Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O carro bom, rápido e barato dos anos 80

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O carro bom, rápido e barato dos anos 80

    Boas. Há dias no seguinte do tópico dos pocket rocket dos nos 80, tomei consciência que era uma época em que poucos podiam comprar carro novo (Nasci em fins de 80). Mas certamente a malta nova curtia um carro com genica. Quais eram os carros de versões base com mais genica? Renault 5, 205?

    #2
    Fiat Uno Turbo

    Comentário


      #3
      Opel Corsa GT é um bom exemplo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jbarroso Ver Post
        Boas. Há dias no seguinte do tópico dos pocket rocket dos nos 80, tomei consciência que era uma época em que poucos podiam comprar carro novo (Nasci em fins de 80). Mas certamente a malta nova curtia um carro com genica. Quais eram os carros de versões base com mais genica? Renault 5, 205?
        Os citroen AX eram muito leves, mesmo a versão 1,0 era ágil e andava bem. Um 1,1 com os seus 55 cv era já um carro com bastante genica.

        Comentário


          #5
          Fiat Uno Turbo e Opel Corsa GT = versões de base??

          Comentário


            #6
            Não tinha lido essa parte, como ele se refere no inicio a pocket rocket's.

            Comentário


              #7
              O meu pai teve um AX 11 TRE de 1988. O carro andava bastante bem e tinha bons consumos. Eram 55cv para 660 kg de peso.
              O grande problema era a qualidade de construção. Aquele tablier....... Deus me livre. A habitabilidade também era fraquinho.
              De resto curvava bem e também travava bem.
              O melhor para mim era o 205 mas face ao AX era mais caro, andava menos e só tinha 4v.

              Comentário


                #8
                Fiat Uno 1.1 SX, os motores Italianos sempre foram os melhores a nível de "genica". Os motores Fire dos FIAT dos anos 80 são um bom exemplo disso mesmo.

                Tive um, e foi um carro que deixou muitas saudades.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jbarroso Ver Post
                  Boas. Há dias no seguinte do tópico dos pocket rocket dos nos 80, tomei consciência que era uma época em que poucos podiam comprar carro novo (Nasci em fins de 80).
                  Por acaso tenho uma ideia precisamente contrária.

                  Tenho ideia que era uma época onde o pessoal poupava bastante mais e com algum esforço lá comprava o carrito novo.

                  Não tenho dados, mas quase que apostava que comparando essa época com a actual, a percentagem de automóveis novos vendidos relativamente a usados, era muita mais alta do que actualmente.

                  Digam o que disseram, apesar da vida não ser fácil nessa altura, conseguia-se juntar mais dinheiro que agora. Hoje em dia esbanja-se bastante dinheiro em coisas que na altura nem sequer existiam. Vivia-se outro estilo de vida. Hoje em dia vive-se muito mais das aparências nem que para isso seja preciso ter créditos que nunca mais acabam.

                  Para além disso, era relativamente comum o pessoal começar a trabalhar bastante cedo, desde a adolescência. Hoje em dia qualquer um vai para a universidade pelo menos até aos 20 e tal anos e depois vê-se tramado para arranjar emprego.
                  Editado pela última vez por DoubleM101; 02 January 2016, 19:42.

                  Comentário


                    #10
                    Tenho ideia que o melhor ano de sempre, em termos de vendas de carros novos, foi 1988.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                      Tenho ideia que o melhor ano de sempre, em termos de vendas de carros novos, foi 1988.
                      Em valores absolutos? Desconfiava que nessa época a percentagem de vendas novos/usado seria bastante mais favorável aos novos, mas nunca pensei que se tivessem mesmo vendido mais em termos absolutos.

                      É como disse anteriormente... Maior parte do pessoal começava a trabalhar bastante cedo e não era de todo incomum ver pessoal a comprar o seu carrito novo, pago a pronto, bastante cedo... Em idades que actualmente ainda nem se trabalha sequer.

                      Comentário


                        #12
                        Meus pais compraram em 1983 um Renault 11 turbo, era um avião e ficou 26 anos em casa até cair de velho. Foi um carro que nunca ficou pelo caminho e não me lembro de ter uma avaria nele...saudades

                        Comentário


                          #13
                          No topico do GTI dos anos 80 é que diziam que a malta nao tinha guito para carros novos, quanto mais golfs e 205 gti.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                            Em valores absolutos? Desconfiava que nessa época a percentagem de vendas novos/usado seria bastante mais favorável aos novos, mas nunca pensei que se tivessem mesmo vendido mais em termos absolutos.

                            É como disse anteriormente... Maior parte do pessoal começava a trabalhar bastante cedo e não era de todo incomum ver pessoal a comprar o seu carrito novo, pago a pronto, bastante cedo... Em idades que actualmente ainda nem se trabalha sequer.
                            Sim. Tenho ideia de ter lido que 1988 foi o melhor ano de sempre em venda de automóveis ligeiros novos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                              Fiat Uno 1.1 SX, os motores Italianos sempre foram os melhores a nível de "genica". Os motores Fire dos FIAT dos anos 80 são um bom exemplo disso mesmo.

                              Tive um, e foi um carro que deixou muitas saudades.
                              esse só apareceu mesmo no final dos anos 80 (88 ou 89) e no mk2, se nao estou em erro.
                              antes tinhas os motores lampredi, que eram também muito energéticos, mas menos económicos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                esse só apareceu mesmo no final dos anos 80 (88 ou 89) e no mk2, se nao estou em erro.
                                antes tinhas os motores lampredi, que eram também muito energéticos, mas menos económicos.
                                Sim, o meu era um mk2.

                                O mk1 também era bem porreiro

                                Comentário


                                  #17
                                  Tive um corsa 1.0 de 88, grande bomba, marcava 180 nas descidas, chegava aos 100km/h em 2ª (os 18 anos têm destas coisas), só fazia curvas com o travão de mão puxado e tinha abrandadores no lugar dos travões. Comprou-o o meu pai novo e custou-lhes 1032 contos (5000 euros) pagos a pronto pagamento com dinheiro que eles (os meus pais) juntaram durante 5 anos, quando fiz 18 anos ficou para mim, tinha 100.000 km e muitas viagens giras para contar (Algarve, França, Espanha, etc), devido a essas (viagens +/- frequentes) foi substituído por um novíssimo opel Astra

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Fiat Uno Turbo e Opel Corsa GT = versões de base??

                                    Se queres versões de base da fiat tinhas o fiat uno 60 s versão despida e o sx, já com um nivel de equipamento aceitável e um motor resistente, fiavél e muito rápido para a carroçaria em que montava.
                                    Mais acima havia o 70, com motor 1.4, mas acho que por cá é mesmo uma raridade

                                    Agora se queres mesmo a base era o uno evolution, em versões 945cc 45 cv.

                                    Na lancia havia um y10 turbo, com 1000cc

                                    Comentário


                                      #19
                                      Uma versão base que andava bem era o Honda civic GL, penso que só havia este e o 1.6i16, mais tarde é que veio o i-VT.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                        Uma versão base que andava bem era o Honda civic GL, penso que só havia este e o 1.6i16, mais tarde é que veio o i-VT.
                                        também me lembrei do civic, mas já é de um segmento superior aos aqui falados e não era propriamente barato.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Em 1993 um civic já andava pelos 3500 contos (17.500 euros), um Astra andava pelos 3000 (15.000). O Civic não era um carro barato!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pensei que o barato era comprá-lo hoje para umas gazadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                              Em 1993 um civic já andava pelos 3500 contos (17.500 euros), um Astra andava pelos 3000 (15.000). O Civic não era um carro barato!
                                              De facto o modelo o modelo de 1998 EK era mais barato, o EG que veio a seguir nao sei.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                também me lembrei do civic, mas já é de um segmento superior aos aqui falados e não era propriamente barato.
                                                Preço de tabela em Fevereiro de 1990: 2350cts

                                                Andava mais ou menos alinhado pelos preços de um pequeno desportivo. Haviam alguns mais baratos, outros mais caros. Não andava tanto, mas para um pequeno familiar destacava-se bem. Fazia ligeiramente abaixo dos 10s dos 0-100km/h.

                                                Houve uma versão 1.3 de 75cv mas não sei se se vendeu cá. Na tabela que tenho ali, aparece mas não tem preço. Se se vendeu, devem ter sido poucas unidades.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                  Houve uma versão 1.3 de 75cv mas não sei se se vendeu cá. Na tabela que tenho ali, aparece mas não tem preço. Se se vendeu, devem ter sido poucas unidades.
                                                  Vendeu !

                                                  Os civic, mesmo os mais básicos sempre andaram bem, mas creio que o tópico está mais direccionado para os mais pequenos e baratos segmento B.

                                                  Reitero que o mais irrequieto era o AX

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se fosse nos anos 60, dava como exemplo o NSU 1000 TT(-S).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                                      Os citroen AX eram muito leves, mesmo a versão 1,0 era ágil e andava bem. Um 1,1 com os seus 55 cv era já um carro com bastante genica.
                                                      Eu tive um 1.1i TRe, um verdadeiro Pitbull Terrier, com 60 cavalitos, andava porreirinho

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                                        Vendeu !

                                                        Os civic, mesmo os mais básicos sempre andaram bem, mas creio que o tópico está mais direccionado para os mais pequenos e baratos segmento B.

                                                        Reitero que o mais irrequieto era o AX
                                                        Também concordo.

                                                        O AX deveria ser dos senão mesmo o mais ágil. Mas isto na versão 1.1. A 1.0 era fraquita.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                          Preço de tabela em Fevereiro de 1990: 2350cts

                                                          Andava mais ou menos alinhado pelos preços de um pequeno desportivo. Haviam alguns mais baratos, outros mais caros. Não andava tanto, mas para um pequeno familiar destacava-se bem. Fazia ligeiramente abaixo dos 10s dos 0-100km/h.

                                                          Houve uma versão 1.3 de 75cv mas não sei se se vendeu cá. Na tabela que tenho ali, aparece mas não tem preço. Se se vendeu, devem ter sido poucas unidades.
                                                          Tens tabelas de preços antigas?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jbarroso Ver Post
                                                            Tens tabelas de preços antigas?
                                                            Aqui à mão tenho uma de Fevereiro de 90

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X