Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores atmosféricos em vias de extinção?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores atmosféricos em vias de extinção?

    A Diesel já há muito que foram extintos... No entanto, e a gasolina?

    Será que a tendência é a mesma?

    Há uns anos atrás, os motores sobrealimentados faziam parte de um mercado muito especifico. Hoje em dia, passa-se praticamente o contrário. Mesmo nos segmentos mais baixos já começa a ser complicado encontrar muita oferta de motores atmosféricos.

    Por um lado justifica-se com as normas anti-poluição cada vez mais apertadas, mas será que não há alternativa?

    Uma possível alternativa não passaria pela aposta na utilização e massificação de materiais mais leves e mais resistentes na construção de um carro? Logo deixaria de ser necessário o recurso a potências mais altas. Um carro hoje em dia deve pesar o dobro de há 20 anos atrás, com a potência a aumentar na mesma proporção.

    #2
    claro que será a mesma coisa, a já muito que se prevê a extinção de motores atmosféricos, seja diesel ou a gasolina, pois o que está na vanguarda é o downsizing dos motores e aplicar turbos nos mesmos para espremer mais desempenho e melhores consumos face a um antigo atmosférico equivalente...

    Comentário


      #3
      Eu ainda não consigo engolir que um turbo a puxar como deve de ser gaste menos que um atmosférico a gasolina equivalente em termos de potência, não de cilindrada.
      Mas atenção admito que é por não saber mesmo e nunca ter convivido com um.

      Só me convencem em consumos de estrada. Agora na cidade e a puxar... Quando vejo 1.2 turbos a gastar 8 e 9´s...esqueçam lá isso. Mas admito que possa estar redondamente enganado até conviver com um.

      Comentário


        #4
        Tou para ver a fiabilidade dos novos honda turbo.

        O grande trunfo dos motores atmosféricos é a manutenção acessível, se tiver corrente é só mudar o óleo e filtros. Nao há turbos, injeccoes complicadas, etc.

        Comentário


          #5
          Irão extinguir-se de igual forma.

          Motores mais pequenos com potências cada vez mais elevadas é o futuro.

          Daqui a uns anos provavelmente estaremos a discutir no Geral qual é a melhor aposta, se um Focus 0.5 com 130cv ou um Megane 0.6 com uns 135cv.
          Somente um exemplo

          Comentário


            #6
            Essa questão da fiabilidade é um dos grandes motivos que me deixa de pé atrás.

            Cada caso é um caso, mas falando no geral, dificilmente um motor sobrealimentado terá a mesma fiabilidade que um atmosférico.

            Já para não falar na agradabilidade de condução. Há quem goste, há quem não goste... Pessoalmente prefiro um motor atmosférico.

            Comentário


              #7
              E já agora, dou os parabéns à Mazda pelo MX-5.

              Uma proposta que vai de encontro precisamente ao que disse. Devido ao baixo peso, puderam usar um motor atmosférico com prestações relativamente interessantes e um consumo médio anunciado de cerca de 6l.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                E já agora, dou os parabéns à Mazda pelo MX-5.

                Uma proposta que vai de encontro precisamente ao que disse. Devido ao baixo peso, puderam usar um motor atmosférico com prestações relativamente interessantes e um consumo médio anunciado de cerca de 6l.
                E em pista com 9l, posso confirmar.

                Deixando de existir ottos, é da maneira que continuo com o meu chasso, à caminho dos 18anos, 211.000 e sem uma única avaria.

                Comentário


                  #9
                  Não há dúvida que nos diesel o turbo ajuda a baixar os consumos. Já nos otto as coisas são muito menos lineares, tem mesmo a ver com a diferenças entre os ciclos.

                  A minha experiência pessoal em ottos não é suficiente para fazer uma amostragem conclusiva. Mas do que tenho visto, os pequenos turbo-gasolina não são tão poupados como esperava. E os grandes atmosféricos não são tão gastadores como a maioria das pessoas pensa.

                  Quer em aplicações de baixa potencia e baixos segmentos quer nas aplicações de maior peso, nunca dei por grandes diferenças entre atmosféricos e turbinados.

                  A relação peso-potencia... aí sim nos carros a gasolina as coisas às vezes disparam.

                  Comentário


                    #10
                    A tendencia vai ser baixar a cc dos motores e aumentar aos turbos. A grande evolução dos motores creio que vai estar sempre associada á injeção que vai ser cada vez mais eficiente e os turbos por outro lado vao ter um papel cada vez maior a ajudar os pequenos motores que atualmente existem no mercado. Quanto a mim todas as marcas no futuro vao ter um motor de 3 cil com baixos consumos e excelente performance.

                    Comentário


                      #11
                      Eu acho que não vão ter grande futuro estes novos motores de baixa CC e muitos cv's...
                      Não porque sejam maus ou gastem muito, mas porque as outras tecnologias cada vez estão mais apuradas e em breve irão aparecer outras alternativas mais económicas com o mesmo desempenho (ou superior).
                      Acho que daqui a 10 anos haverá poucos carros a gasolina novos à venda...

                      Por isso é que pondero comprar um segmento D em breve com um grande motor a gasolina... daqui a uns anos será uma raridade...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                        Eu acho que não vão ter grande futuro estes novos motores de baixa CC e muitos cv's...
                        Não porque sejam maus ou gastem muito, mas porque as outras tecnologias cada vez estão mais apuradas e em breve irão aparecer outras alternativas mais económicas com o mesmo desempenho (ou superior).
                        Acho que daqui a 10 anos haverá poucos carros a gasolina novos à venda...

                        Por isso é que pondero comprar um segmento D em breve com um grande motor a gasolina... daqui a uns anos será uma raridade...
                        sim daqui a umas belas dezenas de anos, não penses que vai ser numa década ou duas que os carros actuais serão substituídos por eléctricos, na primeiras gerações a aposta forte será em sistemas híbridos , e eléctricos para curtas distancias , seja como for os custos ainda são elevados, com o tempo e a evolução das tecnologias então os fabricantes irão se virar para carros totalmente eléctricos, e provavelmente sem necessidade de ligar a tomada se auto carregarem em andamento, e com autonomias equivalentes aos actuais a combustível , independentemente do uso que venham a ter...

                        no futuro logo se verá o que virá por ai de novidades...

                        por agora a grande aposta é downsizing e aplicar turbos, sistemas híbridos, e penso que ainda veremos mais uma alternativa que é o uso de hidrogénio que anda em testes há muito...

                        mas pronto isto é tudo um pouco na especulação entre o que sabemos que existe em desenvolvimento e é utilizado já no dia a dia, e fazer uma previsão do futuro, não quer dizer que venha a ser assim, mas de hoje até , pode levar ainda umas décadas até largarmos definitivamente a dependência dos combustíveis fosseis...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                          E em pista com 9l, posso confirmar.

                          Deixando de existir ottos, é da maneira que continuo com o meu chasso, à caminho dos 18anos, 211.000 e sem uma única avaria.
                          18 anos, 200 mil KM e nem uma única avaria?

                          Nem um tubo roto ou uma peça desgastada ainda que não seja considerada peça de desgaste ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            18 anos, 200 mil KM e nem uma única avaria?

                            Nem um tubo roto ou uma peça desgastada ainda que não seja considerada peça de desgaste ?

                            Se se considerar avaria a substituição do tubo do ar de admissão, sim... Também já foi reparada uma fuga na caixa de vácuo, substituidas juntas de tampa de válvulas e carter, rolamentos à frente, distribuição, amortecedores, molas, pastilhas, discos, etc.... ou seja, material de desgaste...


                            De resto "avarias" mesmo nunca teve, as únicas 2 vezes que me deixou apeado foi a bateria morta... A aguentar-se na minha mão mais uns anos e a manter-se a fiabilidade, conto abrir o motor pra rectificação aí pelos 300.000 caso seja pra manter o carro.

                            Comentário


                              #15
                              atualmente só a mazda tem apostado em motores atmosféricos "novos" os skyactiv g, de resto só estou a ver a kia/hyundai e a honda ainda a apostar nos atmosféricos também, mas a tendência é mesmo os turbinados, mas atênção que já andam ai turbinados económicos, um dos exemplos é o 1.2 d4t da toyota

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                atualmente só a mazda tem apostado em motores atmosféricos "novos" os skyactiv g, de resto só estou a ver a kia/hyundai e a honda ainda a apostar nos atmosféricos também, mas a tendência é mesmo os turbinados, mas atênção que já andam ai turbinados económicos, um dos exemplos é o 1.2 d4t da toyota
                                Ninguém diz que não são económicos....mas, como alguns sou da opinião que com mais cc e o mesmo nível de potência se conseguem consumos semelhantes (em cidade melhores, fora piores).

                                O último que experimentei foi a "manco" de 130cv da PSA (308). Que é um motor que gostei bastante (sem vibração, linear, etc). Mas onde eu fiz consumos maiories 1,5L (cidade) face ao 1.5 (Mazda 3) para o mesmo ritmo.

                                Pessoalmente e dado o meu historial de tratar um bocado mal os carros, sou apreciador do menor número de periféricos possíveis

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                  Se se considerar avaria a substituição do tubo do ar de admissão, sim... Também já foi reparada uma fuga na caixa de vácuo, substituidas juntas de tampa de válvulas e carter, rolamentos à frente, distribuição, amortecedores, molas, pastilhas, discos, etc.... ou seja, material de desgaste...


                                  De resto "avarias" mesmo nunca teve, as únicas 2 vezes que me deixou apeado foi a bateria morta... A aguentar-se na minha mão mais uns anos e a manter-se a fiabilidade, conto abrir o motor pra rectificação aí pelos 300.000 caso seja pra manter o carro.
                                  Ok tem sido então um bom motor. E se chegar aos 300 mil praticamente com os CV's de origem, sem fumo e sem barulhos melhor ainda.

                                  É que ouve-se com cada história de carros com 300 mil e apenas mudaram a embraiagem...e de resto nem 1 parafusozinho trocaram....e como tal essas histórias para mim são sempre de duvidar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Ok tem sido então um bom motor. E se chegar aos 300 mil praticamente com os CV's de origem, sem fumo e sem barulhos melhor ainda.

                                    É que ouve-se com cada história de carros com 300 mil e apenas mudaram a embraiagem...e de resto nem 1 parafusozinho trocaram....e como tal essas histórias para mim são sempre de duvidar.
                                    Sim tem sido mesmo, comprei-o com 127.000km, por volta dos 150.000 levou com gpl e tem sido carro de passeio e por vezes de trabalho. Se tem ainda os mesmos cv não sei, é bem possível que alguns já la não morem, é coisa que nunca fui medir, nem me interessa, desde que ande tá tudo bem.

                                    Não tou vendedor do carro, portanto não tenho porquê de inventar, até hoje foi só mesmo peças de desgaste e a questão da fuga de vácuo e tubo de ar.

                                    É muito comum estes motores não darem problemas, conheço mais uns, tudo acima dos 200.000 e a andar.

                                    PS- a embraiagem é de origem

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      18 anos, 200 mil KM e nem uma única avaria?

                                      Nem um tubo roto ou uma peça desgastada ainda que não seja considerada peça de desgaste ?

                                      Eu tive um carro a gasolina que vendi com cerca de 210 mil km em que a única coisa que avariou foi uma luz do interior. Mais concretamente a iluminação dos comandos da sofagem. E volta e meia ainda acendia... . Este carrito nem embraiagem levou nesse tempo todo. E estava muito bom quando vendi.

                                      Tive outro que vendi com cerca de 250 e só levou rolamentos, homocinéticas, termostato e um tubo metálico do circuito de refrigeração.

                                      Tudo isto fora os consumíveis de correias, pastilhas, etc.

                                      O truque é simples: fazer os km em poucos anos. Por cá quem anda muito tem diesel. Daí haver muitas histórias de carros diesel com muito km sem chatices e poucas histórias dessas com carros a gasolina. Porque os anos pesam aos carros, não são apenas os km...

                                      Só acrescentar que a maioria dos carros a gasolina são de cidade, para-arranca... e os diesel o contrário.
                                      Editado pela última vez por Vocsa; 19 December 2015, 20:58.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                        E em pista com 9l, posso confirmar.

                                        Deixando de existir ottos, é da maneira que continuo com o meu chasso, à caminho dos 18anos, 211.000 e sem uma única avaria.
                                        Qual é o teu chasso?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Eu tive um carro a gasolina que vendi com cerca de 210 mil km em que a única coisa que avariou foi uma luz do interior. Mais concretamente a iluminação dos comandos da sofagem. E volta e meia ainda acendia... . Este carrito nem embraiagem levou nesse tempo todo. E estava muito bom quando vendi.

                                          Tive outro que vendi com cerca de 250 e só levou rolamentos, homocinéticas, termostato e um tubo metálico do circuito de refrigeração.

                                          Tudo isto fora os consumíveis de correias, pastilhas, etc.

                                          O truque é simples: fazer os km em poucos anos. Por cá quem anda muito tem diesel. Daí haver muitas histórias de carros diesel com muito km sem chatices e poucas histórias dessas com carros a gasolina. Porque os anos pesam aos carros, não são apenas os km...

                                          Só acrescentar que a maioria dos carros a gasolina são de cidade, para-arranca... e os diesel o contrário.
                                          Agora que referes... lembrei-me de uma avaria com mais de 1ano, as luzes do comando de sofage foram-se.
                                          Originalmente Colocado por jbarroso Ver Post
                                          Qual é o teu chasso?
                                          Mazda 323 1.5cc de 98

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                            Ninguém diz que não são económicos....mas, como alguns sou da opinião que com mais cc e o mesmo nível de potência se conseguem consumos semelhantes (em cidade melhores, fora piores).

                                            O último que experimentei foi a "manco" de 130cv da PSA (308). Que é um motor que gostei bastante (sem vibração, linear, etc). Mas onde eu fiz consumos maiories 1,5L (cidade) face ao 1.5 (Mazda 3) para o mesmo ritmo.

                                            Pessoalmente e dado o meu historial de tratar um bocado mal os carros, sou apreciador do menor número de periféricos possíveis
                                            pois também percebo essa tua opinião eu também optei por um atmosférico um mazda 2 skyactiv de 115cv, mas espero tratá-lo bem xD, esse motor da peugeot também dizem ser demasiado económico, eu conheço o de 110cv o meu tio tem um c4 com esse motor e é bastante económico em nacional ou auto estrada, em cidade é preciso cuidado no pedal, mas esse de 130cv já deve ter alto andamento

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mais um que fica de pé atrás com a moda do "turbinado".

                                              Tenho andado com uma Clio Sport Tourer 0.9 tce de 90cv, tendo eu uma Astra H Caravan 1.4 também com 90cv.
                                              Seria de esperar que sentisse diferença nos consumos e até no andamento, uma vez que a Clio é ligeiramente mais leve e 8 anos mais nova.
                                              Com percursos iguais e andamento semelhante, concluí que a Astra gasta o mesmo ou ligeiramente menos (6.7 na Astra, 6.9 na Clio) e andam exactamente o mesmo.
                                              A única vantagem para a Clio está nas médias rotações onde o turbo ajuda bastante, mas entre as 800 e as 1500 rpm não há carro. A Astra acaba por ser mais linear.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                Mais um que fica de pé atrás com a moda do "turbinado".

                                                Tenho andado com uma Clio Sport Tourer 0.9 tce de 90cv, tendo eu uma Astra H Caravan 1.4 também com 90cv.
                                                Seria de esperar que sentisse diferença nos consumos e até no andamento, uma vez que a Clio é ligeiramente mais leve e 8 anos mais nova.
                                                Com percursos iguais e andamento semelhante, concluí que a Astra gasta o mesmo ou ligeiramente menos (6.7 na Astra, 6.9 na Clio) e andam exactamente o mesmo.
                                                A única vantagem para a Clio está nas médias rotações onde o turbo ajuda bastante, mas entre as 800 e as 1500 rpm não há carro. A Astra acaba por ser mais linear.

                                                Falas uma faixa de rpm baixíssima , em que por si só tem de se compreender que no 0.9 nao esta na zona turbo e como tal o factor cilindrada significará a diferença visto que o 1.4 tem maior binário .

                                                O 1.0 ecoboost ja sera um pouco diferente pois tem binário maximo logo em em baixas rpm .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Ok tem sido então um bom motor. E se chegar aos 300 mil praticamente com os CV's de origem, sem fumo e sem barulhos melhor ainda.

                                                  É que ouve-se com cada história de carros com 300 mil e apenas mudaram a embraiagem...e de resto nem 1 parafusozinho trocaram....e como tal essas histórias para mim são sempre de duvidar.
                                                  Carros que me fizeram mais de 350.000 km sem problemas, pneus, travões ou seja o normal com período normal de substituição.

                                                  Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                                  Além dos comerciais, mas esses não vem para este caso, foram os de uso pessoal meu ou da mulher, apenas falo nestes dois:

                                                  - V40 1.9 D ano 2000 de 95 Cv que salvo erro que passou os 350.000 km, levou uma caixa que vinha com problemas fábrica (garantia), uma bomba de travões, depois o normal das revisões "distribuições, travões, pneus, nada mais que me recordo. Apenas em 2009, acho que devido a cargas colocadas na mala, a suspensão traseira que por azar não é apenas amortecedores, era a única série que vinha a suspensão traseira amortecedores auto nivelados e custava mais de 1300€ + (?). Troquei nesse dia por um S40 novo mas este foi para esquecer!

                                                  - 307 CC 1.4 HDI com mais de 370.000 km, um kit de embraiagem e tudo que é normal nas revisões, travões, pneus, distribuição levou uma aos 200k, e apenas tive o problema que foi descoberto após 3 dias andar a pesquisar devido a anomalia do erro que dava no CB e não ligava, após 15 ou 60 minutos pegava bem e andava, foi o filtro combustível substituído e resolvido o problema (esquecimento na revisão anterior não fazerem essa substituição), nunca deu problemas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obvio que sim ... chama-se evolução.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sou assíduo nos motores otto atmosféricos. Tenho dois em casa e são os que mais gosto de guiar.
                                                      Contudo reconheço que o turbo dá uma sensação de força, e até acho piada. Começo a gostar cada vez mais.

                                                      Mas, enquanto a fiabilidade não for apurada... Não estarei comprador, pelo menos nos segmentos mais altos.

                                                      Tenho um 1.8 atmosférico e actualmente já é de facto difícil ter motores atmosféricos.

                                                      O que se passa é que há malta que conduz um 1.0 ou 1.2 turbinado e pelo efeito turbo, acha que os atmosféricos não andam nada, nem.que sejam 2.0 ou algo do género.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                        Sou assíduo nos motores otto atmosféricos. Tenho dois em casa e são os que mais gosto de guiar.
                                                        Contudo reconheço que o turbo dá uma sensação de força, e até acho piada. Começo a gostar cada vez mais.

                                                        Mas, enquanto a fiabilidade não for apurada... Não estarei comprador, pelo menos nos segmentos mais altos.

                                                        Tenho um 1.8 atmosférico e actualmente já é de facto difícil ter motores atmosféricos.

                                                        O que se passa é que há malta que conduz um 1.0 ou 1.2 turbinado e pelo efeito turbo, acha que os atmosféricos não andam nada, nem.que sejam 2.0 ou algo do género.
                                                        Até parece que o turbo só lá esta para dar sensação que anda mais...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                          Até parece que o turbo só lá esta para dar sensação que anda mais...
                                                          Acho que fui claro...

                                                          Óbvio que o turbo resulta e anda efectivamente mais.

                                                          O que quero dizer é malta a conduzir pequenos turbinados, com números do género 0-100 em 11 segundos, com atmosféricos na casa dos 8 segundos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                            O que se passa é que há malta que conduz um 1.0 ou 1.2 turbinado e pelo efeito turbo, acha que os atmosféricos não andam nada, nem.que sejam 2.0 ou algo do género.
                                                            Confirmo. Aliás parece que nem sabem conduzi-los.

                                                            (Também tenho um 1.8)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X