Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Verificação de trabalho efectuado por oficina noutra oficina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Verificação de trabalho efectuado por oficina noutra oficina

    Será possível ou viável, verificar, com exactidão, o trabalho realizado numa oficina, noutro local?

    Explico. Tenho uma Mercedes Vito 108 CDi que, há uns meses começou a demonstrar sinais de alguma dificuldade no desenvolvimento da carrinha. Ao mesmo tempo fazia fumo branco excessivo, em ponto morto, consegue-se olhar para o lado, para o retrovisor e ver o fumo a passar no ar. Em aceleração, sobretudo em 1ª e 2ª velocidade, cria uma nuvem de fuma que não é, de todo, natural.
    Levei a uma oficina que tenho recorrido nos últimos tempos, sobretudo por ter peças relativamente acessíveis, realizando as manutenções a baixo preço.
    Foram efectuadas várias coisas: Mudança do TURBO, por um recondicionado BOSH, com garantia de 2 anos, com a entrega do Turbo antigo. Infelizmente, foi-me dito que teria, para manter a garantia, de mudar óleo e filtros (mudados cerca de 600 km's antes). Assim, levou Turbo, 8 litros de óleo Shell 5w40, filtro, mudou o termóstato, que pensei que pudesse ser a causa do fumo em excesso, visto que a carrinha mantinha temperaturas dentro dos 60º/65º, foi limpa a EGR, vi o motor aberto na altura em que estava praticamente entupido e vi-o depois todo limpo. O mecânico mostrou-me um Turbo dentro de uma caixa, afirmando que seria o que seria enviado para a Bosh, que estaria na carrinha, portanto. Fiz um pequeno percurso e, sim, a carrinha pareceu desenvolver um pouco mais, melhor resposta. Visto tudo isto, esperava que o problema ficasse resolvido (afinal, foi um trambolhão financeiro de quase 1000€). A verdade é que a carrinha fazia ainda bastante fumo. O mecânico disse que seria necessário a carrinha fazer alguns KM's para limpar completamente e que andasse e fosse verificando se melhorava. A questão é que o fumo mantém-se, nas mesmas condições, continuo a ouvir um pequeno assobiar do turbo, quando passo em ruas mais apertadas ouve-se melhor, não notei melhorias no consumo... embora também a carrinha ainda não tenha percorrido mais de 500 km num mês, pois faz percursos algo curtos.

    Sugeriram-me passar numa BOSH CAR SERVICE e verificar se o Turbo teria sido ou não alterado. Não digo que não à ideia, mas até que ponto poderei ser induzido em erro, se é uma verificação visual ou através de alguma análise electrónica ou mesmo numa questão ética.
    Há uns anos fazia as reparações numa BOSH perto de casa, mas por causa de ter pedido uma vez para verificarem os injectores, dizerem-me que estava impecável e 1 semana depois ter uma avaria, ir a outra oficina e ver os injectores todos carbonizados, não voltei a essa mesma oficina.

    #2
    Eu apostava mais que é algo no sistema de injecção...

    Comentário


      #3
      verificar noutra oficina uma intervenção dessas feita por outra, esquece lá isso, quanto mais é detectar o real problema em que resulta a fumarada, o que a meu ver como já foi dito, apostava mais por teres problemas na injecção, logo mal por mal optava por ir mesmo a uma oficina da marca, pagas mais um pouco mas de certeza que ficas logo a saber qual é o problema...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
        verificar noutra oficina uma intervenção dessas feita por outra, esquece lá isso, quanto mais é detectar o real problema em que resulta a fumarada, o que a meu ver como já foi dito, apostava mais por teres problemas na injecção, logo mal por mal optava por ir mesmo a uma oficina da marca, pagas mais um pouco mas de certeza que ficas logo a saber qual é o problema...
        Fartei-me de referir isso na oficina, se não seria algo nos injectores, disseram-me que ligaram à máquina e não acusou qualquer erro, o que também é algo estranho visto que a luz da resistência fica ligada alguns segundos após a carrinha estar em funcionamento, desligando, mais ou menos após 30 segundos. Disseram-me já que deverá ser alguma vela queimada, mas que retirar velas daqueles motores é complicado e pode tornar-se dispendioso e que se a carrinha não tem problemas em pegar, para não mexer.

        Comentário


          #5
          Entrei em contacto com a Bosh e dizem-me que a Bosh não fabrica turbos... bonito serviço, estou a ver.

          Comentário


            #6
            O nível de água no radiador mantém-se?

            Comentário


              #7
              Sim, nunca dei por ela que desaparecesse. Nem água, nem óleo.

              Comentário


                #8
                A Bosch não fabrica turbos, mas fabrica bombas injectoras e injectores. Tens a certeza de que não foi isso que mudaram?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                  A Bosch não fabrica turbos, mas fabrica bombas injectoras e injectores. Tens a certeza de que não foi isso que mudaram?
                  O que veio descrito na factura foi Turbo recondicionado, mostraram-me um turbo como sendo o que saiu da carrinha para re-enviar para a Bosh. Além de que o problema que me levou a levar a carrinha à oficina se mantém, logo, algo falhou no processo, desde terem afirmado mudar uma peça (o turbo que ficou por cerca de 480€), ao facto de a carrinha continuar a fazer bastante fumo.

                  Comentário


                    #10
                    Actualização:


                    Passei hoje na Mercedes por forma a fazer diagnóstico. Como fui sem marcação acabaram por não fazer o mesmo, mais por falta de tempo da minha parte. No entanto, tendo em conta a situação da resistência, verificaram que a 1ª vela estava queimada e substituí a mesma. Corrigiu o erro, pelo que esse aspecto está resolvido.


                    Quanto ao turbo, levantaram a carrinha e o mecânico diz que o Core é novo e a blindagem está como nova, pelo que, certamente, será um turbo recondicionado.


                    Quanto ao fumo, indicaram-me que, quase garantidamente, é problema de injectores. Não me adiantaram preços, deram-me por alto que, no pior dos cenários, ficaria em 100€ cada limpo e reparado + mão de obra.


                    Entretanto fui contactado da oficina onde me substituíram o turbo pois tinha enviado e-mail a indicarem que gostariam de falar pessoalmente, já esclareci alguns pontos, mas ainda vou passar lá amanhã....


                    Não está fácil a brincadeira.

                    Comentário


                      #11
                      Update:

                      Passei por 4 oficinas.

                      1ª Oficina:

                      Dá ideia de que há problemas com injectores mas só tirando, fazendo o teste é que se pode ter certeza (nada de novo).

                      2ª oficina:

                      Pode ser injectores, como pode não ser, só vendo.

                      3ª Oficina (casa especializada em bombas injectoras):

                      Quase de certeza que isso não é injectores, não se ponha a gastar dinheiro sem necessidade, pode ser alguma junta solta, problema no escape ou colectores.

                      4ª Oficina (Bosh):

                      Garantidamente, pelo trabalhar, o motor está "manco", está a trabalhar só com 3 cilindros. Agora só abrindo e vendo, pode vir a ser um injector, mas o mais certo é ser alguma sujidade sugada pelo motor na altura em que se mudou o turbo e fez-se a limpeza.

                      Comentário


                        #12
                        Concluindo, além de não se dar com o gato querem é chupar as coroas ao pessoal. Sempre!
                        Foste gastar uma pipa de massa turbo etc e secalhar são os injectores...é só mocânicos. Assim também qualquer um de nós o é. É ir substituindo as peças até dar com o problema, nice! A vida está difícil, temos de os ajudar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                          Concluindo, além de não se dar com o gato querem é chupar as coroas ao pessoal. Sempre!
                          Foste gastar uma pipa de massa turbo etc e secalhar são os injectores...é só mocânicos. Assim também qualquer um de nós o é. É ir substituindo as peças até dar com o problema, nice! A vida está difícil, temos de os ajudar.
                          2 das oficinas levantaram a hipótese de que seriam ambas as coisas, que é possível que o turbo tivesse com passagem de óleo. Em princípio irei optar pela última oficina pela qual passei, já lá deixei os carros há uns anos e não fosse ter pedido uma verificação que não fizeram e disseram que fizeram, nunca tinha tido problemas com eles.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                            Concluindo, além de não se dar com o gato querem é chupar as coroas ao pessoal. Sempre!
                            Foste gastar uma pipa de massa turbo etc e secalhar são os injectores...é só mocânicos. Assim também qualquer um de nós o é. É ir substituindo as peças até dar com o problema, nice! A vida está difícil, temos de os ajudar.
                            Também pode se dar o caso de não ser um problema de fácil resolução e/ou ter mais que uma causa.
                            Não é uma ciência exacta.

                            Até agora não resolveu, mas isso pode acontecer sem que haja intenção de enganar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                              Também pode se dar o caso de não ser um problema de fácil resolução e/ou ter mais que uma causa.
                              Não é uma ciência exacta.

                              Até agora não resolveu, mas isso pode acontecer sem que haja intenção de enganar.
                              Ok acho que todos nós concordamos mas é chato para cara....

                              Tive o meu carro numa oficina de um stand de usados a mudar dois injectores Bosch novos (claro) o problema era afinar aquilo / programar (ou raio do nome) esteve lá uns 15 dias.

                              Passei-me marmita manda isso marca; a marca mandou vir injectores (eram a mesma referência que a outra oficina estava usar) em uma semana deram carro.

                              É claro que a primeira oficina ainda cobrou uns cobres pelo trabalho que nunca conseguiram terminar...

                              Comentário


                                #16
                                Claro e eles quando não sabem começam sempre pelas peças mais caras, porque será? 90% desses gajos todos são uns filhos da mãe. Já fui enganado muitas vezes.

                                Comentário


                                  #17
                                  isto vai para aqui uma confusão... cada um dá o orçamento e problema que bem acha...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já agora, visto noutro fórum terem pedido um vídeo para ver o trabalhar dela, aproveito e deixo aqui também:

                                    https://www.youtube.com/watch?v=Adx4...ature=youtu.be

                                    Comentário


                                      #19
                                      pelo que ouvi o som está certo como um relógio, logo, está tudo dentro da normalidade, pelo menos ao rolantin...

                                      Comentário


                                        #20
                                        A minha Focus 1.6 Tdci de 2007, faz quase o mesmo barulho... vai com 224.000 e continua a rolar.

                                        Sendo um Mercedes, parece ser o barulho natural desses tratores.

                                        Como está o nível do Oleo? A média do consumo de combustivel aumentou? Estado da correia/corrente de distribuição?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se o turbo estava a deixar passar óleo, não terá ainda óleo por queimar no escape que origina a fumarada?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                            Se o turbo estava a deixar passar óleo, não terá ainda óleo por queimar no escape que origina a fumarada?
                                            A oficina que instalou o turbo, foi o que me disse. Para fazer mais uns quantos km's que poderia haver óleo na panela.
                                            Noutra oficina, dizem-me que o motor parece estar a trabalhar a 3 cilindros. Quanto ao nível do óleo, nunca notei que queimasse ou desaparecesse. Quanto ao combustível, sempre teve uma média de consumo que me parece alta (entre 11 e 13 a andar maioritariamente em cidade, mas sem puxar por ela). Quanto à corrente de distribuição, nunca verifiquei.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parece estar tudo bem nesse vídeo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não sei se faz diferença, foi feito com a carrinha a frio...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Outros pormenores que tenho notado, é que, ainda quanto ao fumo que faz, mantém uma mistura de fumo branco que com umas aceleradelas a fundo vem misturado com um fumo mais preto. Na Bosh referiram que poderá ter sido na altura em que se fez a limpeza do motor, algum "carvão" tenha sido sugado pelo motor e que possa estar a entupir um cilindro. Por outro lado, nota-se que o fumo não sai constante, parece sair em ciclos (o que novamente leva a pensar em algum cilindro). Ontem notei também, depois de cerca de 15 km's, parei a carrinha, ficou alguns segundos a trabalhar e de repente, sem acelerar, saiu um bom bocado de fumo como se tivesse acelerado a fundo.

                                                  De uma maneira ou outra há algo que não está bem, vou mesmo ter de a deixar numa oficina novamente. O meu maior problema é em qual. Estou inclinado para a BOSH. Fiz lá quase tudo há uns anos tanto nesta Vito como no meu Peugeot, os meus pais também fazem lá as reparações de um Polo.
                                                  E verdade seja dita, só deixei de lá ir porque uma vez pedi para verem se estava tudo bem nos injectores, disseram que sim, numa avaria seguinte a BOSH estava de férias e tive de levar a outra oficina e os injectores estavam todos carbonizados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já viste que o turbo foi mudado, agora podes levar outro mecânico à primeira oficina para confirmar se havia realmente folga no turbo, para confirmares que fizeram um péssimo trabalho e são aldrabões. Tendo em conta o quadro que pintas, eu ponho a hipotese de teres mais que um problema, com um problema a "mascarar" outro ou outros, tão frequente nessas carrinhas e em muitos outros casos.

                                                    Não te esqueças que a primeira oficina, onde montaste o turbo, não te vai dar garantia da resolução do problema assim que puseres o carro noutro sitio para tentar resolver o primeiro problema. A garantia do turbo mantem-se.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                      Já viste que o turbo foi mudado, agora podes levar outro mecânico à primeira oficina para confirmar se havia realmente folga no turbo, para confirmares que fizeram um péssimo trabalho e são aldrabões. Tendo em conta o quadro que pintas, eu ponho a hipotese de teres mais que um problema, com um problema a "mascarar" outro ou outros, tão frequente nessas carrinhas e em muitos outros casos.

                                                      Não te esqueças que a primeira oficina, onde montaste o turbo, não te vai dar garantia da resolução do problema assim que puseres o carro noutro sitio para tentar resolver o primeiro problema. A garantia do turbo mantem-se.
                                                      Pois, o problema está mesmo aí. Já confirmei que o turbo foi mudado, o mesmo tem 2 anos de garantia. Agora saber, ao fim e ao cabo que o turbo era um problema, penso que não há hipótese. A minha dúvida vai ser sempre, voltar à oficina onde mudei o turbo (já lá passei para dar conta da minha insatisfação), reclamar, mas também não há como ter certeza de que o turbo era um problema e que existiriam mais problemas além desse. Vi o motor aberto, completamente entupido, vi-o depois quando já estava limpo, vi a EGR fora da carrinha dentro de um líquido para a limpeza. A carrinha ficou a desenvolver melhor após isso. Mantém-se o problema do fumo. O mecânico diz que pode ser óleo acumulado na panela, mas duvido que seja só esse o problema. Agora, fico na dúvida em voltar à mesma oficina e completar o trabalho até fazerem as coisas bem feitas ou deixar na BOSH e fazer testes de compressão, injectores e resolver isto de uma vez por todas, que ao fim e ao cabo é o que pretendo. Já estou farto de dar voltas, de ouvir diferentes diagnósticos. Agora, a outra questão é tentar garantir que realmente se resolve de forma correcta, o mais acessível possível e de forma duradoura. E ando nisto há mais de um mês. A carrinha vai andando, até desenvolve bem, mas tenho a certeza que quando chegar a altura da inspecção a carrinha não passa. Além de que não quero andar para aí a fazer fumo a torto e a direito, ainda por cima notando que o fumo se sente dentro do habitáculo. Estou farto desta trampa. Um gajo à rasca de trabalho, e ainda por cima a gastar aos milhares...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        motor aberto como?

                                                        cabeça fora?...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                          motor aberto como?

                                                          cabeça fora?...
                                                          Sim. Foi isso. Não posso dizer muito mais pois também não sou grande entendido em mecânica, mas sim, pelo menos a cabeça do motor saiu.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X