Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW X1 SDrive 116D com motor 3 cilindros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Lançamento] BMW X1 SDrive 116D com motor 3 cilindros

    olá,

    Já pesquisei, aqui no Forum, quais as principais diferenças entre um motor de 3cilindros vs 4cilindros, ainda que não seja totalmente esclarecedor para mim que não domino o tema.
    Peço pf ajuda para o caso concreto dos novos motores da BMW que acompanham as versões 116d. Para um condutor "normal", é perceptivel a diferença na condução? Quando referem durabilidade e fiabiidade do motor o que pode danificar o mesmo? o que li é assustador.
    Sendo maioritariamente um percurso citadino não poderá ser uma boa opção? há muita resistência quanto à questão dos 3 cilindros.
    Obrigada pela vossa colaboração.
    Gabriela

    #2
    Não tem problema nenhum ser 3 cilindros e o condutor normal nem se apercebe disso.
    É daquelas coisas que quem não percebe nada de nada gosta de mandar "postas de pescada" a dizer que não presta e entre outros.

    Por norma os motores de 3 cilindros têm um som característico e um trabalhar mais "nervoso". Atenção que não é num mau sentido.
    É mais comum nos motores a gasolina.

    Os diesel de 3 cilindros há uns anos tinham barulhos de máquina de costura agora já estão bem disfarçados.

    Aposto que se conduzisses o carro e ninguém te dissesse nada, nem sabias que era tri-cilindrico.

    A fiabilidade desses motores até ao momento é bastante boa. Também equipa os mini.

    Eu tenho 116d ED mas o de 4 cilindros. Até agora tudo ok e é um excelente motor para um 1600cc.

    Comentário


      #3
      A única diferença que se pode notar é mais vibração do motor, mas dado que é um carro bem isolado não deve ser muito perceptível.

      Já conduzi um 114d de jan/2015 julgo que é o mesmo bloco e não notei nada de negativo pelo facto de ser 3 cilindros,

      Comentário


        #4
        Não existe nenhuma relação entre o numero de cilindros a fiabilidade ... nem com a cilindrada e a durabilidade.

        Se o motor for bom é bom.

        Mas há o mito que o um motor maior dura mais ... não passa disso .

        Comentário


          #5
          Conduzi um pouco o 116d e gostei muito. Agora confesso que não sei se era de 3 ou 4 cilindros, mas creio que também que em termos de fiabilidade deverá ser a mesma coisa. Agora, o problema aqui será a potência do motor para o volume e peso do x1. Encontro-me à espera do x1 18d que é muito desenvolto, mas realmente não cheguei a experimentar o 16d (também não havia para test drive).

          Creio no entanto que só há uma forma de saber...

          Qualquer que seja a opção, desejo uma boa compra e boa sorte que também é preciso nos dias de hoje.

          Comentário


            #6
            O meu carro tem motor 3 cilindros, e só posso falar maravilhas dele, é um motor super elástico e potente, nunca pensei que um carro destes desse 220 km hora com tanta facilidade, bom refiro também que tenho jantes 14 de inverno em vez de 17, mas nas auto estradas da Alemanha foi exprimentar o seu potencial, e fiquei muito contente, Ford Fiesta 1.0 cc de 140cv ecoboost, na parte em que possa haver mais ou menos vibração, não noto nada de diferença em relação a um motor 4 cilindros, excepto o som do motor um pouco mais rouco.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MRF Ver Post
              O meu carro tem motor 3 cilindros, e só posso falar maravilhas dele, é um motor super elástico e potente, nunca pensei que um carro destes desse 220 km hora com tanta facilidade, bom refiro também que tenho jantes 14 de inverno em vez de 17, mas nas auto estradas da Alemanha foi exprimentar o seu potencial, e fiquei muito contente, Ford Fiesta 1.0 cc de 140cv ecoboost, na parte em que possa haver mais ou menos vibração, não noto nada de diferença em relação a um motor 4 cilindros, excepto o som do motor um pouco mais rouco.
              Uma dúvida, há jantes de inverno? Pensava que eram só os pneus, e que por não haver certas medidas de pneus de neve, que se usavam jantes que lhes servissem. Nem pensei que a jante 14 estivesse no livrete do carro, pensava que o mínimo fosse 15.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                Uma dúvida, há jantes de inverno? Pensava que eram só os pneus, e que por não haver certas medidas de pneus de neve, que se usavam jantes que lhes servissem. Nem pensei que a jante 14 estivesse no livrete do carro, pensava que o mínimo fosse 15.

                Sim as jantes que tenho para utilizar pneus, são para inverno e não para verão, está escrito no certificado do carro, e são muito finos os pneus heheheh pare um Citroën 2 cavalos, mas existem, e digo mais, o carro parece um míssil a direito, em curva até que nem é mau, tenho pneus goodyear ultragrip 9 são muito bons, a seco e com chuva ou neve.
                Normalmente tenho para verão jante 17, são suficientes para o carro, mas 14 aquilo ganha asas, o que o carro marca, 220 km hora, dá sem problemas no conta km.
                Editado pela última vez por MRF; 06 January 2016, 23:39.

                Comentário


                  #9
                  Há por aí muitos mitos urbanos e esse da falta de fiabilidade dos motores de 3 cilindros parece-me ser mais um. Se os motores de 3 cilindros fossem problemáticos por terem 3 cilindros em vez de 4, os construtores não os utilizariam.

                  Comentário


                    #10
                    Não é para alarmar a autora do tópico, mas há detalhe muito importante no que escreve: percursos citadinos!

                    Se forem geralmente curtos e muitos é natural que o filtro de partículas não goste nada disso, já para não falar na maior sobrecarga na embraiagem, bimassa...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                      Não é para alarmar a autora do tópico, mas há detalhe muito importante no que escreve: percursos citadinos!

                      Se forem geralmente curtos e muitos é natural que o filtro de partículas não goste nada disso, já para não falar na maior sobrecarga na embraiagem, bimassa...
                      Mas o que é que isso tem a ver com ser 3 ou 4 cil?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                        Mas o que é que isso tem a ver com ser 3 ou 4 cil?
                        Nada.

                        Mas tem a ver com um diesel equipado com FAP a fazer percursos citadinos.

                        Comentário


                          #13
                          Eu estou surpreendido com os motores de 3 cilindros, um colega de trabalho tem um Seat Ibiza 1.4 diesel (e sim, só faz 10k km ano), e como jovem que é tem um ibiza do aço, ou seja, desde que o comprou que fez logo alterações no motor, + injecção, um turbo maior, etc etc, e até hoje ZERO problemas a nível mecânico.
                          Por isso acho que os motores 3 cilindros não devem ser assim tão maus como os pintam, as pessoas é que desconfiam de tudo que fuja um bocadinho há regra

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Noobalhao Ver Post
                            Eu estou surpreendido com os motores de 3 cilindros, um colega de trabalho tem um Seat Ibiza 1.4 diesel (e sim, só faz 10k km ano), e como jovem que é tem um ibiza do aço, ou seja, desde que o comprou que fez logo alterações no motor, + injecção, um turbo maior, etc etc, e até hoje ZERO problemas a nível mecânico.
                            Por isso acho que os motores 3 cilindros não devem ser assim tão maus como os pintam, as pessoas é que desconfiam de tudo que fuja um bocadinho há regra
                            Dou como exemplo esse 1.4 TDi PD da VAG. Para mim o motor mais fiável e resistente dos pequenos turbo diesel dos últimos tempos.

                            Os motores de 3 cilindros actualmente são a maior aposta em diversos segmentos e na minha opinião muitíssimo bem vindos! Veja-se o BMW I8.

                            Comentário


                              #15
                              BMW X1 SDrive 116D com motor 3 cilindros

                              Para não falar do melhor tri cilindrico da atualidade (provavelmente) 1.0 ecoboost da Ford.

                              Não há que ter receio.

                              Comentário


                                #16
                                Conheço esse motor no Série 2 Active Tourer.

                                Tem o binário e potência muito bem distribuído para uma utilização citadina, puxa bem em baixas e sobe de regime bastante rápido, dando um ar "nervosinho". O que me surpreendeu mais é o silêncio de funcionamento, incluindo em regimes mais altos. Nível de vibrações não me parece superior a um comum 4 cil.

                                Revela-se pelo relanti.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                                  Para não falar do melhor tri cilindrico da atualidade (provavelmente) 1.0 ecoboost da Ford.

                                  Não há que ter receio.

                                  Se é o melhor ou não, uma coisa é verdade, se algum membro aqui tiver a oportunidade de ir exprimentar o fiesta 1.0 cc de 140 cv ecoboost, vai ficar viciado no ritmo que este motor tem, para não falar no chassis, mesmo eu que já vou com o 3 Ford e não gosto muito da marca, já estou á espera do novo fiesta com 250 cv, se este já cola o ponteiro, imagino o outro com mais 110 cv num carro deste segmento, qualquer dia temos motor tri cilindro a bater perto dos 300 cv

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                    Se é o melhor ou não, uma coisa é verdade, se algum membro aqui tiver a oportunidade de ir exprimentar o fiesta 1.0 cc de 140 cv ecoboost, vai ficar viciado no ritmo que este motor tem, para não falar no chassis, mesmo eu que já vou com o 3 Ford e não gosto muito da marca, já estou á espera do novo fiesta com 250 cv, se este já cola o ponteiro, imagino o outro com mais 110 cv num carro deste segmento, qualquer dia temos motor tri cilindro a bater perto dos 300 cv
                                    O ecoboost 1.0 já vai em 140 cv?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                      O ecoboost 1.0 já vai em 140 cv?
                                      já numa versão especial do fiesta existe uma versão com 140cv ainda ponderei comprar um com esse motor mas tinha de esperar 4 meses por ele, penso que esse motor também existe no mondeo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                        já numa versão especial do fiesta existe uma versão com 140cv ainda ponderei comprar um com esse motor mas tinha de esperar 4 meses por ele, penso que esse motor também existe no mondeo
                                        Ok. Desconhecia esta versão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                          Ok. Desconhecia esta versão.
                                          https://www.youtube.com/watch?v=VcHebyCaXZI

                                          aqui uma aceleração do pequeno bicho

                                          Comentário


                                            #22
                                            100 cv chega bem para um X1.. na estrada dificilmente debitará mais de 70-80 e offroad.. bem há tratores de 60 cv que arrancam árvores lol

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                              já numa versão especial do fiesta existe uma versão com 140cv ainda ponderei comprar um com esse motor mas tinha de esperar 4 meses por ele, penso que esse motor também existe no mondeo
                                              Talvez tenhas feito mal, não teres esperado, este carro é fenomenal em comportamento, tanto em curva como na elasticidade do motor, o meu já vai com 15 mil km feitos, e posso disser que estou muito contente com ele, mesmo em condução desportiva, não consigo chegar aos 7 litros, é poupado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                Talvez tenhas feito mal, não teres esperado, este carro é fenomenal em comportamento, tanto em curva como na elasticidade do motor, o meu já vai com 15 mil km feitos, e posso disser que estou muito contente com ele, mesmo em condução desportiva, não consigo chegar aos 7 litros, é poupado.
                                                Na altura eles tinham um fiesta sport em stock de 125cv até gostei tirando o som do motor, mas comprei um mazda 2 de 115cv estou mega satisfeito com a compra e consumos ando no 5.8l/100km condução normal já fiz 4.2l/100km a pisar ovos e anda mais que o fiesta sport tendo menos 10cv. Qualquer dia faço um db do mazda

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  voltando ao tema do x1 com esse motor. Eu experimentei e não ouvi ruído e não senti grande vibração. Mas também não experimento o 18d para ver a diferença.
                                                  O que tenho mais receio é mesmo o fato de 1.5 com 115 cv puxar este carro, e se am auto estrada gasta muito. Pelos visto durabilidade e fiabilidade não é problema segundo os últimos comentarios

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Testei um X1 116d e gostei.
                                                    Pena é não disponibilizarem a caixa automática com este motor.
                                                    Quem a quiser terá de despender o valor da mesma, acrescido ao facto de ter de aceder ao 118d, o que já causa uma diferença de €€€ significativa .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                                      Na altura eles tinham um fiesta sport em stock de 125cv até gostei tirando o som do motor, mas comprei um mazda 2 de 115cv estou mega satisfeito com a compra e consumos ando no 5.8l/100km condução normal já fiz 4.2l/100km a pisar ovos e anda mais que o fiesta sport tendo menos 10cv. Qualquer dia faço um db do mazda
                                                      O teu com 115cv faz 8,7s dos 0-100
                                                      O Fiesta com 140cv faz 9s dos 0-100

                                                      140cv em potência específica é impressionante no Fiesta mas se isso não se traduz em prestações efectivas, de pouco vale.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                        O ecoboost 1.0 já vai em 140 cv?
                                                        Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                                        já numa versão especial do fiesta existe uma versão com 140cv ainda ponderei comprar um com esse motor mas tinha de esperar 4 meses por ele, penso que esse motor também existe no mondeo
                                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                        Ok. Desconhecia esta versão.
                                                        foi uma versão limitada numa série black & red ou algo assim, mas passou despercebida ao grande público.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          O teu com 115cv faz 8,7s dos 0-100
                                                          O Fiesta com 140cv faz 9s dos 0-100

                                                          140cv em potência específica é impressionante no Fiesta mas se isso não se traduz em prestações efectivas, de pouco vale.
                                                          A comparação dele foi para o Fiesta de 125cv. Confirmam que o de 140cv esteja à venda cá em PT? Tinha ideia que não, que já acabou essa edição.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O facto de fazer mais ou menos segundos advem tambem em grande parte as relaçoes de caixa !

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X