Será possível ou viável, verificar, com exactidão, o trabalho realizado numa oficina, noutro local?
Explico. Tenho uma Mercedes Vito 108 CDi que, há uns meses começou a demonstrar sinais de alguma dificuldade no desenvolvimento da carrinha. Ao mesmo tempo fazia fumo branco excessivo, em ponto morto, consegue-se olhar para o lado, para o retrovisor e ver o fumo a passar no ar. Em aceleração, sobretudo em 1ª e 2ª velocidade, cria uma nuvem de fuma que não é, de todo, natural.
Levei a uma oficina que tenho recorrido nos últimos tempos, sobretudo por ter peças relativamente acessíveis, realizando as manutenções a baixo preço.
Foram efectuadas várias coisas: Mudança do TURBO, por um recondicionado BOSH, com garantia de 2 anos, com a entrega do Turbo antigo. Infelizmente, foi-me dito que teria, para manter a garantia, de mudar óleo e filtros (mudados cerca de 600 km's antes). Assim, levou Turbo, 8 litros de óleo Shell 5w40, filtro, mudou o termóstato, que pensei que pudesse ser a causa do fumo em excesso, visto que a carrinha mantinha temperaturas dentro dos 60º/65º, foi limpa a EGR, vi o motor aberto na altura em que estava praticamente entupido e vi-o depois todo limpo. O mecânico mostrou-me um Turbo dentro de uma caixa, afirmando que seria o que seria enviado para a Bosh, que estaria na carrinha, portanto. Fiz um pequeno percurso e, sim, a carrinha pareceu desenvolver um pouco mais, melhor resposta. Visto tudo isto, esperava que o problema ficasse resolvido (afinal, foi um trambolhão financeiro de quase 1000€). A verdade é que a carrinha fazia ainda bastante fumo. O mecânico disse que seria necessário a carrinha fazer alguns KM's para limpar completamente e que andasse e fosse verificando se melhorava. A questão é que o fumo mantém-se, nas mesmas condições, continuo a ouvir um pequeno assobiar do turbo, quando passo em ruas mais apertadas ouve-se melhor, não notei melhorias no consumo... embora também a carrinha ainda não tenha percorrido mais de 500 km num mês, pois faz percursos algo curtos.
Sugeriram-me passar numa BOSH CAR SERVICE e verificar se o Turbo teria sido ou não alterado. Não digo que não à ideia, mas até que ponto poderei ser induzido em erro, se é uma verificação visual ou através de alguma análise electrónica ou mesmo numa questão ética.
Há uns anos fazia as reparações numa BOSH perto de casa, mas por causa de ter pedido uma vez para verificarem os injectores, dizerem-me que estava impecável e 1 semana depois ter uma avaria, ir a outra oficina e ver os injectores todos carbonizados, não voltei a essa mesma oficina.
Explico. Tenho uma Mercedes Vito 108 CDi que, há uns meses começou a demonstrar sinais de alguma dificuldade no desenvolvimento da carrinha. Ao mesmo tempo fazia fumo branco excessivo, em ponto morto, consegue-se olhar para o lado, para o retrovisor e ver o fumo a passar no ar. Em aceleração, sobretudo em 1ª e 2ª velocidade, cria uma nuvem de fuma que não é, de todo, natural.
Levei a uma oficina que tenho recorrido nos últimos tempos, sobretudo por ter peças relativamente acessíveis, realizando as manutenções a baixo preço.
Foram efectuadas várias coisas: Mudança do TURBO, por um recondicionado BOSH, com garantia de 2 anos, com a entrega do Turbo antigo. Infelizmente, foi-me dito que teria, para manter a garantia, de mudar óleo e filtros (mudados cerca de 600 km's antes). Assim, levou Turbo, 8 litros de óleo Shell 5w40, filtro, mudou o termóstato, que pensei que pudesse ser a causa do fumo em excesso, visto que a carrinha mantinha temperaturas dentro dos 60º/65º, foi limpa a EGR, vi o motor aberto na altura em que estava praticamente entupido e vi-o depois todo limpo. O mecânico mostrou-me um Turbo dentro de uma caixa, afirmando que seria o que seria enviado para a Bosh, que estaria na carrinha, portanto. Fiz um pequeno percurso e, sim, a carrinha pareceu desenvolver um pouco mais, melhor resposta. Visto tudo isto, esperava que o problema ficasse resolvido (afinal, foi um trambolhão financeiro de quase 1000€). A verdade é que a carrinha fazia ainda bastante fumo. O mecânico disse que seria necessário a carrinha fazer alguns KM's para limpar completamente e que andasse e fosse verificando se melhorava. A questão é que o fumo mantém-se, nas mesmas condições, continuo a ouvir um pequeno assobiar do turbo, quando passo em ruas mais apertadas ouve-se melhor, não notei melhorias no consumo... embora também a carrinha ainda não tenha percorrido mais de 500 km num mês, pois faz percursos algo curtos.
Sugeriram-me passar numa BOSH CAR SERVICE e verificar se o Turbo teria sido ou não alterado. Não digo que não à ideia, mas até que ponto poderei ser induzido em erro, se é uma verificação visual ou através de alguma análise electrónica ou mesmo numa questão ética.
Há uns anos fazia as reparações numa BOSH perto de casa, mas por causa de ter pedido uma vez para verificarem os injectores, dizerem-me que estava impecável e 1 semana depois ter uma avaria, ir a outra oficina e ver os injectores todos carbonizados, não voltei a essa mesma oficina.
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