Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Engenharia Mecânica "- Caso Particular

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Engenharia Mecânica "- Caso Particular

    Boas noites,

    Queria apenas colocar umas perguntas a "old people" da area da "Engenharia Mecânica" sobre o ramo e procurar sugestões para enfrentar este "bicho de sete cabeças"

    Sou aluno de um Curso Profissional de Energias Renovaveis que dá equivalência ao 12º ano... Estou neste curso pelo gosto que desenvolvi neste ramo, e não por falta de notas para ingressar em qualquer um de outras areas (ciências ou humanidades)

    Ao entrar neste curso, de via profissional, entendia que isto apenas me iria ajudar no futuro, visto que queria entrar na universidade no ramo de "Engenharia das Energias Renováveis", a questão é que entrei meio "ás cegas" tanto que posso afirmar que vou acabar o 12ºAno com média de 18 valores (nunca repeti nenhum ano nem tive sequer uma negativa na vida, considero-me um bom aluno mas pouco estudioso!)...

    A verdadeira questão é a partir de agora, que para ingressar me qualquer curso superior, vou ter de realizar as provas de ingresso, que são no caso destas 2 engenharias, físico-química A e Matemática A!
    Ora, com a formação de curso profissional, se alguém aqui ja tiver frequentado um sabe bem que, não ha preparação para fazer essas provas, visto que a unica maneira que tinha era: ou fazer explicações extra-curriculares , o que seria basicamente impossivel, adquirir materia de 3 anos em apenas 6 meses de disciplinas que os próprios alunos que as frequentam têm GRANDES dificuldades, ou então realizar um Ctesp que dá entrada direta em Engenharia Mecânica , já com algumas disciplinas feitas, logo, com equivalências... Com aquele "senão de perder (acabando por ganhar , aumentando o currículo mas...) 2 anos com este "Intermediário" ...

    Queria perguntar se alguém ja fez este percurso escolar (Curso Profissional 12ºano + CET (que agora é TeSP) + Engenharia Mecânica) ? Acham que as bases ganhas neste "ano zero" que vai durar 2 anos (TeSP) vai me preparar bem para o curso dificil (que eu sei que é) Engenheira Mecânica?

    Agradeço o vosso tempo,


    PS- Não sei se estou a divulgar isto no sitio certo, e peço que se não o tiver a fazer, movam o tópico para onde entenderem, mas preciso de sugestões dos "entendidos na matéria" para ter algumas visões do "lado de fora"

    #2
    Tenho um amigo que tirou um curso tipo o teu no secundário mas de electrónica, e entrou num TESP de Electromecânica em Setembro. Desistiu agora, porque não tinha bases de Matemática e Desenho (Desenho Técnico, como Geometria Descritiva), sendo que esses cursos não são tão fáceis quanto se pensa, e o nível de exigência é bastante superior aos anteriores CET (tudo isto dito por ele).
    Importa lembrar que o TESP não é um substituto do secundário a nível de bases, mas um complemento.

    Para mim, que estou em Engenharia Química (3º ano), aconselhava-te a fazeres um ''ano zero'' numa escola secundária, a frequentares aulas de MatA e FQ, para teres algumas bases para os exames, e consequentemente, seguir para o ensino superior.

    Comentário


      #3
      Quanto a esse percurso nada conheço, só posso apenas acrescentar q será consensual q as cadeiras obrigatórias mais difíceis em Eng. Mecânica, alem de AM3, são as de Física "analítica", nomeadamente Mecânica Aplicada I/II, Mecânica dos Solidos I/II e Dinâmica dos Fluídos I/II.

      Portanto ser bom aluno em Física no Secundário é crucial para enfrentar as provas de ingresso e posteriormente estes ..monstrinhos :P

      Comentário


        #4
        Mecânica dos Sólidos é demoníaco. O melhor era fazeres como o outro user disse e fazeres um ano zero e depois partir daí.

        Comentário


          #5
          Tirei o curso de tecnico de energias renovaveis em 3 anos ( 12ºano) e so te posso dizer que nota final do curso foi um 12 , nao faço a minima ideia do que estas a perguntar, so te sei dizer que um da minha turma na altura quis seguir universidade e tinha explicações por conta dele e o exame que fica marcado seja matematica ou quimica vais la fazer se passares melhor se nao passares olha.. tens que esperar por outro e acho que pagas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
            Tenho um amigo que tirou um curso tipo o teu no secundário mas de electrónica, e entrou num TESP de Electromecânica em Setembro. Desistiu agora, porque não tinha bases de Matemática e Desenho (Desenho Técnico, como Geometria Descritiva), sendo que esses cursos não são tão fáceis quanto se pensa, e o nível de exigência é bastante superior aos anteriores CET (tudo isto dito por ele).
            Importa lembrar que o TESP não é um substituto do secundário a nível de bases, mas um complemento.

            Para mim, que estou em Engenharia Química (3º ano), aconselhava-te a fazeres um ''ano zero'' numa escola secundária, a frequentares aulas de MatA e FQ, para teres algumas bases para os exames, e consequentemente, seguir para o ensino superior.
            CTeSP ou CTSP
            Não é, é ligeiramente superior mas tem de se ter em conta que é um Licenciatura de Curta Duração, inclui cadeiras de licenciaturas normais, e um CET já tinha disso, as o nível é diferente. Não acho muito mais difícil(do que cheguei a ver de um conhecido que está num CTSP) que um CET.

            O meu percurso foi 12ºano(incompleto, faltava matemática) entrei num CET e agora estou em Engenharia Civil.
            Não estou mal, mas tenho algumas dificuldades, principalmente por já não ter Matemática A há 2 anos(o CET demorou 2 anos já com o estágio) portanto, a não ser que tenhas umas explicações, esquece, as Analises e Físicas do primeiro ano, matam-te.
            Editado pela última vez por paulo14; 22 January 2016, 19:25.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X