Renault investigada. Suspeita de fraude nas emissões poluentes (Atualizada 15:21)
As ações da Renault estão a afundar mais de 20% com notícias de que autoridades anti fraude fizeram buscas que podem estar relacionadas com fraudes nas emissões poluentes. Foram apreendidos computadores de gestores da empresa em várias instalações da empresa francesa. As buscas decorreram na semana passada e foram confirmadas esta quinta-feira pela Renault.
A informação surge numa notícia da Agence France Presse (AFP), que cita um documento de um sindicato de trabalhadores da unidade da Renault em Lardy (um dos locais onde houve buscas). As buscas terão sido feitas por agentes do Ministério da Economia francês – especificamente a Direção Geral da Concorrência, do Consumo e da Repressão de Fraudes (DGCCRF).
A Renault emitiu, entretanto, um comunicado em que garante estar a “cooperar totalmente” com as buscas que foram – confirma a empresa – realizadas em instalações da fabricante automóvel.
A Renault confirmou, também, que o assunto está relacionado com emissões poluentes. Mas garantiu que “as investigações até ao momento não encontraram qualquer mecanismo fraudulento“, eventualmente semelhante ao que foi aplicado em milhões de motores da Volkswagen.
Segundo a AFP, os contornos em que decorreram as buscas levam a crer que se trata de um processo relacionado com a investigação alargada ao setor automóvel que foi iniciada após o escândalo da Volkswagen, que rebentou em setembro. Uma fonte do sindicato, o CGT, tinha confirmado à Bloomberg que as buscas tinham ocorrido mas não confirmava que se tratava de uma questão relacionada com emissões poluentes.
“Os diretores não confirmaram que estará relacionado com emissões de gases nocivos (NOx), mas tendo em conta os setores que foram inspecionados acreditamos que poderá estar ligado a isso”, afirmou fonte do sindicato à Reuters.
As ações da Volkswagen estão a cair cerca de 4%, as ações da Renault 22% e também a Peugeot está a cair em bolsa – cerca de 9%. Outras empresas europeias, como a BMW e a Daimler, também recuam mais de 5%.
Ações da Renault afundam na bolsa após notícia de buscas
Quando rebentou o escândalo da Volkswagen, o governo francês pediu uma investigação “em toda a Europa“. O ministro das Finanças, Michel Sapin, disse nessa altura que, de modo a “tranquilizar” o público, é “necessário” levar a cabo verificações nos carros fabricados por outras empresas europeias.
in http://observador.pt/2016/01/14/rena...oes-poluentes/
As ações da Renault estão a afundar mais de 20% com notícias de que autoridades anti fraude fizeram buscas que podem estar relacionadas com fraudes nas emissões poluentes. Foram apreendidos computadores de gestores da empresa em várias instalações da empresa francesa. As buscas decorreram na semana passada e foram confirmadas esta quinta-feira pela Renault.
A informação surge numa notícia da Agence France Presse (AFP), que cita um documento de um sindicato de trabalhadores da unidade da Renault em Lardy (um dos locais onde houve buscas). As buscas terão sido feitas por agentes do Ministério da Economia francês – especificamente a Direção Geral da Concorrência, do Consumo e da Repressão de Fraudes (DGCCRF).
A Renault emitiu, entretanto, um comunicado em que garante estar a “cooperar totalmente” com as buscas que foram – confirma a empresa – realizadas em instalações da fabricante automóvel.
A Renault confirmou, também, que o assunto está relacionado com emissões poluentes. Mas garantiu que “as investigações até ao momento não encontraram qualquer mecanismo fraudulento“, eventualmente semelhante ao que foi aplicado em milhões de motores da Volkswagen.
Segundo a AFP, os contornos em que decorreram as buscas levam a crer que se trata de um processo relacionado com a investigação alargada ao setor automóvel que foi iniciada após o escândalo da Volkswagen, que rebentou em setembro. Uma fonte do sindicato, o CGT, tinha confirmado à Bloomberg que as buscas tinham ocorrido mas não confirmava que se tratava de uma questão relacionada com emissões poluentes.
“Os diretores não confirmaram que estará relacionado com emissões de gases nocivos (NOx), mas tendo em conta os setores que foram inspecionados acreditamos que poderá estar ligado a isso”, afirmou fonte do sindicato à Reuters.
As ações da Volkswagen estão a cair cerca de 4%, as ações da Renault 22% e também a Peugeot está a cair em bolsa – cerca de 9%. Outras empresas europeias, como a BMW e a Daimler, também recuam mais de 5%.
Ações da Renault afundam na bolsa após notícia de buscas
Quando rebentou o escândalo da Volkswagen, o governo francês pediu uma investigação “em toda a Europa“. O ministro das Finanças, Michel Sapin, disse nessa altura que, de modo a “tranquilizar” o público, é “necessário” levar a cabo verificações nos carros fabricados por outras empresas europeias.
in http://observador.pt/2016/01/14/rena...oes-poluentes/
Renault Shares Drop on Apparent Fraud Probe Into Emissions
Renault SA shares plunged the most in 17 years after a union said French fraud investigators seized computers from the automaker, apparently as part of a probe into emissions testing.
Agents from the Economy Ministry’s fraud office visited some Renault sites that have to do with standards testing and engine certification, Florent Grimaldi, an official with the CGT union in Lardy, France, said by telephone Thursday, confirming a report earlier by Agence France-Presse. That left the impression that the probe is related to emissions standards in the wake of the Volkswagen AG scandal, he said.
Renault dropped 21 percent to 68.70 euros at 12:30 p.m. in Paris. The intraday decline of 23 percent was the biggest since Jan. 4, 1999, wiping out 5.8 billion euros ($6.3 billion) in market value. Peugeot fell 7.2 percent to 13.70 euros.
Renault said it planned to issue a statement soon. The fraud office didn’t return a call seeking comment. Investigators visited four different sites near Paris, including Lardy and company headquarters in Boulogne-Billancourt, on Jan. 7, according to AFP.
Automakers have been under renewed scrutiny since September, when U.S. regulators said VW cheated to make its diesel cars appear cleaner burning than they are. French authorities started a probe in September into whether VW deceived customers about the emissions levels of its diesel cars and promised to expand the probe to cover all carmakers, including Renault and PSA Peugeot Citroen. Separately, the country’s environmental regulator began randomly testing vehicles to check differences between
emissions results found in laboratory testing and real-world figures.
Peugeot said in October it never used software to turn on emissions controls only while being tested, as Volkswagen admitted to doing.
in http://www.bloomberg.com/news/articl...emission-tests
Renault SA shares plunged the most in 17 years after a union said French fraud investigators seized computers from the automaker, apparently as part of a probe into emissions testing.
Agents from the Economy Ministry’s fraud office visited some Renault sites that have to do with standards testing and engine certification, Florent Grimaldi, an official with the CGT union in Lardy, France, said by telephone Thursday, confirming a report earlier by Agence France-Presse. That left the impression that the probe is related to emissions standards in the wake of the Volkswagen AG scandal, he said.
Renault dropped 21 percent to 68.70 euros at 12:30 p.m. in Paris. The intraday decline of 23 percent was the biggest since Jan. 4, 1999, wiping out 5.8 billion euros ($6.3 billion) in market value. Peugeot fell 7.2 percent to 13.70 euros.
Renault said it planned to issue a statement soon. The fraud office didn’t return a call seeking comment. Investigators visited four different sites near Paris, including Lardy and company headquarters in Boulogne-Billancourt, on Jan. 7, according to AFP.
Automakers have been under renewed scrutiny since September, when U.S. regulators said VW cheated to make its diesel cars appear cleaner burning than they are. French authorities started a probe in September into whether VW deceived customers about the emissions levels of its diesel cars and promised to expand the probe to cover all carmakers, including Renault and PSA Peugeot Citroen. Separately, the country’s environmental regulator began randomly testing vehicles to check differences between
emissions results found in laboratory testing and real-world figures.
Peugeot said in October it never used software to turn on emissions controls only while being tested, as Volkswagen admitted to doing.
in http://www.bloomberg.com/news/articl...emission-tests
Renault shares plunge on factory raids by police
The company confirmed the raids, saying that investigators wanted to check equipment at its factories.
Renault said it is fully co-operating with inquiries, adding that it does not use emissions-cheating devices.
Early reporting said the raids were connected to vehicle emissions, but French police did not confirm those reports.
News of the raids first came from the CGT Renault union. It said the raids targeted the engine control units.
According to the union, that suggests that the raids "are linked to the consequences of the Volkswagen rigged-engines affair".
The union also said police officers took the personal computers of several directors.
Last month, Renault said said it would invest €50m (£38m) into bringing the real emissions of its cars into line with those measured in official test conditions.
in http://www.bbc.com/news/business-35309674
The company confirmed the raids, saying that investigators wanted to check equipment at its factories.
Renault said it is fully co-operating with inquiries, adding that it does not use emissions-cheating devices.
Early reporting said the raids were connected to vehicle emissions, but French police did not confirm those reports.
News of the raids first came from the CGT Renault union. It said the raids targeted the engine control units.
According to the union, that suggests that the raids "are linked to the consequences of the Volkswagen rigged-engines affair".
The union also said police officers took the personal computers of several directors.
Last month, Renault said said it would invest €50m (£38m) into bringing the real emissions of its cars into line with those measured in official test conditions.
in http://www.bbc.com/news/business-35309674
Comentário