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PEUGEOT 406 1.6 - possiveis problemas

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    PEUGEOT 406 1.6 - possiveis problemas

    Boa tarde.

    Há cerca de um mes comprei um Peugeot 406 1.6 88cv de 1999, com 144.000 kms. O carro parece bem estimado e é muito, muito confortavel e espaçoso. Tem algumas pancas eletronicas normais no carro, mas nada de grave (p.e. luz do airbag a piscar por ter mexido no banco).

    1ª Questao - consumos
    Quando o comprei ja sabia que nao era propriamente um carro economico, mas os consumos parecem-me exagerado. Faço pouca cidade com ele. é mais circuito extra-urbano. Temos la em casa um Skoda Fabia 1.2 htp e no mesmo percurso faço médias de 5.4 (bem menos que a minha esposa no caminho para o trabalho: 7,1).

    Pelas médias que tirei dos ultimos dois depositos os consumos andam nos 9.2. Não será exagerado, mesmo atendendo ao carro que é? O carro ja vinha com um filtro de ar K&N, que não sei se terá sido limpo no ultimo milénio.

    2ª Questao - Ralentie
    Outro problema é o ralentie. Com o carro parado nunca fica certo. Anda sempre a oscilar.

    3ª Questão - Capacidade do depósito

    Esta a fazer-me confusão porque é que no manual diz que o depósito leva 70l (garganta funda) e mal o carro entra na reserva, atesto e leva apenas 57 litros. Será que a reserva são 13 litros? Nao me parece

    Alguem tem ou teve um carro assim e experiencias similares.

    Comprei-o 1500€ com a distribuiçção trocada. A ideia era para por a gas, e ficar com o carro uns tempos valentes. Mas queria saber com o que é que conto primeiro.

    Obrigado a todos

    #2
    Os consumos são os normais para um carro desse tipo e com a motorização em questão.

    Eu ando com o meu 306 1.4 e fazendo o mesmo tipo de percursos que tu, os consumos rondam os 7 a 8, normalmente. Podem no entanto virem a baixar com a prática. E não esquecer que 90 cv são algo escassos para mover um carro como o 406... Neste ponto, o 1.8 16V é melhor, oferece mais andamento e gasta o mesmo ou menos.

    Sim, o depósito leva aproximadamente 70 litros (bons velhos tempos!) e a questão da reserva pode dever-se à bomba de combustível inserida no depósito de combustível, isto é, pode não estar a marcar correctamente e iniciar a reserva mais cedo. Nada de grave, creio.

    Quanto ao ralenti, podes começar por ver o estado das velas e se as mesmas são as adequadas para o motor (referência NGK http://www.ngkpartfinder.co.uk/car_c...ra.php?id=8866).

    Se estiverem correctas e em bom estado, poderás pensar em limpar o corpo de injecção e o motor passo-a-passo, responsável pela manutenção do ralenti.

    Depois disto, é verificar o estado dos cabos de velas e bobine de ignição (estes dois elementos são os mais caros).

    Esse motor não se dá mal com GPL, porém terás de verificar através de um teste de compressão se vale a pena e é merecedor de tal.

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      #3
      Obrigado pelas dicas.

      O que envolve o teste de compressao? Como se faz?

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