Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema Volvo V40 1.9TD

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema Volvo V40 1.9TD

    Boas pessoal. tenho uma carrinha volvo v40 1.9 TD com 115cv de 2002.
    e até ao momento estava tudo ok.
    entretanto ontem emprestei o carro a minha namorada (que tem carta à menos de uma semana) para ir a lisboa e vir até cascais.
    entretanto hoje não sei o que se passou que peguei no carro e ele perdeu toda a força... em linha recta para chegar aos 60km/h tenho em ir embalando.
    para subir uma subida que vem ter ao meu trabalho tive que pôr a 1ª porque o carro não subia.
    já me disseram assim por alto ''uns entendidos'' que eu devia ter a valvula EGR entupida ou poderia ser o medidor de massa de ar.
    que acham??? poderá ser disso???
    ps. não sabia se seria aqui que poderia tirar esta dúvida. se não for peço que troquem para o sitio certo.
    obrigado

    #2
    Se o carro está assim desde o momento que arrancas com ele, aposto em MAF (sensor de massa de ar).
    Se o carro está bom e derrepente perde a força toda, e tens que desligar/ligar o carro para voltar ao normal é Safe Mode. Podem ser várias coisas - só lendo o erro com scan.

    Comentário


      #3
      desde já obrigado pela ajuda. o carro não tem força apartir do momento em que o ligo... ou seja, desligando ou ligando nada faz e continua igual.
      eu vou ter mesmo de ir ligar o carro para fazer o diagnostico.
      se isso tiver avariado quanto irei gastar mais ou menos???

      Comentário


        #4
        aposto em medidor de massa de ar nas couves ou EGR entupida....

        Comentário


          #5
          só uma ressalva: se é o de 115cv é o 1.9D. o TD é o de 95, que acabou no ano anterior a sua produção. motores de origem renault.

          aposto na MAF.

          Comentário


            #6
            um colega meu disse-me para desligar a ficha da massa de ar e que se acelerasse ele voltaria a ganhar força... isto no caso da MAF estar avariada. como experimentei há hora do almoço e nada mudou. continuou sem força.. ou seja ele diz que é então problema do válvula EGR entupida. de qualquer maneira vou à máquina ver o que se passa. há e não sei se ajuda ou não mas estava eu a testar isto quando reparei que as rotações não passam das 2500... carregando no pedal a fundo não desenvolve mais.
            e quanto ao motor ser TD ou só D eu não percebo nada... só disse isto porque na traseira do carro diz lá TD xD

            Comentário


              #7
              Essa do desligar a massa de ar e o carro ganhava força não faz sentido nenhum (na minha opinião)...
              Rapaz, pelos sintomas é sem dúvida MAF...

              Comentário


                #8
                ok Gizb0 obrigado pela ajuda. se for mesmo disso estarei a contar com que valores?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gizb0 Ver Post
                  Essa do desligar a massa de ar e o carro ganhava força não faz sentido nenhum (na minha opinião)...
                  Rapaz, pelos sintomas é sem dúvida MAF...
                  Na prática faz muito sentido. Alguns sistemas (não todos) têm um algoritmo de substituição do valor da massa de ar no caso de esta estar desligada (ou com um sinal claramente anormal). Assim desligando a massa de ar (volto a referir em apenas alguns sistemas) é um bom teste para confirmar um mau sensor (ou má leitura deste), caso o motor passe a funcionar normalmente.
                  Assim no caso de uma massa de ar danificada o desligar e testar o carro a seguir é um teste bastante válido, apenas é preciso ter em atenção que não funciona em todos os casos.

                  Ninguém (mesmo ninguém, incluindo o eng. que desenvolveu esse sistema de gestão de motor) com base nestes sintomas é capaz de dizer com alguma certeza qual será a causa do problema...

                  Comentário


                    #10
                    Não te sei precisar... Mas conta com algo de 150€ para cima.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                      Na prática faz muito sentido. Alguns sistemas (não todos) têm um algoritmo de substituição do valor da massa de ar no caso de esta estar desligada (ou com um sinal claramente anormal). Assim desligando a massa de ar (volto a referir em apenas alguns sistemas) é um bom teste para confirmar um mau sensor (ou má leitura deste), caso o motor passe a funcionar normalmente.
                      Assim no caso de uma massa de ar danificada o desligar e testar o carro a seguir é um teste bastante válido, apenas é preciso ter em atenção que não funciona em todos os casos.

                      Ninguém (mesmo ninguém, incluindo o eng. que desenvolveu esse sistema de gestão de motor) com base nestes sintomas é capaz de dizer com alguma certeza qual será a causa do problema...
                      Vivendo e aprendendo.
                      Mesmo assim continuo a não perceber como é que o motor faz a gestão sem saber a quantidade de ar que é admitida. Com base nas rotações?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Gizb0 Ver Post
                        Vivendo e aprendendo.
                        Mesmo assim continuo a não perceber como é que o motor faz a gestão sem saber a quantidade de ar que é admitida. Com base nas rotações?
                        Pelos sintomas parece que está em safe-mode. O que é estranho é que depois de se desligar o carro, por regra sai de safe mode.

                        Como já foi dito, parece que foi o MAF, mas passa numa oficina de diagnósticos e faz uma leitura de erros.

                        Com este tempo, aposto que pisou um pequeno lago e entrou água para a admissão.

                        Comentário


                          #13
                          Como ninguém diz, cá vou eu: Muda de namorada!

                          Fora de brincadeiras e partindo do pressuposto que não aspirou água só ligando à máquina e mesmo assim não é garantido que seja detetado o eventual problema...

                          Comentário


                            #14
                            pronto eu agradeço toda a ajuda.
                            Entretanto como sou muito poupado (a vida custa a todos) pesquisei no ebay o preço do MAF e encontrei isto...

                            http://www.ebay.co.uk/itm/MITSUBISHI...oAAMXQRPRTIyEL

                            ficarei bem servido?
                            se no caso de ser mesmo problema do MAF aquilo é só trocar peça por peça ou necessita intervenção de algum entendido (mecânico) é que sempre se poupava mais a mão de obra xD

                            Comentário


                              #15
                              Eheh... Confias demasiado no pessoal do forum... Imagina que não é MAF... Fazes-nos pagar a MAF ou ficas com ela a fazer de pisa papeis? É que nem para isso é boa porque é levezita...

                              Comentário


                                #16
                                o mais engraçado é que não me acendeu nunca nenhuma luz... @Alive caso entrasse água para a admissão que poderia acontecer?

                                Comentário


                                  #17
                                  Gizb0 claro que não vou mandar vir neste instante lolol claro que vou fazer um diagnóstico, informar-me e depois de ter a certeza que é dali, comprar a peça...
                                  como disse em cima sou muito poupado... não ia comprar uma peça sem ter a certeza...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Penso que há ano e meio andei a mexer na MAF, EGR e outros (aqueles fins de semana armados em mecânicos) e na MAF, desmontei e montei de tal forma que dois fios não faziam contato (é diferente dessa toda em plástico)... Peguei no carro e não tinha força nenhuma... Também não acendeu luz nenhuma... Primeiro que descobrisse que tinha sido um mal aperto na MAF ainda passei umas horinhas mal disposto...

                                    O meu carro é mais antigo (Audi 80 TDi), mas serve de exemplo porque também não acendeu luz nenhuma.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Gizb0 Ver Post
                                      Vivendo e aprendendo.
                                      Mesmo assim continuo a não perceber como é que o motor faz a gestão sem saber a quantidade de ar que é admitida. Com base nas rotações?
                                      Não é nada de extraordinário, basta pensares que já existiam motores (diesel e a gasolina) muito antes de existirem sensores MAF. No caso de um diesel com turbo a massa de ar "aspirada" é função da rotação do motor, temperatura do ar no coletor, pressão atmosférica ou pressão no coletor assim como a carga estimada do motor. A posição da EGR também é um fator assim como outros que posso não me estar a lembrar. Como existem muitas variáveis uma leitura direta usando um sensor MAF moderno é a solução mais precisa, mas na prática para o motor funcionar, uma aproximação com base em algumas variáveis descritas em cima é o suficiente para o motor trabalhar de forma razoável.

                                      Mas como já tinha dito, alguns sistemas de gestão foram feitos para funcionar descartando o valor lido da massa de ar, outros não...

                                      Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                      Pelos sintomas parece que está em safe-mode. O que é estranho é que depois de se desligar o carro, por regra sai de safe mode.

                                      Como já foi dito, parece que foi o MAF, mas passa numa oficina de diagnósticos e faz uma leitura de erros.

                                      Com este tempo, aposto que pisou um pequeno lago e entrou água para a admissão.
                                      Apenas sai de "safe mode" se a condição anormal que o fez entrar em "safe mode" não for permanente...

                                      Originalmente Colocado por speedfighter Ver Post
                                      o mais engraçado é que não me acendeu nunca nenhuma luz... @Alive caso entrasse água para a admissão que poderia acontecer?
                                      Mesmo não acendendo uma luz, podes na mesma estar numa situação de comportamento programado, ou "safe mode" como normalmente se costuma chamar. A luz de avaria, ou MIL, apenas é obrigatória que acenda em casos de anormalidades detetadas relacionadas com emissões. Como esse veiculo é pre OBDII (< 2004) nem isso tens garantido.

                                      A melhor indicação que podes ter aqui é efetivamente obter os códigos em memória e descartar ou confirmar um comportamento programado.
                                      Editado pela última vez por steevegt; 07 January 2016, 16:23.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por speedfighter Ver Post
                                        e quanto ao motor ser TD ou só D eu não percebo nada... só disse isto porque na traseira do carro diz lá TD xD
                                        é estranho, TD são os antigos, o teu ou é uma unidade esquecida ou não tem os 115cv. a partir de 2000 (e não 2001, pelo desculpa) mudaram de TD (95CV) para (D) 115cv. só se venderam também essa versão já com 102cv. é estranho, no mínimo.

                                        quanto ao problema, passa num mecânico que conheças e ele que veja o que se passa e já te dá o orçamento. por palpites meus e do pessoal não chegas lá.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas malta... desde já venho informar que o modelo é D e não TD como tinha dito... estava convencido que assim seria... quanto ao problema penso já ter uma resposta (não garantida)... mal saí do trabalho andei com o carro e sem melhorias andei uns 5km... estava a mostrar o problema à minha namorada, ia a andar a 50 e o carro nao andava mais... meti a 2 puxei por ele e nao é que se soltou?? Apesar de ainda preso já esta melhor.. até ja gastei pneu xD depois disto posso concluir que é EGR??

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por speedfighter Ver Post
                                            Boas malta... desde já venho informar que o modelo é D e não TD como tinha dito... estava convencido que assim seria... quanto ao problema penso já ter uma resposta (não garantida)... mal saí do trabalho andei com o carro e sem melhorias andei uns 5km... estava a mostrar o problema à minha namorada, ia a andar a 50 e o carro nao andava mais... meti a 2 puxei por ele e nao é que se soltou?? Apesar de ainda preso já esta melhor.. até ja gastei pneu xD depois disto posso concluir que é EGR??
                                            Da forma como explicas que se soltou, em princípio, não será um comportamento de "safe mode".

                                            Não é garantido mesmo assim que é a EGR, mas é uma boa possibilidade claro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por speedfighter Ver Post
                                              Boas malta... desde já venho informar que o modelo é D e não TD como tinha dito... estava convencido que assim seria... quanto ao problema penso já ter uma resposta (não garantida)... mal saí do trabalho andei com o carro e sem melhorias andei uns 5km... estava a mostrar o problema à minha namorada, ia a andar a 50 e o carro nao andava mais... meti a 2 puxei por ele e nao é que se soltou?? Apesar de ainda preso já esta melhor.. até ja gastei pneu xD depois disto posso concluir que é EGR??
                                              é D como eu dizia, mas não deixa de ter turbo, não te preocupes.

                                              quanto ao problema, parece ser a válvula EGR, no entanto é como referi anteriormente, o mecânico dir-te-á com mais certezas do que se trata.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X