4 por causa de varios problemas, entre eles o turbo.
o meu em 8 anos e meio, nunca deu chatices.
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Posteu sou um feliz proprietário de 2 A3, um pd130 de 2002 e um pd170 de 2007, ambos comprados zero kms.
....por isso cá vai a minha posta.....
eu nunca compraria a A4 porque o raio do turbo é um reles kkk e é raro o que não dá problemas.
não faz sentido nenhum o a3 trazer um garrett e depois meterem um kkk nas a4.....
tenho 2 amigos que se desfizeram das a4 por causa de varios problemas, entre eles o turbo.
o meu em 8 anos e meio, nunca deu chatices.
Tem uma caixa mais longa, é verdade, mas, de origem, o PD130 não tem "pulmão" em 6ª para a caixa que tem. Testado por mim vezes sem conta no 6L Sport PD130, em 6ª borra-se todo para passar dos 200 e picos em terreno plano. Fiz o teste de ir em 6ª a 200 e picos a "mastigar" em plano,, depois meti 5ª e aquilo lá desenvolveu para os 215 quase 220 em plano. Mesmo a descer, só compensa meter 6ª lá para os 215, porque aquilo é um caixote do caraças para "apenas" 130cv lololol. Se me dessem a escolher entre ter a caixa curta ou a caixa longa no de 130cv, escolhia sempre a curta.
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PD130 vs PD170
Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostAudia3tdi, não concordo que o PD130 faça mais ponta que um PD170.
Tem uma caixa mais longa, é verdade, mas, de origem, o PD130 não tem "pulmão" em 6ª para a caixa que tem. Testado por mim vezes sem conta no 6L Sport PD130, em 6ª borra-se todo para passar dos 200 e picos em terreno plano. Fiz o teste de ir em 6ª a 200 e picos a "mastigar" em plano,, depois meti 5ª e aquilo lá desenvolveu para os 215 quase 220 em plano. Mesmo a descer, só compensa meter 6ª lá para os 215, porque aquilo é um caixote do caraças para "apenas" 130cv lololol. Se me dessem a escolher entre ter a caixa curta ou a caixa longa no de 130cv, escolhia sempre a curta.
6a nestes carros na minha ideia nunca compensa em termos de performance.
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