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O pocket-rocket ou desportivo acessível dos anos 80 em Portugal

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    O pocket-rocket ou desportivo acessível dos anos 80 em Portugal

    Qual foi o desportivo mais vendido da década de 80 em Portugal? Parece-me que o 205 GTI e o Golf GTI eram muito caros, o Renault 5 GT muito gastador... O Fiesta XR2 não faço ideia. Apesar de não ser dos mais potentes, acho que o Corsa 1.3 GT, Uno Turbo I.E. e Citroen AX GT eram os mais baratos, sendo o Corsa mais económico.
    Editado pela última vez por jbarroso; 16 December 2015, 13:43.

    #2
    Os que mais se viam na rua eram os 205 GTI, Unos, 5 GT turbo, e AX

    Gofs e fiestas eram raros.

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      #3
      E o Corsa?

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        #4
        corsa gt/sr viam-se muitos, mas não eram lá muito potentes

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          #5
          Escort Xr3i

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            #6
            Originalmente Colocado por jbarroso Ver Post
            Qual foi o desportivo mais vendido da década de 80 em Portugal? Parece-me que o 205 GTI e o Golf GTI eram muito caros, o Renault 5 GT muito gastador... O Fiesta XR2 não faço ideia. Apesar de não ser dos mais potentes, acho que o Corsa 1.3 GT, Uno Turbo I.E. e Citroen AX GT eram os mais baratos, sendo o Corsa mais económico.
            Nos anos 80 todos os carros eram muito caros, a malta mal tinha dinheiro para comprar Unos 45 quanto mais GTI's !

            Ora, partindo da ideia que todos eram bastante inacessíveis a carteira da esmagadora maioria dos Portugueses e que, portanto, carros desse tipo eram no essencial comprados pelas classes mais abastadas, todos se viam pouco.

            No entanto eu diria de memória que os mais "populares" terão sido... Primeiro o Golf porque não havia concorrência, depois juntou-se-lhe o 205, e mais tarde o Renault GT Turbo. O primeiro Uno Turbo teve muito poucas vendas, até porque as limitações existentes à importação faziam com que o representante preferi-se gastar a sua quota com Unos 45, Fiats Ritmo, e por aí...

            Portanto a ter de relevar alguns modelos eu diria que prevaleciam o 205GTI e Golf GTI, primeiro um depois o outro. Nos "baratos" eu indicaria o Polo G40. No início da década de 90 aí sim o Uno Turbo vendeu bem.

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              #7
              Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
              corsa gt/sr viam-se muitos, mas não eram lá muito potentes
              Tens sempre o Corsa A GSI que tem mais 30cv que o GT...
              Opel Kadett GSI seria a opção sobretudo o de 150cv...7,7 seg dos 0-100kmh e 217 kmh de vmax...quadrante digital, ABS...

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                #8
                Primeiro o Golf porque não havia concorrência
                Opel Kadett C GTE, Opel Kadett D GTE, Kadett GSI...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                  Opel Kadett C GTE, Opel Kadett D GTE, Kadett GSI...
                  Nem penses. O GTI estava numa classe à parte. Havia "o Golf GTI" e depois havia a "maralha". O Peugeot 205 GTI foi o primeiro que quebrou essa regra.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                    Tens sempre o Corsa A GSI que tem mais 30cv que o GT...
                    Opel Kadett GSI seria a opção sobretudo o de 150cv...7,7 seg dos 0-100kmh e 217 kmh de vmax...quadrante digital, ABS...
                    O GSI chegou a vender-se novo em Portugal? É muito raro ver um em PT.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      O GSI chegou a vender-se novo em Portugal? É muito raro ver um em PT.
                      Não se viam. Tal como o ford escort rs1600i, era excelente mas só conheci dois, o do Alfredo César Torres e um outro que não sei de quem era. Deviam ser pouquíssimo os rs1600i a circular nas estradas nacionais.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        Nem penses. O GTI estava numa classe à parte. Havia "o Golf GTI" e depois havia a "maralha". O Peugeot 205 GTI foi o primeiro que quebrou essa regra.

                        Em Portugal só se começou a ver mais Golf GTI depois das importações, antes comprados em Portugal novos os 205 GTI houve mais, e houve vários trazidos por emigrantes.

                        Na década de 80, o Português quando comprava um VW novo, era um 1.3 a gasolina de 55CV.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Não se viam. Tal como o ford escort rs1600i, era excelente mas só conheci dois, o do Alfredo César Torres e um outro que não sei de quem era. Deviam ser pouquíssimo os rs1600i a circular nas estradas nacionais.

                          O celebre Concurso "Onde está o Às" com 6 Ford RS1600i.

                          Comentário


                            #14
                            O mais comum penso que era o Renault 5 GT Turbo.

                            Os melhores, provavelmente o Golf GTi e o 205 GTi.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                              Opel Kadett C GTE, Opel Kadett D GTE, Kadett GSI...
                              Tu só vês mesmo Opel à frente. Que fanático

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                O GSI chegou a vender-se novo em Portugal? É muito raro ver um em PT.
                                Passou-me pelas mãos um mas que não era um GSI de origem. Foi-se buscar o motor a uma sucata e pertencia a "meio carro" com matricula francesa. Depois este também saíu fora e meteu-se o 2.0 do Calibra... Antes do 1.6 estava lá um 1.4 do JOY com 4 carburadores WEBER e antes deste estava lá um 1.0 que era o que estava averbado no livrete.

                                Comentário


                                  #17
                                  dos pequenos em vendas, apostaria no G40

                                  Comentário


                                    #18
                                    isso é que foi experimentar!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      sorry, este já é de 90

                                      Comentário


                                        #20

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                          Passou-me pelas mãos um mas que não era um GSI de origem. Foi-se buscar o motor a uma sucata e pertencia a "meio carro" com matricula francesa. Depois este também saíu fora e meteu-se o 2.0 do Calibra... Antes do 1.6 estava lá um 1.4 do JOY com 4 carburadores WEBER e antes deste estava lá um 1.0 que era o que estava averbado no livrete.
                                          Sim, mas falo mesmo vendidos novos cá. Em Espanha existiam muitos...

                                          O máximo que fiz foi o swap para 1.3.

                                          De qualquer forma o GT não era o concorrente natural dos outros mencionados acima, seria mais o GSI.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                                            Belo kart

                                            Estava longe de ser o mais potente, mas provavelmente era o mais divertido de conduzir.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                              Em Portugal só se começou a ver mais Golf GTI depois das importações, antes comprados em Portugal novos os 205 GTI houve mais, e houve vários trazidos por emigrantes.
                                              Não é essa a minha memória... Muito por causa do Golf I que já vinha dos anos 70, quando ainda não haviam peugeot 205... Ainda foram alguns 10 anos em que a VW esteve sozinha, deu para pôr muitos GTI's a circular...

                                              O celebre Concurso "Onde está o Às" com 6 Ford RS1600i.
                                              Desconheço. Só via a "visita da cornélia", o "123" e pouco mais...

                                              edit: Espera aí, isso era aquele concurso que decorreu no Autódromo do Estoril? Sim sim, olha que eu acho que eram xr3i...
                                              Editado pela última vez por Jbranco; 16 December 2015, 15:41.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É importante recordar que nessa altura o IA penalizava fortemente a cilindrada. Um 1.6 já pagava substancialmente mais do que um 1.4.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jag Ver Post
                                                  É importante recordar que nessa altura o IA penalizava fortemente a cilindrada. Um 1.6 já pagava substancialmente mais do que um 1.4.
                                                  Na categoria pequeno, barato e rápido, o AX dominava. Por comparação até um Uno era caro...

                                                  edit:

                                                  Aliás, como já antes disse, nesse tempo todos os carros eram caros. Como não havia crédito, havia gente com muito dinheiro para dispensar em carros (classe media/alta e alta) e haviam todos os outros que mal podiam comprar um Fiat Uno 60sx. Isso criava uma distorção muito grande no mercado, quem tinha dinheiro (poucos) estava-se nas tintas para que cilindrada o carro tinha, quem não tinha dinheiro (a maioria) até se metia em "auto-grupos" (uma espécie de compra em grupo de carros) para ver se lhes saia um corsa 1.0.
                                                  Editado pela última vez por Jbranco; 16 December 2015, 15:52.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os únicos, que na minha opinião, podem ser designados como verdadeiros "pocket rocket" eram o 5 Turbo, 205 GTI, Uno Turbo e AX GTI.

                                                    Comentário


                                                      #27





                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Deviam ser pouquíssimo os rs1600i a circular nas estradas nacionais.
                                                        Já XR3i eram bastante comuns.

                                                        Além dos 10 cv de diferença, o RS1600i era mais competente como desportivo.

                                                        Um que se via muito era o Corsa GT, depois Corsa SR que não sendo um puro pocket.rocket andava muito bem com muito pouco peso e 70 cv (mais tarde 75). Isto no inicio dos anos 80.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por To Ver Post
                                                          Os únicos, que na minha opinião, podem ser designados como verdadeiros "pocket rocket" eram o 5 Turbo, 205 GTI, Uno Turbo e AX GTI.
                                                          Será que os 95cv dos carburadores do AX Sport são assim tão diferentes dos 105cv do GTI?

                                                          lembro que estes eram ultra leves

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                                                            Será que os 95cv dos carburadores do AX Sport são assim tão diferentes dos 105cv do GTI?

                                                            lembro que estes eram ultra leves
                                                            O AX GTI começou por ter 100 cv e depois com os catalizadores 95 cv.

                                                            O AX sport andava mais que ambos.

                                                            Comentário

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