Boas. Há dias no seguinte do tópico dos pocket rocket dos nos 80, tomei consciência que era uma época em que poucos podiam comprar carro novo (Nasci em fins de 80). Mas certamente a malta nova curtia um carro com genica. Quais eram os carros de versões base com mais genica? Renault 5, 205?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
O carro bom, rápido e barato dos anos 80
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por jbarroso Ver PostBoas. Há dias no seguinte do tópico dos pocket rocket dos nos 80, tomei consciência que era uma época em que poucos podiam comprar carro novo (Nasci em fins de 80). Mas certamente a malta nova curtia um carro com genica. Quais eram os carros de versões base com mais genica? Renault 5, 205?
Comentário
-
O meu pai teve um AX 11 TRE de 1988. O carro andava bastante bem e tinha bons consumos. Eram 55cv para 660 kg de peso.
O grande problema era a qualidade de construção. Aquele tablier....... Deus me livre. A habitabilidade também era fraquinho.
De resto curvava bem e também travava bem.
O melhor para mim era o 205 mas face ao AX era mais caro, andava menos e só tinha 4v.
Comentário
-
Originalmente Colocado por jbarroso Ver PostBoas. Há dias no seguinte do tópico dos pocket rocket dos nos 80, tomei consciência que era uma época em que poucos podiam comprar carro novo (Nasci em fins de 80).
Tenho ideia que era uma época onde o pessoal poupava bastante mais e com algum esforço lá comprava o carrito novo.
Não tenho dados, mas quase que apostava que comparando essa época com a actual, a percentagem de automóveis novos vendidos relativamente a usados, era muita mais alta do que actualmente.
Digam o que disseram, apesar da vida não ser fácil nessa altura, conseguia-se juntar mais dinheiro que agora. Hoje em dia esbanja-se bastante dinheiro em coisas que na altura nem sequer existiam. Vivia-se outro estilo de vida. Hoje em dia vive-se muito mais das aparências nem que para isso seja preciso ter créditos que nunca mais acabam.
Para além disso, era relativamente comum o pessoal começar a trabalhar bastante cedo, desde a adolescência. Hoje em dia qualquer um vai para a universidade pelo menos até aos 20 e tal anos e depois vê-se tramado para arranjar emprego.Editado pela última vez por DoubleM101; 02 January 2016, 19:42.
Comentário
-
Originalmente Colocado por edununo Ver PostTenho ideia que o melhor ano de sempre, em termos de vendas de carros novos, foi 1988.
É como disse anteriormente... Maior parte do pessoal começava a trabalhar bastante cedo e não era de todo incomum ver pessoal a comprar o seu carrito novo, pago a pronto, bastante cedo... Em idades que actualmente ainda nem se trabalha sequer.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver PostEm valores absolutos? Desconfiava que nessa época a percentagem de vendas novos/usado seria bastante mais favorável aos novos, mas nunca pensei que se tivessem mesmo vendido mais em termos absolutos.
É como disse anteriormente... Maior parte do pessoal começava a trabalhar bastante cedo e não era de todo incomum ver pessoal a comprar o seu carrito novo, pago a pronto, bastante cedo... Em idades que actualmente ainda nem se trabalha sequer.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostFiat Uno 1.1 SX, os motores Italianos sempre foram os melhores a nível de "genica". Os motores Fire dos FIAT dos anos 80 são um bom exemplo disso mesmo.
Tive um, e foi um carro que deixou muitas saudades.
antes tinhas os motores lampredi, que eram também muito energéticos, mas menos económicos.
Comentário
-
Tive um corsa 1.0 de 88, grande bomba, marcava 180 nas descidas, chegava aos 100km/h em 2ª (os 18 anos têm destas coisas), só fazia curvas com o travão de mão puxado e tinha abrandadores no lugar dos travões. Comprou-o o meu pai novo e custou-lhes 1032 contos (5000 euros) pagos a pronto pagamento com dinheiro que eles (os meus pais) juntaram durante 5 anos, quando fiz 18 anos ficou para mim, tinha 100.000 km e muitas viagens giras para contar (Algarve, França, Espanha, etc), devido a essas (viagens +/- frequentes) foi substituído por um novíssimo opel Astra
Comentário
-
Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostFiat Uno Turbo e Opel Corsa GT = versões de base??
Se queres versões de base da fiat tinhas o fiat uno 60 s versão despida e o sx, já com um nivel de equipamento aceitável e um motor resistente, fiavél e muito rápido para a carroçaria em que montava.
Mais acima havia o 70, com motor 1.4, mas acho que por cá é mesmo uma raridade
Agora se queres mesmo a base era o uno evolution, em versões 945cc 45 cv.
Na lancia havia um y10 turbo, com 1000cc
Comentário
-
Originalmente Colocado por rcontra Ver Posttambém me lembrei do civic, mas já é de um segmento superior aos aqui falados e não era propriamente barato.
Andava mais ou menos alinhado pelos preços de um pequeno desportivo. Haviam alguns mais baratos, outros mais caros. Não andava tanto, mas para um pequeno familiar destacava-se bem. Fazia ligeiramente abaixo dos 10s dos 0-100km/h.
Houve uma versão 1.3 de 75cv mas não sei se se vendeu cá. Na tabela que tenho ali, aparece mas não tem preço. Se se vendeu, devem ter sido poucas unidades.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver PostHouve uma versão 1.3 de 75cv mas não sei se se vendeu cá. Na tabela que tenho ali, aparece mas não tem preço. Se se vendeu, devem ter sido poucas unidades.
Os civic, mesmo os mais básicos sempre andaram bem, mas creio que o tópico está mais direccionado para os mais pequenos e baratos segmento B.
Reitero que o mais irrequieto era o AX
Comentário
-
Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostVendeu !
Os civic, mesmo os mais básicos sempre andaram bem, mas creio que o tópico está mais direccionado para os mais pequenos e baratos segmento B.
Reitero que o mais irrequieto era o AX
O AX deveria ser dos senão mesmo o mais ágil. Mas isto na versão 1.1. A 1.0 era fraquita.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver PostPreço de tabela em Fevereiro de 1990: 2350cts
Andava mais ou menos alinhado pelos preços de um pequeno desportivo. Haviam alguns mais baratos, outros mais caros. Não andava tanto, mas para um pequeno familiar destacava-se bem. Fazia ligeiramente abaixo dos 10s dos 0-100km/h.
Houve uma versão 1.3 de 75cv mas não sei se se vendeu cá. Na tabela que tenho ali, aparece mas não tem preço. Se se vendeu, devem ter sido poucas unidades.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário